Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
07/12/2004 (Nº 11) Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=274 
  

Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental 

Relato apresentado no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental/Goiânia - 2004, por Berenice Gehlen Adams - Agradecemos à Equipe da REBEA  e do MMA pelo convite, em especial para Jacqueline Guerreiro, nossa parceira da revista Educação Ambiental em Ação.

Fotos : Pedro Adams Junior (Jaqueline e Berenice) 

 

Como surgiu a idéia:

A idéia de uma revista eletrônica de Educação Ambiental partiu de membros do Grupo de Educação Ambiental da Internet/GEAI, que se integram a partir de uma "lista de discussão" sobre Educação Ambiental/EA (ferramenta da internet que possibilita a comunicação entre pessoas a partir de um único endereço eletrônico). Para que o assunto fosse abordado com praticidade e para dirigir-se ao grupo especificamente interessado na produção da revista, foi criada uma lista de discussão paralela, para a Revista de EA, no dia 11 de setembro de 2001. Nesta lista específica começaram as primeiras abordagens e debates entre os membros, que passaram a enviar sugestões de nomes para a revista, logotipo, temas a serem abordados, formato, definição das seções e respectivos/as colaboradores/as, entre outros assuntos. É através da Internet que ocorre a produção da Educação Ambiental em Ação. O primeiro Volume foi lançado em junho de 2002 e hoje está em seu 10o. Volume. A publicação é trimestral e indexada.

Quem participa:

As editoras responsáveis são: Berenice Gehlen Adams - Novo Hamburgo, RS; Sandra Maria Martins Barbosa - Pelotas, RS; Solange T. de Lima Guimarães - Rio Claro/SP, e os colaboradores que participam desde o início da revista são: Alessandra Fiorentino - São Paulo, SP; Anamaria Stranz -  Porto Alegre , RS; Ana Cristina Villaça – Rio de Janeiro ; Cláudia Mariza Mattos Brandão - Rio Grande, RS; Daniel José Pegorer de Bem - Santa Cruz do Rio Pardo – SP; David de Sousa Machado - Santa Cruz do Rio Pardo – SP; Esther Mónica Shocron - Buenos Aires, Argentina; Guilherme dos Reis Pereira - Bauru, SP; Iahel Manon - Rio Claro/SP ; Jacqueline Guerreiro – RJ; Julio Trevisan - Florianópolis, SC; Liliana Hilda Amorin de Halbritter - RJ; Marcos Durão D`Oliveira - São José dos Campos, SP ; Marina Strachman - Campinas, SP; Soraya Guedes; Wellington Eduardo Araújo Rocha - Belo Horizonte, MG (Alguns integrantes passivos não enviaram seus dados, e por isto não constam nesta listagem).

Como é produzida:

Esta revista eletrônica é uma produção virtual, realizada a partir da Internet, e é fruto de um desejo idealizado por educadores ambientais e produtores culturais de diferentes áreas de atuação, de diversas partes do país, uma da Argentina, todos integrantes do GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet).

Objetivo:

“O principal objetivo da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação é servir como instrumento de incentivo e divulgação para a consolidação da prática da Educação Ambiental (EA), amparando educadores dos diferentes níveis de ensino, da educação formal e não-formal, proporcionando-lhes um acesso fácil e rápido a informações gerais, textos, relatos de experiências, artigos referentes a práticas educacionais ambientalistas, e ao meio ambiente propriamente dito” (Bere - V1).

O que pensam alguns membros da Equipe da Educação Ambiental em Ação:  

“A idéia da revista não é a de garantir a objetividade da informação, mas sim, a pluralidade desta, de forma que estes conhecimentos sejam ouvidos sob diferentes pontos de vista, onde nos permita decidir de forma conjunta que dados parecem mais relevantes, quais riscos corremos e que comportamentos devemos mudar. É através desta rede que se divulga, por exemplo, quais estão sendo as políticas implantadas nos recursos hídricos ou que incentivos estão sendo disponibilizados para a gestão de resíduos sólidos em cooperativismo. Isto sem comentar as variadas técnicas de sensibilização que chegam diariamente relatando experiências e projetos que são rastreadas e quando possível, aplicadas em uma comunidade deste imenso Brasil” (Sandra e Anamaria - V2).

“Educação Ambiental em Ação [...] é produto da união e dos ideais de vários sonhadores de olhos abertos, e traz em suas páginas o desejo de cooperar na construção de uma consciência ambiental mais sensível, expressa mediante uma renovação dos valores, da ética, dos conceitos de EA informal e do exercício da cidadania em nosso cotidiano. Educação Ambiental em Ação é mais do que um site, uma página on line de informações ecológicas, ou uma revista; é assim que foi concebida e é assim que tem sido vivenciada: é um círculo de homens e mulheres que partilham seus sonhos, esperanças, ideais, expectativas... que somam o pouco de cada um para juntos produzirem uma riqueza de ações e expandirem seus horizontes em um vôo sincronizado, em sinergias que ultrapassam limites e fronteiras geográficas, ou quaisquer outros obstáculos que venha ocorrer”... (Solange V3).

