Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
15/12/2015 (Nº 54) ABORDAGEM TEMÁTICA DO LIXO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA, DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2259 
  

ABORDAGEM TEMÁTICA DO LIXO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA, DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL

 

Gleiciane Carreira Salvador

Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará - Campus Belém

E-mail: gleicybiologia@hotmail.com

Débora Márcia Sarmento de Sousa

Faculdade de Tecnologia de Alimentos – Universidade do Estado do Pará

Gilliana Almeida da Rosa

Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará - Campus Belém

Iraneide Samira de Almeida Caldas

Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará - Campus Belém



 


RESUMO: Muitos são os debates voltados para os problemas ambientais que contribuem para o aquecimento global. Neste sentido, há necessidade de abordar temas que são apontados como principais ferramentas de conservação, preservação e sustentabilidade do planeta. Neste contexto, a escola é o melhor espaço para começar a desenvolver ações de melhorias para o meio ambiente, além do que, as atividades teóricas e prática interligadas contribuem no processo de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo do tratamento e reciclagem do lixo para os alunos no município de Salvaterra como alternativa para reduzir o impacto ambiental. A metodologia usada foi à teoria relacionada com a prática, através da aplicação de questionário para obter o conhecimento prévio dos alunos, visita de campo ao Lixão municipal, palestras e oficina de reciclagem. Foi observado que para os alunos a aula prática, dentro ou fora do âmbito escolar é mais didática, existindo um maior interesse e motivação para os alunos. Conclui-se que a aula prática é mais dinâmica e atrativa para os alunos, e uma forma de envolver a todos, percebeu-se ainda grande entusiasmo na realização das atividades, principalmente em propor soluções acerca do tema gerador do projeto.

 

Palavras – Chaves: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Lixo, Reciclagem

 

 


1 INTRODUÇÃO

 

Atualmente, a humanidade vem se preocupando cada vez mais com os problemas ambientais, como as mudanças climáticas e os mais variados tipos de poluição. E com os avanços tecnológicos, a globalização e principalmente o aumento da população, há o crescimento na produção de resíduos sólidos. A produção de lixo, seu tratamento e suas consequências são um problema mundial, que inclui nosso país.

Entre as consequências do enorme volume de lixo gerado pela sociedade, quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária são: contaminação do solo, ar e água; proliferação de vetores transmissores de doenças; entupimento de redes; drenagem urbana; enchentes; degradação do ambiente e depreciação imobiliária; (BRASIL, 2011). O interesse pela proteção e conservação do meio ambiente vem aumentando principalmente no meio onde vivemos. E como proposta de mudanças de hábitos e atitudes surge à necessidade de abordar esse tema nas escolas em virtude de ser um tema bastante discutido nesse espaço de socialização.

De acordo com MATTHES (2009), a escola é lugar de socialização, é o lugar certo para adquirir mudanças comportamentais e atitudes em prol da preservação e conservação ambiental, contribuindo para a formação do caráter, e desenvolvendo atividades que sejam eficazes na geração de uma sociedade mais consciente. Por meio de uma sistematização do conhecimento e de novas práticas mais coerente há de formar cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel fundamental no meio em que vivem, enquanto seres que interferem e precisam do meio ambiente.

Desta forma, a educação ambiental surge como uma alternativa de mudar o comportamento das pessoas, porém muitos avanços ainda precisam ser implementados através de práticas inovadora, para que obtenha uma ação transformadora. A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzem a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies, pois o trabalho com este tema envolve não só uma visão ampla de mundo bem como clareza da finalidade do ato educativo onde o aluno é o principal elemento na aprendizagem, participando ativamente e sendo preparado como agente transformador.

O objetivo do presente artigo foi abordar a temática do lixo (Lixão à céu aberto) no município de Salvaterra/Ilha de Marajó/PA, para alunos do ensino fundamental, enfatizando os impactos ambientais que o mesmo causa ao meio ambiente e a importância da reciclagem.

 

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

CONHECENDO O MUNICÍPIO

Salvaterra é um município brasileiro, localizado na Ilha do Marajó, no estado do Pará. É considerado o principal ponto de entrada para a Ilha do Marajó, através do porto de Camará, localizado no extremo sul do município, na foz do rio Camará. Localiza-se a uma latitude 00º45'12" sul e a uma longitude 48º31'00" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 183 habitantes. Possui uma área de 1.039 km.

A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparú é uma Unidade de Conservação administrada pela Prefeitura Municipal de Salvaterra, foi criada para proteger os ambientes costeiros da Ilha de Marajó, pela conservação dos recursos bióticos e abióticos, a pesquisa científica, a educação ambiental e o ecoturismo (JÚNIOR, G. S., 2011).

 

Descrição: C:\Users\Gleice\Pictures\640px-Para_Municip_Salvaterra.svg.png

Figura 01: Mapa de localização do município de Salvaterra. Fonte: Wikipédia (2015).

