Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
15/12/2015 (Nº 54) LIÇÕES QUE AS CATÁSTROFES PODEM NOS TRAZER
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2184 
  

LIÇÕES QUE AS CATÁSTROFES PODEM NOS TRAZER

 

Olá, não é um momento festivo para nós que queremos viver em um mundo melhor! Mas, mesmo assim, é um enorme prazer este contato com todos os leitores e leitoras. A catástrofe na cidade de Mariana –MG, é o tema desta edição, infelizmente. O que de bom podemos tirar de um desastre destes? É bem difícil, mas há sim, lições a tirar.

Temos obrigações com o meio ambiente.

Temos obrigações com nossos familiares. Não podemos virar as costas e tampar o sol com a peneira, como nós brasileiros temos o costume de fazer.

Sim, somos um País de mal feitos e desfeitos, pois ainda temos uma grande parte da população sem acesso à educação e a cultura.

Votamos mal, escolhemos mal nossos representantes.

Também acredito que nós, pobres mortais, não podíamos acreditar no pouco caso e mega falcatruas que o atual governo, acredita que temos que engolir com casca e tudo.

Eu não consigo entender uma coisa, existe um laudo técnico que foi feito e entregue ao poder público e a Samarco- empresa que opera o complexo de barragens na região e suas acionistas, a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, e não há indícios de qualquer movimento para se evitar este desastre.

Como? Como é que uma empresa deste porte tem coragem de esperar para ver?

Fácil, DINHEIRO.

No Brasil, as leis são brandas e as multas quase nunca são pagas.

Enquanto vivermos em um mundo em que o mais importante é o dinheiro, nada vai mudar.

Você, que está lendo este texto, o que é mais importante para você, ser ou ter?

Dinheiro é bom sim, paga as contas, compra algumas coisas que precisamos, outras que queremos.

Mas, não pode ser a coisa mais importante da vida de ninguém!

Muito menos de uma empresa de quem vidas dependem. De quem cidades dependem, e que existe um laudo que indica um possível rompimento,o não de uma, não de duas barragens, mas de quatro, duas se romperam as outras estão em risco e nada se fez, agora estão desesperados para evitar males ainda maiores.

E o poder público, também tem a responsabilidade, a OBRIGAÇÃO de investigar se as obras de contenção foram feitas. E NADA FEZ, só entregou o laudo.

E eu?! Eu fico perplexa.

Nós podemos fazer deste mundo um mundo melhor e mais bacana.

No entanto, precisamos aprender a dizer muitos nãos, MUITOS!

Veja você, eu, nós temos o direito de ter tudo do bom e do melhor. No entanto, comprar por comprar, nós que queremos um mundo melhor, não devemos.

Valorizar, acima de tudo, só o consumo, não é inteligente.

Se você é mulher, se sente 99% do seu dia feia e gorda?! Está errado.

Essa é uma imagem de marketing criada para que compremos mais e mais. Tenho a certeza absoluta que quem criou esta imagem não pensou em seu uso excessivo, não pensou no desserviço que fez às mulheres em geral.

Mulher bonita, não é só aquela branca de olhos azuis que mede 1,80 e pesa 50kg, assim como japoneses e chineses não são donos de todas as pastelarias e tinturarias, assim como judeus não são todos riquíssimos e gênios, negros não nasceram para serem diminuídos, indígenas não precisam andar pelados, e por aí vai.

O marketing não deve ser seu norte.

Seja quem você for, seja bonita e bonito como for, aja corretamente com as pessoas, lute por seus direitos, cobre as autoridades quando preciso, compre quando precisar ou quiser, mas consciente. Seja mais amoroso e consciente.

É isso.

POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E CONSCIENTE!!!

Feliz Natal, Feliz Chanuka!!

Por um Brasil melhor, por um mundo melhor!!

Um abraço, Marina

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@yahoo.com.br

Ilustrações: Silvana Santos