Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
07/12/2014 (Nº 50) SUBSTITUINDO INGREDIENTES INDUSTRIAIS POR NATURAIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1963 
  

SUBSTITUINDO INGREDIENTES INDUSTRIAIS POR NATURAIS

Por Nadia Cozzi em Saúde e Alimentação

 

Em uma época de tantos encontros para se falar de Meio Ambiente e Sustentabilidade, muitos ainda discutem se realmente o Homem é responsável ou não por todas essas transformações negativas de nosso mundo.  Como tudo o que se refere ao universo, é tudo bem simples ou mudamos ou o planeta muda para nós.

Somos responsáveis pelas atitudes que tomamos, por mais que a maioria acredite que estamos aqui a passeio.

Nesse panorama de mutações intrigantes, não posso deixar de perceber o que acontece com a alimentação. Cada vez mais os alimentos estão comprometidos. Os agrotóxicos, os promotores de crescimento, os aditivos químicos, foram tomando espaço, foram se incorporando na vida das pessoas que vivem cada dia e cada vez mais cedo, doentes.

Debate: Os polêmicos transgênicos

Assunto de muitos debates inflamados aqui no blog, os transgênicos dividem opiniões e todos vocês já conhecem a minha. Vamos fazer no próximo mês (Agosto) um debate sobre o assunto e convidamos todos vocês a participarem. Ao final do debate vamos criar um artigo com todos os prós e contras dos alimentos transgênicos.

Mas voltando a pauta do artigo, ouvimos cientistas dizendo que as plantações de milho e de soja estão quase que totalmente transgênicas, mas isso parece estar muito longe de nós, lá no campo, não é?

Esquecemos, no entanto, que o que está no campo vem para as nossas mesas, e consequentemente para dentro de nós. E guardamos carinhosamente em nossa dispensa o amido de milho, a velha e “confiável” Maizena, agora transgênica. Servimos às nossas crianças mingau com  Cremogema, Arrozina, também transgênicas,mas já falamos nisso aqui. Convido vocês a olharem a prateleira dos supermercados já temos pipoca, polenta, farinha de milho, transgênicas.

E agora temos o fermento transgênico. Aquele fermento que faz bolo, torta, panqueca. Todas as marcas de fermento químico, Royal, Fleischmann, Oetker já têm no cantinho, bem discreto o “T” dos transgênicos. E lá se vão nossos bolos e outras delícias. Mais e mais os orgânicos ficam mais baratos, perceberam? Com eles temos certeza de estarmos protegidos dessa indústria do alimento e da doença, que caminham lado a lado.

 

Substituindo ingredientes Industriais por Naturais

Muitas coisas podem ser substituídas e esse é o encanto da arte da culinária. Aprender esses “macetes” pode ser muito bom para a nossa saúde, como vimos no caso do fermento. Mas também para aqueles momentos que a gente quer preparar um prato especial e percebe que esqueceu um ingrediente.

Produto:

Quantidade:

Substituição:

Amido de milho (Maizena)

1 colher de sopa

2 colheres de farinha de trigo orgânica ou 2 colheres de tapioca granulada

Coalho

1 xícara

1 colher de sopa de suco de limão com leite até encher 1 xícara. Deixe descansar por 3 minutos até coalhar ou 2/3 de xícara de iogurte desnatada + ½ de leite fresco.

Pimenta da Jamaica

1 colher de chá

½ colher de chá de canela moída + ½ colher de chá de cravo em pó

Chocolate amargo

1 barra 200gr.

3 colheres de sopa de cacau em pó+ ½ xícara de manteiga sem sal

Natas

1 xícara

2 colheres de sopa de manteiga e 1 xícara de leite menos 2 colheres de sopa.

Mel

1 xícara

¾ de xícara de açúcar + ¼ de xícara de água.

Suco de Limão

1 colher de chá

½ colher de sopa de vinagre de maçã

Leite

1 xícara

½ xícara de leite condensado + ½ xícara de água ou leite em pó com água.

Soro de leite

1 xícara

1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre com leite fresco  até encher 1 xícara

Leite condensado

1 xícara

1 xícara + 2 colheres de sopa de leite em pó com ½ xícara de água morna, mexer vigorosamente. Juntar ¾ de xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga derretida.

Mostarda em pó

1 colher de chá

1 colher de sopa de mostarda creme

Creme azedo

Quantidade da receita

Iogurte natural na quantidade pedida

Açúcar de confeiteiro

Quantidade da receita

Açúcar orgânico batido no processador até ficar fininho.

Baunilha

1 vagem

1 colher de chá de extrato

Manteiga

1 xícara

7/8 de xícara de óleo de girassol +  ½ colher de chá de sal

Cremor tártaro

½ colher de sopa

1 e ½ colheres de sopa de suco de limão ou vinagre


Fonte: A Nossa Vida (http://anossavida.pt/artigos/alimentos-que-se-podem-substituir-receitas-caso-nao-existirem-casa)

 

Receita: Fermento Feito em Casa

Como cozinha é coisa de bruxa, vou passar para vocês a receita do fermento feito em casa. Outro dia li a receita desse fermento no Blog da Pat Feldman e hoje aproveito e passo para vocês do Coletivo Verde e peço que distribuam pelo mundo.

Fermento caseiro para bolos e afins
Misture aos ingredientes da receita:

·         ½ colher de chá de cremor tártaro (você encontra em muitos supermercados, ali pertinho dos temperos desidratados ou então em casas de festas que vendem chocolate em barra, embalagens, etc.)

·         ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio

Nota: essa quantidade corresponde a uma colher de chá de fermento e deve ser misturado na hora. Para maiores quantidades de fermento é só fazer a conta.

O que é Cremor Tártaro?

Utilizado nas receitas de confeitaria em geral, é um sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos toneis. É um produto natural que consta na lista oficial da Farmacopéia Brasileira, ou seja, é inofensivo à saúde. Pequenas quantias são necessárias para obter o efeito desejado, o que lhe dá alto rendimento. Validade do Produto: 24 meses da data de fabricação.

Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/ingredientes-naturais/

 

Ilustrações: Silvana Santos