Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
29/05/2004 (Nº 9) Fique sabendo que...
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=230 
  
Você sabia que...
 

A energia solar é incomparável a qualquer outro sistema de energia convencional por tratar-se de uma fonte 100% natural, ecológica, gratuita, inesgotável e que não agride o meio ambiente?

O Sol tem potencial para nos dar cerca de 7000 vezes o total de energia de que precisamos. Se cobríssemos 2,6 % do deserto do Saara com células solares, todas as nossas necessidades de energia seriam supridas.

Nos EUA, Israel, Itália, França, Grécia, Alemanha, Austrália e Japão a energia solar para aquecimento de água é utilizada em massa e em alguns desses países o equipamento de aquecimento solar tem parte significativa doada pelo governo ou pela companhia energética? Em Israel seu uso é obrigatório.

Que o aquecimento de água através de chuveiros elétricos é responsável por cerca de 7,0 % de todo consumo nacional de energia elétrica, o que significa quase o dobro do que se gasta em todo o país com iluminação pública?

Que o Brasil é o único país do mundo a utilizar o sistema de chuveiro elétrico como padrão nacional para aquecimento de água para banhos?

Que a Soletrol criou o Projeto POPSOL que é a utilização de energia solar para aquecimento de água em residências de pequeno porte e para núcleos habitacionais, e o resultado é um sucesso entre os usuários que tiveram uma redução de cerca 50% em suas contas de energia elétrica?

Para cada 1m² de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 m² de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas?

Para cada 1m² de coletor solar instalado, permite-se economizar 55 kg de GLP/ano ou 66 litros de diesel/ano ou 215 kg de lenha/ano?

A construção de novas hidrelétricas resulta na perda da fauna e da flora tropical, inundação de terras que eram ou poderiam ser utilizadas para agricultura e pecuária, perda de patrimônio histórico/cultural e também na recolocação de famílias?

A energia solar incidente no Brasil em uma ano (15 trilhões de MWh) corresponde a 21000 vezes a nossa produção anual de petróleo ou 50000 vezes o consumo nacional de energia elétrica em 1999.Além disso, uma parte do milionésimo dessa energia representa 57% da produção brasileira de carvão mineral.

Ainda existem estudos que colocam a Amazônia como um grande potencial hidrelétrico, competitivo e viável ao Brasil? Você concorda com isso?

As usinas termoelétricas produzem gases nocivos ao meio ambiente quando operam para produzir energia elétrica e que por isso todas as cidades as rejeitam, a exemplo das usinas nucleares?

Fonte: http://www.soletrol.com.br/Educacional/Voce_Sabia.php

 


Você sabia que...

Os maiores problemas da Terra são...

Mudanças Climáticas
A combustão do petróleo, gás e carvão provoca emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento do planeta. A proporção de CO2 na atmosfera passou de 280 partes por milhão (ppm) a 360 ppm em 150 anos. Os especialistas falam de uma concentração entre 500 e  mil ppm para 2.100, o que se traduz por um aumento da temperatura média entre 1,5 e 5,8 graus, segundo os estudos. 

Buraco na Camada de Ozônio
A camada de ozônio que cerca a Terra e a protege dos raios ultravioletas emitidos pelo sol diminuiu  sob o efeito do clorofluocarbono (CFC) utilizado em alguns produtos. O "buraco" em cima do Antártico media 30 milhões de km2 em outubro de 2001. Graças ao protocolo de Montreal  de 1987 e à consequente diminuição da produção de CFC, a camada de ozônio se reconstitui e recupera seu nível de antes dos anos 80 antes de 2050.
 
Espécies Ameaçadas
11.046 espécies animais estão ameaçadas de extinção nas próximas décadas, principalmente pelo desaparecimento de seu habitat natural, o que representa 24% das espécies mamíferas, 12% dos pássaros, 25% dos répteis, 20% dos anfíbios e 30% dos peixes.

Desaparecimento das florestas
As florestas cobrem 30% das terras emersas. Sua superfície diminuiu 4% desde 1990, sob pressão da indústria madeireira , da atividade extrativista e do aumento da área urbana, segundo a FAO. Cerca de 40% do que resta vai desaparecer dentro de 10 a 20 anos, de acordo com os ecologistas. 

Acesso à Àgua
Cerca de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável e 2,4 bilhões não vivem em condições sanitárias decentes. A queda do nível dos lençóis freáticos se tornou um sério problema em algumas regiões. A metade dos rios do mundo está num nível muito baixo ou poluído.
 
Erosão do Solo
O crescimento da população acarreta uma enorme pressão sobre a agricultura e portanto uma demanda crescente de terras agrícolas. Uma superfície equivalente a dos Estados unidos e México juntos está desgastada pela superexposição agrícola e salinização dos solos.

Crescimento demográfico
A população mundial é de 6,1 bilhões e deve chegar a 9,3 bilhões em 2050.
Os 49 países menos desenvolvidos
 verão sua população triplicar, passando de 668 milhões a 1,86 bilhão de habitantes. A população mundial provavelmente não vai começar a cair até a segunda metade do século, sob efeito da baixa taxa de natalidade.

Esgotamento das Reservas de Pesca
Quase um terço das reservas de pesca estão com um nível muito baixo ou superexploradas. espécies como o bacalhau do Mar do Norte, praticamente desapareceram de algumas regiões para comercialização. Os subsídios à pesca, avaliados em cerca de 20 bilhões de dólares anuais, são a principal causa.

Pobreza e desigualdades
Cerca de 2,8 bilhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. oitocentos milhões, entre eles 150 milhões de crianças desnutridas. 80% da riqueza mundial está nas maõs de 15% dos habitantes dos países mais ricos.

Superexploração de Recursos
A cada ano, a utilização dos recursos supera em 20% a capacidade do planeta de regenerá-los, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Em 2050, a população mundial vai consumir entre 180% e 220% do potencial biológico do globo.

Fonte: http://www.projetoterrazul.hpg.ig.com.br/problemas%20da%20terra.htm

Ilustrações: Silvana Santos