 

DESCRIÇÃO DA ESCOLA QUE FOI REALIZADO O PROJETO

A escola Dom Pedro I fica localizada no município de Salvaterra na Ilha de Marajó, é uma instituição pública fundada desde 1974 que funciona em três turnos e trabalha-se com o ensino fundamental maior, ou seja, do 5º ano ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O colégio possibilitou a realização do projeto por achar que através de sua política filosófica por meio do construtivismo, seria um ótimo espaço de socialização, pois prioriza a construção de um cidadão consciente e participativo, e como consequência significativa a mudanças de comportamento perante o cuidado com o meio ambiente.

 

REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades do projeto aconteceram nos contra turnos de aula no período de fevereiro a abril/2015, em duas fases. No primeiro momento foi proposto um questionário com seis perguntas referentes à Educação Ambiental enfatizando o lixo. O objetivo de propor primeiramente esse método foi fazer um diagnóstico do conhecimento dos alunos antes da aula teórica.

Após essa etapa, houve a visita dos alunos das turmas do ensino fundamental do 6º e 9º ano ao lócus do campo de estudo “O LIXÃO MUNICIPAL”.  Através da visita os alunos puderam ver o grande impacto que o lixo causa ao ambiente, bem como conhecer conceitos básicos como chorume, coleta seletiva, poluição do solo e como é a vida dos catadores de lixo, que são em muitos casos, famílias que moram próximas as redondezas do lixão e que dependem daquele meio.

Como forma de fortalecer o conhecimento sobre resíduos sólidos, aconteceu a aula teórica abordando os assuntos mais variados: tipos de lixo, consumismo, tratamento do lixo, aterro sanitário, aterro controlado, incineração, compostagem, regra dos 3 r’s (reduzir, reutilizar e reciclar), catadores de lixo, chorume, coleta seletiva, impactos ambientais causados pelo lixo (poluição do solo, dos recursos hídricos, do ar) e doenças provenientes do não tratamento desse resíduos sólidos.

Os alunos puderam propor soluções de redução da produção do lixo através da criação de uma redação com o tema “O CONSUMISMO EXAGERADO CONTRIBUI PARA O AQUECIMENTO GLOBAL?”. Confeccionaram ainda uma cartilha informativa sobre o que é o lixo, o que podem causar ao meio ambiente e a saúde humana; e alternativas de reduzir a produção desenfreada dos resíduos sólidos.

Diante dos questionamentos acerca da grande produção de lixo, os alunos sentiram-se impressionados de como os resíduos sólidos agridem ao meio em que vivemos, mesmo sendo conhecedor da questão, nunca pararam para refletir que um simples plástico de bombons jogados ao chão já é um agressor a natureza.

Os alunos das turmas envolvidas no projeto participaram de uma oficina de reciclagem de garrafas pets, aprenderam a confeccionar brinquedos, como carrinhos, boliche; bancos (poltronas) e lixeiras seletivas. Ao final, tivemos a culminância do projeto na mesma escola com uma Feira da Semana do Meio Ambiente realizada no mês de abril/2015.

 

 

RESULTADOS

 

Antes da visita ao lixão foi proposto o questionário com seis perguntas as duas turmas, as respostas foram bem semelhantes, onde descreveram o espaço sendo um local onde as pessoas jogam o lixo que é produzido em todos os estabelecimentos, lugar onde se tem um mau cheiro, em que podemos encontrar animais como baratas, moscas, ratos e urubus. Disseram que esses resíduos servem somente para poluir.

Quanto às confecções das cartilhas e redações, obtiveram-se ótimos resultados através de práticas diferenciadas os alunos que participaram ativamente do projeto.

A reciclagem é um instrumento que viabiliza tornar útil aquilo que não mais seria aproveitado, e como esse processo foi uma das propostas do projeto, as turmas participaram de oficina de reciclagem de garrafas pets, no qual construíram materiais de decoração e brinquedos. Esta foi a fase em que puderam manusear, e através disso puderam desenvolver e criar formas para que fosse reaproveitado esse material que seria descartado. Notou-se grande interesse dos alunos em querer concluir seus objetos de construção.

 

 

DISCUSSÃO

 

A educação ambiental é um instrumento que tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais. As escolas vêm se empenhando nessa busca por proporcionar aos alunos a vivencia ao meio natural, para que tome consciência o quão é importante para todos os seres vivos do planeta ter seu cuidado.

A Educação Ambiental é um tema muito discutido atualmente devido ao fato de se perceber a necessidade de uma melhoria do mundo em que vivemos, pois é facilmente notado que estamos regredindo cada vez mais em nossa qualidade de vida de um modo geral, nos deixando levar por nossas obrigações diárias. Nosso tempo nos parece cada vez mais curto porque temos cada vez mais compromissos (GUEDES, 2006).

