Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
26/05/2005 (Nº 13) Comentários sobre o livro “Guia Pedagógico do Lixo”
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=333 
  

 

Comentários sobre o “Guia Pedagógico do Lixo”

 

O Guia Pedagógico do Lixo traz atividades interdisciplinares que ampliam o conhecimento acerca dos processos e etapas da produção do lixo, cuja intenção é oferecer aos educadores exemplos práticos que os orientem e animem a criar dentro de sua disciplina e em conjunto com outras áreas, exercícios e experiências, buscando novas atitudes e um consumo mais responsável. Apresenta os resultados da Agenda 21, extratos da legislação brasileira, endereços de entidades, cursos e bibliografia sobre o assunto.

A obra é também um guia de educação ambiental que aborda principalmente a problemática do lixo e suas conseqüências no meio ambiente, visando auxiliar  especialmente professores do ensino fundamental e médio. A cada atividade busca-se trabalhar com a conscientização e mudança de hábitos referentes à questão do lixo assim como novas formas de reduzir a sua geração.

Afinal, o que é lixo? Não podemos nos prender a um único conceito entre vários. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (1998), lixo pode ser todo e qualquer material sólido que sobra das atividades humanas provenientes da natureza, como folhas, terra, areia e galhos de árvores. Pode ser aquilo que não tem mais utilidade e nem valor agregado.

 

A palavra lixo apresenta um caráter pejorativo, para aquilo que consideramos ser sujo, inútil, velho ou que não tem mais valor. As pessoas associam com rejeição, que deve ficar escondido e afastado de nossas casas, principalmente, não pode ficar em lugares visíveis em nossa  sociedade.

 

Lixo e desperdício estão diretamente ligados a uma sociedade extremamente consumista que descarta e substitui por produtos mais modernos que poderiam ter outras finalidades.

 

A Coleta Seletiva é uma operação que facilita o reuso, o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais presentes no lixo, no qual consiste em coletar separadamente os materiais recicláveis. A coleta seletiva permite a reintegração desse material na cadeia produtiva de forma a atribuir valor. Existem três tipos de coleta seletiva:

 

1.            Porta-a-porta: quando os materiais recicláveis são previamente separados e colocados em dias específicos para serem recolhidos das residências.

 

2.           Sistema P.E.V. (Posto de Entrega Voluntária): onde contêineres específicos são utilizados para recolher os materiais recicláveis  levados pela população. Esses PEV’s podem ser colocados pelo serviço municipal de coleta, em vias públicas de grande circulação.

 

3.           Mista: quando os dois sistemas (porta-a-porta e PEV’s) coexistem. Para que o projeto de Coleta Seletiva tenha êxito é necessária uma articulação entre a separação do material reciclável e a destinação para indústrias recicladoras (SMA, 1998).

 

A Secretaria do Meio Ambiente (1998), destaca a importância de um projeto de educação ambiental com o propósito de eliminar os hábitos consumistas e a substituição de produtos por uma atitude mais consciente em respeito ao meio ambiente, reduzindo o consumo excessivo ou desnecessário de produtos de difícil decomposição. Propõem para minimização da produção de lixo o conceito dos três R’s – Redução, Reutilização e Reciclagem.

 

Contudo, o melhor a fazer é a prevenção, ou seja, comprar e usar somente o necessário, escolher produtos com o mínimo de embalagens. Na questão da produção, deve-se minimizar a geração de resíduos em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima.

 

Entretanto, devemos adotar o conceito de consumo sustentável: “que respeita a capacidade da natureza de suportar, de absorver os resíduos decorrentes. Significa um limite na quantidade e até exclusão de certos tipos de material.” (SMA, 1998, p. 36).

 

 

Referência Bibliográfica:

OLIVEIRA, J. F. de.(coord.) Guia Pedagógico do Lixo. Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. São Paulo. 1998, 96 p.

 

Colaboradora: Juliana da Costa Miranda. Aluna do 5º ano de Geografia-licenciatura, IGCE/UNESP, Rio Claro/SP.  jucmiranda@ig.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos