Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
23/05/2006 (Nº 17) Dinâmica das embalagens “ecologicamente corretas”
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=405 
  
Nova pagina 1

Dinâmica das embalagens “ecologicamente corretas”

 

 

Objetivos da dinâmica:

 

 

- Demonstrar as formas de comprometimento das empresas com o meio ambiente (reciclagem, fórmulas menos agressivas, engajamento institucional em Projeto sócio-ambiental).

- Alertar para a diferença entre a necessidade legal de colocação de informações ambientais na embalagem (produtos potencialmente nocivos) e a necessidade do fabricante em divulgar, para fins de marketing, seu engajamento em alguma causa sócio-ambiental

- Orientar uma postura do consumidor consciente e avisado, que lê as embalagens e faz opção por produtos cujas embalagens são passíveis de reciclagem, e pelas empresas engajadas em atividades sócio-ambientais.

 

 

PASSOS:

 

 

1 . O animador terá escondido numa sacola:

- uma sacola feita de papel reciclável ou de empresa ambientalmente engajada (sugestão: as sacolas do O Boticário contém divulgação do engajamento ambiental da empresa)

- duas latas de refrigerante vazias (uma de aço e uma de alumínio)

- um frasco de repelente ou desodorante spray,  contendo a informação de ser livre de CFC (não prejudicar a camada de ozônio)

- palito de picolé (a Kibon imprimiu em seus palitos, durante um tempo, a informação: “madeira de reflorestamento”)

- qualquer embalagem que contenha informações que dizem respeito ao meio ambiente (PET, tetra-pack, embalagens de resma de papel (a da chamex tem bastante informação).

 

 

2. O animador solicitará que voluntários do grupo (na mesma quantidade de embalagens) venham até ele, e sem olhar, retirem uma das embalagens da sacola.  Quando os voluntários tiverem suas embalagens em mãos, o animador indica que cada voluntário pode indicar amigos presentes no grupo para serem parceiros na atividade, formando pequenos grupos com quantidade igual de integrantes.

 

3. Os grupos formados se sentarão em separado uns dos outros. O animador então anuncia que cada grupo representa a empresa que fabricou o produto.  Cada grupo representa os profissionais responsáveis pela qualidade e marketing do produto, e terá alguns minutos para analisar com cuidado tudo o que puderem sobre as características do produto, fazendo anotações. O animador pede para que verifiquem com atenção se há informações ambientais nas embalagens e troquem idéias sobre como apresentarem o produto para os outros grupos.

 

4. Uma vez que os “profissionais” conhecem bem seus produtos, o animador avisa que é um consumidor exigente, e que está com dinheiro no bolso para fazer umas “comprinhas”. Cada grupo deverá eleger um representante, que vai tentar convencer o “animador-consumidor exigente”, porquê motivo ele deve comprar aquele produto. A criançada fica muito animada e entusiasta com o exercício de “convencimento” do consumidor!

 

5. Após todas as apresentações, o animador poderá comentar sobre:

 

- As formas de comprometimento das empresas com o meio ambiente (reciclagem de embalagens, fórmulas menos agressivas, engajamento institucional em Projeto sócio-ambiental).

- A diferença entre a necessidade legal de colocação de informações ambientais na embalagem e a necessidade do fabricante em divulgar, para fins de marketing, seu engajamento em alguma causa sócio-ambiental

- A postura do consumidor consciente, que lê as embalagens e faz opção por aquelas passíveis de serem recicladas, e pelas empresas engajadas em preservação ambiental.

- Informações sobre a reciclagem do aluminio e do aço, sobre madeira de reflorestamento na produção da celulose (papel), palitos de churrasquinho e picolé, e o que mais sua imaginação quiser.


Autora: Lucianne Ceschini

Ilustrações: Silvana Santos