Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
07/12/2004 (Nº 11) Atividades de Educação Ambiental visando a melhoria da qualidade de vida da população do CEANE, Uruguaiana, RS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=256 
  

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOVA ESPERANÇA (CEANE), VILA NOVA ESPERANÇA, URUGUAIANA, RS, MEDIANTE O MANEJO DOS RESÍDUOS DOMICILIARES. (Resultados Parciais).

Rejane Comis

 

VIEIRA, D.P1.; COMIS, R1; CHIVA, E.Q2. & QUEROL, M.M2.

 

1 Acadêmica do Curso Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus- Uruguaiana/ PUCRS, daya_p@ubbi.com.br.

 

2 Prof° Pesquisador do Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aqüicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU)- Museu de Ciências Naturais da  PUCRS- Campus Uruguaiana. Br 472- Km 07. equerol@pucrs.campus2.br.

 

 

RESUMO

Para tentar resolver os problemas gerados pela desinformação sobre a importância da coleta seletiva do lixo, o aumento dos problemas causados pelo tratamento inadequado dos resíduos sólidos, e a falta de orientação da população dos riscos que os resíduos sólidos causam a saúde pública, é necessário que se desenvolvam atividades de educação ambiental, como o realizado no Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (CEANE), Vila Nova Esperança, Uruguaiana, RS. Visando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos catadores da cooperativa e contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos mesmos, realizam-se atividades para o correto manejo dos resíduos domiciliares para orientar as conseqüências se este não tiver  tratamento adequado.

Palavras-chave: educação ambiental, CEANE, resíduos domiciliares.

 

 INTRODUÇÃO

Analisando os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação, é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (LEMOS, et al.,1999: p.64-72).

Atualmente a luta pela preservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do homem no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A sociedade de consumo em que vivemos tem como hábito extrair da natureza a matéria-prima e, depois de utilizada, descartá-la em lixões, caracterizando uma relação depredatória com o seu habitat. Assim, grande quantidade de produtos recicláveis que poderiam ser reaproveitados a partir dos resíduos, são inutilizados na sua forma de destino final. Isso implica em uma grande perda ambiental, devido ao potencial altamente poluidor do mau gerenciamento dos resíduos gerados, comprometendo a qualidade do ar, solo e, principalmente as águas superficiais e subterrâneas (AZEVEDO, 1996: p.78),  além do desperdício de recursos, especialmente os não recicláveis, inviabilizando sua obtenção no futuro.

A problemática do lixo, vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente os centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar.

O conhecimento do problema passou a incluir no seu universo de análise preocupações, por exemplo, com a velocidade do processo de produção de resíduos sólidos nas cidades, e com os fatores que influenciam esse processo, que é, superior à velocidade natural dos processos de degradação. A questão dos resíduos sólidos, no meio urbano, representa impactos ambientais relevantes que afetam e degradam a qualidade de vida urbana (OLIVEIRA, 1973: p.2410).

No entanto, procura-se desenvolver atitudes e ações de conservação e preservação do ambiente natural, na comunidade, demonstrando que a utilização de práticas de proteção ao meio ambiente resulta no proveito próprio e comunitário, ajudando a desenvolver uma postura social e política preocupada e comprometida com a questão da vida na terra. Assim, fica mais fácil reconhecer os prejuízos e benefícios que causa o lixo acumulado na saúde pública e a importância da redução, da reutilização e da reciclagem do lixo para a natureza (CORREA, 2001: p.54).

Segundo POLLET (2001: p.49), na cidade de Uruguaiana-RS, a situação ambiental é cada vez mais grave, pois não existe um sistema de coleta seletiva. O lixo é recolhido e o destino final é a céu aberto, gerando os lixões. Este lixo causa problemas à população, uma vez que é depositado próximo à área urbana, causando mau cheiro e atraindo animais que causam doenças aos homens.

O lixo é um dos maiores problemas ao ambiente e a população, por esta razão o projeto está sendo desenvolvido no Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (CEANE), Vila Nova Esperança, Uruguaiana, RS, mediante realização de atividades de educação ambiental para a população, visando o correto manejo dos resíduos domiciliares, objetivando alertar os moradores, dos agravos que o lixo sem seu devido tratamento e acondicionamento, causa ao meio ambiente e à saúde pública e, principalmente, provocar mudanças adequadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

O CEANE mostra-se a colaborar na realização do projeto, pois há interesse em uma mudança em seus hábitos para a condução de uma qualidade de vida melhor, principalmente, considerando a interface da problemática do lixo com a saúde e o ambiente em que vivem.

Por estarem preocupados com a falta de emprego e de moradia, o CEANE é uma iniciativa para a população da vila, pois o material reciclável gera emprego, além de preservar o meio ambiente e dar um aspecto saudável para a cidade.

 

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho está sendo desenvolvido na Vila Nova Esperança, localizada próximo ao Colégio Municipal CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), na cidade de Uruguaiana, fronteira oeste do Rio Grande do Sul. As atividades estão sendo desenvolvidas na cooperativa de catadores de lixo CEANE que está localizado na vila.

