Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
10/09/2018 (Nº 53) PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA EM BOA VISTA/RR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2133 
  

PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA EM BOA VISTA/RR

 

Elaíne dos Santos Barbosa

Graduanda de Geografia - UFRR (elaynemady@hotmail.com)

Andréia Conceição da Silva

Graduanda de Geografia – UFRR (welideive19@hotmail.com)

Keliane da Cruz Pereira

Graduanda de Geografia – UFRR (keliane-pereira@hotmail.com)

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior

Professor mestrando em Geografia pela UFRR (antonio.araujojunior@ufrr.br)

 

 

Resumo

O presente artigo visa abordar as questões ambientais no contexto escolar, abrangendo os critérios tais como: socioambientais, meios ecológicos, éticos com objetivos didáticos pretendendo (re) construir novas formas de desenvolver a sensibilização dos alunos a respeito dos seus problemas ambientais. Sendo assim, educação ambiental possibilita aos indivíduos o seu pleno exercício da cidadania, permitindo a formação de sua base conceitual de maneira diversificada de modo a permitir que o aluno desenvolva as situações da vida real no âmbito local e global. Sabendo que para enfrentar os problemas ambientais da atualidade um dos caminhos para tentar minimizar os efeitos de tais danos é sem duvida trabalhar a Educação Ambiental no ambiente escolar. A educação ambiental por se só não resolve as temáticas ambientais, porém e um mecanismo do qual podemos proporcionar atividades práticas aos discentes na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Boa Vista Roraima.

Palavra- chave: Educação Ambiental, Contexto Escolar, Problemas Ambientais

 

Introdução

Na atualidade a temática educação ambiental vem sendo muito abordada devido a grande quantidade de problemas ambientais que vem ocorrendo no meio ambiente.

Sabendo que para enfrentar os problemas ambientais da atualidade um dos caminhos para tentar minimizar os efeitos de tais danos é sem duvida trabalhar a Educação Ambiental no ambiente escolar. Segundo a UNESCO (2005,p.44), “ Educação ambiental é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conserva-lo, preserva-lo e de administrar seus recursos adequadamente”.

Portanto a educação ambiental deve ser inserida nos primeiros anos de vida, ainda quando crianças elas aprendem, com o exemplo dos pais, como deverão agir no presente e no futuro. Este aprendizado depois se torna uma extensão na escola, que deve proporcionar as crianças, jovens e adolescentes nas disciplinas e conteúdos interdisciplinares, seja no ambiente escolar na convivência com os professores, com gestores e com os demais funcionários da escola, possibilitando aos alunos o entendimento e o desenvolvimento de conhecimento a cerca do tema.

Neste contexto, enfatizamos que o presente trabalho permeia ir além de difundir conceitos de forma superficial, visa ampliar as práticas de educação ambiental que possibilita ao aluno o conhecimento dos problemas ambientais existente em nosso planeta, sendo que a educação ambiental somente terá sua eficácia, se levarmos os alunos a obterem uma percepção do mundo mostrando a realidade dos problemas ambientais que os cercam, através de processo de conscientização e sensibilização em prol do desenvolvimento ambiental equilibrado. Nesse sentido, a ausência de sensibilização ambiental dos alunos na maioria das vezes está relacionada à estrutura educacional com metodologias ultrapassadas, fora da realidade, gerando cidadãos com hábitos e comportamentos errados prejudiciais ao meio ambiente.

A educação ambiental é inserida no contexto escolar para que desde cedo os discentes aprendam a valorizar o meio em que vivem e si tornem cidadãos conscientes, a mesma possui um compromisso de propor mudanças de valores, comportamentos e atitudes, sendo assim, qual a importância das práticas educacionais ambientais desenvolvidas no ambiente escolar? No tocante as práticas de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental, elas devem buscar a participação efetiva dos diversos atores envolvidos na temática, de tal modo que essa participação possa ser permanente.

