Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
04/09/2014 (Nº 49) REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO MEIO AMBIENTE PARA TURISTAS DA CIDADE DE MATINHOS, PARANÁ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1864 
  

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO MEIO AMBIENTE PARA TURISTAS DA CIDADE DE MATINHOS, PARANÁ

 

Afonso Takao Murata

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Jaguariaíva, 512, Matinhos-Pr. CEP: 83.260-000 afonsomurata@ufpr.br

 

Stephanie de Almeida Ferreira

Bióloga Pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Solos da UFPR.Federal do Paraná. Jaguariaíva, 512, Matinhos-PR CEP: 83.260000  ferreiraste@hotmail.com

 

Ana Clara Giraldi Costa

Agroecóloga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná. Jaguariaíva, 512, Matinhos-PR CEP: 83.260000  acgiraldicosta@gmail.com

 

Marília Pinto Ferreira Murata

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, 512, Matinhos-Pr. CEP: 83.260-000 mariliamurata@gmail.com

 

RESUMO: este artigo teve como objetivo constatar o que representa meio ambiente para os turistas das praias de Matinhos, Paraná, compreendendo, com isso, como os turistas estão se relacionando com o ambiente local e quais são as ações de preservação ambiental adotadas por eles. A pesquisa foi realizada no município mencionado, no período de alta temporada referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2013. Para a coleta de dados foi aplicado com 44 turistas um questionário semiestruturado e 22 entrevistas abarcadas na pesquisa etnográfica. A partir da análise dos dados obtidos pode-se concluir que as concepções apresentadas pela maioria dos entrevistados estão ligadas ao cotidiano e ao senso comum. Além disso, a questão do lixo é apontada como sendo o principal problema ambiental pelos entrevistados.

Palavras-chave: Meio ambiente. Turismo.  Educação ambiental.

 

 

Introdução

 

            Segundo a definição clássica proposta por Jodelet (1985), as representações sociais são modalidades de conhecimento prático orientado para a comunicação e para a compreensão do contexto social, material e ideal em que vivemos. Portanto é expresso em forma de conhecimento construído socialmente e permite que o indivíduo elabore uma visão do meio a partir de elementos cognitivos, orientando em um projeto de ação e nas estratégias que fazem parte da sua realidade social.

            Neste sentido, estudos mostram que a atividade do turismo gera bem estar às pessoas, sendo utilizada como um meio de descontração, de desligamento de um mundo de obrigações, responsabilidades e trabalho rotineiro, os quais são naturalmente enfrentados no dia a dia da população geral.  O sentimento de bem estar que o turismo pode trazer se relaciona, entre outros inúmeros motivos, às diferentes paisagens naturais que o indivíduo se depara e as quais lhe proporcionam emoções particulares.

Paisagens estas que inspiram admiração apenas por existirem naquele local e momento específico, uma vez que o desencadeador dos sentimentos gerados pela observação da natureza é a materialização da mesma, não causando igual impressão no indivíduo, por exemplo, se houvesse no local onde existiu uma floresta nativa, apenas painéis com fotos de como um dia esta natureza se desenvolveu.

Ao longo do tempo, o meio ambiente vem sofrendo os impactos das ações do ser humano, e em decorrência dessas ações, tem ocorrido alterações nas paisagens, dinâmicas ambientais e no equilíbrio dos ecossistemas, podendo causar danos expressivos às áreas impactadas por essas ações. O impacto ambiental diz respeito às alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais (Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986). 

            Desta forma a educação ambiental voltada ao turismo deve promover ações ambientais no sentido de minimizar os impactos que o turismo causa para uma região. Segundo Nascimento-Schülze (2000), programas governamentais estão preocupados com três questões: superar uma visão fragmentada do Meio Ambiente; reintegrar os seres humanos ao seu ambiente; garantir as necessidades das gerações atuais e futuras, através do desenvolvimento sustentável.

            Como intuito de integrar os três aspectos importantes abordados neste estudo, sendo eles o meio ambiente, turismo e a educação ambiental, os quais se interligam em uma rede que possibilita proporcionar bem-estar às diversas populações do planeta, o objetivo deste estudo foi constatar o que representa meio ambiente para os turistas das praias de Matinhos, Paraná, compreendendo, com isso, como os turistas estão se relacionando com o ambiente local.

 

Metodologia

 

            A pesquisa foi realizada no município de Matinhos, Paraná, no período de alta temporada referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2013.

Para a coleta de dados foi construído instrumento (questionário semiestruturado de natureza quali-quantitativa) que foi aplicado com 44 turistas que frequentaram as praias do município, além de 22 entrevistas abarcadas na pesquisa etnográfica.  As amostras foram coletadas em três pontos distintos: praia de Caiobá, Praia Mansa e Pico de Matinhos.

            O questionário foi construído com o intuito de abarcar os temas: caracterização socioeconômica do turista; concepção sobre meio ambiente; gestão dos resíduos sólidos nas praias e na cidade e a questão do esgoto; e práticas de preservação adotadas pelos turistas. Para realização deste artigo, foram utilizadas apenas as respostas de alguns itens do questionário completo, sendo selecionados os itens que forneciam dados sobre o sexo dos entrevistados, idade, escolaridade, cidade em que reside, renda pessoal, concepção sobre meio ambiente e formas de preservação ambiental utilizada pelos indivíduos.

