Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
10/09/2018 (Nº 53) EDITORIAL DA 53ª EDIÇÃO DA REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2158 
  

Editorial da 53ª edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação

Setembro finalmente chegou para trazer a beleza e o perfume da primavera. E setembro é mês de lançamento da nossa revista, que tem a sua periodicidade trimestral. Então, é com muita alegria que apresentamos a 53ª edição, elaborada com muito esforço, carinho e dedicação, tanto por parte do pessoal da equipe, quanto por parte dos colaboradores que compartilham suas experiências de Educação Ambiental, para que esta prática se dissemine e se aprimore cada vez mais.

A frase que nos inspirou, nessa edição, é da jornalista Vivianne Amaral, que além de ter experiência com Educação Ambiental, há muito tempo desenvolve técnicas de articulação e facilitação de processos em redes sociais com interação mediada pela internet.

"Acredito que, para todos nós que já temos a informação e o conhecimento sobre a crise ecológica, o grande desafio é a coerência cotidiana" (Vivianne Amaral).

Essa coerência cotidiana, que Vivianne traz para nós como sendo um dos nossos maiores desafios, diz respeito ao que provocamos e promovemos, ao que fazemos, como educadores e como cidadãos planetários. Essa coerência cotidiana é  mesmo um grande desafio porque todos nós, de uma forma ou de outra, promovemos impactos ambientais, uns mais, outros menos, mas pouquíssimos conseguem, realmente, viver de forma coerente.

Se os valores que apregoamos não estiverem presentes em  nossa vida, nas nossas atitudes, estaremos sendo incoerentes, e, portanto, irresponsáveis. Assumir responsabilidade exige, no mínimo, coerência, e nossas atitudes, sem sombra de dúvida, têm muito mais valor do que nossas palavras. Por este motivo, o tema desta edição é focado em “Educação Ambiental e o desafio da ação coerente”.

Recentemente ultrapassamos 7.000.000 visitas, o que dá uma dimensão do alcance desta publicação e, também, da nossa responsabilidade!

Esperamos que todos tenham uma boa leitura e façam um ótimo proveito do que esta edição oferece, com muito carinho, para cada um de vocês!

www.revistaea.org

Equipe da Educação Ambiental em Ação

53ª Edição - SET/DEZ 2015

 

 

Ilustrações: Silvana Santos