“Solidariedade, envolvimento, atitudes e condutas cooperativas, onde partilhar a informação e o conhecimento mais os sentimentos, tem sido uma constante experiência  que faz de nossa revista uma oportunidade para um aprendizado valioso e gratificante.  Também, graças ao mundo virtual, a experiência tem muitas vezes o sabor de felizes e inusitadas descobertas interativas: sinergias” (Solange V5).

“Estamos acostumados a uma cultura onde bens são descartáveis. Uma cultura que incentiva o consumismo, aumenta as diferenças sociais e degrada o meio que proporciona a vida. Nosso dever consiste em resgatar o respeito à vida, à natureza, aos mestres, aos mais velhos, e trazer de volta o prazer, a paixão, o amor por viver. Grande parte dos seres humanos não avalia a fragilidade dos ambientes naturais e urbanos frente aos impactos da miséria, da exclusão social, do abandono, da discriminação, do avanço das fronteiras agrícolas, da construção de estradas e outras grandes obras, desconsiderando os aspectos peculiares do ambiente. É preciso resgatar a sensibilidade da sociedade como um todo,sensibilidade esta que há tempos foi perdida, para podermos enxergar que a Natureza vive uma cumplicidade harmônica, uma teia de vida que nós humanos somos parte” (Marina V6).

“A revista se ‘materializa’ graças à solidariedade do grupo, à fraternidade que irmana a equipe, e graças ao amor pela vida, evidenciado na paixão de desenvolver e promover ações que buscam uma melhor qualidade de vida para todo planeta e a tolerância de aceitar, de compreender e de possibilitar uma relação mais harmônica entre toda diversidade de vida. Esperamos que este trabalho possa ser inspirador para cada leitor e leitora. Que ele promova, no coração de cada um, momentos de renovação e força, fazendo acreditar que, mesmo com tantas divergências e dificuldades enfrentadas, cada pequena ação consciente é importante e essencial para o desenvolvimento de uma nova cultura, uma cultura ambiental” (Bere-V10).

Conteúdo:  

Em seu conteúdo, a revista é dividida em seções específicas:

APRESENTAÇÃO – EDITORIAL, ARTIGOS, DICAS E CURIOSIDADES, REFLEXÃO, TEXTOS DE SENSIBILIZAÇÃO, DINÂMICAS, DÚVIDAS, ENTREVISTAS, SABER DO FAZER, CULINÁRIA, ARTE E AMBIENTE, DIVULGAÇÃO DE EVENTOS, O QUE FAZER PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE, SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS, EDUCAÇÃO. VOCÊ SABIA QUE?, PLANTAS MEDICINAIS, TRABALHOS ENVIADOS, NORMAS DE PUBLICAÇÃO.

Ao longo das dez edições, nem todas as seções apresentaram novidades, tendo em vista que os responsáveis das seções ficaram impossibilitados de enviar sua contribuição por diferentes razões. Mas, nem por isso a revista é prejudicada, pelo contrário, comprova a flexibilidade necessária para o desenvolvimento de um trabalho realizado a partir da boa vontade de cada um, bem como da sua disponibilidade de colaboração.

Ferramentas:

A revista conta com ferramentas interativas que possibilitam a pesquisa dentro do site, além de cadastramento de leitores, e disponibilidade de todos os volumes já publicados. Também possibilita acompanhar as visitas ao site, por seção e por artigo. Através destes dados é possível constatar que a seção mais procurada é a de Dinâmicas:

  

CLASS

NOME

HIT

01

Apresentação

2759

02

Artigos

9785

03

Dicas e Curiosidades

5276

04

Reflexão

5504

05

Textos de sensibilização

7837

06

Dinâmicas

14453

07

Dúvidas

489

08

Entrevistas

1380

09

Saber do Fazer

4539

12

Culinária

1359

13

Arte e ambiente

5328

14

Divulgação de Eventos

2340

15

O que fazer para melhorar o meio ambiente

6709

16

Sugestões bibliográficas

1486

17

Educação

5919

18

Você sabia que...

2854

19

Plantas medicinais

4906

20

Contribuições de Convidados/as

1094

21

Trabalhos Enviados

5884

22

Normas de Publicação

1220

 

A Soma de hits dos artigos visitados é de 130828 em 21 de outubro de 2004.

Agradecimentos especiais:

Estas ferramentas de pesquisa são disponibilizadas graças ao empenho do Webmaster Julio Tervisan que, graciosamente trabalha na permanente construção desse ambiente virtual, para quem não cansamos de agradecer, pois, sem ele não teríamos este espaço tão rico, diversificado e criativo.