Para o início do trabalho foi aplicada uma entrevista em 20 famílias, que foram convidadas pelo presidente da cooperativa, sendo associados na mesma, constando de: nome, endereço, sexo, data da entrevista e, questionário referente a lixo domiciliar, coleta seletiva, lixo como poluição, riscos à saúde pública.

Realizou-se outra entrevista, está diretamente relacionada à cooperativa, com três pessoas que integram a diretoria, constando de: material reciclável recolhido pelos catadores, como este chega na cooperativa, onde é depositado, qual a finalidade, tempo que o material fica armazenado, com que produto é feita à limpeza do local e quem o limpa.

As palestras realizadas até o momento, tiveram como objetivos enfocar o lixo como poluição, com os conseqüentes riscos à saúde pública, sempre relacionando com a importância da educação ambiental, e do acondicionamento para a solução do problema. As palestras foram efetuadas utilizando os seguintes procedimentos: foram realizadas na cooperativa CEANE, as realizações foram feitas com o auxílio de cartazes, elaborados pela acadêmica, mediante a utilização de bibliografia para melhor entendimento da população alvo, e a utilização de um questionário sobre Educação Ambiental, Ecologia, Lixo Domiciliar, Tipos de Poluição e Coleta Seletiva, objetivando o esclarecimento dos conceitos atribuídos a cada questão; onde a população alvo dividiu-se em grupos de 5, para questionar e depois discutir em grande grupo.

Outra atividade proposta é a população do CEANE constituída por jovens, filhos dos catadores, a montarem um teatro para divulgação da importância do tratamento adequado do lixo domiciliar e suas conseqüências, se não ocorrer tratamento adequado, e as conseqüências para a saúde pública. Os jovens na preparação do teatro, serão orientados sobre os temas abordados, além de serem incentivados para uma melhor qualidade de vida.

A coleta seletiva é um sistema de separação, acondicionamento e destino de materiais recicláveis, tais como papéis, vidros, latas, plásticos e o material orgânico, como restos de comida, legumes, verduras (LIXO, 2003), com a finalidade de reutilização.

Uma palestra foi realizada para a comunidade de modo a explicar a importância da coleta seletiva e como se faz a coleta seletiva, buscando o melhor acondicionamento para os materiais recicláveis e os materiais orgânicos.  

A coleta seletiva é uma metodologia que objetiva diminuir o desperdício de matéria-prima.

Os catadores estão sendo orientados para a utilização de roupas apropriadas, como macacões, para o recolhimento do material na cidade e a utilização de luvas para que não ocorra a contaminação.

Os materiais recicláveis serão depositados na cooperativa, de acordo com as normas exigidas pelos membros da diretoria.

Este processo diminui o volume de lixo destinado ao lixão da cidade, o que reduz a poluição do ar, do solo e da água, a proliferação de doenças e também a necessidade de novas áreas para o depósito do lixo.

O material selecionado para reciclagem é entregue na cooperativa.

Através de palestras serão mostrados os melhores acondicionamentos para o material e como manter limpo o local, para que não ocorra a presença de insetos e de vetores causadores de doenças.

Os coordenadores da cooperativa selecionam o material e depois são encarregados pelo destino dos mesmos.       

A compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica formada por restos de vegetais e animais. Esse processo tem como resultado final um produto – o composto orgânico – que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características (LIXO, 2003).

O material orgânico separado pela maioria da comunidade é direcionado para a alimentação dos animais de estimação dos mesmos. A população que possui horta utiliza-o para a compostagem. Assim sendo, é necessário que se realize palestras para orientar sobre o que é e como se deve fazer a compostagem de maneira correta.

Todo o lixo que não está sendo utilizado na coleta seletiva é depositado para coleta em sacos de ráfia, sacos plásticos, para o mesmo não prejudicar a população e este é coletado pela PRT, sendo esta uma empresa terceirizada, responsável pelo recolhimento e direcionamento do lixo urbano, na cidade de Uruguaiana-RS.

Com a finalidade de verificar as possíveis mudanças ocorridas em decorrência do desenvolvimento do projeto, no final será reaplicada a entrevista inicial e seus resultados serão tabulados, analisados e comparados com os resultantes da entrevista inicial.

 

RESULTADOS PARCIAS E DISCUSSÕES

As entrevistas foram aplicadas no dia 13/03/2004, no CEANE, Vila Nova Esperança, Uruguaiana-RS, com 20 famílias, que fazem parte da cooperativa de catadores e com três membros da diretoria.

A entrevista aplicada com os membros da diretoria do CEANE teve como resultado respostas iguais para todas as questões. Analisando as questões pode-se perceber que a cooperativa tem como materiais recolhidos papéis, latas, plásticos, papelões; este chega em carroças dentro de sacos de ráfia ou, na carroceria, tudo junto e após é separado por material e depositado nos box dentro da cooperativa, onde permanece até um mês e depois é vendido para uma usina de reciclagem de Porto Alegre.

O questionário aplicado às famílias possui 17 perguntas que contêm: dados pessoais, conhecimento sobre coleta seletiva, acondicionamento, local para coleta, impacto sobre o solo, relação com a saúde pública, horta, animais de estimação que se alimentam dos resíduos domiciliares.

Analisando a entrevista, realizou-se um levantamento do perfil da comunidade onde estão sendo feitas atividades de educação ambiental sobre acondicionamento do lixo, relações com a saúde e o ambiente se este não possuir tratamento adequado, para uma melhor qualidade de vida da população. Foram entrevistadas 16 pessoas do sexo feminino e 4 pessoas do sexo masculino, mostrando a grande quantidade de crianças e adultos que compõem essas famílias (Fig. 01) e suas distribuições por domicílios (Fig. 02). Mostra-se que a grande maioria das famílias possui três pessoas por domicílio, e apenas duas famílias possuem mais de dez.

        Figura 01- Número total de crianças e adultos, na população entrevistada.

        Figura 02- Número de Pessoas por Domicílio.

O acondicionamento utilizado pela população para o direcionamento do lixo que será coletado, são sacos plásticos e sacos de ráfia (Fig. 03). A composição do lixo em sua grande maioria é por papéis, vidros, trapos, cascas de legumes, frutas e verduras (Fig. 04). A coleta é feita três vezes por semana pela empresa PRT (Fig. 05). Pode-se perceber que o local do depósito para coleta, em sua grande maioria é em frente a casa (Fig. 06). Observa-se a necessidade de ministrar palestras, pois desce modo o lixo pode ser removido por animais e chuvas.

       Figura 03- Acondicionamento utilizado pela população para o direcionamento do lixo jogado fora.

       Figura 04- Componentes do lixo da população.

       Legenda: T- trapos, P- papéis, V- vidros, C- cascas de legumes, verduras e             frutas, PL- plásticos, L- latas.

      

       Figura 05- Coleta do lixo pela PRT, por semana.

        Figura 06- Local onde o lixo é depositado para coleta.

Verificou-se que mais de 90% da população separa o lixo em seco e úmido (Fig. 07), e o material reciclável é utilizado por 100% da população com destino ao CEANE (Fig. 08). Desce modo, vimos que ocorre a realização da coleta seletiva, mas muitos não sabem o significado de “coleta seletiva” (Fig. 09).

 Figura 07- Separação de lixo seco e lixo úmido.

        Figura 08- Utilização do lixo reciclável, direcionado ao CEANE.

        Figura 09- Significado de Coleta Seletiva.

Analisando os problemas que o lixo causa ao meio ambiente e a saúde pública, percebemos que mais de 90% da população sabe o que este causa a saúde pública (Fig. 10), e mais de 80% da população sabe o impacto que o lixo causa sobre o solo (Fig. 11).

        Figura 10- Problemas que o lixo causa a saúde.

        Figura 11- Impacto do lixo sobre o solo.

A figura 12 mostra que são poucos os que possuem horta em casa, assim devemos mostrar o melhor manejo para a utilização da compostagem e incentivar que outros possam desenvolver essa técnica em seus domicílios como uma alternativa para diminuir o índice de fome. Verifica-se a utilização de resíduos domiciliares como fonte de alimento para animais de estimação em 95% da população (Fig. 13), estes são representados por cachorros, gatos, porcos, cavalos, marrecos, patos (Fig. 14).

        Figura 12- População que possui horta em casa.

 

        Figura 13- População que utiliza lixo domiciliar como alimento para animais de estimação.

     

       Figura 14- Animais de estimação da população entrevistada.

       Legenda: C- cachorro, G- gato, Gal- galinha, P- porco, Pat- pato, M- marreco, Cav- cavalo.

A partir dos resultados das entrevistas, foram ministradas duas palestras, até o momento, sobre coleta seletiva e os problemas que o lixo domiciliar pode causar à saúde pública e ao meio ambiente se este não tiver tratamento adequado, relacionando com a importância da educação ambiental para a melhor qualidade de vida da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Cleide Jussara Cardoso de. Concepção e prática da população em relação ao lixo domiciliar na área central da cidade de Uruguaiana- RS. Uruguaiana, PUCRS- Campus II, 1996. Monografia de pós-graduação. Educação ambiental.

CORREA, Saionara Escobar de Oliveira. O conhecimento da problemática ambiental do lixo na visão dos alunos de 5a a 8a séries em escolas municipais de Itaqui- RS. Uruguaiana, PUCRS- Campus II, 2001. Monografia de pós-graduação. Educação.

LEMOS, J.C.; LIMA, S.C.; ALVIM, N. M. C. Segregação de resíduos de serviços de saúde para reduzir os riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Bioscience Journal. Vol.15, n°2,. Uberlândia: Universidade federal de Uberlândia, 1999.

LIXO. Disponível em: Acesso em: 15 de junho de 2003.

OLIVEIRA, Walter Engracia de. Resíduos sólidos e limpeza urbana. USP: FSP: PNUD: OMS: OPS: PIPMO: MEC. São Paulo, 1973.

POLLET, Maria de Lourdes Puiatti. O conhecimento da problemática ambiental do lixo na visão dos alunos de 5a a 8a séries em escolas de Uruguaiana- RS. Uruguaiana, PUCRS- Campus II, 2001. Monografia de pós-graduação. Educação.

Ilustrações: Silvana Santos