Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
07/12/2014 (Nº 50) AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS AGRICULTORES DO OESTE CATARINENSE SOBRE O BIODIESEL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1900 
  

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS AGRICULTORES DO OESTE CATARINENSE SOBRE O BIODIESEL

 

 

Fernanda Barbieri1, Luana Camillo Basseggio1 Alessandra Farias Millezi2

 

¹ Acadêmicas do Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia

2 Bióloga (URI), Doutora em Microbiologia Agrícola, Professora do Instituto Federal Catarinense, Câmpus Concórdia

 

Endereço para correspondência: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia Rodovia SC 283 – km 08 – Bairro Fragosos – Concórdia – Santa Catarina, CEP: 89700-000. E-mail: alessandra.millezi@ifc-concordia.edu.br

 

 

RESUMO

 

Lavousier, o pai da química moderna, afirmou que “na natureza, nada se cria, nada se perde e tudo se transforma”. É nessa linha de pensamento que crescem as pesquisas e valorização das energias renováveis como o biodiesel, o produto de uma reciclagem energética de resíduos. Atualmente a principal fonte energética global é oriunda de combustíveis fósseis, mas muitas pesquisas estão sendo realizadas para ampliar o uso de outros combustíveis e diminuir a dependência dessa energia de alto custo, grande colaboradora do aquecimento global e que torna as economias frágeis devido a alta dependência de um combustível de estoque limitado. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento da população da zona rural da cidade de Concórdia residentes no Distrito de Presidente Kennedy, Linha Laudelino, Linha Marchesan e Linha 8 de Maio sobre as opções de fontes energéticas, em especial o biodiesel, mais difundido pela mídia. A análise foi realizada a partir de um questionário de 8 perguntas objetivas com aplicação para 16 agricultores com idade superior a 40 anos. Os resultados demonstraram uma conscientização da população analisada quanto as vantagens ambientais do biodiesel, porém, sua utilização em amplos setores, assim como a sua forma de utilização – puro, em mistura -  não são informações disseminadas, sendo que a variedade de fontes energéticas é reduzida no meio rural, tendo destaque os produtos do petróleo e o gás natural. Entretanto, a população agrícola está disposta a substituição energética, desde que comprovada as vantagens expostas em teoria.

 

Palavras-chave: fontes energéticas, biodiesel, vantagens ambientais.


1.    INTRODUÇÃO

 

Atualmente, o petróleo é a base da matriz de energia do mundo, causando dependência e fragilidade nas nações com alto consumo do combustível fóssil. As previsões de uma possível crise energética, associada ao preço (ouro negro) e ao aumento do aquecimento global em virtude da liberação de gases de efeito estufa, motivam os países a buscar alternativas para blindar suas economias, cientes que o desenvolvimento nacional sem aumento significativo de uso de água e energia e formação de resíduos é impossível.

Apenas no Brasil são consumidos 40 bilhões de litros por ano de petróleo, sendo que sua capacidade de produção de biodiesel é de 800 milhões de litros. Entretanto, a substituição, mesmo sendo parcial, envolve reflexões, além das amplamente debatidas questões ecológicas e econômicas, os problemas de cunho social, especificamente quando se trata do biodiesel de origem vegetal.

  As energias renováveis recebem um novo enfoque com o conceito de “energia limpa”, energia aqui apresentada na forma de biodiesel, ressaltando as opções de combustível que não se restringem a matéria-prima petróleo.

O simples conhecimento de uma nova fonte energética pode quebrar a idéia baseada no senso comum de que o combustível aparentemente mais barato é a opção mais vantajosa, e que idéias ecológicas, já que a inserção do biodiesel ameniza a emissão de gases de efeito estufa, não são economicamente viáveis.

O trabalho não se detém na abordagem do tema, ele busca transmitir informação, mesmo sendo para uma pequena parcela da população, mas de importância fundamental no setor produtivo, o quanto viável o biodiesel pode ser.


2.    METODOLOGIA

 

Foram aplicados 16 questionários para agricultores com idade superior a 40 anos do interior do município de Concórdia, Santa Catarina (cidade do Oeste Catarinense), mais especificamente divididos em:

·        6 questionários em Distrito Presidente Kenedy;

·        4 questionários em Linha Laudelino;

·        3 questionários em Linha 8 de Maio;

·        3 questionários em Linha Marchesan;

A entrevista foi efetuada a partir da aplicação de um questionário contendo oito perguntas. A princípio, o questionário dispõe de um breve conceito sobre o tema, e as perguntas que se sucedem apresentam apenas uma alternativa correta. Em cada pergunta (com exceção da questão número 1) havia uma resposta esperada, a qual está em negrito no questionário anexado abaixo.

Os dados foram organizados e tabulados em planilha eletrônica do Software MS-Excel 2007, e para melhor evidenciar os resultados, foram gerados gráficos.

O modelo aplicado bem com as respostas esperadas para cada questão (negrito) segue abaixo:

Para responder esse questionário não é recomendado o uso de consultas, já que visa a análise do conhecimento prévio do indivíduo.

“O biodiesel é um composto feito a partir de gordura vegetal ou animal, que pode ser usado para alimentar motores a diesel. A produção das matérias-primas (etanol e óleo de soja) importantes para a geração de biodiesel é uma tradição na economia brasileira. Tal fato expõe, internacionalmente, o país e o coloca como carro-chefe na discussão geopolítica em torno dos caminhos a serem tomados pelos investidores mundiais, a partir da possível substituição dos combustíveis fósseis pelos que geram energias limpas”. 

 

1. Qual das fontes energéticas citadas abaixo você conhece? (pode ser citada mais do que uma)

a. (   ) Carvão; -

b. (   ) Gás Natural;

c. (   ) Petróleo;

d. (   ) Biodiesel;

e. (   ) Outras. Quais? _____________________________________________

Como essa questão é de múltipla escolha, e por este motivo as porcentagens são variáveis.

 

2. Sobre o biodiesel você tem ideia no que ele contribui?

a. (   ) Sim, ele pode reaproveitar resíduos de abate e diminuir a dependência de petróleo, pois é uma fonte de energia viável; 31%

b. (   ) Sim, ele tem função única  de gerar energia em forma de combustível para carros. 38%

c. (   ) Não, mas já ouvi falar; 6%

d. (   ) Não e nem ouvir falar. 25%.

 

3. “Esse combustível renovável permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel e também reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas e, assim, promover a inclusão social. O inconveniente maior é o ressecamento das mangueiras de combustível. Em contrapartida, há economia na troca de filtros, já que o biodiesel não forma tanta borra quanto o diesel comum. Como a produção do biodiesel ainda é pequena, seu custo é alto. Para ter o mesmo preço do diesel normal, precisará de incentivos governamentais”. Sabendo das vantagens e desvantagens do biodiesel você:

a. (   ) Usaria, pois é uma alternativa viável; 44%

b. (  ) Usaria, se já tivesse um estudo que comprovasse ser mais viável o uso dele do que de outros combustíveis; 44%

c. (   ) Não usaria pois já está satisfeito com o combustível que usa; 6%

d. (   ) Após saber o que é não vejo motivos para usar. 6%.

 

4. Com seu conhecimento você acha que o biodiesel deve ser usado como?

a.  (    ) Puro, sem misturas, somente ele; 56%

b. (  ) Com mistura, de preferência misturado o óleo diesel (derivado do petróleo); 19%

c. (   ) Com mistura, mas não sei especificamente que tipo; 6%

d. (   ) Não saberia dizer; 19%.

 

5. Em sua opinião, o biodiesel é menos poluente?

a. (   ) Sim, mas não sei o real motivo; 37%

b. (   ) Sim, pois sei que ele reduz as emissões de gases de efeito estufa; 44%

c. ( ) Não, não vejo nenhuma diferença entre o biodiesel e outros combustíveis a não ser o preço; 0%

d. (   ) Não saberia dizer; 19%.

 

6. Porque você acha que as empresas usam o biodiesel?

a. (   ) Porque é mais barato; 0%

b. (  ) Porque é feito a partir de matérias renováveis (pode-se semear mais soja e girassóis) e permite ajudar na resolução de problemas ambientais como por exemplo alterações climáticas; 75%

c. (   ) Porque é uma alternativa mais viável e de mais fácil implantação em grandes sistemas de produção; 12%

d. (   ) Por todas as alternativas acima citadas. 13%.

 

7. Quais seriam, em sua opinião, as vantagens ambientais do Brasil produzir e usar biodiesel?

a. (   ) Reduzir todos os gases tóxicos; 19%

b. (   ) Melhorar a cadeia produtiva ambiental; 19%

c. (   ) Reduzir a poluição ambiental, o efeito estufa - principalmente em grandes centro urbanos -  e também reduzir os males que os gases causam a população. 62%.

 

8. Se você fosse dono de uma empresa que necessitasse de grande quantidade de combustível para a produção de algo, como exemplo, ou se tivesse um carro que pudesse ser abastecido com qualquer combustível, o que você faria:

a. (   ) Continuaria abastecendo o estoque da empresa bem como o carro com os combustíveis que já conheço e tenho confiança; 19%

b. (  ) Usaria na empresa um combustível conhecido para não ter tanto prejuízo em adquirir algo que não sei se realmente vale a pena e arriscaria usar o biodiesel como uma fonte alternativa no meu veículo; 31%

c. (   ) Tendo mais informações e sabendo melhor sobre fontes energéticas que trazem “energia limpa” resolveria arriscar, mesmo sem profunda certeza de dar certo, mas com o intuito de reutilizar material, que seria o biodiesel gerado a partir de gordura bovina e/ou de frango e também com o intuito de ajudar a preservar o meio ambiente. 50%.

 

A questão (8) assim como a primeira questão, não havia uma alternativa determinada como a mais apta a ser assinalada dentro das opções, a pergunta objetivava a análise de conhecimento.

 

 

3.    RESULTADOS

 

 Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário permitiram verificar que as fontes energéticas conhecidas pelos agricultores destas propriedades rurais são amplas, como pode ser visto na figura 01 e nas porcentagens abaixo. Entretanto a maioria conhece melhor o gás natural e petróleo.

 

Figura 01 - Fontes energéticas conhecidas pelos agricultores entrevistados (%).

 

 

Constatou-se que 31% dos entrevistados sabem exatamente a importância do biodiesel. Enquanto que, 38% acreditam que ele sirva exclusivamente como combustível para carros; 6% não sabem sua função mas já ouviram falar e 25% além de não saber sua função, nunca ouviram falar. (Figura 02)

Figura 02 – Compreensão sobre a importância do biodiesel demonstrada pelos entrevistados (%).

 

 

Quando o assunto foi vantagens e desvantagens do biodiesel, 44% usaria, pois acredita ser uma alternativa viável, a mesma porcentagem corresponde a pessoas que usariam se fosse comprovado sua viabilidade; 6% não usaria pois já está satisfeito com a atual fonte energética e a mesma porcentagem não viu vantagens para usar, como mostra a figura 03.

 

Figura 03 – Conduta dos entrevistados ao saber das vantagens e desvantagens do biodiesel (%).

 

 

Sobre a forma de utilização do biodiesel, 56% acreditam que ele deve ser usado puro, sem misturas; 19% mostraram o conhecimento de que ele precisa da mistura de óleo diesel; 6% sabiam que era necessária uma mistura mas não exatamente de que tipo enquanto que 19% não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto. (Figura 04)

Figura 04 – Opinião dos entrevistados sobre o uso do biodiesel (%).

 

 

 Quanto à questão ecológica, no sentido se ele ser menos poluente, como demonstrado na figura 05, 37% dos entrevistados entende que ele é mas não sabe porque motivo; 44% sabe que ele é menos poluente porque reduz as emissões de efeito estufa; 19% não sabe se ele é ou não menos poluente.

 

 

Figura 05 – Conhecimento dos efeitos poluentes do biodiesel pelos entrevistados (%).

 

 

 Conforme a Figura 06, verifica-se que 75% dos entrevistados sabem que as empresas optam por usar biodiesel porque ele é feito de matérias renováveis e ajuda a evitar problemas ambientais. 13% acham que todas as alternativas estavam certas e 12 tinham a idéia errônea de ser uma alternativa mais viável e de mais fácil implantação em grandes sistemas de produção.

Figura 06 – Opinião dos entrevistados sobre os motivos que levam as empresas à utilização do biodiesel (%).

