Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
14/06/2018 (Nº 64) ENTREVISTA COM CARMEN LUCIA TESTONI CARVALHO PARA A 64ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3183 
  



ENTREVISTA COM CARMEN LUCIA TESTONI CARVALHO

PARA A 64ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO



POR BERE ADAMS



Apresentação - A entrevistada desta edição é a professora Carmen Lucia Testoni Carvalho, que é coordenadora do projeto SUSTENTARTE, desenvolvido no Centro Educacional Municipal Presidente Médici. Carmen Lucia Testoni Carvalho é natural de Camboriu SC, e residente também. Tem 54 anos de idade, e 37 anos como professora. Começou a lecionar com 17 anos de idade. É formada em Biologia e leciona, atualmente, na rede municipal de Balneário Camboriú. Trabalha com sétimos, oitavos e nonos anos, lecionando Ciências. É aposentada pela rede estadual. Neste ano aposenta-se, também, na rede municipal. É casada há 37 anos, tem dois filhos e já foi diretora, secretária de escola e trabalhou durante vinte anos com a EJA.

Certamente teremos muito a aprender com ela!



Bere Adams – Olá Carmen, ficamos muito felizes por tê-la como nossa entrevistada desta edição e somos muito gratos pela sua disponibilidade, muito obrigada! Começo te perguntando como surgiu o seu interesse pela Educação Ambiental?



Carmen – Olá! Como minha disciplina é Ciências, automaticamente, este tema já faz parte do currículo.



Bere Adams – Como começou o projeto SUSTENTARTE? 



Carmen – O projeto foi idealizado há três anos, junto com a professora de Artes. Colocamos no papel para apreciação da direção. Ele tinha como meta estampar as paredes da escola com temas referente às olimpíadas. Mas, não foi executado. Faltou incentivo.



Bere Adams – Como foi que conseguiu executá-lo e como é o envolvimento da comunidade escolar neste projeto?



Carmen – No ano passado, resolvi tomar à frente do projeto. Faltava um nome. Depois, de tanto pensar surgiu o nome SUSTENTARTE. Comecei então, muito empolgada, a fotografar cada canto da escola, percebendo, que só tinha paredes e muros brancos e pavê. Comecei a elaborar, para cada espaço, uma decoração diferente. Sempre com a ideia do reaproveitamento de resíduos sólidos. Só se compraria solo e plantas. Comecei, então, a envolver os alunos. Uns pintaram pneus. Outros fizeram floreiras de PET, de garrafas de vidro. Enfim, todos queriam ajudar. Professores também se dispuseram nas empreitadas.



Bere Adams – Fale-nos como você percebe a interdisciplinaridade da Educação Ambiental no projeto SUSTENTARTE.



Carmen – Quando você olha, e vê tudo tão colorido, florido, dando a sensação de um ambiente agradável, onde alunos se sentam nos bancos de pallet, outros elogiam, outros se identificam com algum objeto. Isso, pra mim, é interdisciplinaridade.

Bere Adams – O que de mais significativo você pode destacar sobre o que está sendo desenvolvido no projeto SUSTENTARTE.



Carmen – Que um lugar sem graça pode se tornar um ambiente agradável, prazeroso. E que com criatividade pode-se fazer muito. Transformar um ambiente.



Bere Adams – Qual é, para você, a importância da Arte para a Educação Ambiental?



Carmen – O de transformação. O que para muitos é lixo, para mim pode ser um futuro objeto artesanal.

Bere Adams – Como se dá o questionamento e/ou a reflexão sobre o consumismo, no desenvolvimento deste projeto?



Carmen – Procuro levar para eles a ideia de que não precisamos gastar com objetos de decoração. Podemos criar o nosso próprio objeto, sem contar na satisfação que isso dá.



Bere Adams – Como você descreve a participação dos alunos?



Carmen – Ótima. Eles amam ajudar. Cuidam quando alguém estraga alguma coisa. Ajudam com as regas das plantas.



Bere Adams – O que você poderia destacar em relação às mudanças de atitudes que ocorrem a partir das ações desenvolvidas pelo SUSTENTARTE? Os resultados são aparentes e concretos?



Carmen – Com certeza! As pessoas que vão à escola ficam encantadas. Os alunos procuram preservar. Os profissionais admiram. Enfim, despertou em muitos o interesse pela natureza.



Bere Adams – Qual é a sua maior satisfação por trabalhar com o projeto SUSTENTARTE? Quem e o que mais te inspira?



Carmen – Minha maior satisfação é ver minha escola aconchegante. Minha inspiração é o encantamento das pessoas. É ver a alegria de quem passa e fica admirando uma flor, um objeto.



Bere Adams – Deixa-nos uma frase, um pensamento ou uma mensagem que reflete a importância da sustentabilidade para a vida no Planeta.



Carmen – Cuidar do espaço onde vivemos, pois meio ambiente é onde moramos. Se, ele estiver bem cuidado, evitando o desperdício, o consumismo, e criar hábitos saudáveis, já estaremos fazendo a nossa parte.



Bere Adams – Carmen, nós, da revista virtual Educação Ambiental em Ação, te agradecemos pela sua disponibilidade em compartilhar esta experiência tão rica que é o projeto SUSTENTARTE e desejamos muito sucesso na continuidade. Muito obrigada!



E-mail e endereços para contato com o entrevistado e para saber mais: carmentestoni@gmail.com

Facebook: Carmen Testoni



Ilustrações: Silvana Santos