Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
04/09/2014 (Nº 49) SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM: MÉTODOS E PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DOS CORREIOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1845 
  
SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM: MÉTODOS E PROCESSO: ESTUDO DE CASO DOS CORREIOS

SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM: MÉTODOS E PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DOS CORREIOS

 

Nilson Santos Baliza1; Antônio Carlos Estender2; Margareth Soares Galvão3

 

 

 

1 Universidade Guarulhos – UnG –São Paulo – SP – Brasil

nilsonsantosbaliza@yahoo.com.br

 

2 Universidade Guarulhos – UnG – CEPPE – São Paulo – SP – Brasil

estender@uol.com.br

 

 3 Universidade Guarulhos – UnG – CEPPE – São Paulo – SP – Brasil

stender35@uol.com.br

 

 

 

 

Resumo:

As organizações têm como objetivo principal de fortalecer a sua imagem ou sua marca, ser sustentável é preservar e criar novos mecanismos de sustentabilidade, a importância da sociedade nessa missão de preservar os aspectos ambientais, apoiando as organizações a desenvolver trabalhos com fidelidade dos recursos disponíveis, o aprimoramento em todos os setores da organização com compromisso de consolidar projetos que são essenciais.  É possível evoluir de forma sustentável, respeitando a natureza, é neste cenário que se inclui a gestão das empresas, o Tripé da sustentabilidade, com ele, o foco empresarial, para alcance do econômico. Primordialmente os meios sustentáveis praticados com o intuito do alcance e expectativa de vida social e qualitativa podendo-se estagnar, não havendo efetivação referente às inovações. A liderança empresarial como pilar de um paradigma de desenvolvimento sustentável. A teoria social e o futuro das corporações, produzir e exibir fatores que evoluam e amplificam a visão das organizações em relação aos meios naturais; O incentivo (econômicos, políticos, sociais, competitivos, tecnológicos e culturais) para o mercado; Implantar métodos sustentáveis às empresas visando a utilização de processos,  aproveitáveis perante o meio ambiente,compreender os processos produtivos já existentes e adaptar aos novos processos, para o fortalecimento do programa é inevitável para e trilhar um novo horizonte.

 

Palavras chave: Reciclagem; padronização; sustentabilidade; sociedade.

 

 

1.      Introdução

A quebra do paradigma do desenvolvimento sustentável tem enfrentado correntes opostas, a que acredita na idéia e na possibilidade de uma sociedade organizacional sustentável e outra que se decorre de duvidas sobre a aplicabilidade da ordem ambiental. Há necessidade de olhar com outros olhos para o nosso planeta, buscando caminhos precisos nas organizações, expondo métodos e processos de reciclagem para manter um equilíbrio nos sistemas de reutilização de materiais recicláveis. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo preserva e criar novos mecanismos de sustentabilidade, na qual todas as ações voltam para preservação da natureza.

O Brasil possui algumas empresas que visam incorporar políticas e práticas sustentáveis, tais como Banco Itaú, AES Tietê, Bradesco, dentre outras que tem como objetivo manter e ampliar meios sustentáveis. A substituição dos derivados das madeiras e com certeza a reciclagem de todos os produtos e serviços que utilizam a madeira como o principal componente de seu projeto, buscando princípios notáveis que

Interagem como organizadores e preservadores ambientais. Esse artigo vem nortear a importância de consolidar a reciclagem e recuperar o processo empírico, evitando a degradação ambiental.  

 

 

1.1 Problema

 

Porque as organizações “querem” um futuro de sustentabilidade social e ambiental fortalecido? Não se pode acreditar que as organizações têm como objetivo principal de fortalecer a sua imagem ou sua marca perante a sociedade. Um fator que por sua vez deve ser tratado de modo pacato necessita que determinados órgãos dêem ênfase àquilo que levará ao alcance do desenvolvimento sustentável. A importância da sociedade nessa missão de conquistar e preservar os aspectos ambientais, apoiar as organizações a desenvolver estes trabalhos com transparência e fidelidade de seus recursos disponíveis, o aprimoramento em todos os setores no âmbito da organização com o compromisso de fortalecer os projetos desejáveis são essenciais para que os recursos disponíveis sejam aplicados e executados de forma clara, limpa e coesa.

 

Hipóteses.

 

·         Enfatizar o alinhamento de valores perante aos seus empregados, na qual fará uma relação com os objetivos organizacionais, onde manifestara uma cultura de princípios envolvendo a sustentabilidade.

·         Atuando em todas as áreas da organização, padronização e monitoração da reciclagem de papel e plásticos, encaminhando para um determinado ponto, com o propósito de agregar valor financeiro, conscientização e uma ação com responsabilidade social e sustentável.

·         Realizar a coexistência de obras em instituições, valorizando a marca da empresa, e expondo os produtos que Correios comercializarem. 

·         Parceria com organizações que promovam a reciclagem, visando à fabricação de papel sulfite e caixa com os logotipos dos correios para comercializar a venda em suas agências.

 

1.2 Justificativa

 

Primordialmente os meios sustentáveis praticados com o intuito do alcance e expectativa de vida social e qualitativa podendo-se estagnar, não havendo efetivação e segurança referente às inovações e determinações que assegure o fortalecimento das organizações no âmbito nacional, prejudicando o crescimento da sustentabilidade e obtendo um futuro duvidoso para as novas gerações. O uso descontrolado dos recursos naturais compromete a economia e desenvolvimento, no médio prazo, em decorrência da crescente escassez de matéria-prima, que busca uma relação harmoniosa, viabilize a continuidade da produção, e com uma gestão que se define pela relação ética e transparente perante a sociedade.

 

1.3 Objetivo

 

É possível evoluir e se desenvolver de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e tudo aquilo que nele está inserido, é neste cenário que se inclui, na gestão das empresas, o Tripé da sustentabilidade, com ele, o foco empresarial, para alcance do econômico, e a conservação ambiental com  objetivo geral de viabilizar os fatos ocorridos, e realizar gestão com determinação de forma a não expor papéis e plásticos juntamente com o lixo orgânico em locais público, para ser recolhido pelas empresas contratadas pela Prefeitura.  É necessário o aprimoramento em novas tendências de renovação com criatividade, sendo de suma importância para manter um projeto dinâmico, prático e viável buscando a conscientização para a importância de todas as ações realizadas, na qual todas de uma forma conjunta irão aperfeiçoar e focar no projeto sustentável.

 

 

 

  1. Referencial Teórico

 

 

2.1 Sustentabilidade e reciclagem

 

De acordo com Michaelis, (2003). Considera-se que para que ocorra a efetivação do consumo sustentável, é necessário que se realizem um conjunto de interações sociais que incorporem novos papéis e responsabilidades. Sob esse campo de argumentação, entendendo-se que as empresas podem contribuir para a efetivação de práticas responsáveis em meio a um conjunto de interações que necessariamente devem ser criadas, torna-se essencial identificar os papéis que devem ser desenvolvidos, principalmente das empresas, isso porque a maioria das empresas ainda não entende ou está em estado incipiente de entendimento sobre seu papel de facilitadora à prática do consumo sustentável. Considerando que tais aspectos são complementares e que apontam um caminho para a transformação do cenário atual que é insustentável torna-se relevante o aprofundamento e ampliação das discussões sobre tais determinantes. Nesse contexto chama a atenção dos fatores desde o inicio do ciclo, até sua finalização, a importância do processo bem planejado e com estratégia de liderança, desenvolvimento e criatividade para ter sucesso em seus serviços ou produtos, e praticando a sustentabilidade em sua organização, quanto aos aspectos metodológicos o estudo caracteriza-se como ensaio teórico, não se restringindo a analisar o que a literatura versa sobre o assunto, mas configurando-se como uma escrita reflexiva que busca estabelecer relações e propor articulações que enriquecem o debate, ao ser realizado com caráter exploratório. O nível de reciclagem em papéis de escritório é menor que o de papelão e o motivo de tal diferença é o fato de que o papelão pode ser usado diretamente como matéria-prima para a fabricação de papel-cartão cujos requisitos para a fabricação de embalagens não são tão restritivos quanto os necessários para papéis de impressão e escrita.

