Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
10/09/2018 (Nº 55) CAMPOS DE NATUREZA EM “TERRAS DE NOTÁVEIS”: CARTILHA PARA COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA CAMETAENSE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2273 
  

CAMPOS DE NATUREZA EM “TERRAS DE NOTÁVEIS”: CARTILHA PARA COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA CAMETAENSE

 

 

Gaia1, E. P.; Torres2, W.M.P.

1Licenciada em Ciências Naturais

2 Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Pará

 

1lag_gaia@hotmail.com

2wmptorres@outlook.com

 

 

 

RESUMO

 

Os campos de natureza são formações vegetais, constituídas especialmente por gramíneas e herbáceas, que se desenvolvem em solos arenosos. Correspondem a uma fitofisionomia rara e que abriga animais e plantas exclusivos, extremamente adaptados as condições do ambiente e vulneráveis as ações antrópicas. Estão distribuídos no município de Cametá, nordeste do estado do Pará, de maneira irregular pelos distritos, formando manchas de diferentes dimensões e ocupando pouco mais de 30% da vegetação local. A literatura sobre esse tema é bastante escassa e dispersa, o que tem dificultado a aquisição de informações por parte de alunos da educação básica e de instituições de ensino superior no município. O presente trabalho teve como objetivo elaborar um material informativo contemplando não só as informações já disponíveis na literatura, mas também elementos novos resultantes de visitas in loco. Após uma pesquisa bibliográfica na Rede Mundial de Computadores (Internet) e uma busca nas anotações de campo, toda a informação reunida foi transposta para um formato atrativo para a utilização como material paradidático, na intenção de dinamizar as aulas e motivar o debate e a pesquisa sobre os campos de natureza. Assim surgiu a Cartilha intitulada Campos de Natureza em “terras de notáveis”, cujo título inclui uma homenagem dos autores a um povo que se orgulha muito de sua terra. 

 

Palavras-chave: Campinas amazônicas; Campos gerais; Campos naturais; Cametá; Baixo -Tocantins.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Os campos de natureza podem ser definidos como um tipo de vegetação caracterizado pelo predomínio de gramíneas, plantas herbáceas e subarbustivas, que reveste solos arenosos inundáveis. Estão associados à iluminação excessiva, stress hídrico e ventos fortes. A temperatura é bastante elevada influenciada especialmente pela vegetação que é de baixo porte, o que facilita uma penetração maior do sol. Esse tipo de vegetação é conhecido na literatura científica como campina amazônica.

As espécies de plantas nesses ambientes são bastante especializadas, apresentando padrões de distribuição geográficos bem delimitados, com muitas espécies restritas a determinadas áreas, formando assim um tapete contínuo com predominância de algumas espécies. A literatura aponta algumas espécies de plantas como predominantes no local, são elas: Syngonanthus tenuis var. bulbifer (Huber), Paepalanthus fertilis Körn, Rhynchospora barbata (Vahl) Kunth e Lagenocarpus rigidus Nees (FERREIRA et al, 2013).

Os campos de natureza constituem uma fitofisionomia exclusivamente amazônica, de extensão bastante reduzida e que abriga comunidades bióticas ecologicamente únicas, bastante frágeis e vulneráveis à ação humana em função das adaptações às condições ambientais (FERREIRA, 2007). Em Cametá, estão distribuídos irregularmente pelos distritos de Areião, Vila do Carmo do Tocantins, Juaba, Moiraba, Torres do Cupijó, Janua Coeli, Carapajó, Curuçambaba e distrito de Cametá formando manchas de diferentes dimensões e ocupando pouco mais de 30% da vegetação local (IDESP, 2014).

São ecossistemas de enorme importância para o município de Cametá pois abrigam parte da biodiversidade local e uma vez preservados podem servir como campo de pesquisa para descobertas relevantes para a ciência.  No entanto, grande parte de suas áreas já foram alteradas sobretudo pela extração ilegal de areia e seixo para construção civil e obras de infraestrutura local, o que se constitui num sério agravo a integridade desses ambientes (FERREIRA et al, 2013a; FERREIRA et al, 2013b).

