Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
09/03/2005 (Nº 12) Jornal do Meio Ambiente – Assine esta idéia
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=307 
  
Nova pagina 1

Jornal do Meio Ambiente – Assine esta idéia

(Um jornal que não pode faltar na sua escola ou universidade)

Berenice Gehlen Adams

 

Todos estamos engajados na inserção permanente da Educação Ambiental/EA no sistema de ensino em seu amplo contexto (desde a Educação Básica até o Ensino Superior). Infelizmente, as escolas dispõem de poucos recursos e de poucas informações para suporte que possa dar maior significação ao aprendizado ambiental necessário, que justifica a necessidade de mudanças de atitudes em relação ao Meio Ambiente.

O rádio, a televisão e os jornais convencionais: mecanismos da mídia, não estão interessados pelas questões ambientais, a não ser quando se trata de um desastre ecológico de ampla proporção. Alguns conseguem manter tímidas colunas referentes ao meio ambiente, com raras exceções.

Um jornal dedicado ao meio ambiente é extremamente importante como ferramenta pedagógica, não só para o corpo discente, mas também para o corpo docente, ou seja, uma ferramenta que enriquecerá, sem dúvida, a comunidade escolar que abrange um educandário.

Para suprir esta lacuna, felizmente temos o Jornal do Meio Ambiente, pois se trata de um jornal dedicado às questões ambientais. Além do formato impresso, o jornal tem um excelente site na internet, sempre atualizado e com uma vasta gama de notícias e artigos ambientais. Vilmar Berna é o editor do Jornal do Meio Ambiente e dedica-se há muito tempo à área do jornalismo ambiental.

Seguem alguns comentários sobre o trabalho de Vilmar Berna:

Vilmar tem feito um trabalho sério e constante em favor do entendimento das causas ambientais por uma parcela cada vez maior da sociedade." Renato Guimarães e Paulo Adário - GREENPEACE

DEPOIMENTO DE ROGÉRIO RUSCHEL*: "Vilmar Berna (1) acredita - e convence seus interlocutores de maneira inquestionável - que a grande mudança que o Brasil precisa se inicia com o despertar da consciência de cada brasileiro a respeito de si próprio e de sua importância para o tecido social. Mas o Vilmar é mais do que isso. Além de falar, ele produz. E como! Escreve livros (2) para todas as idades - com fluência e elegância - e planta sementes num futuro melhor. Edita um jornal ambiental (3) - e consegue, com rara habilidade, a fórmula do sucesso: ser honesto intelectualmente (não abre mão de seus pontos de vista) e vitorioso economicamente (consegue sobreviver com isto) (4) . Produz raciocínio eco e lógico para atuação parlamentar, se multiplicando como cidadão político. E ainda encontra tempo para ser uma verdadeira liderança ambiental (5) , daquelas que a gente precisa ter, gostaria de ser e não tem coragem. Vilmar denuncia, propõe e cobra providências. O dia inteiro. Em todos os canais. De todas as maneiras. Do alto de suas sandálias, Vilmar mostra que influenciar pessoas é um ato de persistência, inteligência e fé. E que a mudança de comportamento é uma questão de modelos, referências, e de vontade. Do alto de suas sandálias, Vilmar está ficando cada vez mais parecido com a causa ambiental: ele mostra que é possível ser complexo, sendo simples. Na convivência com ele, espero aprender a calçar sandálias."

* Rogerio R. Ruschel é jornalista, publicitário e consultor especializado em meio ambiente e ecoturismo, é autor de 11 "cases" ambientais e de marketing para organizações como Unibanco, Grupo Votorantim, Iguatemi, Shell, Fundação SOS Mata Atlântica e Grupo Coimex, dos quais 07 receberam prêmios. Foi consultor para o desenvolvimento do "Top de Marketing" da ADVB e mentor e realizador do "Prêmio Ambiental von Martius", instituído em 2.000 pela Câmara de comercio e Indústria Brasil-Alemanha, que no seu terceiro ano de realização é considerado o prêmio mais desejado neste segmento (bateu todos os recordes de inscrições).

(1) VILMAR BERNA é jornalista, escritor e ambientalista. Nasceu em 11/10/1956 em Porto Alegre (RS) e vive há cerca de 30 anos em Niterói (RJ), no bairro de Jurujuba (clique aqui para ver a foto da redação). Foi o único brasileiro a receber, em 1999, o Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, em reconhecimento por sua intensa atividade pela democratização da informação ambiental como estratégia de formação da cidadania ambiental planetária.

