Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
05/12/2005 (Nº 14) Eco-mamãe
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=355 
  
Nova pagina 1

Eco-mamãe

Arq. Ana Crisitna Villaça, M.Sc. 

Na última edição da revista, escrevi um texto em que relatava uma experiência em uma reunião de trabalho sobre abordagens do ensino na Educação Ambiental formal. Achava que escrevia para um público interessado em EA na escola... Lêdo engano, meu texto atingiu em cheio a uma mãe, que me escreveu, contando que, assim como eu, tem questionamentos sobre as divergências entre educação que dá para seus filhos, em confronto à que recebem na escola. Ou até mesmo se o que pregamos sobre o quê seja educação ambiental está coerente com os nossos atos cotidianos.

Amiga, compartilho dos seus anseios e tive, tenho e acho que vou ter por muito tempo, problemas a este respeito. A nossa sociedade ainda está passando por uma grande aprendizagem no que diz respeito às atitudes ambientalmente corretas. Nós, que nos consideramos “educados” neste sentido, temos que lançar mão de muita perseverança para continuar fazendo a nossa parte. Ilustro: você ensina seu filho a escovar os dentes com a torneira fechada. Quando ele vai pra a escola, aprende a escová-los com a torneira aberta; Você procura dar aos seus filhos uma alimentação equilibrada, evitando alimentos do tipo “JUNK”, aí ele vê na televisão aquele super-hiper-lançamento da indústria de biscoitos recheados, conservados e coloridos (artificialmente);e por aí vão muitos outros exemplos fartos no dia-a-dia de uma eco-mãe.

Disso tudo o que pude tirar de lição é que mais vale o exemplo que mil palavras. E quanto a isto, toda oportunidade de exemplificar, e ilustrar o que é certo tem que ser aproveitada. Ocorre que muitas vezes ao demonstrar para a criança, a mãe acaba também influenciando quem esteja por perto, para começar a pensar em mudar suas atitudes. Respeito por si mesmo, pelas pessoas que nos cercam, pelo nosso ambiente imediato, vão gerar respeito pelo planeta. Não se pode medir os impactos destas pequenas coisas, senão a longo prazo.

Nossos filhos serão os multiplicadores daquilo que lhes ensinando hoje... Quais resultados queremos alcançar? Isto sim, é algo que está ao nosso alcance: a educação dos nossos filhos. 

Arq. Ana Crisitna Villaça, M.Sc. 

Contatos com a autora:

acvillaca@terra.com.br

Ilustrações: Silvana Santos