Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
10/09/2018 (Nº 53) 12 PLANTAS MEDICINAIS QUE PODEM SER CULTIVADAS NO SEU JARDIM
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2165 
  

12 PLANTAS MEDICINAIS QUE PODEM SER CULTIVADAS NO SEU JARDIM

Muitas pessoas pensam em ter um jardim em casa, onde podem plantar flores, plantas ornamentais, ervas aromáticas e plantas medicinais. Mas a falta de espaço e tempo muitas vezes impedem a concretização desse sonho. Entretanto, muitas pessoas desconhecem que há diversas plantas que ocupam pouco espaço, sendo ideal para o cultivo em locais pequenos como sacadas, varandas e quintais. Conheça algumas dessas plantas e saiba fazer bom uso delas, na cozinha e na saúde!

 

1. Erva-cidreira. Também chamada de melissa, essa planta é útil no tratamento de problemas digestivos, problemas de sono, ansiedade, nervosismo, herpes labial, etc. Além disso, a melissa pode ser usada em sucos, chás e doces, dando um aroma e sabor refrescantes.

cistite planta medicinal2. Manjericão. O manjericão é uma planta muito aromática amplamente usada na cozinha, em saladas, molhos, pizzas, sopas e até sucos. Além do seu delicioso sabor, essa erva ajuda nos problemas gastrintestinais, como dispepsia, flatulência, mau hálito e até na tosse. Seus efeitos ainda são benéficos nos casos de bronquite e aftas.

3. Orégano. Outra planta amplamente usada em molhos, pizzas, carnes e saladas, o orégano tem efeitos antissépticos, digestivos e expectorantes, sendo útil no tratamento de resfriados, tosses, bronquites e problemas digestivos como a dispepsia.

4. Tomilho. Essa erva aromática vai muito bem com molhos, frango, na pizza e até em chás. Ele também é um excelente fluidificante e expectorante, sendo útil no tratamento da tosse, bronquite, congestão nasal, sinusite e resfriados.

alecrim planta5. Alecrim. O alecrim também é muito usado na culinária em molhos, sopas, caldos e carnes. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes que também têm propriedades anti-reumáticas, depurativas e diuréticas. Externamente, o óleo essencial de alecrim pode ser usado para artrites, artroses e reumatismos. Internamente, o alecrim é usado contra tosse, dor de cabeça, cistite, úlceras e até contra o Alzheimer.

6. Hortelã. Outra planta aromática, a hortelã é usada em chás, sucos, doces, pratos salgados, molhos para salada, molhos quentes e assados. O óleo essencial rico em mentol possui propriedades digestivas e espasmolíticas, sendo útil nas cólicas abdominais, flatulência, colite, mau hálito e síndrome do intestino irritável.

hortelã mau hálito7. Aloe. Também conhecida como aloe-vera e babosa, essa planta é rica em mucilagens, vitamina E e C que são excelentes aliadas na saúde da pele. Sua seiva interna é usada para aliviar queimaduras, promover cicatrização, hidratar a pele, acalmar irritações e psoríase. Suas propriedades antissépticas são empregadas para limpar cortes e ferimentos abertos, aftas e inflamações. Além disso, o uso interno da aloe é laxativo.

8. Boldo-do-chile. Esse arbusto de pequeno-médio porto é muito empregado por suas propriedades digestivas, sendo uma das plantas medicinais mais usadas para para dor de barriga, problemas de digestão, flatulência, espasmos e úlceras. O uso mais comum do boldo-do-chile é na forma de chá (infusão), mas também há comprimidos, cápsulas e gotas da planta.

9. Arruda. Essa planta é largamente conhecida no Brasil. Seu uso é externo (na forma de banho de arruda) e age na melhoria de varizes melhorando a circulação vascular. O uso interno é contraindicado devido à toxicidade hepática da arruda.

chá planta medicinal10. Capim-limão. Também chamado de capim-cidreira, capim-santo e citronela, o capim-limão pode ser usado em sucos e chás e dá um leve sabor refrescante às preparações. Como uso interno, essa planta é excelente aliada na melhora do nervosismo e estresse. Externamente, o seu olho essencial é usado como repelente de mosquitos.

11. Salsa. Popularmente conhecida como salsinha, essa erva aromática é largamente usada na culinária, em pratos salgados, molhos, assados, etc. O que muita gente não sabe é que a salsinha é uma planta medicinal com ações contra cistite, reumatismo, flatulência e na melhora do mau hálito. O uso excessivo de salsa, no entanto, é prejudicial.

12. Sálvia. Também usada na culinária em molhos e pratos salgados, a sálvia é antisséptica e anti-inflamatória. Ela pode ser usada em casos de tosse, bronquite, rouquidão, dor de garganta e nas aftas.

Use a abuse do uso de plantas medicinais que também podem ser usadas na cozinha e cultivadas em pequenos vasos. Além de deixar sua comida mais saborosa, sua vida terá mais saúde.

 

Fonte: http://www.criasaude.com.br/noticias/plantas-medicinais-que-podem-ser-cultivadas-no-seu-jardim-00009.html

 

Ilustrações: Silvana Santos