O trabalho educacional é componente dessas medidas das mais essenciais, necessárias e de caráter emergencial, pois sabe-se que a maior parte dos desequilíbrios ecológicos está relacionada a condutas humanas inadequadas impulsionadas por apelos consumistas – frutos da sociedade capitalista – que geram desperdício, e ao uso descontrolado dos bens da natureza, a saber, os solos, as águas e as florestas (CARVALHO, 2006). Somente desta maneira é que se torna possível acreditar na possibilidade de mudar condutas e valores e, assim, formar pessoas que, através da disseminação de suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionar-se com o mundo e seus recursos Naturais e também com as outras pessoas (SCHIKE, 1986).

Na visão de DIAS (2004), a Educação Ambiental na escola não deve ser conservacionista, ou seja, aquela cujos ensinamentos conduzem ao uso racional dos recursos Naturais e à manutenção de um nível ótimo de produtividade dos ecossistemas Naturais ou gerenciados pelo Homem, mas aquela educação voltada para o meio ambiente que implica uma profunda mudança de valores, em uma nova visão de mundo, o que ultrapassa bastante o estado conservacionista. A Educação Ambiental é conteúdo e aprendizado, é motivo e motivação, é parâmetro e norma. Vai além dos conteúdos pedagógicos, interage com o ser humano de forma que a troca seja uma retroalimentação positiva para ambos. Educadores ambientais são pessoas apaixonadas pelo que fazem. E, para que o respeito seja o primeiro sentimento motivador das ações, é preciso que a escola mude suas regras para se fazer educação ambiental de uma forma mais humana (CARVALHO, 2006).

Portanto, é possível perceber, através do que foi exposto, que a Educação Ambiental é um caminho possível para mudar atitudes e, por consequência, o mundo, permitindo ao aluno construir uma nova forma de compreender a realidade na qual vive, estimulando a consciência ambiental e a cidadania, numa cultura ética, de paz, de solidariedade, de liberdade, de parceria e partilha do bem-comum, da habilidade, da delicadeza e do bom senso. Ou seja, a Educação Ambiental é aquela que permite o aluno trilhar um caminho que o leve a um mundo mais justo, mais solidário, mais ético, enfim, mais sustentável (GUEDES, 2006).

No presente trabalho foi observado que para os alunos a aula prática, seja ela fora do âmbito escolar ou dentro dela é mais didática, pois há um maior interesse dos alunos do que se for somente o conteúdo, resultado semelhante ao trabalho de SOUZA, (2015) o qual os alunos se tornaram mais interessados e motivados com os temas ambientais desenvolvidos na prática, pois passaram a fazer relatos de situações vivenciadas. A educação ambiental com práticas na sala de aula e fundamental para o sucesso do aprendizado e sensibilização dos alunos com relação às formas de poluentes ao meio ambiente, sendo apontada como melhor estratégia para alcançar uma transformação de hábitos na sociedade a fim de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais (DACACHE, M. F. 2004).

CONCLUSÃO

 

            Percebemos que o ser humano vem contribuindo drasticamente para a produção de resíduos sólidos, pensando nisso a Educação Ambiental deve tornar os alunos capazes de diagnosticar situações inadequadas ao equilíbrio ambiental e sensibilizá-los a ajudar a resolvê-las. Partindo deste pressuposto, consideramos a importância de tratarmos a temática ambiental – lixo, a escola deve oferecer subsídios para que cada aluno compreenda sua postura perante o meio em que está inserido, contribuindo para que a mudança comportamental reflita de forma positiva em colaborar para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e protegendo, preservando toda forma de vida no planeta. Além do que, a aula prática é mais dinâmica e atrativa para os alunos, é uma forma de envolver a todos, percebeu-se ainda grande entusiasmo na realização das atividades, principalmente em propor soluções acerca do tema gerador do projeto.

 


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

 

BRASIL. Lixo Um grave problema no mundo moderno. Ministério do Meio Ambiente – 2011. p.114. Disponível em www.mma.gov.br/estruturas/secex.../8%20-%20mcs_lixo.pdf> Acesso em: 18/06/2015.

 

CARVALHO, ICM. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 110-126.

 

DACACHE, M. F. Uma proposta de educação ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar. Dissertação do curso de pós-graduação em ciências ambientais­- Universidade Federal Fluminense. Niterói 2004.

 

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

JÚNIOR, G. S.R eserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu. Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 476, p. 15; Gurupi – Estado do Tocantins, 2011.

GUEDES, J. C. S. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

 

MATTHES, P. M. M.; CASTELEINS, V. L.; A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABRINDO ESPAÇO PARA A CIDADANIA. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/ III encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. p. 11534.

 

SCHINKE, Gert. Ecologia política. Santa Maria, 1986.

 

SOUZA, G. S., et al. Educação Ambiental como pratica pedagógica utilizando o lixo de forma interdisciplinar: um relato de experiência. ISSN 1678-0701 Número 51, Ano XIII. Março/2015.

 

Ilustrações: Silvana Santos