            Os dados foram analisados utilizando métodos de estatística descritiva para avaliar os dados de caracterização dos turistas participantes e da pesquisa etnográfica. Já as concepções e práticas relatadas pelos turistas foram avaliadas segundo uma perspectiva de análise de conteúdo, descrita por Bardin (1977).

 

Resultados e Discussões         

 

            Os resultados obtidos com as respectivas discussões são apresentados nos tópicos a seguir:

1.    Caracterização socioeconômica dos turistas participantes

Dentre os turistas que responderam à pesquisa, 61% eram do sexo feminino e 49% do sexo masculino.

As idades dos turistas foram classificadas em intervalos de 18 a 24 anos (20%); 25 a 34 anos (27%); 35 a 45 anos (25%); 36 a 64 anos (23%) e mais de 65 anos (5%).

Grande parte dos turistas participantes deste estudo, que frequentam as praias de Matinhos PR, vem de Curitiba e região metropolitana (60%), outros 20% vem do interior do estado, 2% de outros estados e 2% de outros países.

Segundo dados da pesquisa, em relação ao nível de escolaridade dos entrevistados, a grande maioria dos turistas participantes possui nível superior completo (39%), seguido de 2º grau completo (36%), 1º grau completo (18%) e superior incompleto (5%).

2.    Concepções dos entrevistados sobre meio ambiente e preservação

As respostas dos entrevistados que dizem respeito à suas concepções sobre meio ambiente foram analisadas e categorizadas. Apesar da maioria dos entrevistados serem formados de indivíduos com terceiro grau completo muitas das respostas ainda são baseadas no senso comum, ou seja, baseadas no cotidiano das pessoas e tendo o homem na centralidade das discussões. Neste contexto, 8% dos entrevistados relacionou meio ambiente aos humanos e seres vivos. Outros 39% ligaram a questões da natureza, 12% relacionam a tudo, 3% a local limpo e o restante ou não responderam ou responderam de forma evasiva.

Quanto as formas de preservação ambiental adotadas pelos turistas entrevistados podemos observar pelo Gráfico 01, que existe uma predominância da questão da reciclagem e do lixo, isto pode estar relacionado ao fato dessas temáticas encontrarem-se em destaque nos meios de comunicação, ocasionando uma maior socialização deste conhecimentos junto aos turistas. Além disso, associa-se a este fato as dificuldades, conforme apresentadas por Zanini (2010, p.320) “Verifica-se que o lixo tende a prevalecer como principal tema nas análises de trabalhos de EA, o que pode estar ocorrendo, não só por ser um problema bastante visível e evidenciado pela mídia, mas também por já ter se transformado em um ícone da Educação Ambiental [...]”.

 

Gráfico 01: Formas de preservação ambiental adotadas pelos turistas entrevistados em praias localizadas no município de Matinhos, PR

 

            Ainda não existe uma forma ou medida exata que, mais do que desenvolva a consciência coletiva, eduque a todos sobre o meio ambiente, principalmente adultos. Atingir a sensibilização da população é extremamente complexo e depende muito das concepções de cada indivíduo, de suas crenças ou receptividade (NASCIMENTO-SCHÜLZE, 2000). É importante que se tenha em vista qual ou quais são as características da população que se quer atingir com as ações no campo ambiental antes de planejá-las ou ainda durante seu planejamento.

           

Conclusões

 

            Pode-se concluir que a grande maioria dos turistas entrevistados são mulheres, com faixa etária entre 25 e 64 anos; com nível superior. As concepções apresentadas pela maioria dos entrevistados estão ligadas ao cotidiano e ao senso comum, colocando o homem na centralidade das discussões. A questão do lixo é aquela apontada como sendo o principal problema ambiental pelos entrevistados. Ressalta-se a importância de se comtemplar as concepções e crenças dos indivíduos no planejamento das ações a serem desenvolvidas no campo ambiental, principalmente quando se tem como objetivo o desenvolvimento da consciência coletiva.

 

Referências Bibliográficas

 

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução nº 01, de 23 de janeiro de 1986.

 

JODELET, D. La representación social: Fenómenos, concepto y teoría. In: MOSCOVICI, S. (Org.) Psicologia Social. Barcelona: Paidós, p. 469-494, 1985.

 

NASCIMENTO-SCHÜLZE, C. M. Representações sociais da natureza e do meio ambiente. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, Edição Especial, p.67-81, 2000.

 

BRUDEKI, N. M. A exploração econômica do setor de turismo e os efeitos nos serviços sanitários do litoral paranaense. Caderno Virtual de Turismo, UFRJ, v. 6, núm. 4, pp. 69-78, 2006.

 

QUEIROZ, O. T. Turismo e ambiente: temas emergentes. Editora Alínea, Campinas, SP, 2006.

 

THEOBALD, W. F. Turismo global. Editora SENAC: São Paulo, 2002.

 

ZANINI, K. et. al.Educação Ambiental e Educação a Distância: Um diálogo relacionado à elaboração de projetos. Rev. eletrônica Mestrado. Educação. Ambiental, v. 24, janeiro a julho de 2010.

Ilustrações: Silvana Santos