Desta forma, o trabalho tem como objetivo desenvolver ações educativas que sensibilizem os alunos quanto à temática ambiental, desse modo é importante analisar como os alunos compreendem os problemas ambientais nos dias atuais. Dentro deste contexto, a educação ambiental precisa e deve ser trabalhada tanto no ambiente escolar quanto na comunidade, na escola ela deve possibilitar aos alunos o entendimento e o desenvolvimento de conhecimento a cerca do tema. Sendo assim, as atividades serão desenvolvidas na Escola Estadual Presidente Costa e Silva localizada na rua Dr. Arnaldo Brandão, n°777 no Bairro São Francisco na cidade de Boa Vista-RR, nas turmas do 6º do ensino fundamental.  A abordagem metodológica selecionada para a realização deste trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica de autores, no que diz respeito às atividades práticas as mesmas serão desenvolvidas nas seguintes fases:

          Na primeira fase realizamos aplicação de questionários utilizando o método qualitativo, contendo três questões objetivas e uma questão subjetiva, no qual também foram utilizadas leituras de imagens com utilização de Datashow, as imagens selecionadas referem-se a: poluição dos rios, poluição do ar, poluição do solo, desmatamento, queimadas e os problemas ocasionados pelos lixões, visando obter a percepção dos alunos em relação aos problemas ambientais.

            Na segunda fase, desenvolvemos uma aula expositiva, abordando alguns conceitos, tais como: poluição, degradação ambiental, conservação, desmatamento, educação ambiental. Esta etapa proporcionou aos alunos a exposição de conceitos e imagens referentes à temática, no qual puderam interagir e assim expressar sua opinião e esclarecer possíveis dúvidas, com objetivo tanto de demostrar à importância e os princípios desta temática na prática escolar, quanto de possibilitar aos alunos o pensar é “por que não” a construção de seus próprios conceitos. No último momento foi elaborada uma árvore temática, onde cada folha terá como objetivo implementar novas atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar, durante todo o ano. 

 Educação Ambiental na Escola: Aspectos introdutórios

O Brasil é o único país da América Latina que tem uma politica nacional especifica para a educação ambiental, este feito e uma grande conquista politica alcançada por um conjunto de atores como: entidades, ambientalista anônimos, funcionários (as) do IBAMA, Ministério do meio ambiente e Ongs entre outros. Ao implementar está politica ambiental o governo estabeleceu os objetivos, definindo as estratégias de ações e a criação de instituições, estruturação e a legislação que orienta sua aplicabilidade, essa politica ambiental envolve conceitos de politicas públicas e de gestão e buscar difundir os direito e deveres estabelecidos sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.

O Programa Nacional de Educação Ambiental é coordenado pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política ao desenvolvimento do País, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, por intermédio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo.

A constituição brasileira propõe que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, bem de uso do povo e a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações. Visa também promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização para a preservação do meio ambiente.

 A educação ambiental foi implantada no âmbito escolar a partir da promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental que à torna obrigatória em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira. Dentro do contexto de educação ambiental podemos entender que estão inclusos todos os processos que garantem a formação e o desenvolvimento de valores sociais somados a atitudes que garantem a conservação do meio ambiente, segundo CARVALHO (2011,p.69), a educação ambiental esta efetivamente oferecendo um ambiente de aprendizagem social e individual no sentido mais profundo da experiência de aprender, promovendo mais do que conteúdo e informações. Esse processo adquire significado importante, sobretudo quando tornamos claro para os educandos a necessidade de compreender a relação sociedade/natureza, correlacionando esse conhecimento as questões políticas, econômicas e sociais.

A partir dessa visão pode-se estabelecer no ensino de geografia conhecimentos aprofundados da vida em sociedade e das relações que se constituem no espaço físico. Dessa forma, a Geografia juntamente com a Biologia se tornaram as disciplinas que mais incorporam e abordam a temática ambiental no contexto escolar. Apesar de a Educação Ambiental ter como princípio a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, na prática isto não ocorre, ela está restrita basicamente a duas ciências, sendo os estudos ambientais uma área de conhecimento que não atua isolado como afirma OLIVEIRA(ano):

A questão ambiental na verdade diz respeito ao modo como a sociedade se relaciona com a natureza, assim a questão ambiental coloca a necessidade de uma maior reflexão sobre o seu lugar no campo do conhecimento. Não podendo ser reduzida ao campo especifico de uma única ciência, ela convoca a depor diversos campos do saber. (apud Gonçalves, 1990, p.134).

