Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
10/09/2018 (Nº 61) FAÇA VOCÊ A SUA PARTE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2824 
  

 

FAÇA VOCÊ A SUA PARTE

 

Resumo: É urgente um novo modo de utilizar e reutilizar muitos itens!

 

Que felicidade mais uma vez estarmos juntos!

É sempre um prazer escrever para a revista!

Você já pensou que existe um mundo além da sacola plástica, da garrafa pet, das compras, do celular...pois existe. E este é um dos pilares principais da Educação Ambiental!

O ponto de mutação comportamental em matéria de consumismo, compras e descartáveis, se deu com as facilidades descobertas pela corrida espacial e meios de comunicação desenvolvido para comunicação entre pelotões de guerra, por vários países ao redor do mundo.

Essas facilidades, foram sendo incorporadas ao nosso cotidiano sem nem nos darmos conta. Hoje utilizamos o teflon, o plástico, satélites de comunicação, computadores, fibra ótica e uma infinidade de produtos químicos.

Desses poucos itens por mim descritos acima, houveram inúmeros desdobramentos como placas usadas para aquecimento solar, garrafas pet, sacos plásticos, fraldas plásticas descartáveis, absorventes higiênicos femininos, remédios, vacinas, placas de computadores, televisores, telefonia celular, são tantos itens que é até difícil de enumerá-los.

E os incorporamos tão facilmente, que parece que já nascemos usando-os todos!

Mas pera lá!

Acredito que muitos destes itens jamais deixaremos de usar como celulares, placas solares, computadores, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos descartáveis....

Mas existem itens que do meu ponto de vista, podiam muito bem ser extintos, um dos mais nocivos no meu entender são as garrafas pet.

No entanto descobriram no decorrer dos anos inúmeras formas de reciclagem de muitos destes. Devemos nos atentar para o descarte correto e ainda melhor, reciclar com qualidade.

O que não podemos deixar acontecer é o descarte inadequado.

E este é um quesito que no Brasil continua a ser negligenciado, assim como esgoto nas cidades e tratamento de água e esgoto.

Mais uma vez vamos cair no problema de sempre, a EDUCAÇÂO.

Temos um problema crônico no Brasil, a falta de interesse político de se aprimorar e melhorar a educação pública no país. Esta falta de uma educação de qualidade, já há tantos anos se dá, pois, um povo estudado jamais será enganado! Ou seja, não há interesse, pois quanto mais ignorância, mais fácil de um “povo” ser comprado com facilidade.

Mas acredito que a parte letrada da população brasileira pode sim fazer a diferença.

Se cada um fizer sua parte chegaremos lá antes de nos darmos conta!

Faça você a sua parte.

Pois é urgente um novo modo de utilizar e reutilizar muitos itens!

E neste quesito a Educação Ambiental é fundamental pois, como diria Washington Novaes “A educação ambiental é decisiva. Ela mostra que há outros modos de viver”.

E que venham as novas e boas ideias!!! http://brasilescola.uol.com.br/biologia/plastico-comestivel.htm

https://www.youtube.com/watch?v=8anc-thqVkQ

 

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marina.strachman@gmail.com

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos