Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
07/12/2014 (Nº 50) A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET COMO FORMA DE POSSIBILITAR A TROCA DE SABERES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E A ESCOLA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1925 
  

A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET COMO FORMA DE POSSIBILITAR A  TROCA DE SABERES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E A ESCOLA

 

MACHADO, Gabriella Eldereti1; NAVARINI, Jussara2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete

gabriellaelderete@hotmail.com

 

RESUMO

Atualmente em meio a diversas discussões relacionadas ao meio ambiente, é muito importante conhecer sobre as temáticas relacionadas, como por exemplo, a reciclagem, e principalmente conscientização dos alunos desde as séries iniciais.   Pensando nisto realizou-se uma Oficina de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim, partindo desta necessidade de discussão e conscientização sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Atividades como está que foi realizada, busca proporcionar aos alunos um espaço cooperativo dos conhecimentos científicos e das vivências cotidianas dos mesmos, sendo um espaço de trocas de saberes e vivências.

Pode – se perceber a importância desta atividade para conscientização sobre o meio ambiente propondo alternativas de destino para alguns tipos de materiais a partir da reciclagem, como a fabricação de brinquedos com garrafa PET.

Palavras chave: Educação em Ciências, reciclagem, formação docente.

 

THE EXCHANGE OF KNOWLEDGE BETWEEN INITIAL TRAINING OF DEGREE IN CHEMISTRY AND THROUGH SCHOOL RECYCLING OF PET BOTTLES IN CONDUCTING A WORKSHOP OF SCIENCES

ABSTRACT

Currently in the midst of several environment-related discussions, it is very important to know about the issues related, for example, recycling, and especially awareness of students from the earliest grades. Thinking it was held a Workshop on Science at the State Elementary School Ecilda Alves Paim, starting this need discussion and awareness about the importance of recycling to the environment. Activities like is that it was performed, seeks to provide students with a cooperative space of scientific knowledge and daily experiences of the same, with a space for the exchange of knowledge and experiences.

You can - if you realize the importance of this activity to raise awareness about the environment proposing alternative destination for some types of materials from recycling, such as the manufacture of toys with PET bottle.

Keywords: Education, Science, recycling teacher education.

 

INTRODUÇÃO

     Os professores possuem a tarefa de possibilitar uma mediação dos conhecimentos, levando os alunos a uma compreensão dos problemas que estão a sua volta, sendo assim, o aprendizado de ciências tem um papel importante nesse entendimento da realidade e do mundo, proporcionando várias reflexões sobre temáticas relevantes na vida cotidiana, como por exemplo, a reciclagem de garrafas PET.

As atividades realizadas na Oficina de Ciências fazem com que haja uma conexão com a Educação Ambiental, os alunos participam deste momento de conscientização que irá se refletir em suas práticas pessoais resultando em uma relação  harmoniosa e respeitadora com os limites ecológicos, como menciona Loureiro, (2009, p. 25-26).

Essa inserção do ensino de ciências na educação infantil é um ponto relevante de ser abordado, pois é uma possibilidade que a criança pode ter de presenciar uma autonomia em sua aprendizagem. Realizando - se através de um espaço de liberdade em expor seus pensamentos e opiniões sobre as temáticas estudadas, sendo destacado por Machado, Mol e Zanon (2012, p.46) “O aluno vai formular suas próprias respostas, suas próprias maneiras de combinar aquilo que está sendo ensinado com o que já sabia, pois toda a compreensão é ativa”.

Essas atividades são importantes justamente neste ponto da vida das crianças, nesta época de realização de descobertas sobre o mundo em que vivem, indo além dos conhecimentos que já possuem como menciona Arce, da Silva e Varotto (2011, p. 82) “assim, não só caminhamos dentro das possibilidades que a criança nos apresenta, mas procuramos sempre desafiá-las a realizar o novo”.

Pensando então nesses novos rumos do ensino de ciências e levando-se em conta a importância da conscientização sobre a reciclagem e o meio ambiente, pensou-se na realização da Oficina de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim, na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo proporcionar a aproximação da ciência na vida escolar dos alunos participantes da oficina, utilizando a temática da reciclagem, sendo também uma oportunidade de troca de saberes entre a escola e a formação inicial.

METODOLOGIA

            A ideia de realização da Oficina de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim no Município de Alegrete, Rio Grande do Sul, surgiu da necessidade de aproximação da ciência nas vidas dos alunos. Partindo de uma temática presente no cotidiano, que são os cuidados com o meio ambiente, mais precisamente por uma alternativa que é a reciclagem de materiais como garrafas PET.

