Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
05/12/2005 (Nº 14) PLANTAS MEDICINAIS – EA COMO FERRAMENTA PARA USO ADEQUADO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=354 
  

 

Sandra Barbosa Ecologia / UCPEL; Lauis B. Correa/ Biologia - UFPEL; Lisandro Gonçalves – Biologia – ULBRA, Catiélen Garcia Biologia UCPEL

 

 sbarbosa@atlas.ucpel.tche.br

Introdução

O Brasil passa por peculiar situação econômica, onde a contenção de gastos tornou-se uma prática diária nas mais diversas situações. O uso de plantas medicinais é historicamente uma prática popular, introduzida nas comunidades carentes como alternativa de redução de gastos em medicamentos, surge de forma paralela a figura do “curandeiro ou benzedor” que sempre receita o uso de plantas medicinais como paliativo a sintomas de doenças. Em via de regra estas informações são passadas por pessoas da comunidade que não tem uma capacitação para desenvolver esta prática, o que poderá ser danoso a curto ou longo prazo á saúde pública. A cultura popular de uso de medicamentos naturais, hoje muito pesquisadas nos meios academicos, já tem fundamentação cientifica para ser aplicada na saúde, porém deve-se ter o cuidado de conhecer as plantas desde seu plantio (tipo de solo, condições sanitárias e biológicas, irrigação) até a colheita e armazenamento, bem como o transporte e local de venda.

BOARIM (1997) define como qualidade de saúde “o hábito alimentar que as pessoas possuem”, indo mais além quando nos diz que a melhora e o restabelecimento de um doente depende da conduta consciente em relação a sua saúde.

O objetivo do trabalho foi informar as comunidades carentes dos riscos do uso de plantas medicinais e formas de consumo adequadas. A EA tem por principio a conscientização e a promoção de mudança de hábitos, objetivando sempre uma melhor qualidade de vida ao ser humano e aos ecossistemas, desta forma as técnicas utilizadas pela EA foram decisivas na conscientização das comunidades carentes quanto ao uso de plantas medicinais como alternativas de tratamento de saúde, seja de uso interno ou externo.

 

Metodologia : Foram pesquisas algumas plantas de uso continuado em comunidades carentes e partindo desta relação, houve uma orientação para formas de cultivo, preparação do solo, colheita, armazenamento e consumo.

Através de palestras, oficinas onde foram apresentados vídeos também foram feitas práticas do uso de chás, infusão, sabonete, xarope, foi possível desmistificar o uso de algumas plantas, bem como promover o reconhecimento correto de outras que, em algumas localidades tem um nome popular, em outras este mesmo nome é utilizado para outra planta, o que nos leva a orientar o uso somente com recomendação de profissional habilitado.

Os moradores foram orientados as formas de elaboração de hortas, tipo de contágios possíveis e formas de prevenção de pragas. As oficinas e palestras ocorreram nas residências das localidades, sendo que dentro do possível escolhia – se a escola como ponto de referência, e nela foram feitas as hortas.  As comunidades que manifestaram o desejo de implantar o projeto que utilizava EA COMO PROMOTOR DE INFORMAÇOES PARA O USO ADEQUADO DE PLANTAS MEDICINAIS foram, em Pelotas a comunidade do bairro Dunas, que juntamente com a escola e a associação do bairro desenvolveu o projeto, assim como alguns de seus moradores adotaram a prática de hortas sustentáveis orientadas. Em Rio Grande a comunidade da escola Maria Angélica na localidade do Taim, implantou o projeto e desenvolveu a prática da confecção da horta como parte da avaliação dos alunos, em S. Vitória do Palmar o projeto foi implantado em palestras para os alunos das escolas públicas que levavam orientações para suas casas ficando acesso aos pais procurar multiplicadores para orientações, nesta comunidade o projeto foi coordenado pela ONG – SIC.

 

Algumas plantas orientadas nas oficinas e palestras.

 

Planta (nome popular- cientifico)

Parte Utilizada

Indicação

Modo de uso

Alface (Lactuca sativa)

Folha

Tosses, eczemas ansiedade,

Chá, Pasta 

Couve (Brassica oleracea)

Folha

Tosse, dermatoses, dor muscular

Chá, Pasta 

Melissa (Melissa officinalis)

Folha

Dor de cabeça, insônia, relaxante

Chá, Banho, 

Arruda (Ruta graveolens)

Planta inteira

Controle de parasitas, controle amenorréico

Chá

Carqueja (Baccharis genistelloides)

Haste florifera

Diurético, digestivo

Chá

Funcho (Foeniculum vulgare)

Raiz, folha e fruto

Digestivo, aromático, diurético

Chá, frutos secos

Sálvia (Sálvia officinalis)

Folha, flor

Digestivo, aromático, mau hálito, antiparasitário

Chá, pasta

Fonte : Plantas que curam – Panizza/1998.

RESULTADOS

O comparecimentos de grande número de moradores das comunidades, nas reuniões, palestras e oficinas, bem como o interesse permanente em informações sobre plantas medicinas, nos traz como resultados a importância dos programas de EDUCAÇAO AMBIENTAL INTERDISCIPLINARES, já que o uso de plantas medicinais não esta inserido em nenhuma disciplina de currículo, porém  pe uma prática comum entre comunidades pobres e responsável por grande número de problemas em saúde pública destas comunidades.

Concluímos que devem ocorrer permanentemente estes programas informativos .

 

Horta da escola Mª Angélica- Rio Grande


Bilbiografia

 

BOARIM, D., Balbach A. AS HORTALIÇAS NA MEDICINA NATURAL. São Paulo: ed. Vida Plena. 1997. 419p.

PANIZZA, S. PLANTAS QUE CURAM – Cheiro De Mato. São Paulo: IBRASA, 1997. 279p.

ERVAS & PLANTAS QUE CURAM. Ed. 02, 03. Ed. Escala, São Paulo. 2000. 98p

ERVAS & SAUDE. Ed. Ed. Escala, São Paulo. 2000. 50p

 

Ilustrações: Silvana Santos