Para Sutjipto et al. (2008) lembram que fabricação de papel reciclado não é uma tecnologia nova. Já em 1826, na unidade industrial de Neckinger, Estados Unidos, Matthias Koops fabricou papel com base em polpa vinda de aparas. Mas só no final dos anos 1980 é que, devido ao alto custo de manutenção dos aterros, a indústria papeleira foi pressionada para olhar a reciclagem como um negócio e não como uma mera curiosidade. Além disso, a fabricação de papéis reciclados para IE suscita uma discussão técnica sobre os reais benefícios que trazem a reciclagem para o meio ambiente. O centro da discussão ambiental está na necessidade de despigmentação de papéis coletados pós-consumo antes de usá-los como matéria-prima, já que os pigmentos de tintas agem como contaminantes durante o processo de formação da folha de papel. Isso levou que estudiosos como Körkkö et al (2008) a alertar para o fato de que a despigmentação gera efluentes mais tóxicos que o próprio processo de fabricação de papéis, a discussão sobre as vantagens ambientais do papel reciclado, em geral, cai no mesmo equívoco de diversas comparações sobre impactos ambientais, ou seja, baseia-se em aspectos isolados e não levam em conta o ciclo de vida completo do produto. Por exemplo, o caso dos sanitários dos Shoppings onde as toalhas de papel foram substituídas por incômodos aquecedores elétricos sob o argumento ambiental que poupam árvores. Cabe salientar que o processo de despigmentação não é tão simples, a decisão sob a ótica ambiental não pode se basear em um único dado, daí para quantificar os impactos na cadeia inteira, evitando-se que decisões se baseiem em dados isolados e, portanto, incompletos e se torna ainda mais essencial a busca por fatores que desafiam e contribuam para os planos elaborais de uma empresa e para os artifícios que elegem a construção de uma sociedade sustentável, evitando qualquer tipo de matéria para o aterro, sendo que a otimização deste processo o custo é altíssimo.

Para Bitencourt, (2005). E toda esta movimentação simboliza o caráter dinâmico dos ciclos de competências Trata-se Boyatizis (1982) e McClelland (1973), um ponto positivo perante o conceito de sustentabilidade, a formação do individuo, e seu desenvolvimento destacando-se com suas habilidades e vivências facilitando a desenvolver novas idéias, favorecendo sua contribuição positiva. Questões importantes de desperdício e impacto ambiental permanecem obscuras, sem abordagem gerencial, por não haver visibilidade, ou por serem mais complexas, ou por demandarem mais investimento, e não obstantes seu impacto, permanece sem tratamento adequado por parte da gestão. Lenhi (2000) descreve este aspecto do problema da falta dos valores, destacando o fato do desafio residir em assegurar que os conceitos ecológicos e de responsabilidade social sejam aplicados da mesma forma em todo conjunto. Considera-se que o corpo gerencial de uma organização, devera estar alinhado aos objetivos e valores, os gestores estão preparados para uma nova dinâmica de postura no conceito ambiental. Sendo primordial a habilidade e formação individual para a prática, o conceitual e necessária traduzir-se na participação de empresas, para que a freqüência e reflexão do empresariado aplique seu importante papel desenvolvedor, suprindo as necessidades sociais.

