Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
20/12/2003 (Nº 7) Preservação do Meio Ambiente, em torno de uma comunidade pesqueira
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=200 
  

Mariluce Barboza da Costa[1]; Rita de Cássia  Fraga Damé[2]

            A sociedade como um todo, é chamada a buscar soluções para o uso sustentável da água, já que este é um recurso essencial à sobrevivência da vida no planeta.

            Este chamado também se faz na comunidade da “Colônia de Pescadores São Pedro, Z3”, 2º Distrito de Pelotas, RS.

            Atuando na escola desta comunidade, Escola Municipal de Ensino Fundamental Alm. Raphael Brusque, que tem a água como principal base sócio-econômica, que enfrenta problemas de escassez de água potável de boa qualidade, aonde nos últimos anos vem ocorrendo aumento da população e como conseqüência o avanço da ocupação em áreas de risco, gerando problemas ambientais.

            O educando precisa ser estimulado a refletir e interferir nesta realidade e a escola têm oportunidade e até o dever de ser fomentadora da solução desta problemática e deve tentar reverter à realidade que se apresenta.

            Nosso trabalho experimental ocorre com alunos oriundos da 5ª e 6ª série, no turno inverso das aulas. Desenvolvemos pesquisa dos hábitos dos alunos e suas famílias sobre o uso d’água, destino do lixo, reaproveitamento dos resíduos, o uso e o cuidado com a terra, através de saídas de campo com visitações domiciliares incentivando diversas práticas, tais como: separar os resíduos domésticos para reciclagem, reaproveitando em utilidades (bolsas, porta-retrato, cestos, etc.); venda a sucateiros, compostagem dos restos orgânicos, o uso adequado d’água e sua importância, cultivo de hortaliças e plantas medicinais, pequenas experiências que comprovem o que ocorre na natureza como mini terrários, imitar o leito de um rio e demonstrar a importância da mata ciliar, análise d’água da praia e poços artesanais pelo laboratório do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas e com os resultados fomentar a discussão sobre o que lançado na água e suas conseqüências e dando ênfase a qualidade da água que penetra no solo e que vai até o lençol freático e também a que escorre superficialmente e vai para os cursos d’água (o que leva e o que pode destruir).

            A partir destas ações atinge-se o objetivo, a conscientização dos educandos e suas famílias, da importância da preservação dos recursos hídricos e ambientais.

 

  



[1] Pós Graduanda em Gestão Regional de Recursos Hídricos;

[2] Dra. Eng. De Recursos Hídricos e Sanemaneto

 
Ilustrações: Silvana Santos