Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
29/05/2004 (Nº 9) Entrevista com Alexandra Gobatto
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=224 
  
Nova pagina 1

Entrevista com Alexandra Gobatto (9a. edição da revista eletrônica EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO)

Por Berenice Gehlen Adams


Apresentação: Quando participei do I Encontro sobre "Percepção e Conservação Ambiental: a Interdisciplinaridade no Estudo da Paisagem" realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2004, na cidade de Rio Claro, em São Paulo, tive o prazer de conhecer uma das leitoras da nossa querida revista eletrônica Educação Ambiental em Ação: a Alexandra Gobatto (Bióloga, doutora em Biologia Vegetal, área de ecologia da reprodução de plantas. Foi professora de Sistemática Vegetal e Ecologia na UNESP, Campus de Assis por 11 anos e atua há 2 anos no Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em projetos de EA voltados a conservação). Na ocasião, aproveitei para lhe fazer o convite de ser nossa entrevistada desta edição comemorativa, e, para nossa alegria pelo seu aceite, apresentamos as questões que foram lançadas a ela sobre as impressões de uma leitora desta revista.

- Alexandra, conte-nos um pouco sobre o trabalho que você desenvolve:

Desenvolvo trabalho junto ao Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que a partir da utilização de elementos do arboreto elabora e desenvolve projetos e atividades voltados a estimular a mudança de comportamentos e atitudes frente às questões ambientais. A partir de fundamentos de ecologia, procuro utilizar alguns conceitos na aplicação de estratégias e metodologias educacionais voltados à conservação dos recursos naturais, especialmente da flora.


- Como foi que você tomou conhecimento da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação?

Tomei conhecimento através de um grupo de discussão em EA da internet.


- Qual é a sua impressão sobre esta revista em relação ao formato e conteúdo?

A revista tem como característica marcante a facilidade em explorá-la! Tudo é muito visível, você vai direto ao assunto que está no momento interessado ou, ao contrário, dando uma rápida passada de olhos você fica logo sabendo todo o conteúdo daquele número.


- Você concorda que há uma carência de material destinado aos educadores interessados pela Educação Ambiental?

Eu acho que não existe carência em termos de quantidade, mas sim em termos de qualidade e de critérios na elaboração desses materiais. O que existe também é que eles são encontrados espalhados, portanto, não existem muitas revistas específicas - e falando em termos globais -  que reúna e facilite o acesso à informação, como ocorre em outras áreas das ciências de forma geral.


- Efetivamente qual é a importância da revista para o seu trabalho?

O NEA atende demandas variadas, desde aquelas que ocorrem regularmente como é o caso do nosso Roteiro Básico, que é um treinamento para professores de ensinos fundamental e médio, e que faz parte do Projeto "Conhecendo o nosso Jardim", como atua também em outros projetos, como de coleta seletiva de resíduos sólidos, elaboração de novos roteiros, sensibilização para o consumo racional de energia elétrica, cursos de especialização e capacitação, datas comemorativas, etc. Portanto, essa revista tem sido muito consultada pela equipe, perante a multiplicidade e riqueza do seu conteúdo e caráter informativo,  sempre oferecendo material para diferentes abordagens e aplicações que podem servir de fonte de idéias e/ou referências.


- O que mais lhe chama a atenção na revista Educação Ambiental em Ação?

O primeiro impacto é sobre o visual e estruturação, a página é agradavelmente colorida, funcional e os tópicos são bem distribuídos e de fácil visualização. E, como já enfatizei acima, o que me chama a atenção é a variedade de assuntos abordados que nos remetem a diferentes áreas e aprofundamentos.


- Você acha que a internet colabora para ações efetivas de Educação Ambiental?

Em relação a ações efetivas não saberia dizer. O que penso é que a internet é hoje uma ferramenta de valor inquestionável para a difusão do conhecimento e comunicação em massa, como por exemplo o ensino à distância, e que, uma vez apropriada para esse fim, com certeza poderemos de modo organizado alavancar nossos projetos e idéias de forma concreta e eficaz.


- Deixe uma mensagem para os demais leitores da nossa revista:

Minha mensagem é um trecho da  bela música "O Sal da Terra" de Beto Guedes e Ronaldo Bastos "...Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois, pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão, recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois. Deixa nascer o amor, deixa fluir o amor". Obrigada e parabéns pela revista.

Nós, Editores(as) e Colaboradores(as) da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação agradecemos imensamente pela gentileza de conceder-nos esta entrevista. Muito Obrigada!

Ilustrações: Silvana Santos