 

 

2.2 Métodos, processos e oportunidades.

 

Para a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD, 1988,1991) os objetivos que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável estão relacionados  com o processo de crescimento da cidade e objetiva a conservação do uso racional dos recursos naturais incorporados ás atividades produtivas e métodos diferenciados há  um (SGA) sistema de Gestão Ambiental: A política ambiental: Dá um senso global de direção e apresenta os princípios de ação para uma organização, sendo estabelecidas metas relativas ao desempenho e responsabilidade ambiental, contra as quais todas as ações subseqüentes serão julgadas. Essa política deve ser definida pela alta administração da empresa, devendo assegurar que ela seja apropriada à natureza, à escala  e aos impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços; inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição; inclua um comprometimento para cumprir com as normas e regulamentos ambientais, além de outros requisitos para os quais a organização subscreve; forneça uma estrutura para estabelecer e revisar objetivos e metas ambientais; seja documentada,implantada, mantida e comunicada para todos os empregados; e esteja disponível para o público.Planejamento: Com base na política ambiental, a organização deve fazer um planejamento com o objetivo de atender aos requisitos estabelecidos.Implementação e operação: O processo de implementação e operação de SGA deve ser conduzido de forma a serem atingidos os objetivos e as metas estabelecidas.Verificação e ações corretivas: Para que a política ambiental possa ser avalizada, é necessário que sejam desenvolvidos procedimentos para monitorar e medir as principais características das operações e atividades que podem causar um impacto significativo no meio ambiente, ao mesmo tempo que devem ser estabelecido os procedimentos referente às ações corretivas que devem ser tomadas para eliminar as causas reais ou potenciais, que poderiam resultar em um impacto no meio ambiente. Cabe salientar que é primordial o gerenciamento eficaz, que o comprometimento com a melhoria contínua possa ser efetivo, e alta administração da organização deve periodicamente, revisar o Sistema de Gestão Ambiental, de forma a assegurar que este continue adequado e efetivo, devem ser verificados as necessidades de mudanças na política, os objetivos e outros elementos, tornando-se como base os resultados obtidos nas auditorias do sistema.

Segundo Catarino (2003), a adoção de auditorias ambientais, se aplicada corretamente, pode fornecer informações significativas que permitem o acompanhamento e a tomada de decisão em relação a aquisições, vendas, parcerias, processos e gestão do negócio.As auditorias originaram-se nos Estados Unidos, onde na década de 70 foram realizadas voluntariamente. Nos EUA, os requisitos da Securities and Exchange Commission (SEC) exerceram um peso considerável no desenvolvimento de auditorias como técnicas. As auditorias consistiam de análises críticas do desempenho ambiental ou de auditorias de conformidade, uma vez que seu objetivo era reduzir os riscos dos investimentos quanto a ações legais resultantes das operações das empresas.A partir do final da década de 80, as auditorias ambientais se tornaram uma ferramenta comum de gestão nos países desenvolvidos, e é cada vez maior sua aplicação nos países em desenvolvimento, tanto pelas empresas internacionais quanto pelas nacionais.No Brasil, a busca pela certificação de acordo com a norma NBR ISO 14001, o incremento e rigor da legislação ambiental e a determinação da realização de auditorias ambientais por alguns Estados como: Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Amapá e, para alguns segmentos, em nível federal, como por exemplo: portos, terminais marítimos e atividades de exploração e produção de petróleo, levaram as auditorias ambientais a fazerem parte do cotidiano das empresas.Existem diferentes aplicações do termo “auditoria ambiental”, de acordo com as necessidades da empresa. As aplicações variam de auditorias únicas a sofisticados programas, que se desenvolvem junto com a gestão empresarial de algumas empresas.Independentemente de qual seja a sua solicitação, se externa ou interna à organização, é possível adequar a auditoria ambiental às reais necessidades da organização. Diferentes tipos de auditoria servem a esse propósito. Os tipos mais comuns de auditoria utilizados pelas empresas são: auditoria de gestão ambiental, auditoria de conformidade legal, auditoria de sistemas gerenciais, auditoria técnica e de processos, auditoria de risco, auditoria de desempenho e due diligence (ou de responsabilidade).

