Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
20/03/2004 (Nº 8) “Educação ambiental: aprendendo a cuidar da vida”
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=218 
  
Nova pagina 1

Editorial

 

“Educação ambiental: aprendendo a cuidar da vida”

 

 Que prazer estar mais uma vez compartilhando com vocês nossa revista.

 Já imaginaram em o quê um compositor está pensando ao escrever a letra de uma canção?

É um exercício divertidíssimo!

Vejam só está letra:

“Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser, diz-lhe numa prece que ela regresse porque eu não posso mais sofrer.

Chega de saudade a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza...”[1]

Será que estavam pensando nas árvores?

Acompanhe...

Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser; a nossa tristeza ao ver uma área devastada, a terra “pelada” correndo riscos de erosão, dizer aos proprietários da terra, que sem as árvores não pode ser!

Diz-lhe numa prece que ela regresse porque não posso mais sofrer;

Fazer uma prece para que as árvores regressem porque não podemos mais sofrer! Sofrer a falta d’água, a falta de sombra, o calor escaldante das ilhas de calor das grandes cidades...

Chega de saudade a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza; Dizer que a vida fica triste, desanimada, sem pássaros, reduz a diversidade de flora e fauna, sem a beleza das árvores.

 

E assim brincando, vamos criando o nosso (bom) senso crítico e aprendendo a cuidar do nosso espaço, aquele pedacinho só nosso ao qual queremos tanto bem!

E então por curiosidade e diversão, resolvemos também cuidar de outros espaços, uma vez que o nosso com o carinho depositado nele encontra-se tão belo que destoa dos arredores...

E assim com a lição mais simples e mais bela, a partir do amor por nosso pequeno universo, partimos em busca de um universo maior.

 E sem ao menos perceber, pois foi feito com carinho, bom senso e amor, fizemos a nossa parte!

 

Viver pode ser muito divertido!

 

Marina Strachman- Arquiteta e Ambientalista marinastrachman@hotmail.com

 



[1] Chega de Saudade de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Com certeza, os autores não estavam pensando em reflorestamento, mas cabe como uma luva, não é?

Ilustrações: Silvana Santos