A literatura sobre esse tema é bastante escassa e dispersa dificultando bastante o acesso a informações por parte de professores e estudantes da educação básica e superior no município. A compilação das informações disponíveis, num único material informativo, seria de enorme valor para toda a comunidade cametaense. Nas salas de aula, poderia servir como elemento de reflexão sobre a problemática ambiental, permitindo que alunos e professores reflitam sobre sua postura frente as questões que envolvem o meio ambiente em Cametá.

Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar a cartilha intitulada Campos de natureza em “terras de notáveis” para fins educacionais e de difusão e popularização do conhecimento em relação aos campos de natureza.

MATERIAIS E MÉTODOS

 

O município de Cametá se localiza as margens do rio Tocantins a uma distância de 150 km em linha reta da capital do estado do Pará (Belém). Ocupa uma área territorial de 3.108 km² situada na mesorregião do nordeste paraense, na microrregião do Baixo Tocantins. Em relação ao clima, o município apresenta o tipo Ami com temperatura mínima superior a 18º C. A temperatura do ar média é de 26,3º C, a máxima de 32,4º C e a mínima de 24,1º C, sendo que a umidade relativa está sempre acima de 80% (IDESP, 2014).

            Cametá é caracterizada geograficamente por ilhas e áreas de terra firme. Na região das ilhas são encontradas as florestas aluviais, nas áreas próximas aos rios, onde há predominância de duas espécies nativas de valor econômico: o açaizeiro (Euterpe oleracea) e o buritizeiro (Mauritia flexuosa). Já a região de terra firme abriga a cidade e as sedes dos distritos do município, bem como é nesta que se desenvolve a maior parte das atividades de agricultura e pecuária. Nessa região, situada nas duas margens do rio Tocantins, são encontrados dois tipos de vegetação, a floresta ombrófila densa e os campos de natureza (ARAÚJO, 2012). 

O município de Cametá é o mais antigo e tradicional da região do baixo Tocantins. Na década de 80 passou a categoria de Patrimônio Histórico Nacional pela lei nº 7537, de 16 de setembro de 1986 (IDESP, 2014). A designação de "Terra dos Notáveis" deve-se ao desempenho de alguns filhos ilustres, no Pará e em todo o Brasil, homens que se destacaram na política, na religião e no social. O que explica, em parte, o orgulho que o cametaense sente de sua terra.

Para a confecção da cartilha foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionadas aos campos de natureza / campinas amazônicas, em especial, as que se localizam na região do Baixo Tocantins, na Rede Mundial de Computadores (Internet), em sites como Scielo, Google Acadêmico e Periódico Capes. Assim como, foram realizadas visitas em áreas de campos de natureza situadas nas proximidades da comunidade de São José (sede de Cametá) e na localidade de Moiraba, para fins de observação, registro de imagens fotográficas e entrevistas com moradores do entorno.

A formatação da cartilha foi feita com o auxílio do programa Microsoft Office Power point, sendo formatada em tamanho A4, fonte Agency FB, tamanho de 18 a 24.

Após a compilação da bibliografia sobre o tema e das respostas das famílias entrevistadas, as informações foram organizadas de maneira didática e ilustrada, com o auxílio de estrutura esquemática e um texto de linguagem acessível, em que alguns termos técnicos foram destacados em negrito para chamar a atenção para um glossário no final da cartilha.

            A cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis” está disponível para download gratuitamente em http://facin.com.br/sobre.html. Acreditamos que dessa forma a cartilha será amplamente divulgada e acessível aos alunos e professores da rede básica e superior do município de Cametá, assim como a todos os interessados por esse tema.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

A versão final da cartilha (Figura 01) tem dimensão 21x29,7 centímetros e 33 páginas. O material foi dividido em nove tópicos principais: (I) Município de Cametá; (II) Características gerais dos campos de natureza; (III) Flora; (IV) Utilidade das plantas; (V) Fauna; (VI) Uso antrópico; (VII) Principais causas de degradação; (VIII) Preservação da biodiversidade; e (IX) Porque é preciso preservar os campos de natureza?

 

 

 

FIGURA 01 - Capa e contracapa com logomarca da instituição realizadora da cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

A cartilha foi iniciada com uma breve apresentação e em seguida um sumário. Logo depois, um texto incluindo uma resposta ao seguinte questionamento: O que são os campos de natureza? (Figura 02).

