Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
05/12/2005 (Nº 14) 3° Benchmarking Ambiental Brasileiro
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=346 
  

Ações ambientais que dão resultados comprovados – Cases Vencedores Edição 2005.

3° Benchmarking Ambiental Brasileiro

Prêmio estimula aspecto da responsabilidade social pouco praticado no País

Este ano o 3o. Benchmarking Ambiental Brasileiro, iniciativa inovadora que identifica, premia e, principalmente, compartilha o conhecimento que está por trás das iniciativas de sucesso da área sócioambiental, selecionou 24 cases protagonizados por empresas, organizações da sociedade civil e governo em várias regiões do país (a relação segue abaixo).

"A democratização e o compartilhamento do conhecimento gerencial nesta área é um aspecto fundamental da responsabilidade social, mas ainda é pouco praticado no país. Daí a importância da ferramenta benchmarking, que se baseia na disponibilização dos Indicadores, modus operandi, e resultados alcançados para que os melhores modelos tornem-se referência para aferição de performances e aprendizado. Este é o principal benefício da ferramenta, na medida em que disponibiliza não apenas os resultados, mas os caminhos percorridos para se chegar lá" explica Marilena Lino de Almeida Lavorato, diretora executiva da Mais Projetos Sócioambiental, empresa idealizadora do Benchmarking Ambiental Brasileiro e que desenvolve programas focados na conscientização, educação e aplicabilidade do conhecimento ambiental nas organizações.

Em primeira mão - Os 24 cases vencedores do 3o. Benchmarking Ambiental Brasileiro serão apresentados e premiados no próximo dia 28/09, no Auditório SESC Paulista, em São Paulo. O evento será aberto às 9h da manhã para apresentar os cases vencedores, e um coquetel de encerramento acontecerá às 18h. Cerca de duzentos convidados entre empresários, autoridades, representantes de organizações diversas, profissionais que trabalham na área ambiental e jornalistas estarão presentes e conhecerão, em primeira mão, as iniciativas vencedoras com resultados comprovados nas áreas de reuso de água, tratamento de resíduos sólidos, programas de reflorestamento e reciclagem, educação e divulgação de informação ambiental. O credenciamento da imprensa já pode ser feito.

O Benchmarking Ambiental Brasileiro teve inicio em 2003, após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas onde 89% dos pesquisados revelaram seu interesse pela ferramenta benchmarking na área ambiental. A partir desse resultado, nasceu o prêmio com o propósito de viabilizar essa prática gerencial, baseada no acesso compartilhado e democrático do conhecimento aplicado em ações de melhoria contínua compromissadas com o desenvolvimento sustentável Na primeira versão do Benchmarking tivemos 14 vencedores. Em 2004, foram 20 e na versão atual temos 24 cases vencedores.

“O aumento na quantidade e qualidade dos cases é uma realidade, o que confirma o grau de credibilidade, adesão e amadurecimento da iniciativa", comemora Marilena. O 3o. Benchmarking Ambiental Brasileiro conta com o apoio de 35 instituições e 8 integrantes na comissão técnica.

Informações sobre o 3o. Benchmarking Ambiental Brasileiro e Credenciamento da Imprensa

Lista dos cases vencedores

Os cases estão listados em ordem alfabética, pois a classificação será conhecida somente no dia da entrega do prêmio e apresentação dos cases - 28/09/2005 - Auditório do SESC PAULISTA - Av. Paulista, 119 - São Paulo

Cases Premiados

Ordem Alfabética

Empresa / Instituição

Case

B

Bunge Fertilizantes

Centro de Educação Ambiental

C

Cia de Entreposto e Armazens Gerais de São Paulo - CEAGESP

Sistema de Reciclagem Integrada

C

Centro de Cuidados e Desenvolvimento Infantil Materna Ltda.

Sistema de Gestão Ambiental no Setor Educacional

C

Cia Siderúrgica de Tubarão - CST

Gestão do Uso Racional das Águas

E

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Dia Nacional de Mobilização Social

G

Global Telecon (VIVO)

Transformando com Arte a Vida

I

Indústria Química e Farmacêutica Scheringp-Plougt

Gestão Integrada de Recursos Hídricos

I

Instituto Ambiental Vale do Rio Doce

Braço Ambiental para Pesquisas Cíentificas, Proteção e Conservação

I

Instituto Via Viva

Nova Alternativa Ambiental para a Disposição Final de Pneus Inservíveis

N

Newpower Sistemas de Energia

PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada

P

Portobello.

Teoria dos Sistemas

R

Rohm and Haas Química

Projeto Sementes - Plantando um futuro melhor

V

Vianorte

Programa de Gestão Arqueológica, Pesquisa e Educação Patrimonial

V

Voith Paper Maquinas e Equipamentos

Voith Recicla

Cases Menção Honrosa

Ordem Alfabética

Empresa / Instituição

Case

A

AES Tietê

Reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente

C

Cia Açucareira Usina Capricho

Mata Ciliar X Cultura de Subsistência

C

Companhia Vale do Rio Doce

Revista Biodiversidade

E

Eurofarma Laboratórios

De Mãos Dadas com a Escola

H

Henkel

Programa de Conscientização Ambiental

K

Klabin

Responsabilidade Ambiental como Pilar Estratégico

P

Prefeitura Poços de Caldas

Desenvolvimento do Modêlo de Gestão dos Resíduos

S

Souza Cruz

Sistema de Tratamento Terciário

T

TV Globo

Gestão Ambiental - Cuidados com o meio ambiente

U

Usina Santa Cruz

Gestão Empresarial com Responsabilidade Ambiental e Social

Ilustrações: Silvana Santos