Assim, no ensino formal a educação ambiental não está incorporada como uma disciplina específica dos currículos, mas na perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, de acordo como o PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), a interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzidos por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação, ou seja, questiona a compartimentação das disciplinas que de alguma forma cada matéria age de modo individual como se o conhecimento não tivesse relacionado como um todo.  

            Diante deste contexto que a educação ambiental ganha evidente importância, principalmente no ambiente escolar, onde deve ocorrer a interação dos espaços formais e não formais, isto é, as abordagens sobre a temática ambiental nas escolas devem integrar e atender através das atividades curriculares o aluno no sentido de individuo que influência a coletividade no sentido de sociedade (LOUREIRO, 2004).

Sendo assim, podemos observar que a educação ambiental não é uma temática somente da disciplina de geografia, pois esse tema pode ser abordado em todas as disciplinas no âmbito escolar, com objetivo de ensinar aos alunos a importância da educação ambiental.

Ao abordar a importância da educação ambiental no ensino de geografia podemos mencionar que a geografia esta ligada as questões ambientais uma vez que o ensino de geografia estuda o meio ambiente a relação homem e natureza, abordando questões sociais, ambientais e sua transformação, levando ao aluno a pensar e entender os processos que ocorrem no meio ambiente, formando assim, cidadãos com práticas ambientais voltadas para a preservação do mesmo. Segundo (ALVES, OLIVEIRA, 2008, p. 11), “O principal objetivo de se trabalhar o tema Meio Ambiente no ensino da Geografia é contribuir para a formação de cidadãos conscientes que possam atuar na realidade socioambiental de forma comprometida com a vida em suas várias dimensões”.

Portanto, a educação ambiental vem se tornando ao longo dos anos um instrumento muito importante no contexto escolar, pois cabe aos professores mostrarem a realidade sobre o que é a educação ambiental, como pode ser preservado o meio ambiente quais os problemas que ocorrem no mundo, criando assim alunos voltados para a realidade, e conhecendo a importância de se estudar as questões ambientais e os seus conceitos que podem vim a ser importante para a preservação do meio ambiente onde vivemos.

Conforme afirma (ALVES, OLIVEIRA, 2008, p. 12), “Entende-se que a Educação Ambiental no ensino de Geografia, tem como ponto de partida o lugar, levando em consideração o espaço vivido no/do cotidiano, o que possibilita uma melhor compreensão das relações sociais, políticas, culturais e éticas, bem como do mundo globalizado”. Nesse aspecto, entende-se que o ensino de Geografia no contexto da educação ambiental é de fundamental importância dentro do estudo de espaço através da percepção do lugar e das relações existentes nas paisagens locais, regionais e globais que permeiam a vida, necessitando de uma aprendizagem integrada voltada para o ensino de qualidade. 

Análise e Interpretação dos Dados

Como vimos anteriormente que o ensino de educação ambiental não e extremamente ligado com uma única disciplina, este ensino deve ser vistos como um tema transversal, ou seja, deve ser trabalhado em todas as disciplinas conforme assegura os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

A partir desta perspectiva propomos algumas atividades voltadas à educação ambiental, nas quais foram divididas em etapas onde buscam obter a percepção e as perspectivas dos alunos com relação às atividades que foram propostas, as etapas divide-se em:

Na primeira etapa realizou-se a aplicação de questionários contendo quatro questões, sendo três questões objetivas e uma subjetiva com 34 alunos das turmas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária de 08 a 12 anos, para avaliar a percepção ambiental dos alunos.

No gráfico 01 perguntamos dos alunos se eles sabem o que é educação ambiental.

 

Gráfico 01 e 02

Fonte: Silva (2015)

A referida pesquisa indica que dos 34 alunos que responderam aos questionários que de acordo com gráfico 01, 59% mencionaram que sabem o que é educação ambiental, pois alguns professores já relataram em sala de aula o que seria essa temática, e observa-se que o gráfico acima mostra que 41% dos alunos disseram não ter o conhecimento do que seria educação ambiental. Como se observa o gráfico 02, 38% dos alunos já participaram de alguma atividade relacionada à educação ambiental tais como: recolhendo garrafa pet, latinhas de bebidas, plantando árvore na escola e apenas aluno respondeu que participa pois “ele rega as plantas todos os dias”. Porém o que não deixa de ser um modo de educação e, portanto devemos levar em consideração este tipo de opinião.

