Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
04/09/2014 (Nº 49) DEBATE SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1872 
  
Educação Ambiental na EJA: usos múltiplos da água do Rio Paraíba do Sul

 

DEBATE SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Daniele Rodrigues Barbosa

Especialista em Gestão Ambiental (UGF), Análise Ambiental e Gestão do Território (ENCE/IBGE) e Mestranda em Tecnologia Ambiental (UFF). Docente I em Ciências Naturais na Escola Municipal Graciema Coura (Volta Redonda-RJ) e Colégio Estadual Baldomero Barbará (Barra Mansa-RJ). E mail: biologiavr@yahoo.com.br

    

Resumo

A inserção da temática ambiental no cotidiano dos alunos permite ao educador avaliar o assunto de forma diferenciada, a fim de estimular a reflexão e construir o senso critico. No segundo seguimento do ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o assunto água, foi realizado um debate com a turma de terceiro ciclo sobre os usos múltiplos da água e uma discussão sobre qual atividade deveria ter prioridade em caso de racionamento de água. Com materiais disponibilizados pela Agência Nacional de Águas sobre o Rio Paraíba do Sul, foram elaborados argumentos por grupos de alunos separados por uso da água para, após discussão, definir qual a importância da água para uma sociedade que é dependente deste recurso em todos os seguimentos.

 

Palavras-Chave: Rio, Paraíba do Su; EJA; debate; águas.

 

Introdução

 

 

O tema meio ambiente, disposto no currículo mínimo do segundo seguimento ensino fundamental e nos temas transversais recomendados pelo Ministério da Educação, foi incluído no planejamento semestral da modalidade  Educação de Jovens e Adultos - EJA, na disciplina de Ciências Naturais. O tema, que permite ampla abordagem, é apresentado no presente trabalho que descreve o debate realizado com os alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental. O objetivo principal da aula foi o de debater os usos múltiplos da água pelo ser humano e os objetivos específicos trataram de identificar os aspectos negativos e positivos dos diversos usos da água do Rio Paraíba do Sul, refletindo sobre o manejo deste recurso natural pelo homem.

 

O debate abordou os conteúdos água, usos múltiplos da água e Rio Paraíba do Sul, que é o principal recurso hídrico da região do Médio Paraíba Fluminense. Para realizar o debate entre os alunos, foram utilizados os seguintes materiais (FIGURA 1): canetas de quadro branco; reportagens de jornais referentes ao uso da água; panfletos educativos relacionados ao uso da água; fichas com subitens específicos e quadro branco. As fichas foram confeccionadas em slides, em software de apresentação de slides, e impressas no modo folheto, contendo seis slides em cada folha, para distribuir aos alunos de forma aleatória e, deste modo, agrupá-los por subtemas Os subtemas selecionados foram: hidrelétrica; uso agropecuário; uso industrial; lazer; agricultura; pesca; transposição e esgoto sanitário. O tempo gasto para a explicação da organização do debate, assim como a leitura e elaboração de argumentos pelos grupos foi de uma aula com quarenta e cinco minutos de duração. Já para o debate entre os grupos e a conclusão da atividade, o tempo gasto foi de uma aula. Para a avaliação, os aspectos considerados foram: a capacidade de argumentação dos grupos de modo coerente sobre o tema proposto e a participação individual positiva do aluno no grupo.

 

Description: F:\MATERIAL PARA DAR AULA\escola em geral\EJA\graciema 2011\LGIM0115.jpg

 

FIGURA 1: Materiais utilizados durante a aula.

 

A turma foi divida em grupos de até cinco componentes. Para separar os alunos, a cada um foi dada uma ficha com uma figura e um uso da água. Os alunos com fichas de usos da água semelhantes foram agrupados.  Para iniciar o tema, foi questionado aos alunos: “Em caso de restrição de uso, quem deverá ter preferência na captação ou uso da água do Rio Paraíba do Sul?” Para melhor compreensão dos assuntos relacionados ao tema, cada grupo recebeu reportagens, panfletos e tirinhas com definição, aspectos positivos e negativos do subtema específico, pois deveriam argumentar bem para ser escolhido o uso prioritário pelos demais grupos. Após uma aula questionando, discutindo e interagindo, os grupos foram instigados a argumentar por que seus usos específicos deveriam ter preferência ao uso da água em relação aos demais grupos. Após esta etapa, os grupos expuseram suas opiniões e foram abordados de acordo com a solicitação dos mesmos, pois elaboravam contra-argumentos para obterem preferência.

 

Resultados

 

Ao final do debate, foi observada a ampla participação dos alunos, que superaram as expectativas quanto à coerência nas argumentações e ao consenso no resultado final, onde decidiram que todas as atividades ou usos da água estão interligados e são interdependentes. Segundo um aluno, “para ter eletricidade precisa de hidrelétrica, mas esta depende de indústrias para ser construída”. Também houve a sugestão de incluir no grupo lazer e pesca o subtema uso doméstico e levantaram a questão de, no caso real de restrição de captação de água, que os hospitais deveriam ter a preferência.

 

Para definir para qual uso deveria ser dada a concessão da captação da água, cada grupo escreveu o subtema ganhador em folha separada, em ordem de preferência. Apesar de se diferenciarem na argumentação escrita, o debate demonstrou uma clareza quanto aos usos básicos da água pelo homem, onde citaram que os pescadores, devido à economia e à poluição, seriam muito prejudicados e que a agricultura necessita de grande quantidade de água para atender à demanda. Recomenda-se para esta atividade, caso tenha oportunidade, a inserção de vídeos sobre os usos múltiplos da água e estudos de caso de outras bacias hidrográficas.

 

Referências Bibliográficas

 

ANA. Publicações da Agência Nacional de Águas. Disponível em: www.ana.gov.br. Acesso em: maio de 2011.

ANA. Bacia do rio Paraíba do Sul. http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2001/BaciadoRioParaibadoSul.pdf. Acesso em: maio de 2011.

MEC. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf Acesso em: maio de 2011.

ROTARY CLUB INTERNATIONAL. Carta do Governador do Rotary Club do distrito rotário 4600: a água, fonte de vida. Carta do Governador, ano 2003.

WWF. Publicações de Educação Ambiental e Águas: livro das águas. Disponível em: www.wwf.org.br. Acesso em: maio de 2011.

 

Ilustrações: Silvana Santos