Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
17/03/2006 (Nº 16) Editorial - Sandra Barbosa
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=381 
  
Editorial

Revista eletrônica Educação Ambiental em Ação  - 16a. Edição

Editorial - Sandra Barbosa

 

"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao - Tsé).

 

Nossa revista lança mais uma edição, a primeira em 2006. Após nossa última edição entramos em período de festas, depois férias, carnaval, tempo em que estivemos desligados dos compromissos rotineiros.

Neste momento recomeçamos as atividades escolares, voltamos a agir dentro de uma seqüência lógica, e nada melhor para um recomeço do que o tema de nossa edição de março: Educação Ambiental na construção de uma sociedade sustentável.

Já estamos sendo bombardeados pela mídia, com os desastres ambientais naturais; ao mesmo tempo em que acompanhamos a divulgação de eventos onde a Educação Ambiental é a base delineadora. Isto nos leva a refletir na longa caminhada já percorrida por educadores e profissionais das diversas áreas, que comprometidos com um processo gradual de melhoramento na qualidade de vida dos indivíduos e do meio natural, lutaram para a implantação de projetos, programas e ações educativas voltadas para a construção de uma sociedade mais consciente e preocupada com o uso racional dos recursos naturais.

A educação tem sido a grande mentora do desenvolvimento e do crescimento das comunidades. Se pensarmos em uma sociedade evoluída, ou na construção de uma sociedade sustentável, a ação mais condizente sempre é a educativa. Forma-se um cidadão à medida que se permite que o homem seja crítico; que disponha de variáveis; que se permita ter opções de escolha e use seu livre arbítrio para agir.

A Educação Ambiental traz sempre a missão de promover a reflexão sobre os temas polêmicos relacionados ao meio natural, a poluição, ao uso dos recursos naturais, as legislações que delimitam normas e modelos, porém não atingem totalmente o limiar da questão ambiental dentro da sociedade.

 "O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos" (Lao - Tsé).

Entendo que nós educadores ambientais, por vezes, agimos como um rio. O tempo nos permite superar nossos limites e obstáculos, deslizar pelos meandros e seguir em frente, e assim atingir nosso propósito, qual seja em preservação da cidadania dos excluídos, ou dos recursos naturais, que explorados sem planejamento levam o sistema ao caos. Somos responsáveis por parcela da conduta que esta nova geração de planetários irá ter com  nossos recursos naturais e valores morais e éticos. Somos responsáveis pela forma com que iremos deixar seguir o rio do saber, e aonde ele poderá chegar, com o nosso compromisso ético. Esta revista vem se propondo a auxiliar nesta mudança de comportamento, tem percorrido os obstáculos freqüentemente e com a serenidade de uma ÁGUIA que desliza suas asas pelo ar, até atingir a montanha. Temos conseguido contornar os meandros e seguir em frente. O  resultado de todo este percurso é o crescente número de leitores que anseiam pela próxima edição.

Estamos dividindo com todos os simpatizantes da Educação Ambiental mais uma edição, que foi cuidadosamente trabalhada para atingir a carência deste inicio de ano   e também de ano letivo. Estão sendo apresentadas, matérias sobre alimentação natural, dinâmicas em jogos. Enfim nos dedicamos para que esta edição abra uma discussão séria sobre nosso comportamento com os recursos hídricos, já que dia 22 comemoramos o Dia Internacional das Águas.

Que esta educação abra mais um ano de ações comprometidas com a Educação Ambiental, por todos aqueles amigos que apreciam nossa Revista.

Agradecimentos aos colaboradores, pois sem eles não teríamos chegado até aqui ...

Sandra Barbosa – Ecóloga / Editora
Ilustrações: Silvana Santos