Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
15/12/2015 (Nº 54) EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2221 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

 

Cristine Santos de Souza da Silva ¹

Claudia Adriana Kohl²

Andreia Cardoso Pacheco Evaldt ³

[1] Bacharel em Ciências Biológicas. Mestra em Gerenciamento de Resíduos. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Canoas/RS. E-mail: cristine3s@hotmail.com.

² Gestora Ambiental. Mestra em Gerenciamento de Resíduos. E-mail: cakohl13@gmail.com.

³ Bacharel em Ciências Biológicas.  Mestra em Geociências. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Canoas/RS. E-mail: andreia.biologia@gmail.com.

 

 

 

RESUMO:

Este artigo mostra a introdução da educação ambiental em crianças da educação infantil e do ensino fundamental do Colégio ULBRA Cristo Redentor, localizado na cidade de Canoas/RS. As atividades desenvolvidas visaram contribuir para modificar os hábitos e a maneira de como os alunos observam a natureza. A concepção da consciência de respeito e cuidado e da necessidade de conservar o meio ambiente foi abordada por meio da realização de uma horta escolar, da criação de obras de arte com resíduos recicláveis e de palestras sobre os impactos ambientais dos resíduos no meio ambiente. Também foi realizada uma exposição fotográfica dos trabalhos, bem como das obras de arte criadas. As propostas realizadas contribuíram para que as crianças compreendessem a necessidade da preservação do meio ambiente, proporcionou contato com a natureza e também auxiliou no desenvolvimento da percepção de que os resíduos gerados em casa podem ser reaproveitados.

 

Palavras chave: Educação ambiental. Sustentabilidade. Meio ambiente. Horta escolar.

 

INTRODUÇÃO
            Atualmente a necessidade de desenvolver projetos educacionais que buscam formar novas consciências, bem como quebrar paradigmas são necessários. Novas atitudes a serem tomadas frente aos crescentes problemas ambientais são de primordial importância. A Política Nacional de Educação Ambiental estabelece que a educação ambiental é de responsabilidade de toda a sociedade, mas de formas diferentes (BRASIL, 1999).

            A complexidade dos problemas ambientais faz com que seja necessário integrar os diversos atores sociais, que são compostos pelas áreas da educação, assistência social, meio ambiente, dentre outros. As diretrizes fixadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, definem que tais atores são a porta de entrada para a comunidade, com o intuito de:

“contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um, da sociedade local e global” (BRASIL, 1997).

A aprendizagem de valores e atitudes deve ser mais explorada do ponto de vista pedagógico e o conhecimento dos problemas ambientais e de suas consequências desastrosas para a vida humana é importante para promover uma atitude de cuidado e atenção com essas questões e incentivar ações preservacionistas (BRASIL, 1998).

            Neste contexto, o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas, através do Projeto GERES vem dar sua contribuição para o alcance da sustentabilidade, por meio de uma proposta diversificada de práticas e teorias, as quais integram diversas áreas envolvidas.

As ações desenvolvidas pelo projeto visaram estimular a sensibilização com relação aos problemas ambientais através de uma abordagem dinâmica e participativa em prol da educação ambiental e consequentemente a preservação do meio ambiente. O programa tem a finalidade de preparar a sociedade em relação aos assuntos ambientais.

Desta forma, o projeto possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de uma ação coletiva e informativa, conforme propõe a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 

Logo, este trabalho teve como objetivo desenvolver a conscientização ambiental em crianças da educação infantil e do ensino fundamental, por meio da realização de atividades que favoreceram esta aprendizagem.

 

ÁREA DE ESTUDO

O projeto Gerenciamento de Resíduos (GERES) é um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Engenharia Ambiental da ULBRA Canoas que prevê diversas ações simultâneas que ocorreram no campus e nas escolas da rede ULBRA. As ações do projeto têm por objetivo desenvolver atividades de conscientização da comunidade em relação à adequada segregação, acondicionamento e destinação dos resíduos.

Para isto, o projeto idealizou e realizou a proposição de aplicação  das suas ações no âmbito da Lei 12.305 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pelo qual priorizam-se a reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, ressaltando-se a sustentabilidade ambiental.

A primeira etapa do projeto foi realizada no Colégio ULBRA Cristo Redentor, localizado na cidade de Canoas/RS. O colégio, que faz parte da rede de escolas da ULBRA, atua na educação infantil, ensinos fundamental e médio e educação profissional, desde 1969 quando foi inaugurado.

Dentre os componentes da comunidade escolar do colégio, o público definido para a realização desta fase do projeto foi: seis turmas de educação infantil, que totalizam um público de aproximadamente 100 crianças, e treze turmas de ensino fundamental, totalizando em média 305 alunos. Apesar das ações terem sido planejadas considerando a participação dos professores e da família, este público não foi contabilizado.

 

MATERIAIS E METODOS

Para efetuar o projeto GERES, empregou-se a metodologia participativa, informativa e dialogada, onde foram utilizadas a pesquisa-ação como metodologia de formação (GIL, 2004) e a transversalidade como princípio pedagógico (BRASIL, 1998).

Desta forma, buscou-se desenvolver atividades de conscientização com a comunidade da escola em relação ao meio ambiente e a geração de resíduos. Foram realizadas atividades de educação ambiental por meio de ações relacionadas com o meio ambiente. Para tanto se efetuaram 9 etapas.

            Etapa 1 - Selecionar os candidatos para compor o projeto GERES: Efetuou-se a divulgação do projeto na universidade, a fim de se obter candidatos às bolsas disponíveis, bem como voluntários. Após esta seleção, efetuaram-se reuniões com os participantes para realizar o planejamento e o cronograma das atividades a serem executadas.

Etapa 2 - Contatar o Colégio ULBRA Cristo Redentor: Efetuou-se o contato com a diretoria da escola, a fim de agendar as reuniões. As reuniões foram realizadas no mês de março e abril de 2015.

Etapa 3 - Elaborar informativos sobre o projeto GERES: Elaboraram-se dois informativos com o objetivo de fornecer as famílias dos alunos, informações sobre as atividades que seriam desenvolvidas.

Etapa 4 - Planejar a execução da horta: Juntamente com direção da escola, foi definido qual seria o melhor local para se implantar uma horta na escola, considerando a posição solar, a qualidade do solo e a facilidade de acesso ao local pelos alunos. Nesta etapa, ficou definido que seriam plantadas mudas de temperos. Após, foram dadas instruções ao funcionário da escola que ficou responsável por realizar a divisão do canteiro por turmas e a preparação para o plantio.

Etapa 5 - Plantar mudas na horta da escola com turmas do nível fundamental: O evento foi realizado para 6 turmas ensino fundamental (níveis I, II e III) com crianças de 3 a 5 anos. Na semana anterior ao plantio, foi enviado aos familiares um informativo explicando a ação e solicitou-se para cada criança trazer de casa terra e mudas de temperos (salsinha, manjericão, cebolinha, manjerona, orégano e hortelã). As mudas foram plantadas em uma horta previamente preparada nas dependências da escola. Conforme o definido na etapa anterior, para cada turma foi selecionada uma área na horta, que totalizaram 6 áreas. O plantio ocorreu na segunda semana do mês de maio de 2015. Efetuou-se o registro fotográfico de todo o evento.

            Etapa 6 – Criar obras de arte com resíduos recicláveis: O evento foi realizado em 19 turmas do colégio: 6 turmas do nível fundamental (I, II e III) e 13 turmas da educação básica (de 1º ano ao 5º ano) nas dependências da escola, totalizando aproximadamente 405 alunos. Previamente foi feito contato com cada turma, onde se solicitou que os alunos armazenassem os resíduos recicláveis gerados em suas casas pelo período de 5 dias. Os resíduos solicitados foram: jornal, garrafas PET, embalagens tetrapak, embalagens plásticas diversas, papel e metal. Foi informado que estes materiais deveriam estar limpos e em condições de para evitar acidentes. Na data combinada com cada turma, foi realizada então a produção de esculturas e obras de arte. Para realização desta atividade, formam utilizadas fitas adesivas, cola, tesouras, tinta, dentre outros materiais. A realização das obras ocorreu na última semana do mês de maio e 2015.

Etapa 7 – Exposição de fotos e obras de arte: Esta etapa consistiu em expor as fotos efetuadas durante o evento da horta, bem como as obras de arte realizadas. A exposição foi no saguão de entrada da escola e ocorreu na primeira semana do mês de junho, com o intuito de comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Etapa 8 – Realizar palestra sobre resíduos: A palestra foi realizada para 4 turmas, do 4º e 5º anos do ensino básico. O tema da palestra foi “os resíduos sólidos e o meio ambiente”. Esta ação também teve como objetivo comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

            Etapa 9 – Divulgar as atividades desenvolvidas no projeto GERES: O material fotográfico obtido durante todo o projeto foi transformado em vídeos, que após foram disponibilizado no Youtube (site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital). Foi feito o levantamento dos e-mails dos pais e responsáveis pelos alunos, que após, receberam os links de acesso aos vídeos.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

            A seguir são apresentados os resultados das atividades desenvolvidas no Projeto GERES ULBRA que ocorreram durante o primeiro semestre do ano de 2015.

            Etapa 1 – Seleção de candidatos para compor o projeto GERES: A divulgação do projeto ocorreu no mês de março. No total o projeto foi composto por 15 colaboradores. Efetuaram-se 4 reuniões entre os meses de fevereiro e março  para elaborar o planejamento das atividades, bem como o cronograma de execução das mesmas.

Etapa 2 – Contato com o Colégio ULBRA Cristo Redentor: A equipe do projeto GERES, participou de 3 reuniões no Colégio Cristo Redentor (CCR) para tratar da implementação do projeto na escola. A primeira foi com a diretoria do CCR e ocorreu no final do mês de março e a segunda foi com a coordenadora da educação infantil, em abril. A terceira reunião teve como objetivo apresentar o projeto GERES, a qual foi realizada com a presença de todas as professoras do nível fundamental e básico da escola também em abril. Após a fase de tratativas, o projeto propriamente dito foi implantado.

Etapa 3 – Elaborar informativos sobre o projeto GERES: Os informativos foram intitulados “Horta escolar” e “Lixo extraordinário”. Neles continham informações sobre o projeto GERES, quais atividades foram realizadas na escola, as datas de realização e o material necessário para cada atividade.

Etapa 4 – Planejar a execução da horta: Juntamente com direção da escola, ficou definido que o melhor local para instalação da horta seria uma área localizada nos fundos do colégio. Ficou definido que seriam plantadas apenas mudas de temperos e que as visitas dos alunos à horta seriam semanais, a fim de regar e acompanhar o crescimento das mudas. Também ficou acertado que um funcionário da escola faria a rega e cuidaria da horta a fim de dar suporte aos cuidados que seriam realizados pelos alunos.

Etapa 5 - Plantação de mudas na horta com as turmas do nível fundamental: Participaram do evento 100 crianças das turmas dos níveis I, II, e III com idade de 3 a 5 anos. Cada criança trouxe de casa terra e uma muda de temperos para efetuar o plantio.

No dia 12 de maio realizam-se as atividades de plantio com os alunos do Nível IIIA e IIIB, neste dia foram plantadas mudas de salsinha e manjericão. A Figura 1 apresenta o registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível III A e a Figura 2 o plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível III B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 1: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível III A.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 2: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível III B.

            No dia 13 de maio realizam-se as atividades de plantio com os alunos do Nível II A e II B, neste dia foram plantadas mudas de cebolinha e manjerona. A Figura 3 apresenta o registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível II A e a Figura 4 o plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível II B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 3: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível IIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 4: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível IIB.

 

           

 

No dia 14 de maio realizam-se as atividades de plantio com os alunos do Nível I A e I B, neste dia foram plantadas mudas de orégano e hortelã. A Figura 5 apresenta o registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível I A e a Figura 6 o plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível I B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 5: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível IA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 6: Registro fotográfico do plantio da horta efetuado pelos alunos do Nível IIB.

 

           

            Etapa 6 – Criar obras de arte com resíduos recicláveis: Participaram do evento 405 crianças das turmas do nível fundamental (I, II e III) e da educação básica (de 1º ano ao 5º ano). Cada criança trouxe de casa resíduos recicláveis coletados no período de 5 dias. A atividade foi denominada “Lixo Extraordinário” e realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio. Cada turma produziu em conjunto uma obra de arte ou escultura. As Figuras 7 e 8 apresentam fotos de algumas esculturas  e obras de arte realizadas pelos alunos.

 

 

 

 

 

Figura 7: Fotos das esculturas realizadas pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 8: Fotos das esculturas realizadas pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

Etapa 7 – Exposição de fotos e obras de arte: Esta etapa consistiu em expor as fotos efetuadas durante o evento da horta, bem como as obras de arte realizadas. A exposição foi no saguão de entrada da escola e ocorreu nos dias 01 a 05 de junho com o intuito de comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Etapa 8 – Realizar palestra sobre resíduos: A palestra intitulada “Lixo e o meio ambiente” foi realizada para 100 alunos de 4 turmas do 4º e 5º anos do ensino básico, no dia 02 de junho, nos dois turnos da escola, manhã e tarde. A figura 9 apresenta a foto de uma da palestra realizada para o turno da tarde.

 

Figura 9: Foto da realização da palestra para os alunos do turno da tarde

 

            Etapa 9 – Divulgar as atividades desenvolvidas no projeto GERES: A partir das fotos realizadas durante a ação de plantio de mudas foram produzidos vídeos de divulgação do projeto visando a sensibilização ambiental dos familiares, que receberam em seus e-mails o link para acesso aos vídeos que foram disponibilizados no Youtube, conforme os endereços  listados a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=qPOhW8wyqoc&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=At_BBncyfpE

https://www.youtube.com/watch?v=7OvdoQYhHjo

https://www.youtube.com/watch?v=r5_CKBPFZnY

https://www.youtube.com/watch?v=CRe0p1c0yZU

https://www.youtube.com/watch?v=WZ_C83Xp074

 

CONCLUSÕES

            As propostas realizadas contribuíram para as crianças compreenderem a necessidade da preservação do meio ambiente.  Proporcionou um contato com a natureza, pois se percebeu que muitas delas não estavam acostumadas com atividades deste tipo. Também auxiliou no desenvolvimento da percepção de que os resíduos gerados em casa podem ser reaproveitados.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente/Saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

____________. Ministério da Educação – MEC. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

____________. Casa Civil. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF, 27 de abril de 1999.

____________. Casa Civil. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF, 02 de agosto de 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Altas. 4ª ed. 176 p. 2002.

 

Ilustrações: Silvana Santos