Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
07/12/2004 (Nº 11) Sugestão de dinâmica – Idéia puxa idéia
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=262 
  

Sugestão de dinâmica – Idéia puxa idéia

Berenice Gehlen Adams

                       

Objetivos: Integração, contextualização de temas e percepção da inter-relação de idéias, a partir de uma brincadeira que culminará em produção de textos.

Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.

Material necessário: Quadro ou painel para escrever palavras, folhas de papel e canetas.

Desenvolvimento:

- Fazer um grande círculo e iniciar uma conversação sobre um dos assuntos: resíduos, desmatamento, poluição, qualidade de vida, ambiente, água, consumismo, etc. (o assunto pode ser escolhido pelo grupo ou pelo monitor).

- Após a escolha do tema, debater o porque da escolha e aprofundar o assunto com comentários gerais, de todo grupo, sobre o quê pensam sobre o assunto.

- Após a conversação, fazer uma rodada de “idéia puxa idéia”. Cada um deverá dizer uma palavra que seja relacionada com o assunto em questão. Se o grupo for grande, fazer, no máximo, duas rodadas. Se o grupo for pequeno, fazer várias rodadas. Um objeto pode ser passado de mão em mão – deixando a atividade mais lúdica - para cada um dizer sua palavra. Cada palavra é anotada no quadro ou painel.

- Dividir a turma em três ou quatro grupos e solicitar que, utilizando as palavras do quadro, criem um texto reflexivo sobre o assunto debatido.

- Para finalizar, cada grupo lê o texto produzido para todos.   

Fonte: www.apoema.com.br/sugestoes.htm

Ilustrações: Silvana Santos