Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
23/05/2006 (Nº 17) VIVÊNCIA: “PAU – PRA – TODA – OBRA”
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=412 
  
VIVÊNCIA: “PAU – PRA – TODA – OBRA”

Autora: Ana Cristina Villaça
anacris.arquiteta@gmail.com



Conhecido como “pau-pra-toda-obra” e “planta de mil e uma utilidades”, da família das gramíneas, o bambu servirá de fio-condutor para esta singela vivência em educação ambiental.

MATERIAL: mudas de bambu, varetas de bambu, materiais utilitários feitos de bambuseção do tronco de taquaraçu. Slides de objetos utilitários.

OBJETIVO: demonstrar que “Na natureza, nada se cria. Nada se perde. Tudo se transforma”. Introdução ao tema da sustentabilidade do consumo consciente.

DESENVOLVIMENTO: Faça uma breve pesquisa sobre as aplicações do bambu no dia-a-dia e abra um debate sobre as possibilidades de aplicação no dia-a-dia de cada um.

Um pequeno “tira-gosto” sobre as possibilidades de uso:(você deve fazer sua própria pesquisa!) Você sabia que: o primeiro filamento da lâmpada elétrica foi feito com Bambu? As paredes fibrosas do bambu permitem que sua fibra seja retirada sem que se rompa. O aeroplano Demoseille, do nosso brilhante inventor brasileiro Santos Dumont, teve sua estrutura feita em bambu? Dele podem ser extraídos a celulose (para o papel), os brotos (devidamente preparados, para o consumo), material para fabricação de utilitários que vão desde artefatos de cozinha,

Você saiu para uma caminhada na Mata Atlântica...
Aí,
- sentiu sede. Algumas espécies de bambu contém água em seu caule.
- sentiu fome. A lagarta encontrada no interior de algumas espécies é comestível! Além disto seus brotos, quando bem preparados, são saborosos e nutritivos!

O sol começou a ficar muito forte...

Então,
- use o bambu para fazer um painel de proteção!
- se a proteção for contra a chuva, o Bambu cortado longitudinalmente, oferece algumas possibilidades de telhas.

E as possibilidades não param por aí. Boa parte dos escoteiros sabe construir mesas, cadeiras, pequenas construções com o uso de bambus. Você certamente deve morar próximo a algum bambuzeiro, que saberá lhe prestar melhores informações sobre as possibilidades de aplicação.

O Bambu tem um ciclo anual de produção e seu manejo é simples, se comparado com outras espécies lenhosas. Tenha em mente que os produtos consumidos diretamente destes artesãos, contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente, tanto econômica como socialmente!
Caso não tenha esta disponibilidade de deslocamento, a algum bambuzeiro, associe-se à lista de discussão “Bambu Brasileiro” do Yahoo! Nesta lista, você encontrará a mesma receptividade que encontra no GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet), mas tome um cuidado: lá só é permitido falar sobre... Bambu!

Vamos lá, boa pesquisa e bons debates sobre consumo consciente e sustentabilidade!
Ilustrações: Silvana Santos