Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
26/05/2005 (Nº 13) "O MUNDO NÃO VAI ACABAR!"
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=327 
  
Nova pagina 2

"O MUNDO NÃO VAI ACABAR!"

Reflexões sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente- Olimpio Araujo Junior

 

Maremotos, terremotos, secas, el niño, efeito estufa, aquecimento global, são algumas das catástrofes naturais provocadas ou não pelo homem, que assolam nosso planeta e colocam em risco todas as formas de vida. Se isso tudo não bastasse, ainda vemos o homem brincando de Deus, e no alto de sua arrogância, acreditando que pode controlar e modificar o meio ambiente.

Insiste em manipular a vida em laboratórios e esquece que vivemos em uma grande rede, onde tudo é interligado e interdependente. Apesar de toda a evolução cultural, social e científica, ainda é ingênuo o suficiente para acreditar que, em poucos anos ou meses, pode alterar a natureza que levou 4,5 bilhões de anos para ser formada, e que esta alteração não trará nenhum malefício.

O dinheiro passou a ser o fator primordial. As pessoas acreditam que tudo pode ser resolvido com o poder econômico e com a tecnologia cada vez mais avançada, e isso serve de desculpa para degradar e consumir sem limites. Mas como diria Ted Perry na Carta do Chefe Seattle, “apenas quando o homem derrubar a última árvore, poluir o último rio e matar o último peixe, irá perceber que não poderá comer o dinheiro que ganhou”. Vivemos em um tempo de alarme geral, onde as questões ambientais são cada vez mais importantes para nossa sobrevivência. Estamos criando todas as condições necessárias para que este planeta se torne inabitável e, enquanto isso, assistimos eufóricos notícias espetaculares que mostram os EUA investindo bilhões para tornar Marte habitável. Na verdade espero mesmo que eles vão todos pra lá, peço apenas que não destruam nosso planeta totalmente com seus transgênicos, sua poluição e seu consumo irracional antes de fazerem o favor de se mudar.

Durante milhões de anos nosso planeta foi dominado por seres gigantescos, que não degradavam nem poluíam, mas em um determinado período desapareceram deixando apenas os testemunhos de sua existência. Assim também acontecerá com o ser humano, e provavelmente, muito mais rapidamente, pois ele mesmo está aos poucos destruindo as possibilidades da sua continuidade no planeta.

Mesmo decidido a continuar lutando por o que acredito, como aquele passarinho da história que levava água no bico para pagar o incêndio da floresta, concluo que temos muito pouco o que comemorar no dia 5 de junho. Apesar disso, tenho uma boa notícia: “O mundo não vai acabar!”. Mesmo com todas estas das previsões catastróficas relacionadas a situação de nosso planeta e constantemente questionadas por grupos políticos ou econômicos, folgo em dizer a todos que ele sobreviverá, e como sempre, a natureza encontrará os meios para retomar o equilíbrio. Porém, infelizmente não posso afirmar com tanta ênfase o mesmo sobre a raça humana.

Olimpio Araujo Junior - Geógrafo-ambientalista; Diretor de Comunicação da Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil

Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil
site: www.ecoterrabrasil.com.br       
Com. (41) 3019 6766  Fax:  (41) 322 7659
Cel.: (41) 9212 7266  -  Res. (41) 3029 2653
R. Comendador Araujo, 323 - cj. 82/83
Centro - Curitiba - Paraná  - CEP 80420-903
Ilustrações: Silvana Santos