            Segundo alguns alunos essa prática só é muito utilizada no período de datas comemorativas, como semana do meio ambiente, não possuindo muitas vezes continuação de conscientização. Dos 62% dos alunos ao ser questionados sobre se já participaram de alguma atividade relacionada à educação ambiental, percebe-se que muitos nunca ouviram falar sobre a temática e nem alguma ação desenvolvida na escola ou comunidade, sendo que esse tema pode ser trabalhado em qualquer disciplina no âmbito escolar.

 Gráfico 03 e 04

Fonte: Silva (2015)

No gráfico 03, é possível notar que 97% os alunos mencionaram que é importante participarem de atividades relacionadas às práticas ambientais, pois assim eles podem ter um conhecimento maior do assunto e preservar o meio ambiente. E somente 3% relataram que não é importante se envolver nas ações sobre educação ambiental.

No gráfico 04, conclui-se que 97% os alunos relataram que sabem que educação ambiental não e só somente função da escola, mais de todas as pessoas para desenvolverem um ambiente melhor. E apenas 3% responderam que educação ambiental só se faz na escola, pois desconhecem outro tipo de educação ambiental.

Com relação às respostas obtidas nos questionários, podemos perceber que grande maioria dos alunos compreendem alguns aspectos ligados à temática, sendo que alguns já participaram de alguma ação educativa ou preventiva de educação ambiental. Nesta mesma etapa realizamos leitura de imagens onde mostramos imagens de: poluição dos rios (imagem do Rio Tietê em São Paulo), poluição do ar, poluição do solo, desmatamento, queimadas e os problemas ocasionados pelos lixões.

Conforme as imagens foram sendo mostradas, os alunos puderam expressar sua opinião sobre as imagens, tais como: A poluição do rio Tietê seus principais problemas causados ao meio ambiente, no caso de Boa Vista citamos o Igarapé Wai Grande, onde esta localizado próximo ao aterro sanitário em âmbito local. No rio Tietê em São Paulo os alunos fizeram a leitura dessa imagem e enfatizaram que a poluição que ocorre no mesmo é devido aos despejos de esgotos que são lançados no rio e principalmente porque as pessoas jogam todo tipo de lixo no mesmo, alguns alunos relataram sua insatisfação no qual mencionaram “nossa!!! que pena este rio esta  muito poluído que as pessoas não podem usufruir para tomar banho ou até mesmo consumir esta água”.

 Podemos perceber que os alunos possuem uma visão bem aguçada para o que seria poluição, pois quando foi mostrada a imagem do Igarapé Wai Grande em Boa Vista/RR eles fizeram uma associação com a imagem mencionada anteriormente, no qual muitos não acreditavam que este igarapé seria em Boa Vista-RR, tão próximo a eles. Conforme a leitura destas imagens os alunos apontaram a população em geral culpados por tais problemas, ate mesmo questionaram a ineficácia de leis mais rígidas ate mesmo com o poder público que tem a autonomia de fiscalizar e punir os culpados.

 No decorrer das imagens podemos perceber que com relação à poluição do ar, os alunos estavam muito insatisfeitos, pois muitos dos discentes lembraram de alguns problemas que ocorrem no Japão devido o alto índice de fumaça da industrias e também as questões de poluição em São Paulo. A poluição do solo, foi algo que chamou muita atenção dos alunos, uma vez que muitos não sabiam que poderia existir esse tipo de poluição, foi um assunto muito debatido, pois foi preciso ser explicado com mais detalhe sobre o que seria, levando em consideração a faixa etária dos alunos.

Na questão da poluição do solo, mostramos o caso dos lixões, onde a partir da decomposição do lixo, os elementos químicos e também tóxicos  infiltram no solo e assim são  prejudiciais as formas de vida, em diversas ocasiões o ser humano está à mercê desse contato, permitindo a propagação de doenças, foram mostrando suas principais causas de poluição tais como: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e etos casos contaminam o lençol freático.

Fazendo com o que o aluno pudesse compreender esse processo que ocorre no nosso meio. Ao longo das imagens de lixões um aluno fez a seguinte pergunta: “Professora aqui onde moramos tem lixões? Para onde vão os lixos” Nesse momento foi explicado e mostrado a imagem do aterro sanitário em Boa Vista-RR mostrando a realidade para os alunos, muito ficaram tristes em ver que no lugar onde moram existem também esses problemas ambientais e que muitas vezes não são tratados pelas autoridades públicas.

A leitura de imagem com relação ao desmatamento e queimadas os mesmos relatam que esta afetando as chuvas principalmente no Nordeste, e que a floresta amazônica e muito importante para as chuvas e que isso influenciam muito na distribuição das chuvas em outras regiões do país.

Com relação às imagens de desmatamento e queimadas muito alunos afirmaram que “professora esse processo ocorre na Amazônia que devemos preservar e não queimar as árvores e nem desmatar”.  Algo que nos chamou muita atenção foi que eles puderam entender que o desmatamento ocorrer em maior proporção na região amazônica, mais alguns alunos relataram de casos que ocorrem no interior do nosso estado, como no caso da BR174 no sentido de Boa Vista-RR/Pacaraima, onde em determinado período do ano algumas pessoas colocam fogo nas margens da BR, e segundo eles algumas pessoas retiram as arvores para diversos fins.

Dentro desse contexto, podemos observar que muitos alunos conhecem o conceito de determinados assuntos como poluição do solo, desmatamento, dentre outros, mais que no sentido real, na medida em que foi mostrado as imagens eles puderam falar com muita precisão o que seria cada imagem e o que poderia ser feito para diminuir esses problemas ambientais existente em nosso planeta, foi algo muito interessante, pois se todos os professores de diversas disciplinas trabalhassem essa temática voltada para a compreensão do termo educação ambiental, muito alunos poderiam levar esses ensinamentos para uma vida toda formando cidadãos com compromisso e respeito pela natureza e preservando para as futuras gerações.

Existe ultimas imagens que levamos para os alunos foi uma sala de aula bastante suja, quando os alunos olharam para a imagem comentaram bastante que era uma questão de educação, e ressaltaram sobre o período de carnaval e de eleições no qual as pessoas jogam lixo nas ruas fazendo com que deixe o ambiente em total desequilíbrio. Após a leitura de imagens levamos os conceitos das palavras relacionadas com as imagens trabalhadas onde podemos perceber que os alunos conheciam grande parte dos conceitos levando em consideração o conhecimento empírico existente dos discentes. Alguns alunos relataram ter gostado de saber o significado dos conceitos das palavras.

Nesta etapa podemos perceber que a maiorias dos discentes relataram que grande parte dos problemas ambientais existentes atualmente e devido ao grande crescimento populacional em âmbito global, pois com isso as pessoas necessitam  extrair mais recursos da natureza para o seu consumo. Neste sentido os mesmos ressaltaram que o consumo consciente não existe, as pessoas compram cada vez mais e que os produtos que são feitos hoje em dia são completamente descartáveis que a sua durabilidade e cada vez menor e quem paga as consequências disso e o meio ambiente.

Um dos grandes problemas ambientais na atualidade está voltado para o consumo desenfreado da população e a consequente geração de resíduos. Estima-se em cerca de trinta bilhões de toneladas o total de resíduos sólidos anuais gerados pelos seres humanos (COSTA, 2007). Tanto o governo como as sociedades necessitam de mudanças de atitudes para que mudem sua forma de consumo minimizando os resíduos que são gerados diariamente e alterando a forma de descarte dos mesmos no meio ambiente.

Esta necessidade de mudança é discutida por SCARLATO e PONTIN (1994, p.53) que afirmam:

As modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor esses “refugos” da civilização na velocidade necessária a torná-los inócuos e, assim, não comprometê-las... O lixo talvez seja o principal gênese da poluição ambiental.

            Para que isso aconteça é necessário que a sociedade colabore e participe da construção de mudanças de atitudes e valores em relação à problemática ambiental. Sendo assim após a leitura de imagens levamos os conceitos das palavras relacionadas com as imagens trabalhadas onde podemos perceber que os alunos conheciam grande parte dos conceitos levando em consideração o conhecimento empírico existente dos discentes.

