Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
09/03/2005 (Nº 12) EDITORIAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=291 
  

“Preservar a vida é o primeiro passo, pois o segundo é conquistar a qualidade que o viver precisa ter.” - Regis de Morais (1993:23)

Esta edição tem como tema “Educação Ambiental: educar para cuidar da vida”, e então, escolhi comentar meu preceito preferido de vida - Tikun Olam*, ou, Conserto do Universo, pois ele trata justamente do propiciar, do possibilitar, do promover, do resgatar e do recuperar a vida em todos os seus modos e significados. Este posicionamento tem sido minha profissão de fé, meu norte profissional e pessoal.

A transmissão deste conceito parte de um diálogo de D-us com Adão, em uma de suas visitas habituais ao Paraíso - e inevitavelmente sempre imagino D-us como o carismático condutor das trilhas interpretativas do Jardim do Éden... - quando Ele lembra à humanidade as suas responsabilidades respectivas às ações e omissões individuais e coletivas, visando à conservação e preservação do mundo:

Veja as coisas que eu formei, como são lindas e louváveis! Tudo o que criei, o fiz por ti. Tenha cuidado para não estragar e desolar Meu mundo, pois se o estragares, ninguém o consertará depois de ti. (Midrash Rabá apud BUNIM, 2001: 299)

Assim, tenho repetido esta passagem como um refrão em minhas aulas nas universidades e em palestras onde o alvo é o comprometimento do ser humano com o meio ambiente: ninguém virá depois de mim para fazer aquilo que eu já poderia ter feito! A responsabilidade e o comprometimento são meus exclusivamente: começa a partir de mim e estende-se tal qual uma rede que, pode ou não, envolver o outro dependendo do meu exemplo...

Educar para cuidar da vida, é educar, ou reeducar, o meu próprio “eu” e depois o próximo, consertar meu próprio universo pessoal, e depois expandir suas fronteiras passo-a-passo, atitude após atitude, sempre observando, e lembrando que todas as ações devem ser vivenciadas pelas comunidades sob a ótica de uma responsabilidade coletiva, de modo que não apenas sejam protegidas as condições relacionadas à propiciação da vida como também a sua própria conservação e preservação.

Para estes gestos de conserto do universo é preciso uma perspectiva de atitude e de conduta conscientes e disciplinadas por parte dos indivíduos e da coletividade, envolvendo pautas, valores e prioridades inerentes as suas culturas. Na visão da Ecologia Profunda, o sentimento de pertinência, de conexão, de alteridade, de valores e de consciência integrados “a partir da perspectiva de nossos relacionamentos uns com os outros, com as gerações futuras e com a teia da vida da qual somos parte” (CAPRA, 2000:26)

De um conceito espiritual, que transcende muitas vezes meu entendimento pela maravilha e harmonia dos processos da Vida, percebo seus conteúdos e mensagens práticos, cotidianos, sem mistérios, capazes de dar sentido à tarefa mais banal e corriqueira: atividades domésticas tais como cuidar do jardim, preparar compostos orgânicos, plantar uma árvore, preparar nosso alimento, dar de comer a passarinhos, reciclar aquilo que descartamos como lixo, até mesmo àquelas que envolvem um comprometimento maior com a comunidade onde vivemos. Esta escala de ação pode abarcar os domínios do seu bairro até alcançar todo o planeta! Comprometimento que com atividades de voluntariado social, e aqui não falo do voluntariado empregatício, e com o engajamento em movimentos ou associações para conseguir melhorar a qualidade ambiental de vida e do bem-estar comunitário. Existem pessoas que precisam de auxílio de diversos aportes, às vezes um sorriso amoroso já é o suficiente para iluminar uma alma!(sem pt final depois da !) Cito, ainda, a participação em campanhas preventivas na sua área de ação profissional, dedicando parte do seu tempo pessoal ao cuidado e à educação necessários à manutenção das condições de valorização da vida.

Tudo isto pode ser vivenciado como experiências de “educar para cuidar da vida”. Tão simples e natural como o desabrochar de uma flor em nossos jardins: uma celebração espontânea do milagre da vida.

E, pensando bem, acho que poderia terminar lembrando o querido Velho Professor Antenor Pasqual: é preciso prestar muita atenção nos pequenos sinais...Tikun Olam!

Sol Guimarães

BUNIM, I. A Ética do Sinai – ensinamentos dos sábios do Talmud. São Paulo: Sêfer, 2001.

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2000.

MORAIS, Regis de. Ecologia da Mente. Campinas: Editorial Psy, 1993.

Nota:

*Tikun Olam, no Judaísmo, o preceito envolve “uma missão moral de aperfeiçoar o mundo, de reparar, consertar, onde D-us e os homens são ‘parceiros no trabalho da criação’”.[Tzedaka e Tikun Olam, Federação Israelita do Estado de São Paulo, 2004]

Agradecimento Especial: Grasias, kerida Ana Villaça, kon grande amistad i de todo mi korason!

Ilustrações: Silvana Santos