 

 

 

FIGURA 02 - Páginas referentes a Apresentação e Sumário na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores. Fonte: Autores.

 

 

Para a elaboração dos tópicos da cartilha, as informações das fontes bibliográficas foram transpostas para um formato didático e ilustrado para a utilização como material paradidático. De acordo com Rabelo et al. (2015), a elaboração de cartilhas ou outros materiais de divulgação é importante para tornar determinadas temáticas atrativas e promover a integração do conhecimento cientifico com a divulgação de novos conhecimentos à comunidade em geral, o que se constitui em uma dinâmica fundamental para o desenvolvimento científico e social.  

O I tópico traz informações referentes a localização, limites, demografia, geografia, clima, aspectos históricos e distribuição dos campos de natureza pelos distritos de Cametá (Figura 03).

 

 

 

FIGURA 03 - Páginas referentes ao tópico Município de Cametá na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

O II tópico apresenta, de maneira geral, a fitofisionomia, microclima e condições edáficas dos campos de natureza (Figura 04). Para a construção desse tópico foram utilizados os trabalhos de Ferreira (2009) e Ferreira et al. (2013a; 2013b). As imagens dispostas nesse tópico são autorais e destacam a vegetação de pequeno porte e o substrato arenoso com presença de seixo. Esses aspectos são muito relevantes para a caracterização desse tipo de ecossistema.

 

 

 

FIGURA 04 - Páginas referentes ao tópico Características gerais dos campos de natureza na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

O III tópico aborda a flora dos campos de natureza (Figura 05). São destacadas informações sobre a predominância de alguns táxons, esclerofilia foliar e a ocorrência de uma espécie rara de planta insetívora. A descoberta de Drosera cayennensis Sagot ex Diels, conhecida popularmente como planta carnívora, em campos de natureza reforça a necessidade da preservação desses ambientes (FERREIRA et al., 2013a). A maioria das imagens utilizadas para ilustrar esse tópico são autorais exceto a imagem de D. cayennensis que foi retirada do site da Agrosoft Brasil, disponível no link: http://agrosoft.com/agroarquivos/1252094543.jpg.

 

 

 

 

FIGURA 05 - Páginas referentes ao tópico Flora na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

O IV tópico aborda a utilidade das plantas dos campos de natureza para as comunidades que residem em seu entorno (Figura 06). As plantas são citadas no texto de acordo com o seu uso pelas famílias. O fruto da caraná, do tucumãi e miri são utilizados como alimento. A alcaçuz, o batatão, o barbatimão, a salva e a corda de viola são utilizadas como remédio caseiro. Por fim, as plantas que dão flores, como a flor do campo, são utilizadas na decoração de casas, jardins e eventos. Pelo menos duas famílias confirmaram que comercializam localmente a flor do campo. O comércio de flores oriundas dos campos de natureza constitui uma importante atividade econômica no estado do Pará (Araújo, 2012; Ferreira et al., 2013).

 

 

 

FIGURA 06 - Páginas referentes ao tópico Utilidade das plantas na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

O V tópico apresenta a fauna dos campos de natureza. Os animais citados na cartilha correspondem aqueles que foram avistados ou capturados pelas famílias entrevistadas. O VI tópico apresenta os principais usos antrópicos dos campos de natureza de acordo com a opinião das famílias entrevistadas. A figura 07 apresenta as páginas referentes aos tópicos V e VI.

           

 

 

FIGURA 07 - Páginas referentes aos tópicos Fauna e Uso antrópico na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

O VII tópico apresenta as principais causas de degradação dos campos de natureza (Figura 08). O texto desse tópico foi elaborado com base nas entrevistas com as famílias, nas observações realizadas durante as visitas de campo e na obra de Ferreira et al. (2013a). A contribuição desses autores foi imensamente valorosa no sentido de possibilitar uma melhor compreensão sobre a problemática da extração de areia e seixo em áreas de campos de natureza no município de Cametá. 

 

 

 

FIGURA 08 - Páginas referentes ao tópico Principais causas de degradação na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

O VIII tópico foi incluído para apresentar a legislação municipal de proteção aos campos de natureza, bem como, algumas medidas a serem tomadas na tentativa de superar a problemática envolvendo esse ecossistema na região. Algumas obras foram essenciais para a construção desse tópico: Ferreira (2007), Ferreira (2009), Ferreira et al. (2013a); e Ferreira et al. (2013b).

O IX tópico foi disposto de forma a responder a seguinte questão: Porque preservar os campos de natureza?  Para responder esse questionamento foi utilizado o trabalho de Ferreira (2009). Esse autor considera esse tipo de ecossistema como reservatório de genes de valor estratégico para sobrevivência em condições extremas, que poderão ser usados, por meio da biotecnologia, para expressão de características que podem ser essenciais para o futuro da agricultura na região equatorial.

A figura 09 apresenta as páginas referentes aos tópicos VIII e IX.

 

 

FIGURA 09 - Páginas referentes aos tópicos Preservação da biodiversidade e Por que preservar os campos de natureza? na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

Foram inclusos um glossário e uma página para as considerações finais (Figura 10). No glossário são definidos termos técnicos presentes no texto e que são de uso pouco comum. As considerações finais ressaltam a importância dos campos de natureza como depositório da biodiversidade local e, também, como elemento de reflexão sobre a problemática ambiental nas salas de aula cametaenses.

            Por fim, foi incluída uma página para as referências bibliográficas e uma página para equipe técnica de elaboração e editoração da cartilha (Figura 11).

 

 

 

FIGURA 10 - Páginas referentes ao Glossário e Considerações finais na cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

FIGURA 11 - Páginas referentes a lista de referências bibliográficas e equipe técnica de elaboração da cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis”. Fonte: Autores.

 

 

Essa cartilha constitui-se em um material informativo, em que se veicula conteúdo científico-pedagógico, que poderá auxiliar na popularização do conhecimento sobre os campos de natureza de Cametá. Além de servir como material de apoio para a elaboração e implementação de políticas públicas de preservação desse ambiente natural. Sua difusão poderá ocorrer por intermédio de ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e instituições de ensino superior presentes no município, como a Universidade do Estado do Pará - UEPA e a Universidade Federal do Pará – UFPA.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Os campos de natureza são ambientes naturais que guardam informações importantes sobre a biodiversidade amazônica. São ambiente raros, frágeis e extremamente vulneráveis as ações do homem. São pouco conhecidos pela comunidade científica, sobretudo, pela comunidade cametaense de modo geral. Portanto, toda e qualquer medida empregada na difusão e popularização do conhecimento sobre a flora, fauna, condições edáficas e microclima desses locais, são de enorme valor para educar o povo para que aja de modo responsável e com sensibilidade, conservando esse ambiente saudável no presente e para o futuro. Acreditamos que a cartilha Campos de natureza em “terras de notáveis” é um importante instrumento de reflexão sobre a problemática ambiental, que poderá influenciar positivamente numa mudança de postura de jovens e adultos, perante as questões que envolvem o meio ambiente de Cametá.

 

 

REFERÊNCIAS  

 

ARAÚJO, M. P. Organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas no município de Cametá-Pa. 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Ferreira, C. A. C. Análise comparativa do ecossistema campina na Amazônia brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Botânica) – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.  

FERREIRA, L. V; CUNHA, J. D.A; SANTOS, J. U. M; BASTOS, N. C: Primeira ocorrência de Drosera cayennensis Sagot ex Diels (Droseraceae) nas campinas do baixo rio Tocantins, estado do Pará, como subsídio à criação de novas unidades de conservação. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 8, n. 2, p. 223-230, maio-ago. 2013a.

FERREIRA, L. V.; CHAVES, P.P; CUNHA, D. A.; ROSÁRIO, A.S.; PAROLIN, PIA. A extração ilegal de areia como causa do desaparecimento de campinas e campinaranas no estado do Pará, Brasil. Pesquisas, Botânica Nº 64:157-173 São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2013b.

FERREIRA, L.V. 2007. A vegetação da campinaranas do Campo dos Perdidos em São Luiz do Tapajós: subsídios para a criação de uma unidade de conservação. Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, p. 49-67.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DO PARÁ (IDESP), 2014. Estatística municipal –Cametá: Pag. 9 e 10.

RABELO, R. C.; GUTJAHR, A. L. N.; HARADA, A. Y. Metodologia do processo de elaboração da cartilha educativa “O papel das formigas na natureza”. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p 2777, 2015.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos