Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
14/03/2006 (Nº 15) Reflexão - “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=359 
  
Nova pagina 3

Reflexão- “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”

Reflexão pessoal

“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”- Caetano Veloso

Marina Strachman

 

 

Na edição passada (nº13) refletimos sobre nossos relacionamentos em geral, com o meio que vivemos, com as pessoas distantes ou mais próximas, com conceitos e preconceitos...

 

Nesta edição quero junto com vocês fazer uma viagem ao seu interior, vamos fazer uma reflexão pessoal de fim de ano, quero saber: você é seu amigo?

 

A frase de Caetano Veloso da música “Dom de iludir”- “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” - servirá como pano de fundo.

 

Quando pequenos nos entregamos aos acontecimentos da vida de “corpo e alma”, é lindo ver a curiosidade e a ingenuidade de uma criança diante de um fato novo, qualquer novidade que seja.Eles acreditam que os pais e os “maiores” podem tudo!

 

Com o passar dos anos, deixamos de ser tão ingênuos, pois a vida nos “ensina” que temos que ser expertos, para não “cairmos do cavalo”, que não devemos “aceitar balas de nenhum estranho”, que tem sempre alguém a espreita para nos lembrar de “estar sempre atentos”.

 

Acontece que esses fatos que “nos calejam”, também nos fecham para muitas das maravilhas da vida, como por exemplo, nos entregar de corpo e alma a um novo amor, ou a acreditar, acreditar em quê? Simplesmente acreditar! Em você, em seus pais, em seus irmãos, professores, colegas...Papai Noel, coelhinho da Páscoa, na Terra do Nunca, acreditar nos milagres da vida, sim, milagres existem! E podem acontecer com você!

 

Enfim a vida que nos torna mais calejados, mais experientes, mais vividos, na realidade nos transforma em pessoas chatas...“Ah, isso não pode”, “isso não faço”, “isso é coisa de criança”, “parece coisa de bobo”...

 

Agora você esta pronto para me responder: Você é seu amigo?

Pense nas coisas que você faz por seu melhor amigo, ou amiga, tudo o que você deseja para esta pessoa...

 

E para você? Quantas vezes você se boicota? De quantas maneiras diferentes você se reprime, não se deixando levar pela maré de felicidade que existe à sua volta?

 

Ah, que delícia comer, às vezes, pastel na feira, ou maçã do amor, ou pizza fria com coca cola no café da manhã de domingo, mas você se reprime, porque isto não é saudável ou engorda ou os dois!

 

Ir ao parque de diversões, assistir desenho animado, escorregar na cachoeira, tomar banho de esguicho, guerra de bexiga, andar de bicicleta na chuva e ... “Não posso, não sou mais criança”!

 

Dançar quadrilha, pular amarelinha, pular corda...não, não e não!

 

Por acaso você ao menos se lembra com carinho de quando era menor? Você se coloca às vezes no lugar de seus filhos e pensa “eu era igualzinho”, ou diz aos berros “nunca fui assim!”

 

Você gostaria de ser seu amigo, ou você costuma pensar, como é que alguém me agüenta?!?

 

Pois acho que está na hora de você resgatar um pouco da sua ingenuidade infantil, deixar fluir.

A letra da música de Caetano continua “você está, você é, você faz, você quer, você tem”.

Você é o responsável por estar, ser, fazer, querer, e ter, o que desejar, seja o melhor ou o pior...a sua vida e a sua felicidade estão em suas mãos!

 

Liberte-se, seja o seu melhor amigo!

 

Este é o meu desejo para você, que no ano de 2006 você seja o seu melhor amigo!

Deixe se levar por Papai Noel, Harry Potter, pelas renas, acredite nas belezas da vida, elas existem, estão aí ao seu lado, basta querer enxergar.

 

Boas festas!

Um beijo, Marina

 

 


Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br
Ilustrações: Silvana Santos