(2) É autor de 13 livros publicados pela Paulus, entre os quais O Desafio do Mar, É Possível Ser Feliz, Parábola da Felicidade, A Criação e a Ação Humana, Como Fazer Educação Ambiental, entre outros. Os livros do Vilmar podem ser adquiridos nas Livraria da Paulus em todo o país ou pelo tel. (ligação grátis) 0800 557880 ou pelo e-mail vendas@paulus.com.br

(3) Edita o Jornal do Meio Ambiente e o site Portal do Ambiente on Line (www.jornaldomeioambiente.com.br). O Jornal do Meio Ambiente tem sido reconhecido como um dos principais veículos a serviço da democratização da informação ambiental no Brasil, tornando-se uma espécie de ponte permanente de informação entre ambientalistas, governos, empresas, lideranças comunitárias, trabalhadores, técnicos, etc., envolvidos na questão ambiental, de forma a estimular o diálogo e as parcerias entre os diferentes setores. O Jornal possui um site, desde janeiro de 1996, e que tornou-se referência para os internautas interessados em meio ambiente e que tem recebido diversos prêmios importantes, inclusive internacionais.

(4) Vilmar é profissional liberal autônomo e vive exclusivamente do direito autoral de seus livros, comissões sobre publicidade nos jornais e no site, consultorias em comunicação e gestão ambiental e através da cobrança por suas palestras. Para contratar o Vilmar para palestras enviar e-mail para vilmarberna@jornaldomeioambiente.com.br ou tratar diretamente pelos telefones (21) 2610-2272 ou fax: (21) 2610-7365.

(5) Como ambientalista é responsável pela fundação de inúmeras ONGs todas com imensa folha de serviços prestados à nação e ainda atuantes, como a UNIVERDE, a associação dos Defensores da Terra, o INPDA - Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental e o IBVA - Instituto Brasileiro de Voluntários Ambientais, do qual é o atual presidente e que reúne cidadãos, ONGs, empresas, órgãos de governos interessadas em ações práticas pela melhoria e defesa do meio ambiente, hoje, com mais de 3 mil voluntários além da criação da Rede Clube dos Amigos do Planeta, para criar em cada escola uma ONG dedicada a projetos e ações práticas para a melhoria do meio ambiente local e formação da cidadania crítica do aluno. Em sua carreira, foi Diretor de Meio Ambiente na cidade de São Gonçalo, que deu origem à atual Secretaria, Coordenador de Projetos Comunitários e Ambientais da Companhia de Limpeza da Cidade de Niterói, responsável pela implantação do Projeto Sábado É Dia de Faxina em comunidades de baixa renda, técnico da Comissão de Meio Ambiente da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo texto de inúmeras leis ambientais em vigor no Estado do Rio de Janeiro.

Comentários de algumas importantes personalidades sobre o trabalho do Vilmar Berna.

1. Prof. Carlos Frederico B. Loureiro - Professor da Faculdade de Educação da UFRJ - Coordenador do Curso de Pedagogia da FE/UFRJ - Sub-Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental - FE/UFRJ: "Vilmar representa um grupo de ambientalistas que não desiste de lutar pelos ideais de um cidadão emancipado que possa definir a qualidade da vida cotidiana, pela associação da justiça ecológica com a social e por uma ação militante que articule competentemente a dimensão da denúncia, da pressão e do confronto político com a realização das parcerias para a viabilização de necessárias melhorias imediatas.

2. PROF. David Zee (zee@uerj.br), UERJ: "Vilmar Berna tem sido um dos pilares de sustentação das questões ambientais / sociais do estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. Para mim, o convívio e o debate de inúmeras questões que afligem a sociedade e a natureza do Rio de Janeiro, ao longo dos anos com o Vilmar, tem sido sempre um contínuo aprendizado e desenvolvimento de novas soluções técnicas, econômicas, mesmo políticas na busca do tão almejado desenvolvimento sustentável. A Educação Ambiental, visando a informação e o desenvolvimento da cidadania do verde tem sido seu principal instrumento e objetivo como ambientalista. Inúmeras são as suas contribuições nesta área. Neste sentido, Vilmar Berna, sem dúvidas é uma referência na questões ambientais no estado do Rio de Janeiro."

3. Conservation International - Haroldo Castro (h.castro@conservation.org): "Vilmar agora tem mais responsabilidade, com um pouquinho mais de autoridade, para que suas palavras possam ser ainda mais lidas e ouvidas."

4. WWF - Paulo Lyra: "Vilmar merece receber o Prêmio Global 500. Fiquei particularmente feliz porque finalmente alguém que ganha o premio é alguém que eu já conhecia antes. Antes de ter se tornado famoso.

