Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
07/12/2014 (Nº 50) O MAIOR DESAFIO DE NATAL: EVITAR O CONSUMISMO!
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1952 
  

O MAIOR DESAFIO DE NATAL:

Evitar o consumismo!

 

Fofonka, Luciana¹

 

Estamos nos aproximando do Natal e a mídia insiste em nos alertar que precisamos comprar presentes. Envolvidos por esse espírito consumista, as pessoas mergulham na loucura do frenesim de compras natalinas e acabam gastando muito mais do que ganham, muitas vezes até adquirindo dívidas desnecessárias. Além disso, as pessoas precisam estar preparadas para enfrentarem as filas nos caixas de compras, de pacotes, trânsito caótico... Ou seja, o consumidor precisa estar consciente para o stress dessa correria de compras.

Além de todo o desgaste emocional, físico e financeiro não podemos esquecer da quantidade exagerada gasta em recursos que impactará diretamente o ambiente, como no caso das embalagens e papeis de presente, por exemplo.

No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo.

As embalagens quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular levam ao esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, podem ser ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de alta tensão), e muitos outros tipos de impactos ambientais negativos como, por exemplo, o aumento do consumo que aumenta a demanda pela produção de embalagens, o que consome mais recursos naturais e gera mais resíduos (MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE, 2014).

Nesse contexto é fundamental que não só durante o período do Natal, mas durante o ano todo tenhamos consciência em relação ao consumo desnecessário e a correta separação do lixo.

Isso não significa que não possamos dar presentes no Natal, mas sim que precisamos repensar o real significado do Natal para que o espírito natalino não gire apenas no consumismo, mas sim na solidariedade, fraternidade, união, paz e amor!

Vamos celebrar a família, os amigos, a natureza – a vida!! Pois, Natal é isso, é

 

¹ Bióloga. Drª em Análise Ambiental-Geografia/UFRGS

nascimento, é vida nova.

Então segue abaixo algumas sugestões para termos um Natal mais fraterno e menos consumista:

ü  Aproveite as festas de final de ano para estar com aqueles de quem mais se gosta, para compartilhar um texto, ouvir música, refletir sobre o ano que passou, e traçar juntos planos futuros. Se isso ocorre, deixando a emoção fluir, os presentes ficam certamente para segundo plano.

ü  Trace metas para 2015, como por exemplo: “Brincar mais com meus filhos”… “Ler mais romances e poesias”… “Pressionar a prefeitura para que seja melhorada a qualidade do transporte público”… “Fazer passeios de bicicleta”… “Organizar os condôminos do meu prédio para buscar uma cooperativa de coleta seletiva de resíduos e mobilizar a todos para que façam a separação dos resíduos em seus apartamentos”… “Antes de comprar, perguntar sobre a origem da carne, para garantir que não vem de áreas em que a pastagem gerou desmatamento”… “Não comprar nenhum produto pirata”… “Não brigar no trânsito”… “Pedir nota fiscal em todas as minhas compras”… “Planejar o cardápio semanal e fazer a lista de compras que atenda a este planejamento”… “Aderir a marcas, produtos e empresas comprovadamente mais responsáveis do ponto de vista ambiental e social”… “Abandonar o uso de produtos descartáveis e aderir aos retornáveis e duráveis”… “Sempre que possível, trocar os produtos físicos pelos virtuais, os combustíveis fósseis por renováveis, os diluídos pelos concentrados”… (MARCONDES, 2014).

ü  Não sabe o que oferecer àquela pessoa que tem tudo? Faça uma doação em seu nome a uma instituição de caridade ou a uma associação que se dedica a uma causa que essa pessoa apoia. Um presente original, sentido e amigo do ambiente.

ü  Ofereça serviços. Em vez de oferecer um objeto, ofereça um serviço. Escreva um bonito cartão (de preferência em papel reciclado) para oferecer o presente, que além de ser um presente ecológico, é também muito original!

ü  Compre ecológico. Quer-se efetivamente comprar algo novo para oferecer, compre ecológico. Opte por artigos utilitários, reciclados, biodegradáveis e reutilizáveis, evitando objetos em plástico ou que necessitam de pilhas. Ofereça artesanato local, velas ecológicas (feitas com cera de soja ou cera de abelha), brinquedos ou jogos em madeira, vestuário em algodão orgânico, bambu ou cânhamo, um cabaz de alimentos ou uma caixa de vinho orgânico. Não se esqueça que o embrulho deve ser igualmente ecológico: escolha papel reciclado ou crie um embrulho ecológico ao reutilizar folhas de revistas ou de jornal. Em alternativa, ofereça o presente num recipiente reutilizável, como uma caixa de cartão reciclado ou um saco em algodão orgânico.

ü  Aposte no comércio local. Irá surpreender-se com a oferta que o comércio local dispõe e, ao comprar presentes localmente, não só estará a dar um presente ecológico e a incentivar a economia local, como estará a reduzir a sua pegada de carbono, uma vez que contribui para a redução dos custos logísticos e do impacto ambiental negativo que o transporte contínuo de mercadorias exige. Outra opção é comprar em lojas que apoiam o Comércio Justo – organização que promove a venda de produtos que garantem a agricultores e produtores um preço justo pelos seus artigos, assim como um ambiente de trabalho saudável, economicamente e ecologicamente sustentável.

ü  Ofereça talento. Não haverá presente mais ecológico ou pessoal do que algo que foi feito por si: recorra aos seus talentos especiais para criar um presente único e amigo do ambiente! Pode ser tudo desde uma compota ou um bolo, a um colar, uma camisola tricotada, um quadro pintado ou um vídeo com imagens e músicas que ilustram momentos passados juntos. Seja criativo, seja ecológico! (UMA VIDA VERDE, 2014).

 

Sem dúvida, esse é o maior desafio do Natal, as pessoas se desapegarem apenas do consumismo e buscarem um Natal de amor, paz, vida, de sustentabilidade, para que juntos possamos continuar comemorando muitas e muitas outras festividades.

 

REFERÊNCIAS

MARCONDES. Disponível em: http://envolverde.com.br/economia/consumo-economia/natal-o-paraiso-pelo-consumo/ Acesso em 02/12/2014.

 

MINISTERIO DO MEIO AMBIENT. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/impacto-das-embalagens-no-meio-ambiente Acesso em 02/12/2014.

 

UMA VIDA VERDE. Disponível em: http://umavidaverde.com/artigos/8-dicas-para-oferecer-presentes-ecologicos. Acesso em 02/12/2014.

 

Ilustrações: Silvana Santos