Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
05/09/2006 (Nº 18) Apresentação da 18ª. Edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=429 
  
Nova pagina 2

Apresentação da 18ª. Edição da Educação Ambiental em Ação

 

Esta edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação inspirou-se na seguinte frase:

 

"Em minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta" (Leon Tolstoi).

 

Nós, da equipe da revista Educação Ambiental em Ação, acreditamos que esta é a sensação de toda pessoa que trabalha com Educação Ambiental (EA), porque trabalhar com a EA ou com o que se relaciona ao meio ambiente é trabalhar com a vida. Estamos constantemente buscando respostas para soluções de problemas, e estas respostas, quando encontradas, sempre indicam novas questões, e assim passamos a vida perguntando e questionando, buscando um significado expressivo para tudo aquilo que fazemos enquanto vivemos.

 

Quando nascemos, surgimos em um universo social com regras já estabelecidas. Desde criança aprendemos como nos portar de acordo com a cultura onde estivermos inseridos. Aos poucos, começamos a perceber que temos hábitos e atitudes que são extremamente danosos a nossa saúde e ao meio ambiente, mas alterar posturas culturais requer um grande esforço, e é dentro desta necessidade de mudança que a EA chega como ferramenta precursora e fundamental para sensibilizar as pessoas e provocar nelas a vontade de mudar. É por este motivo que o tema desta edição é Educação Ambiental: uma nova forma de se posicionar no mundo.  

 

Não acreditamos na mudança através de críticas e discussões improdutivas, embasadas somente naquilo que não deve ser feito. Acreditamos que todos devem buscar alternativas para aquilo que esteja ao seu alcance, apostando que pequenas mudanças geram grandes transformações. Acreditamos, também, que somente conseguiremos alcançar a mudança através da sensibilização, uma vez que apenas o conhecimento não basta.

 

Esta edição vem mostrar o esforço de muitas pessoas pela busca de uma humanidade que verdadeiramente respeite a vida, as diferenças, os contextos, e, principalmente, o ritmo de cada processo transformador, através de artigos, entrevistas, pesquisas, divulgação de eventos. Concluímos que não nos cabe acelerar o processo de mudança, mesmo porque este é um processo individual e que requer tempo e maturação, mas nos cabe incentivar e sensibilizar para a mudança. Cada um da equipe da revista, um dia, sensibilizou-se por algum motivo e por alguma questão, e hoje está aqui, buscando colaborar com o que está ao seu alcance. Portanto, esperamos que cada um de vocês sensibilize-se com o que aqui é apresentado.

 

Uma boa leitura,

 

Berenice Gehlen Adams

Equipe da Educação Ambiental em Ação.

Setembro/2006

 

Ilustrações: Silvana Santos