 A partir das atividades elaboradas obtivemos bons resultados com as respostas e sendo assim propomos que os alunos participassem de uma atividade prática onde pudessem demostrar através da arvore dos sonhos descrevendo os seus sonhos para o futuro com relação ao meio ambiente.

            Na última etapa elaboramos duas árvores temáticas na qual foi inspirada na metodologia denominada oficina “Árvore dos Sonhos” que teve sua origem na Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92, Rio-92, realizada entre 03 e 14 de junho de 1992 no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

 No período da realização da Conferência, pessoas do mundo todo escreveram seus sonhos de futuro em papéis em forma de folhas. Essas folhas foram penduradas nos galhos de uma árvore gigante, neste momento os participantes foram estimulados a imaginar como gostariam que o planeta fosse no futuro daí sua denominação de árvore dos sonhos.

 Está oficina foi criada e desenvolvida pelo Instituto Ecoar para a Cidadania. É uma metodologia que integra e estimula a participação com o objetivo de sensibilizar os agentes envolvidos promovendo a participação na tomada de decisão e na solução dos problemas ambientais.

Face ao exposto a elaboração da árvore temática teve como principal argumento que justifica sua importância à necessidade de levar os alunos a expressar suas ideias, estimulando sua imaginação contribuindo para a construção de novas metodologias e novos caminhos para atividades de educação ambiental na escola. Diferenciando-se ainda mais por que cada ideia presente nas folhas desta árvore foi elaborada de forma conjunta e dinâmica pelos próprios alunos (fig.01 e 02).

Figuras 01 e 02

Fotos: Pereira (2015)

Conforme a figura 01(A) após a elaboração das árvores cada aluno ficou responsável por uma folha da árvore na qual mencionava os seus desejos, anseios futuros para o meio ambiente. Nesta etapa os discentes puderam descrever com suas palavras as mudanças que eles gostariam que ocorressem no meio ambiente, considerando que os alunos compreenderão a importância de participarem de atividades voltadas para as questões ambientais, sendo que alguns alunos não possuíam essa visão antes de serem desenvolvidas as etapas.

De acordo com a figura 02 (B) todos os alunos descreveram os desejos futuros em cada folha, podemos perceber que os mesmos relataram fatos que gostariam que fossem mudados tais como: não poluir os rios, lagos igarapés, não desmatar as florestas em grande quantidade, pois eles entendem que a sociedade necessita dessa matéria-prima, gostariam que as todas as pessoas plantassem mais árvores e também replantassem naquelas áreas que já foram degradadas, sendo assim podemos perceber que as nossas as percepções dos alunos são bastante coerentes com a realidade.

Figuras 3 e 4

Fotos: Pereira (2015)

Sendo assim de acordo com as figuras 03 (A) e 04 (B) demostra os desejos e anseios para o futuro, os apontamentos feitos por eles mostram a preocupação com o meio ambiente, os alunos compreendem que para termos um ambiente saudável e necessário que todas as pessoas se conscientizem da importância da preservação e da conservação dos recursos naturais.

Pode-se constatar que os alunos têm conhecimento das principais ações causadoras dos impactos ambientais e que as atividades desenvolvidas instigaram os alunos para que pudessem mudar suas atitudes seus comportamentos e assim influenciando o ambiente onde estão inseridos. Podemos perceber o interesse dos alunos em despertar para as perspectivas a serem elaboradas que contemple os sonhos ou desejos destes alunos, possibilitando assim a construção de um projeto de educação ambiental permanente e continuo ao longo do ano.

Educação Ambiental deve ser vista como um processo permanente de aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária (JACOBI ,2003). Embora a Educação Ambiental sozinha não seja suficiente para resolver os problemas ambientais, é peça fundamental, pois contribui para a conscientização do cidadão quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente.

