Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
09/03/2005 (Nº 12) PEQUENAS AÇÕES QUE REDUZEM OS RESÍDUOS SÓLIDOS E QUE CONTRIBUEM PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=285 
  

 

¨     Adotar a reciclagem como prática produtiva. Se o país reciclasse todas as latas de aço que consome, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano e economizaria energia equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 Watts.

 

¨     Reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias.

 

¨     Aproveitar tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Por exemplo: talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.

 

¨     Pensar bem antes de jogar fora os restos dos alimentos. Será melhor colocá-los em uma embalagem e dar aos que têm fome do que alimentar os ratos que vivem nos lixões.

 

¨     Reutilizar diversos produtos antes de jogá-los fora, usando-os para a mesma função original ou criando novas formas de utilização.

 

¨     Doar o que ainda serve para outras pessoas e instituições de caridade. Exemplos: roupas a ser reformadas, móveis restaurados, vidros e plásticos transformados em utilidades.

 

¨     Repensar os hábitos de consumo e de desperdício. Consumir o necessário, mas sem exageros. É importante consumir produtos mais duráveis.

 

¨     Não jogar papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes.  Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.

 

 

 

Pontos Positivos da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos:

 

¨     Altas taxas de reciclagem para materiais de valor e fáceis de separar ;

 

¨     Ação de catadores de rua, que em muito contribuem para as taxas de reciclagem;

 

¨     Municípios com Coleta Seletiva e com programas sociais para inclusão de catadores;

 

¨     Venda de recicláveis é fonte de renda de muitas famílias.

 

¨     Lembre-se que a reciclagem deve primeiro, partir de nossas idéias e atitudes, e que a partir de pequenas ações podemos gerar grandes transformações em nosso meio.

 

 

 

Fonte:   http://www.ambientebrasil.com.br;  acesso em : 26/01/05

 

Colaboração: Juliana Costa Miranda, aluna do curso noturno de Geografia, IGCE/UNESP, Rio Claro.

 

Ilustrações: Silvana Santos