Mas, para que possamos ter acesso a um ambiente virtual, faz-se necessário um servidor que ofereça espaço para a publicação. Através do Portal Árvore, gerenciado por David Machado, encontramos abrigo para o desenvolvimento dessa idéia, e para ele também fica registrado, aqui, o nosso agradecimento especial.

Para saber mais sobre os “bastidores” da revista, sugerimos leitura da entrevista coletiva com alguns membros da revista Educação Ambiental em Ação (ver na seção Entrevistas publicada na edição de Dezembro - Fevereiro de 2005).

Sobre o Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI

O GEAI – Grupo de Educação Ambiental da Internet, trata-se de um grupo que já tem uma caminhada de cinco anos anos e conta com mais de 400 participantes do Brasil que se comunica exclusivamente pela internet. O grupo foi criado com o objetivo de divulgar e difundir a Educação Ambiental em seu amplo e complexo contexto. O alimento principal é a informação: eventos, notícias, divulgação de artigos e textos. Eventualmente ocorrem alguns debates. É uma rede que capta informações para distribuí-las. Conta com membros permanentes e membros transitórios. Dos 400 participantes podemos afirmar que 300 são permanentes e 100 são rotativos ou membros temporários.

Uma das principais realizações do GEAI foi a criação da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação: www.revistaea.arvore.com.br, um verdadeiro marco para o grupo. Foi lançada em junho de 2002 e está em seu 10o. Volume. Conta com a participação de aproximadamente 20 pessoas e 3 editoras responsáveis.

O GEAI também favorece o intercâmbio entre pessoas ligadas às questões ambientais de diversos setores, o que comprova a interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Participam do grupo: jornalistas, professores, pesquisadores, arquitetos, engenheiros, estudantes, técnicos, consultores, advogados, biólogos, entre outros.

Através do suporte tecnológico de correio eletrônico, é possível desenvolver um trabalho em rede, que proporciona a interação entre pessoas de diferentes localidades que têm interesse pela EA. Apesar de necessitar ajustes, este trabalho tem alcançado seus principais objetivos de difundir a Educação Ambiental e proporcionar a interação entre pessoas ligadas à área em questão. É um grande desafio concretizar ações a partir deste recurso.

Para o funcionamento sistemático do grupo, necessariamente, deve haver uma pessoa responsável pela manutenção técnica do espaço onde funciona a rede. Este responsável terá a função de facilitador, também chamado de moderador. A função do facilitador refere-se, principalmente ao apoio técnico e funcional, portanto, não necessariamente ocupa a posição de coordenador ou orientador das ações ocorridas na lista. Sua intervenção faz-se necessária para esclarecimento de dúvidas e para contornar problemas que venham a ocorrer. A rede é um lugar onde todos os membros são igualmente importantes. Portanto, todos componentes são responsáveis pelo movimento desta rede.

São inúmeros os aspectos positivos do trabalho com o GEAI. O primeiro deles é a oportunidade de poder conhecer e conviver “virtualmente” com pessoas que têm os mesmos interesses que é a melhoria da qualidade de vida como um todo, difundindo e divulgando a prática e a teoria da Educação Ambiental. É gratificante saber que no Brasil todos os meses, ocorrem eventos importantes e significativos na área a Educação Ambiental. Também podemos dizer que o GEAI é um referencial importante para pesquisas. Sempre que alguém solicita alguma informação, dificilmente fica sem retorno. Portanto, trata-se de um ambiente de educação não-formal que muito colabora com as questões educacionais propriamente ditas. É um espaço onde todos aprendem e todos ensinam, não tendo uma hierarquia específica ou definida, e isto é um grande avanço no que tange as relações sociais de aprendizagem e de troca, o que é próprio de um trabalho que se desenvolve em rede e uma rede só funciona bem quando está fundamentada na integração e na cooperação.

A liberdade de expressão também é um aspecto positivo relevante, porém, muitas vezes, também é uma dificuldade. É necessária uma certa maturidade para participar de uma rede. Nossa liberdade estará sempre atrelada à interdependência, e isto implica em responsabilidade. Numa rede todos são responsáveis pelo seu funcionamento. Se uma rede vai bem é porque seus participantes a conduzem bem e porque têm clara a noção de que as conexões se dão pela dependência mútua. Como não há relações de poder explícitas, mas algumas pessoas que ingressam nas listas (redes) têm uma certa dificuldade de entender esta situação, o que é muito normal, pois estamos acostumados a uma sociedade hierarquizada e fragmentada.

Para maiores informações sobre o GEAI acessar www.apoema.com.br/geral.htm

 

Ilustrações: Silvana Santos