Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
09/03/2005 (Nº 12) OFICINA DE INTRODUÇÃO À TÉCNICA DO APRENDIZADO SEQUENCIAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=289 
  
Nova pagina 1

OFICINA DE INTRODUÇÃO À TÉCNICA DO APRENDIZADO SEQUENCIAL

 

Destinada a educadores em geral (professores, pedagogos, pais, psicólogos, terapeutas, monitores ambientais, empresários, entre outros), esta Oficina capacita os participantes a aplicar a técnica com seus grupos.

 

O Aprendizado Sequencial, desenvolvido pelo professor Joseph Cornell, fundador da Sharing Nature Foundation, é uma ferramenta muito eficaz, que possibilita ao educador e ao grupo: Concentrar a atenção; Acalmar a mente e Ampliar a percepção da Natureza e de si mesmo.

 

A Oficina será de 4 dias, sendo o primeiro em São Paulo, em que serão apresentados os aspectos teóricos da técnica, e os demais dias na Estação Ecológica de Juréia-Itatins, em que serão priorizados os aspectos vivenciais e práticos.

O Instituto Romã foi criado para representar a Sharing Nature Foundation no Brasil e tem como objetivo disseminar os princípios e o método de trabalho desenvolvido por esta instituição.

 

A Sharing Nature Foundation é uma das mais conhecidas e bem conceituadas instituições de educação ao ar livre do mundo e dedica-se à elaboração de atividades voltadas para oferecer experiências divertidas e inspiradoras que desenvolvem sentimentos de unidade e harmonia com a Natureza. Sua proposta parte do princípio que, num processo de educação ambiental, somente as informações científicas não são suficientes para estimular os processos de transformação a que se propõe. As vivências, para tanto, são essenciais.

 

Após a Oficina os participantes terão um canal aberto com o Instituto Romã para solucionar dúvidas e trocar experiências.

 

Os educadores formados nesta Oficina poderão, se o desejarem, contribuir para o processo de difusão da técnica no Brasil, conduzido pelo Instituto Romã.

 

A Oficina será ministrada por Rita Mendonça, que coordena as atividades da Sharing Nature no Brasil desde 1996 e equipe.

 

Data: 17 a 20 de março de 2005

 

17/03 – Abertura

Associação Palas Athena

Rua Leôncio de Carvalho, 99 - Paraíso São Paulo - SP

Horário: 14:00 às 18:00 hs

 

18 a 20/03 – Oficina

Estação Ecológica Juréia Itatins - Núcleo Arpoador-Peruíbe-SP

 

18/03 Saída da Associação Palas Athena: 07:00 hs (favor chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência)

 

20/03 Retorno a São Paulo as 20:00 hs (poderá haver variação no horário devido à maré)

Valor: R$ 480,00 até 10/03, após esta data o valor será de R$ 500,00.
Este preço inclui: o curso, material didático, transporte ida e volta de São Paulo, alimentação, hospedagem e seguro viagem.

 

Para informações e inscrições:

 

Instituto Romã de Vivências na Natureza
www.institutoroma.com.br
info@institutoroma.com.br
T: 11 3726 7939
F: 11 3722 6733

Ilustrações: Silvana Santos