5. Prof. Eduardo Viola - Department of International Relations and Center for Sustainable Development University of Brasilia (eduviola@linkexpress.com.br): "Vilmar merece receber o Global 500! A qualidade e dinamismo do jornal que construiu são notáveis."

6. Dr. Rubens Harry Born (rborn@nhi.lead.org.br): "Em nome das duas organizações não governamentais que dirijo, a ABDL - Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (Programas de Lideranças LEAD e Mercosul) e do Vitae Civilis Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz, quero transmitir nossos cumprimentos ao Vilmar Berna pelo prêmio Global 500. Vilmar se junta a uma lista de ilustres pessoas e com destacada experiência na liderança das questões ambientais no Brasil."

7. Paul Kozelka e Magali Bastos - Embaixada dos EUA no Brasil: "Juntamos nossa voz à da comunidade ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, e parabenizamos Vilmar. O significado desse prêmio‚ a dimensão exata de seu merecimento, suas qualidades e realizações alcançadas nessa área. Continue na Luta. O objetivo‚ nobre serve ao engrandecimento do nosso planeta e de cada um de nós, no presente e para o futuro."

8. Jean-Pierre Leroy (jpierre@192.168.100.1): "A incansável batalha do Vilmar pela informação mantém viva a indignação e a esperança de um outro mundo, construção que começa bem aqui, na nossa casa."

9. Prof. Christian Guy Caubet - Fundação Água Viva (Florianópolis, SC) - Ex-Representante Titular das ONG's da Região Sul no CONAMA(96-98) e suplente das ONG's no Conselho Nacional dos Recursos Hídricos: "Fiquei muito contente em saber que o Vilmar foi agraciado com o Prêmio Global 500. No imenso mar de notícias que mais incitariam ao desânimo do que à esperança, saber que um lutador como o Vilmar recebe um destaque dessa importância, traz alegria e vontade de continuar nesta briga desesperada por um mundo menos imundo. Lembro-me dos primeiros contatos que tivemos e da intenção utópica do Vilmar de fazer, do Jornal do Meio Ambiente, um periódico que atendesse a todo o Brasil; um veículo da causa ambiental que não fosse bairrista, para divulgar notícias e federar esforços, favorecer contatos, provocar intercâmbios. Pois a u-topia (na etimologia: sem lugar), com o trabalho de equipe que o Vilmar soube coordenar, desceu do espaço indeterminado que está acima das nuvens do sonho, para todos os recantos concretos onde se deve enfrentar problemas ambientais. Afinal, já faz tempo que, mensalmente, recebo um pacote de exemplares do Jornal, para distribuir aos companheiros catarinenses; e que constato, mês após mês, que o conteúdo e a apresentação da publicação estão melhorando."

10. Rogério Portanova - Secretário de Organização do Partido Verde: "Vilmar é o nosso novo Chico Mendes (claro que sem o final trágico)."

11. Denner Giovanini, Coordenador e fundador da RENCTAS - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres: " Mais uma vitória para o Movimento Ambientalista. Vilmar é um dos grandes ambientalistas que conhecemos. Seu trabalho tem contribuído muito para as nossas conquistas."

12. Mário Margutti (margutti@sebraerj.com.br), SEBRAE: "Vilmar é um dos melhores guerreiros ambientalistas que eu conheço. "

13. Fernando Guida - Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Niterói: "Os que conhecem o Vilmar sabem que é mais do que justa a homenagem como Prêmio Global 500. "

14. Tito Rosemberg: "A notícia da premiação da escolha do Vilmar me encheu de alegria, principalmente porque enfim reconhecem a luz que é do Vilmar e que ninguém mais pode surrupiar. Não posso esconder que fico feliz por saber também que eu estava certo quando dizia que Vilmar é um bravo combatente do Bem, uma luta ingrata que não ajuda a pagar o aluguel."

15. Ernani Andrade (ernani@adeja.org.br) - presidente da ONG ADEJA - Associação de Defesa Ambiental de Jacarepiá - "Desde o início de nossa luta pelos ecossistemas da Reserva Ecológica de Jacarepiá, em Saquarema, vimos contando com o valioso apoio do Vilmar. Daí aprendemos a admirá-lo quanto a sua competência e iniciativas para com a proteção do meio ambiente em todo nosso Brasil. Também confesso que não havia encontrado até então alguém com visão capaz de igualmente compreender os fenômenos extraordinários (mas ocultos) em relação a fauna e a flora. Já não me sinto tão sozinho!"

16. João Batista Santafé Aguiar, Jornalista - Editor do AgirAzul e AgirAzul na Rede - Pangea Associação Ambientalista agirazul@pobox.com - "O conjunto do trabalho do Vilmar merece o recebimento do prêmio Global 500 da ONU."

17. Alexandre Nogueira - Assessoria de Segurança e Meio Ambiente da INB - "O trabalho do Vilmar é didático, pioneiro e de excepcional qualidade e atualidade a frente do Jornal do Meio Ambiente, e as suas idéias mais do que atuais sobre como devemos atuar no desenvolvimento sustentável."

18. Aroldo Paraguassú - SDS da Tribo (aparaguassu@vouga.com.br): "Mais que um orgulho fazer parte desse grupo que acredita que tudo pode ser melhor é perceber o quanto ele cresce dia-a-dia. Gente como o VILMAR BERNA fazem a diferença quando se precisa de exemplos de que estamos no caminho certo. O reconhecimeto merecido pelo seu esforço vai ser sempre uma bandeira a mais a levantar na hora de contagiar outros brasileiros."

19. Sólon Fagundes, presidente da ASPOAN (Associação Potiguar Amigos da Natureza): "Temos a certeza de que o merecido reconhecimento internacional do trabalho do Vilmar servirá de exemplo para o fortalecimento do ambientalismo brasileiro. Os integrantes da Associação Potiguar Amigos da Natureza sentem-se honrados, uma vez que periodicamente orientam-se pelas informações divulgadas no Jornal do Meio Ambiente."

20. Denise Marçal Rambaldi (rambaldi@ax.ibase.org.br) - Presidente da Associação Mico-Leão-Dourado: "Fiquei feliz pelo Vilmar ter sido outorgado com o Global 500. Vejo agora suas iniciativas em Tóquio: de novo parabéns, principalmente pelas baleias! O governo brasileiro deveria também premiar o Vilmar pelo tanto que ele facilitou o trabalho deles!"

21. José Truda Palazzo, Jr., presidente do Brazilian Right Whale Project/Projeto Baleia Franca - IWC/BRASIL (Brazilian_wildlife@zaz.com.br) - "Agradeço ao Vilmar pela força no tocante às baleias; certamente sua intervenção junto ao Imperador do Japão será mais um importante ponto de apoio para as pressões que estamos tentando aplicar nos japoneses & cia."

22. Sandra Sinicco e Aron Belinky - Ecopress - sandra@informare.com.br : "Vilmar merece! Acredito que prestigiar um profissional e idealista que milita na área utilizando para isto os meios de comunicação e fazendo deles seus aliados para a difusão de uma cultura em prol da vida tem que ser valorizado e preservado a todo o custo. Pessoas como o Vilmar são um estímulo e um exemplo de esperança de que é sempre momento de lutar por algo melhor. Sua premiação reconhece o persistente trabalho de alguém que de fato se preocupa com o meio ambiente, e que não é ou tenta ser a "estrela da vez"! É uma honra para todos nós, ambientalistas que trabalham a sério"

23. Ava Araujo - Secretária Executiva do Escritório Bahá'í de Meio Ambiente e Desenvolvimento (EMAD) emad@brnet.com.br : "O Escritório Bahá'í de Meio Ambiente - EMAD parabeniza Vilmar pelo recebimento do Prêmio Global 500 das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Sem dúvida, com este Prêmio, mais uma vez o nosso país é colocado em destaque junto as outras tantas iniciativas importantes na área ambiental ao redor do mundo, abrindo novas e desafiadoras oportunidades para que todos nós possamos, juntos, trabalharmos para o melhoramento das condições de vida do nosso planeta."

24. Sheila Moura - Presidente da Sociedade Educacional "Fala Bicho": "Quando li na Coluna do Boechat do jornal O Globo que o Vilmar havia recebido um prêmio da ONU por seu trabalho junto ao Meio Ambiente, fiquei imensamente emocionada. Todos, que militam na área, o conhecem por sua competência em dirigir as causas que abraça em defesa dos nossos ecossistemas. Particularmente, tenho um algo mais a falar. Por ser Presidente de uma ONG direcionada somente a causa da fauna, sempre tive em Vilmar um aliado e um cúmplice no combate aos crimes contra nossos animais. Vilmar nunca se importou se a causa era da ararinha azul, de um cachorro, de cavalos, de tartaruga marinha ou outro animal qualquer, como manda a nossa Lei de Crimes Ambientais. O seu exemplo deverá servir para certos ambientalistas das áreas governamentais que, com possibilidade de modificar tantas situações, se omitem e só querem saber dos "animais silvestres" como se, somente eles, fizessem parte da fauna. Este motivo me emociona muito e é, com um prazer enorme, que faço coro dos aplausos ao seu trabalho."

25. Roberto Villar - Gaúcha Ecologia: "Eta gaúcho que deu bom esse... Coisa de loco TCHE! Vilmar, parabéns pelo GLOBAL 500. És o primeiro jornalista brasileiro a receber o prêmio!"

26. Márcio Bezerra - Grupo Brasil de Todas as Cores: "Temos a grande alegria de contar, entre nossos membros, com o VILMAR BERNA, ambientalista do Rio de Janeiro, que acaba de ganhar o Prêmio Global 500. É assim de forma silenciosa aos holofotes da grande mídia que brasileiros comuns como nós e especiais como o VILMAR estão fazendo acontecer as primeiras grandes ondas de transformação rumo à construção de uma sociedade com qualidade de vida digna para todos."

27. Prof. Gustavo Souto Maior - Brasília: "Nessa nossa sociedade que tão pouca importância dá à questão ambiental, questão essa que é decisiva para o nosso futuro, é com grande satisfação e destaque que vemos a atuação de pessoas como o Vilmar, que se dedica a uma causa tão nobre."

28. Suzana & Cláudio Padua e a turma do IPÊ (ipe@alternex.com.br): "É tão bom ver quem trabalha por uma causa nobre, com o Vilmar, ser reconhecido. As notícias que mais ouvimos são sempre aterrorizantes, a tal ponto que nos trazem a sensação de impotência e medo. Talvez seja este o maior desafio - despertar em cada um o poder transformador que temos para construir um mundo melhor. Notícias boas como o prêmio recebido pelo Vilmar nos enchem de esperanças e a certeza de que vale a pena lutarmos pelo nosso planetinha azul."

29. Liliana Hisas - Fundacion Ecologica Universal - FEU Buenos Aires (1041) - Argentina: "Parabenizo o Vilmar desde Buenos Aires. Nuestras mas sinceras felicitaciones por el buen trabajo que estas desepeñando por el cuidado de nuestro medio ambiente."

30. Hilário Baptista (hbaptista@uol.com.br) - Ouvidoria Ambiental - Secretaria de Estado do Meio Ambiente - São Paulo: "Fiquei muito contente com a notícia de que o Vilmar havia ganho o Prêmio Global 500 da ONU. Esse prêmio só é dado a pessoas realmente engajadas na questão ambiental e que a levam com seriedade e coerência. Vilmar se junta agora a outras importantes personalidades que receberam este prêmio, como Fabio Feldmann e Davi Copenawa."

31. Luisa Falkenberg: "Foi com a maior satisfação que recebi a notícia sobre a escolha do nome do Vilmar Berna como homenageado com o Prêmio Global 500 da ONU para o Meio Ambiente. No meu entender ele significa o reconhecimento pelo trabalho sério, responsável e sempre presente nas questões ambientais que o Vilmar tem desenvolvido. São pessoas como o Vilmar que fazem a real defesa do meio ambiente."

32. Clovis Benvenuto (benvenut@teknobank.com.br) - "É muito importante ter um brasileiro como o Vilmar laureado pelas Organizações das Nações Unidas. Somos muito mal considerados pelo primeiro mundo, mas de vez em quando escapa...tem de reconhecer...tem de compor... Considero que as bandeiras levantadas e defendidas contribuirão para a melhoria de vida do planeta. Sei que o trabalho é imenso, porém conto com o apoio de ambientalistas como o Vilmar, que preocupado com o "nós" sabe que a solução é global."

Fonte dos depoimentos: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/JMA-Editor.asp

Considerações Finais

Tive a oportunidade de conhecer Vilmar Berna através de um livro de sua autoria e desde então passei a ser uma grande admiradora do seu trabalho, que muito serviu e serve de incentivo para o Projeto Apoema – Educação Ambiental. Tenho certeza de que esta ferramenta suprirá uma lacuna existente na área da educação que é a Informação Ambiental. Para assinar, basta fazer contato com o próprio editor, cujos dados estão disponíveis abaixo. Assine esta idéia!

Contatos:

Vilmar Berna
Tel: (21) 2610-2272
Fax: (21) 2610-7365
Celular: (21) 9994-7634
E-mail:
vilmarberna@jornaldomeioambiente.com.br
site: http://www.jornaldomeioambiente.com.br
Travessa Gonçalo Ferreira, 777 (casarão da Ponta da Ilha)
Bairro Jurujuba, Niterói, RJ CEP 24370-290.

Fonte: www.apoema.com.br

Ilustrações: Silvana Santos