            A Oficina de Ciências foi proposta aos alunos do ensino fundamental, no qual eles se escreviam para participar da Oficina, que se realizava no turno inverso ao de suas aulas. A turma era composta por dezenove (19) meninos e duas (2) meninas, nas faixas etárias de idade de oito (8) a dez (10) anos, oriundos de diversas séries escolares. As atividades eram realizadas na sala de jogos da escola, nas terças e quintas-feiras pelo turno da manhã. Tendo inicio no mês de março até o mês de julho do ano de 2013.

            Pensou-se em atividades que tivessem uma relevância prática e utilizável para os alunos, para que tivesse um encontro inicial com a temática, motivando-os a resolução de um problema inicial, que é a reciclagem de materiais como garrafas PET. Fazendo com que este encontro entre a criança e a temática abordada fosse significativo em suas vidas, já que os ensinamentos seriam aplicados em seu cotidiano, valorizando então o aprendizado sobre a reciclagem.

            A partir de garrafas PET, procederam ao longo das aulas com a montagem de diversos robôs de material reciclado, e outros brinquedos.

Robô Aranha de garrafa PET.

 

Robô Aranha de garrafa PET.

Robô confeccionado com garrafa PET.

Lançador de foguete.

Foguetes de garrafa PET.

 

 

RESULTADOS

     Os resultados das atividades realizadas foram muito positivos, superando as expectativas, sendo realmente um espaço de trocas de saberes. E a partir do que foi proposto, na realização da Oficina de Ciências utilizando a temática da reciclagem para trazer o cotidiano dos alunos para a escola, consegue-se perceber que houve a conscientização sobre o tema e também o aprendizado, pois os alunos se sentiram motivados a aprender sobre as temáticas, porque fazem parte de sua cultura (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1994).

A partir das criações dos brinquedos com materiais reciclados, os alunos puderam perceber que se pode dar um destino diferente a diversos materiais que não utilizamos mais, percebendo a importância da atividade no meio ambiente fazendo com que o aprendizado tivesse também uma relevância social, e assim cita Freire (2011, p.67) “a capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a, (...)”.

A partir do que se propôs no inicio da realização da Oficina, acredita-se que se conseguiu ensinar aos alunos que existem maneiras alternativas para o reaproveitamento de materiais que seriam jogados no lixo, e assim como menciona Lima e Chenna (2000) no que se refere à reciclagem, no qual pode ser compreendida como o beneficiamento de produtos ou materiais que são transformados em novos produtos, e inseridos novamente ao mercado de consumo. No caso da Oficina os alunos reaproveitaram o material transformando-os em brinquedos, que foram utilizados por eles e compartilhados com os outros alunos da escola.

 

CONCLUSÃO

     O ensino de ciências através da Oficina de Ciências assumiu após a realização da mesma, um sentido significativo na formação dos alunos, pois não se fez somente de conteúdos, mas sim a partir das vivências cotidianas, buscando-se alternativas utilizáveis para a reciclagem. Neste contexto, o professor se propôs ao desafio de promover uma abordagem contextualizada sobre a reciclagem, realizando uma interação compartilhada de aprendizagens.

     Esta atividade fez com que se pudesse perceber que não podemos ficar estagnados em um ensino que não convoca o cotidiano dos alunos para ser instrumento do conhecimento na sala de aula, mostrando que o aluno sente-se motivado a aprender quando consegue associar aquilo que se aprende com uma utilização prática dos conhecimentos na sua vida.

     Então ensinar ciências é de fato importante em qualquer nível de escolarização que o aluno estiver, desde as crianças no ensino fundamental até os alunos que estão saindo do ensino médio, pois as opiniões e conhecimentos em relação a diversos assuntos relevantes vão se construindo e se moldando durante o aprendizado. E a consciência de que se devem ter cuidados com o meio ambiente e que através da reciclagem pôde-se realizar uma ação positiva, em que os alunos se envolveram ativamente na atividade, fazendo com que ocorresse uma ligação entre os conhecimentos científicos sobre a reciclagem e a importância dos mesmos no âmbito social.

     A contribuição no aprendizado dos alunos se deu na forma de propor um destino diferente as garrafas PET que seriam jogadas no lixo fazendo também com que despertasse uma conscientização de que se podem realizar boas atividades que ajudam ao meio ambiente.

 

 

 

REFERÊNCIAS

ARCE, Alessandra; da SILVA, Debora A.S.M.; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: editora Alínea, 2011.

DELIZICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.

Ensino de Química: visões e reflexões/ organizador Gerson de Souza Mol. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. – 168 p. – (Coleção Educação em Química).

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GADOTTI,Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

LIMA, Evaldo S.; CHENNA, Sinara I. M. Reciclagem de Entulho. CPT, Viçosa, 2000.

MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Tradução Fátima Murad. – Porto Alegre: Artmed, 2002.

no 1º Grau. São Paulo: Atual, 1986.

NÓVOA, Antonio. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009.

Ilustrações: Silvana Santos