Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
10/09/2018 (Nº 61) BH EM PAUTA: PROJETO DIFUNDE O USO ERVAS MEDICINAIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2842 
  

BH EM PAUTA: PROJETO DIFUNDE O USO ERVAS MEDICINAIS

Reza a lenda, e para muitos é fato, que só na Floresta Amazônica está a cura para todos os males do corpo e do espírito. Isso pela exuberante e diversa riqueza de ervas medicinais. Dessa forma, fazer uso dessas ervas, e aí originadas de qualquer parte do planeta, não é apenas ato praticado e cultuado por muitos, como também há toda uma preocupação por parte desses usuários e estudiosos em resgatar e preservar esses ensinamentos e usos.

 

Esse entendimento permeia todo o projeto Café com Saberes, realizado mensalmente no Centro Cultural Venda Nova, equipamento mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. “Com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, os conhecimentos dos mais antigos sobre as ervas medicinais foram, de alguma forma, perdendo-se. A fim de contribuir para a recuperação dessa rica memória que nossos antepassados guardaram de geração em geração, o Centro Cultural Venda Nova realiza, mensalmente, o projeto”, explica Aline Tavares, gerente do equipamento cultural.

 

Coordenado pela arte-educadora Sabrina Damas e sob a batuta de Paulino Caldeira, raizeiro e antigo morador de Venda Nova, o Café com Saberes é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês. Um dos temas tratados  na última edição, foi o de como extrair o princípio ativo de cada planta, conhecimento considerado primordial por Caldeira. “É no princípio ativo que estão as propriedades medicamentosas das plantas. Sabendo sobre elas, amplia-se muito o uso e as potencialidades que elas podem nos oferecer”, explica o raizeiro.

 

O Café com Saberes sempre aborda as propriedades das plantas para as mais variadas finalidades: xaropes naturais para gripe e tosse, pomadas para dor, regulagem de glicemia, cremes para tirar manchas na pele, cura de depressão, alergias, dores de estômago e outras centenas de soluções para doenças contemporâneas. Atividades de prevenção abordando aspectos de uma alimentação saudável também são contempladas.

 

O projeto Café com Saberes acontece desde novembro de 2014 e conta com a participação ativa da comunidade de Venda Nova, o que traduz a importância dele. “O projeto permite divulgação dos saberes tradicionais, multiplicando os conhecimentos sobre essa farmácia que temos em mãos e como podemos nos apropriar deste conhecimento”, ressalta Damas.

 

Cultivo compartilhado

 

Com o projeto Café com Saberes, o Centro Cultural Venda Nova criou a Horta Compartilhada. Nela, plantas medicinais são cultivadas pela própria comunidade, que cuida e colhe. Com isso, a horta também dá um amparo às discussões, pois pode-se visualizar, ali mesmo, as espécies a serem utilizadas na farmácia natural.

 

Segundo Aline Tavares, a participação da comunidade para a expansão da horta é fundamental. “Nós temos o espaço, a terra, o adubo, as ferramentas e as mudas. Basta que a comunidade venha participar, adotar um canteiro, plantar e colher. Estamos de braços abertos para receber as pessoas interessadas.”

 

O Projeto Café com Saberes – Roda de Conversa sobre ervas medicinais acontece mensalmente no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184, Novo Letícia – BH).

 

Fonte:  https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/bh-em-pauta-projeto-difunde-o-uso-ervas-medicinais

 

Ilustrações: Silvana Santos