Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
14/12/2006 (Nº 19) Apresentação da 19ª. Edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=443 
  
Nova pagina 1
Apresentação/ Dezembro 2006 
 
 

O ano vai chegando ao final, encerrando um encantamento poético, seja na educação, na política ou na sociedade. Surgem os pensamentos e projetos para 2007, e começamos a planejar nossos eventos, encontros e trabalhos. Então me pego lembrando dos vários momentos importantes deste o início deste 2006, que se despede com uma luz brilhante. Revejo os encontros de Educação Ambiental, e penso que as reformas são essenciais para que a Educação Ambiental continue tendo um poder transformador nesta sociedade de consumo. Revejo os tantos sonhos, a implantação dos Coletivos Educadores no sul do Brasil, e tenho a certeza de que nossa caminhada contínua mais firme e decisiva do que nunca.

Relembro das dificuldades que os professores da minha cidade têm para encontrar material sobre EA e promover eventos contínuos. A resistência é grande, mas a luta é estimulada por tantos guerreiros que permanecem neste quadro de "Brasil campeiro e vencedor".

Ao longo do tempo em que trabalho com EA (e não faz muitos anos) percebo as grandes mudanças pelas quais as políticas públicas e educativas tem(?) sofrido para adaptarem-se ao processo de inserção da EA. Nesta dinâmica roda, estamos nós educadores, voluntários, listeiros, políticos, burocratas, (dêem o nome que quiserem pois a fundamentação tem sido a mesma), planejar a sustentabilidade deste planeta que nos acolhe de braços abertos. Recentemente, num congresso aqui no sul, encontrei uma ouvinte que saiu de Brasília, para o evento que fora divulgado na Revista  EA EM AÇÃO, o prazer e a emoção são muito grandes, quando sentimos a força e a interferência positiva que temos nas vidas de educadores, isso só nos leva a termos mais responsabilidade e companheirismo. KIKA – sua casa (MINHOKASA) está repleta de amigos, com certeza sua experiência foi um exemplo a ser seguido e uma determinação para todos os educadores, devemos persistir na missão de educar ou apoiar a Educação Ambiental. A Revista cumpre o seu papel neste encerramento de 2006, papel de informar, de levar conhecimentos, de trocar experiências e de divulgar ações. Com o encantamento do natal, nos sentimos gratificadas em entregar à comunidade virtual mais uma edição. Lamentavelmente a partir desta edição não teremos a efetiva presença da grande amiga de perto/longe SOL GUIMARÃES,  mas tenho a certeza de que ela estará nos apoiando com sua sensibilidade educadora. Assim é a vida, é chegada a hora de assumirmos novos desafios, lançarmos vôos para outras dimensões, e a SOL segue este ritmo para iluminar outros leitores. Agradecemos a você todas as horas que dispensou por cada artigo revisado, por cada seção preparada. As palavras tornam-se pequenas perto da grandiosidade de seus sentimentos para conosco e tenha certeza, sempre estaremos longe/perto.    

Que 2007 venha abrilhantar com mais emoção as ações educativas. Estaremos, desde já, preparando mais uma edição para o próximo ano.

Sandra Barbosa

 


 

Ilustrações: Silvana Santos