 

Considerações Finais

 Diante do que foi exposto no trabalho, podemos concluir que a educação ambiental não é somente desenvolvida em sala de aula, podendo ser trabalhado também na comunidade, pois é um trabalho coletivo voltado para a conscientização dos alunos e da sociedade sobre os problemas que ocorrem no meio ambiente, onde todos os professores podem trabalhar essa temática de maneira que abrange todas as disciplinas. De acordo com desenvolvimento do trabalho em sala de aula, observou-se que diretores, professores, alunos, embora saibam da importância da Educação Ambiental, muitos somente abordam esse tema nas datas comemorativas como semana do meio ambiente, deixando de mostrar para os alunos a importância de trabalhar essa temática de forma continua, deixando de transformar os estudantes em cidadãos conscientes dos problemas ambientais.

De uma forma geral, podemos evidenciar que existem grandes dificuldades e desafios no Ensino Fundamental relacionados à Educação Ambiental, e se faz necessária articulação de ações educativas, condições adequadas e capacitações dos professores para que possam trabalhar essa temática com atividades voltadas para educação ambiental, de maneira que possibilite a conscientização e sensibilização dos alunos e desenvolvam a criticidade dos mesmos, gerando novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente, preservando assim para as gerações futura.

Podemos observar que a educação ambiental não é uma temática somente da disciplina de geografia, pois esse tema pode ser abordado em todas as disciplinas no âmbito escolar, com objetivo de ensinar aos alunos a importância da educação ambiental.

Ao abordar a importância da educação ambiental no ensino de geografia podemos mencionar que a geografia esta ligada as questões ambientais uma vez que o ensino de geografia estuda o meio ambiente a relação homem e natureza, abordando questões sociais, ambientais e sua transformação, levando ao aluno a pensar e entender os processos que ocorrem no meio ambiente, formando assim, cidadãos com práticas ambientais voltadas para a preservação do mesmo.

Embora a Educação Ambiental sozinha não seja suficiente para resolver os problemas ambientais, é peça fundamental, pois contribui para a conscientização do cidadão quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente. Mediante o desenvolvimento do trabalho observou-se que o mesmo está embasado nas questões sobre educação conservadora, uma vez que a mesma faz com que transmita conhecimento correto fazendo com que o aluno compreenda a problemática ambiental, tornando-se um cidadão mais consciente dos problemas que ocorre no planeta.

 

Referências Bibliográficas

  ALVES, S. de F.; OLIVEIRA, S. de F. Prática pedagógica de Educação Ambiental no ensino de Geografia: necessidade de transição de paradigmas. Pesquisa em Educação Ambiental, Vol. 3, n. 2 – pag.11-12. 2008.  http:// Acessado em 15 de junho de 2015.

BRASIL. Dispõe sobre a Educação Ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:. Acesso em: 21 junho 2015.

 

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia, Brasília: MEC/SEF, 1998.

_________, POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Lei n.9.795/1999.

CARVALHO, I. C. M. Um sujeito ecológico em formação. In: CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5 ed. São Paulo. CORTEZ, 2011, p.65-71.

DIAS, Genebaldo Freire,1949. Educação Ambiental: Princípios e Praticas/ Genebaldo Freire Dias _9 ed.São Paulo: Gaia, 2004.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade.

Caderno de pesquisa, vol. 113: p. 192. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: março 2003.

 

KINDEL, E. SILVA, F. SAMMARCO, M.(Org.). Educação ambiental: vários olhares e varias práticas. Porto Alegre, RS. MEDIAÇÃO, 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: Brasil, Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). Brasília, 2004

OLIVEIRA, E. M. Educação ambiental uma possível abordagem. 2 ed. BRASÍLIA, IBAMA, 2000, 150p. 

Philippi Arlindo. Jr Maria Cecilia Foces. Educação ambiental e sustentabilidade editores- Barueri, Sp: Manole,2005. (Coleção Ambiental 3).

 

SCARLATO, Francisco Capuano & PONTIN, Joel Arnaldo. Do Nicho ao Lixo Ambiente, Sociedade e Educação.Ed. Atual, 1994.

 

RAPOSO, T. J. N.; Educação ambiental: concepções e práticas. In:  PACOBAHYBA, L. D. (Org.) . Educação ambiental. Boa Vista. Universidade Federal de Roraima. UFRR, 2013.

SCARLATO, Francisco Capuano & PONTIN, Joel Arnaldo. Do Nicho ao Lixo Ambiente, Sociedade e Educação. Ed. Atual, 1994.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos