Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
09/03/2005 (Nº 12) Entrevista com Daniel José Pegorer de Bem
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=277 
  
Nova pagina 1

Entrevista com Daniel José Pegorer de Bem - Idealizador do Portal Amigos da Natureza

Por Berenice Gehlen Adams

 

O entrevistado desta edição da revista Educação Ambiental em Ação é Daniel José Pegorer de Bem, que mora em Santa Cruz do Rio Pardo/SP. Conheci Daniel pela internet e isso foi uma bênção, porque trata-se de um adolescente que despertou para a necessidade de olhar para o ambiente de forma crítica e consciente desde tenra idade (e com 11 anos criou o portal Amigos da Natureza). Hoje, com 16 anos, estudante do Ensino Médio, Daniel é exemplo para muito de jovens que acessam seu site, cujo link é: http://www.amigosdanatureza.net Além disto, Daniel é integrante do GEAI - Grupo de Educação Ambiental da Internet e faz parte da equipe desta revista virtual. Vamos conhecer um pouco mais da sua experiência:

 

- Daniel, como surgiu o seu interesse pela natureza e pela preservação ambiental?

Bem cedo, quando estava no ensino fundamental. Minha escola sempre participava de projetos deste tipo, e eu fui criando esse interesse.

 

- O Portal Amigos da Natureza completa 5 anos de vida. Conte-nos um pouco da história desse portal ambiental.

Criei o Portal Amigos da Natureza inicialmente por brincadeira. Tinha ganho a internet há pouco tempo e achei impressionantemente fácil publicar algo para as pessoas através dela. Com o site no ar comecei a receber muitas visitas, e-mails com perguntas e etc. Isso tudo me animava. Decidi então criar algo diferente; criei jogos, sites de leitura, fórum, projetos, tudo através da internet. O MEAB por exemplo, projeto para mapear projetos de educação ambiental no Brasil, foi reconhecido por muitas pessoas e educadores. Desde então sempre busquei o melhor para os visitantes do Portal Amigos da Natureza.

 

- Qual é o perfil do público que acessa o Portal Amigos da Natureza? É um público variado?

Não tenho muitas informações sobre isso, mas, através dos cadastros, posso afirmar que é um público espalhado por todo o Brasil. Recebo muitas visitas internacionais também.

 

- Fale-nos um pouco sobre o conteúdo que o Portal Amigos da Natureza oferece para seus visitantes. O que você poderia destacar.

O conteúdo do portal é dividido em canais como: animais , aprenda, diversão, especiais, imagens, notícias, projetos, e serviços. Cada canal tem seus sites com seus conteúdos bem diferenciados. Gosto muito dos sites de leitura dos canais "animais" e "aprenda"; do bichinho virtual no "diversão"; do diário animal em "especiais"; do álbum de fotos no canal "imagens"; do repórter MEAB em "notícias"; MEAB em ação em "projetos"; e do fórum de discussão em "serviços".

 

- Você desenvolve o portal sozinho ou tem colaboradores que o auxiliam? Fale-nos um pouco sobre a construção e manutenção do portal.

Sempre gostei de "fazer sites" e de meio ambiente. Criar o portal foi a união dos dois. Toda a parte da construção do site é feita por mim. Mas recebo muita ajuda para os conteúdos. Agora, com o novo site no ar pretendo receber mais ajuda ainda, pois os visitantes cadastrados têm mais opções para publicar seus textos nos sites de leitura do portal.

 

- Você percebe uma maior conscientização pelas questões ambientais por parte dos adolescentes?

A julgar pelo que vejo nos jornais, acredito que sim, mas muito reservado ainda. Mesmo assim, conheço vários projetos que trabalham com crianças e adolescentes sobre estas questões.

 

- Você faz parte do GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) e da equipe dessa Revista. O que isso significa para você ou, qual é a importância disso para sua vida?

Participo do GEAI desde quando criei o Portal Amigos da Natureza. O grupo sempre me auxiliou na busca intensiva por conteúdo, pois inúmeras vezes publiquei textos enviados pelos participantes. Mas além disso, sei que posso contar com a turma para resolver algum problema ou dúvida que tiver.

 

- Agora, deixe um recado para os leitores da nossa revista Educação Ambiental em Ação.

Muito obrigado pela oportunidade que a revista me deu. É um prazer colaborar com um projeto tão importante quanto este, estamos no caminho certo! Convido a todos, a visitarem o Portal Amigos da Natureza, www.amigosdanatureza.net

Até a próxima!

 

Agradecemos a você, Daniel, pela valiosa contribuição de dividir um pouco dessa experiência com os leitores e com as leitoras da revista virtual Educação Ambiental em Ação.

Ilustrações: Silvana Santos