Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
10/09/2018 (Nº 53) EXPOSIÇÃO DE ARTE CHAMA ATENÇÃO PARA DESCASO COM MEIO AMBIENTE EM JOINVILLE
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2162 
  

EXPOSIÇÃO DE ARTE CHAMA ATENÇÃO PARA DESCASO COM MEIO AMBIENTE EM JOINVILLE

 

Reunindo cinco artistas, 'Lixo, Detritos e Descartes' abre nesta quinta no galpão da Aaplaj - Exposição de arte chama atenção para descaso com meio ambiente em Joinville. A ideia de uma sociedade que descarta seus bens materiais na rua moveu a exposição.

 

Cláudia Morriesen

claudia.morriesen@an.com.br

 

 

A mira da arte joinvilense estará apontada, a partir desta quinta-feira, para uma causa ecológica, social e política. É quando abre-se a exposição Lixo, Detritos e Descartes: Formas Poéticas Referentes ao Fechamento do Ciclo Vital, coordenada por Regina Marcis e sob a curadoria de Asta dos Reis.

 

Com diferentes linguagens artísticas, cinco artistas visuais da cidade apresentam trabalhos sobre os problemas relacionados ao consumismo desenfreado da sociedade atual e suas consequências, como a poluição e a falta de controle sobre a superprodução industrial.

 

Juliana Bender, Josiane Michels, Márcia Camargo, Mirian Puerta e Regina Marcis reuniram-se para compor o projeto pensado por Regina a partir de sua percepção e descontentamento com a quantidade de lixos e detritos jogadas nas cidades.

 

– Eu comecei a fotografar o que encontrava na rua, como, por exemplo, uma televisão jogada no mato. Quem faz isso? – questiona a artista.

 

A ideia de uma sociedade que trata seus bens materiais desta forma, com um desapego que permite que um aparelho eletrônico – que, obviamente, não passará por um processo de decomposição saudável para o meio ambiente – seja descartado em um terreno, moveu Regina a transformar a questão em arte.

 

O convite para reunir outras artistas que trabalham com linguagens diferentes permite que a exposição ultrapasse as fronteiras entre as artes e faça uma imersão com novas perspectivas: Regina apresenta uma série de imagens fotográficas, enquanto Mirian utiliza detritos das indústrias em seu tear e Márcia retorna à sua discussão sobre o rio Cachoeira – ela é criadora de obras polêmicas, como o Papai Noel crucificado que, no Natal de 2013, apareceu boiando nas águas sujas que cruzam o Centro da cidade.

 

Confira mais notícias sobre cultura e variedades em Joinville e região

 

Juliana e Josiane montaram instalações e, para a abertura da exposição, Josiane ainda apresentará uma performance.

 

– A proposta foi para que todas construíssem com o que pudessem encontrar. Quer dizer, os materiais são aqueles que outras pessoas jogaram fora. Não são trabalhos belos esteticamente, eles foram feitos para chocar, para fazer pensar – avalia Regina.

 

A exposição ocorre na galeria da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da qual todas as artistas participantes são associadas. Depois, os trabalhos de Lixo, Detritos e Descartes serão levados para mostras na sede da Associação de Moradores do Bairro Itinga (Amorabi), em outubro, e para a Casa Iririú, em novembro, em datas ainda a serem definidas.

 

O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Joinville por meio da Fundação Cultural e do mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

 

Agende-se:

 

O QUÊ: exposição Lixo, Detritos e Descartes: Formas Poéticas Referentes ao Fechamento do Ciclo Vital.

QUANDO: abertura dia 11/09, às 19h30. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e sábados, das 8 às 12 horas, até 9 de outubro.

ONDE: na galeria da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), na Cidadela Cultural Antarctica (rua 15 de Novembro, 1.383, América), em Joinville.

QUANTO: gratuito.

 

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/cultura-e-variedades/guia-mais/noticia/2015/09/exposicao-de-arte-chama-atencao-para-descaso-com-meio-ambiente-em-joinville-4844725.html

 

Ilustrações: Silvana Santos