 

 

Quando perguntados sobre qual eles acham ser as maiores vantagens de o Brasil produzir e usar biodiesel, 19% entende que o motivo é a redução dos gases tóxicos e também 19% para melhorar a cadeia produtiva ambiental; 62% dos entrevistados sabiam que as maiores vantagens vão desde reduzir a poluição ambiental, o efeito estufa e também reduzir os males que os gases causam a população. (Figura 07).

 

Figura 07 - Posição dos entrevistados sobre as vantagens da produção e utilização do biodiesel no Brasil (%).

 

 

Foi apresentada para os entrevistados uma situação hipotética de eles serem donos de uma empresa e perguntou-se o que eles fariam. Foram obtidas as seguintes respostas, mostradas na Figura 08: 19% disse que continuaria abastecendo o estoque da empresa bem como o carro com os combustíveis que já conhecia e tem confiança; 31% disse que usaria na empresa um combustível conhecido para não ter tanto prejuízo em adquirir algo que não saberia se realmente valeria a pena e arriscaria usar o biodiesel como uma fonte alternativa no veículo; 50% respondeu que tendo mais informações e sabendo melhor sobre fontes energéticas que trazem “energia limpa” resolveria arriscar, mesmo sem profunda certeza de dar certo, mas com o intuito de reutilizar material, que seria o biodiesel gerado a partir de gordura bovina e/ou de frango e também com o intuito de ajudar a preservar o meio ambiente.

 

Figura 08 – Posição dos entrevistados frente a uma situação hipotética com grande uso de combustível (%).

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Em uma análise inicial, avaliando a primeira questão, percebeu-se a reduzida variedade energética utilizada pelos entrevistados, visto que muitos desses marcaram a alternativa “carvão”, uma fonte de energia dita antiga, enquanto que o biodiesel apresentou baixos percentuais, mostrando a dificuldade de inserir novas fontes energéticas no meio. Na maioria dos casos, após algumas questões já terem sido respondidas, o entrevistado acabava por lembrar o que era o tema tratado (biodiesel), então em uma avaliação geral das questões e suas respostas pôde-se perceber que os agricultores estão informados sobre o biodiesel, porém, apesar de estarem informados sobre a existência dessa fonte energética, eles ainda não sabem como ela é usada. Outra conclusão obtida a partir dos questionários abrange a baixa influência das comprovações teóricas, a maior parte dos agricultores, mesmos cientes das vantagens do biodiesel - como mostram os resultados das questões 5, 6, 7 - desejam ver na prática sua real funcionalidade e adequação ao meio antes de uma possível utilização.

Em geral, o conhecimento foi surpreendente, foi percebida uma mentalidade aberta a novos conceitos e métodos, tanto à recepção para o preenchimento do questionário como em relação à utilização de novas alternativas relacionadas às fontes energéticas.

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BERMANN, Célio. Crise ambiental e as energias renováveis. Revista Ciências e Cultura, vol. 60, São Paulo, 2008. Disponível em < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000300010> Acesso em 01/10/13;

 

FILHO, Eduardo Pires Castanho; CHABARIBERI, Denyse. Perfil energético da agricultura paulista. São Paulo, 1982. Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Disponível em < ftp://ftp.sp.gov.br/ftpiea/RP/1982/relat-0982.pdf> Acesso em 26/09/13;

 

KRAUSE, Laíza Canielas. Desenvolvimento do processo de produção de biodiesel de origem animal. Porto Alegre, 2008. 147 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/14362> Acesso em 26/09/13;

 

LINDEMEYER, Ricardo Matsukura. Análise da viabilidade econômico-financeira do uso do biogás como fonte de energia elétrica. Florianópolis, 2008.  105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração). Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em < http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/mudancasclimaticas/biogas/file/docs/artigos_dissertacoes/lindemeyer.pdf> Acesso em 26/09/13;

 

 

MOREIRA, Ana Luísa de Vasconcelos. Produção de biodiesel a partir de gordura de frango. Porto, 2009. 61 f. Dissertação (Mestrado) Universidade do Porto. Disponível em < http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57755> Acesso em 26/09/13;

 

SANTOS, Tânia M. B; DE LUCAS, Jorge. Aproveitamento de resíduos da indústria avícola para produção de biogás. Simpósio sobre Resíduos da Produção Avícola, Concórdia, 2000. Disponível em < http://docsagencia.cnptia.embrapa.br/suino/anais/anais65_lucas.pdf> Acesso em 26/09/13;

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos