Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
26/05/2005 (Nº 13) Ações em educação ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=328 
  

Ações em educação ambiental visando a sensibilização dos moradores da cidade de Jardim de Piranhas para a preservação do Rio Piranhas (RN).

 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Dra.a*; Renata de Fátima Panosso, Dra.a e Ivaneide Alves Soares da Costa, Dra.b

  

aProfessoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Campus Universitário Lagoa Nova. BR 101, Lagoa Nova, Natal/RN, Brazil. CEP 59072-970.

 

bBolsista DCR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Campus Universitário Lagoa Nova. BR 101, Lagoa Nova, Natal/RN, Brazil. CEP 59072-970.

 

autor para correspondência: mag@cb.ufrn.br

2153437-ramais 204 e 207

  

Palavras-chave: Educação ambiental, Rio Piranhas (RN), qualidade de água.

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho surgiu como uma extensão de um projeto de pesquisa sobre a qualidade da água em diversos trechos da Bacia do Rio Piranhas-Assu, no estado do Rio Grande do Norte. Para o desenvolvimento das atividades de educação ambiental, foi escolhida, nesta bacia, a cidade de Jardim de Piranhas, por esta ser banhada pelo Rio Piranhas e por sofrer diversos impactos, de acordo com o levantamento de dados físicos, químicos e biológicos realizado inicialmente. Considerando-se a grande atividade industrial de confecção de redes de dormir e outros produtos artesanais que, necessariamente, são tratados com tintas cujo excesso é despejado diretamente no referido rio, decidiu-se por um trabalho de sensibilização e elaboração de ações para a reversão do sério quadro em que se encontra aquele manancial, de grande importância para a região semi-árida. Foram realizados dois encontros com professores e agentes de saúde da cidade. Nesses eventos, foram apresentados os dados referentes à qualidade da água do Rio Piranhas no trecho que corta a cidade, como meio de informar a todos os a situação físico-química e biológica daquele trecho de rio e foram feitas apresentações expositivas e debates sobre a problemática da qualidade de água e outros problemas ambientais associados a ela. As atividades desenvolvidas demonstraram que a população da cidade tem consciência dos problemas que afetam o rio Piranhas levando à elaboração de propostas de ação para que a água do rio seja utilizada de forma sustentável.

 

 

INTRODUÇÃO

 

No Brasil, a qualidade da água tem sido afetada de maneira impressionante, devido à demanda gerada pelo crescimento populacional e ao aumento da industrialização, levando à necessidade cada vez maior de descarte de esgotos e resíduos industriais nos ambientes naturais. A saúde humana é diretamente prejudicada por esses processos, sendo ainda muito elevado o índice de mortes no país por doenças de origem hídrica, devido à falta de água de boa qualidade.

O nordeste do país, nesse contexto, sofre com a questão da água de maneira mais contundente, por tratar-se de uma região com grandes períodos de seca. Os açudes e os trechos perenes dos rios têm um papel fundamental nesta região, pois a água armazenada ajuda a superar esses momentos de escassez, amenizando o problema. Assim, um aspecto importante a ser trabalhado nas áreas onde se situam os açudes é não apenas estudar a qualidade das suas águas, mas também promover a divulgação dos resultados encontrados e incentivar a preservação das Bacias Hidrográficas dessa região, através do desenvolvimento de programas de Educação ambiental nas localidades próximas a trechos de rios e a reservatórios.

No presente trabalho, foram desenvolvidas atividades de educação ambiental na cidade de Jardim de Piranhas, estado do Rio Grande do Norte, escolhida na região da bacia do Rio Piranhas-Assu por ser banhada pelo Rio Piranhas e por sofrer diversos impactos naquela cidade, considerando-se, principalmente, a grande atividade industrial de confecção de redes de dormir e outros produtos artesanais que, necessariamente, são tratados com tintas cujo excesso é despejado diretamente no referido rio, ainda dentro da cidade.

 

OBJETIVOS

 

            Os seguintes objetivos foram traçados para o desenvolvimento do trabalho de educação ambiental no Rio Piranhas (RN):

- Socializar resultados sobre a qualidade da água dos açudes que compõem a bacia do rio Piranhas-Assu com as comunidades envolvidas no uso dessa água, através de programas de Educação Ambiental junto às escolas de localidades inseridas no contexto da Bacia.

- Promover encontros com professores de escolas da região para discutir a situação da qualidade da água;

 

- Propor e supervisionar o desenvolvimento de atividades didáticas alternativas, pelos professores, para despertar o interesse de seus alunos pela questão da água do rio;

 

- Elaborar, junto com a comunidade escolar e demais seguimentos interessados, planos de ação para serem desenvolvidos pela comunidade.

 

- Despertar o interesse da comunidade para o problema da qualidade da água do Rio Piranhas;

METODOLOGIA

 

- Realização de visitas programadas para contato com os segmentos interessados (secretarias de educação e de saúde dos municípios, escolas, lideranças comunitárias)

 

- Encontros de discussão e preparação das atividades para serem desenvolvidas no local (atividade interna)

 

- Realização de seminário para a apresentação dos resultados da pesquisa realizada sobre a qualidade da água do Rio Piranhas, no trecho que banha a cidade;

 

- Realização de mini-curso para discussão de problemas ambientais relacionados à água e para a proposição de ações que podem ser desenvolvidas pela comunidade, no sentido de minimizar os danos impostos ao rio devido às atividades ali desenvolvidas.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

            O primeiro encontro realizado em Jardim de Piranhas aconteceu durante a semana pedagógica do município, em abril de 2004. Envolveu, assim, cerca de 120 professores de todas as escolas da cidade, num encontro de 08 horas. Nesse evento, foram apresentados os dados referentes á qualidade da água do Rio Piranhas no trecho que corta a cidade, como meio de informar a todos os presentes – não apenas professores, mas também pessoas da secretaria de saúde e autoridades interessadas estavam presentes – a situação físico-química e biológica daquele trecho de rio. Nesse encontro foram debatidos os dados da pesquisa realizada e a preocupação em torno do tema levou ao agendamento de um minicurso para quatro meses depois.

            O segundo encontro, sob forma de mini-curso, ocorreu no mês de agosto de 2004, com duração de 16 horas e teve por título: “O universo escondido no Rio Piranhas: a importância de ações em preservação ambiental para a qualidade da água de ecossistemas naturais”. Nesse evento, foram feitas apresentações expositivas e debates sobre a problemática da qualidade de água e outros problemas ambientais associados a ela.

Durante o encontro, os principais problemas ambientais da cidade de jardim de Piranhas foram expressos através de atividades de percepção ambiental. Uma análise dos mapas mentais elaborados pelos participantes revelou que um dos principais problemas que afligem a bacia do Rio Piranhas, segundo sua visão, é a presença de um matadouro situado às margens do rio. Em seguida, apareceram o desmatamento e assoreamento do rio, o despejo de lixo doméstico, o despejo proveniente de atividades industriais (indústria têxtil, bastante desenvolvida no município) e a criação de animais ao longo do leito do rio.

As discussões realizadas deixaram claro que a ausência de concepção do conceito de Bacia hidrográfica e a falta de comunicação entre os municípios envolvidos na bacia impedem a preservação desse manancial.

Durante a última parte do evento foram discutidos mecanismos de ação concreta de interferência no processo de degradação do Rio Piranhas, pelos participantes. As atividades foram desenvolvidas em grupos de trabalho que, ao final de um período de discussão e organização das idéias, apresentaram suas propostas. Estas se refletiram na mobilização social e na organização de ações de educação ambiental ao longo da Bacia Hidrográfica, tendo sido levantada, inclusive, a necessidade de articulação entre os outros municípios diretamente relacionados ao Rio Piranhas. O trabalho de educação ambiental no entorno do rio também foi um ponto de destaque.

 

CONCLUSÕES

 

            As atividades desenvolvidas demonstraram que a população da cidade de Jardim de Piranhas tem consciência dos problemas que afetam o rio Piranhas. Assim, medidas envolvendo os moradores e as autoridades da cidade serão importantes para a reversão do quadro que assola o rio, especialmente o trecho que banha aquela cidade, convergindo para a necessidade de utilizá-lo de forma sustentável. A mobilização e o envolvimento ativo das escolas, associações e comunidades ribeirinhas pode contribuir significativamente na melhoria da qualidade da água do rio e, conseqüentemente, na vida das pessoas que, de alguma forma, dependem ou estão associadas a esse importante corpo d`água.

 

AGRADECIMENTOS

 

            As autoras agradecem o apoio financeiro do CNPq, através dos projetos PELD-caatinga e CT-Hidro e da Pró-reitoria de extensão da UFRN, através da PROEX, para a realização desta atividade.

Ilustrações: Silvana Santos