Segundo o Instituto Ethos (2005) as empresas querem constituir relações de parceria com quem possa ajudá-las a entregar mais valor para a comunidade e para outra parte interessadas. Da mesma forma, as empresas gostam de se entregar com as organizações que se relacionam com seus acionistas com base nos mesmos valores que norteiam suas relações com colaboradores, fornecedores ou clientes.  Na verdade, existem vários métodos científicos: formas como os cientistas recolhem dados, formulam e testam hipóteses científicas, modelos, teorias e leis. Muitas variáveis ou fatores influenciam a maioria dos processos ou partes da natureza que os cientistas procuram entender. De forma ideal, cientistas conduzem um experimento controlado para isolar e estudar o efeito de uma única variável. Para realizar a análise de uma única variável, os cientistas montaram dois grupos. No grupo experimental, a variável escolhida é modificar de uma forma conhecida. No grupo de controle, a variável escolhida não é modificada. Se o experimento for planejado de forma adequada, qualquer diferença entre os dois grupos deverá resultar em uma variável que foi modificada no grupo experimental. Um problema básico é que muitos dos fenômenos que cientistas ambientais investigam envolvem um grande número de variáveis interagentes. Essa limitação é, algumas vezes superado pelo uso da análise de multivariáveis, ou seja, a execução de modelos matemático em computadores de alta velocidade para analisar as interações de diversas variáveis sem a necessidade de realizar os experimentos controlados tradicionais.

De acordo com Biasotto (2009), o papel  basicamente é composto de fibras celulósicas obtidas da madeira, essa obras podem ser primárias, quando provenientes de matéria-prima natural, ou secundária, quando já passaram pó máquinas de fabricação de papel. Para ser  reciclado, o papel não deve conter impurezas, são proibitivos papel vegetal e papel carbono e cartão impregnado de substância como cola, silicone, revestimento plástico e contaminado com produtos químicos nocivos a saúde, na reciclagem muitas vezes não é necessário o branqueamento, pois o material pode ter cor amarelada e se enquadrar em uma categoria inferior.O produto final da reciclagem é o papel ondulado, não usa técnicas de limpeza fina, como retirada de tintas e lavagens especiais para branqueamento do material. Recicla-se a para de papel até a perda da fibra, isto é, três vezes, o padrão de qualidade do material baixa a cada ciclo de uso-descarte-recuperação, apresentando algumas dificuldades a necessidade de eliminação das impurezas, tratamento dos rejeitos gerados e produto de papel cada vez mais sofisticado em sua fabricação. Da forma apresentada, esses princípios e estratégicas de sustentabilidade vinculada aos aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos podem ser norteadores para elabora diagnósticos e propor políticas públicas para o desenvolvimento, que seja um município, região ou país.Nesse contexto mostra a importância para o desenvolvimento, visando os procedimento sistematizados, se estão sendo utilizado pela empresa, esta dentro dos padrões esperados, formalizando um planejamento estratégico, como percebemos a reciclagem com uma padronização eficaz é notável o retorno.

 

 

3.    Aspectos Metodológicos. 

 

O Método Estudo de Caso pode ser utilizado em estudos empíricos que investigam fenômenos atuais e permite realizar uma investigação em profundidade de uma realidade, preservando as características significativas dos eventos da vida real. Este método permite a união de conhecimentos advindos de teorias com experiências práticas e pesquisas de campo. É adequado para investigar fenômenos sociais e baseia-se em várias fontes de evidência para estudar e explicar fenômenos sociais complexos, dentro de seu contexto real (YIN, 2001).O estudo de casos é um método de pesquisa que tem várias aplicações, dentre as quais se destacam procurar explicar as variáveis causais de determinado fenômeno por meio de uma intervenção em uma situação da realidade que é muito complexa para ser identificada por meio de um levantamento ou experimento, descrever a situação real do contexto no qual está sendo feita a intervenção e pode, também, ser usado para estudar e explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos (PATTON, 1980).

A pesquisa exploratória, para Gil (1999) é utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado. A pesquisa exploratória, que pode ser realizada através de diversas técnicas geralmente com uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão. A idéia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As pesquisas exploratórias utilizam técnicas tais como,

Estudos de caso, observações ou análises históricas, e seus resultados fornecem dados qualitativos e quantitativos. Nessa pesquisa utiliza-se do método quantitativo. A pesquisa quantitativa envolve processos estatísticos que permitem obter, de conjuntos complexos, representações simples e constatar se essas verificações simplificadas têm relações entre si. Assim, o método estatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos, dentre outros, a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações de fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado (Marconi & Lakatos, 2005).

A principal fonte de dados da pesquisa é o ambiente natural e como instrumento fundamental o pesquisador. Por isso, trata-se de uma pesquisa com alto grau descritivo e que valoriza a visão dada pelas pessoas ao tema pesquisado.A abordagem qualitativa possui diversos méritos, dentre os quais pode-se destacar a valorização da idéia de intensidade, ao invés da quantidade; uma investigação profunda da realidade estudada por meio de diferentes fontes de consulta, permitindo uma maior credibilidade de suas conclusões; e a redução dos pré-conceitos dos pesquisadores devido ao longo tempo requerido pela investigação (LIMA, 2004). 

Rey (2005) explica que a pesquisa qualitativa apesar de não usar tradicionalmente o conceito de amostra, que é definida através de significados estatísticos de um grupo ou universo populacional, também é uma forma de produzir conhecimento, e ela nos permite enfrentar problemas que por sua natureza, envolvem estudos de grupos grandes, como estudos comunitários e institucionais. 

A observação não participante proporcionou a pesquisadora conhecer a estrutura física do setor de reciclagem, como estão divididos, como trabalham, quantas pessoas são envolvidas em cada usina de reciclagem. Foi possível entender como recebem seus insumos e como são distribuídos entre as usinas, qual o caminho que percorrem depois de selecionados, reciclados ou descartados, além de conhecer os gargalos na reciclagem de alguns produtos recebidos pela instituição e as dificuldades para superá-los. O que implica o estudo de caso tem como objetivo de investigar as características envolve métodos e práticas dentro de suas limitações, para nos conciliar em novos princípios de melhorias; Pesquisa, exploratória envolve a várias técnicas, tanto na sua elaboração quanto na condução, análise e interpretação dos resultados, de estudos envolvendo técnicas, visando à promoção e melhoria de condições da população co certeza todos colaboradores da organização, envolvidos em uma nova tendência de realizar algo que estimula o desenvolvimento sustentável; Pesquisa exploratória envolve duas pesquisas, a quantitativa busca as verificações e comprovações simplificadas e qualitativas com os dados estatísticos e previsões busca neutralizar gargalos.

As propostas sustentáveis ambientais aqui descritas enfatizam o conceito de desenvolvimento sustentável que se encaminha a um projeto desenvolvimentista para a sociedade que definiu e ordenou as necessidades presentes sem que comprometa as articulações futuras. (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1991).  Cabe salientar que, a mudança e relevância sustentável pressupõem uma nova ordem para o mundo atual, o que relaciona a interação e cooperação entre governos, instituições e sociedade civil organizada na elaboração de uma socieda justa e sustentável.

Podem-se impor fatores que contribuirão a adesão das praticidades sustentáveis, ordenando-as com:

·         Validade: Onde serão implantados fundamentos para concretização das normas e projetos elaborados que obterão conclusões corretas;

·         Confiabilidade: Introduzir medidas para produção constante de métodos que complementam os fenômenos naturais aplicados.

 

 

4. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

 

Uma organização que tem como princípios apoiar e desenvolver trabalhos sociais sustentáveis com ética e fidelidade, que busca o bem esta perante aos seus funcionário e da sociedade no âmbito nacional. Que tem como desafio concretizar esta proposta, sensibilizando todos os colaboradores a padronização de separar os papéis e práticos para encaminhar para cooperativa ou empresa que atua no ramo de reciclagem com credibilidade.   

Originou-se no Brasil em 25 de janeiro de 1663 objetivando a integração social. Atua perante a sociedade com a prestação de serviços postais, telegramas, cartas e encomendas expressas, e sua contribuição para inclusão bancaria de milhões de brasileiros, desde a criação do Banco Postal, atualmente empregam mais de 120.000, funcionários é uma organização vinculada ao Ministério da Comunicação em todo território nacional.

Principalmente nas unidades de distribuição de correspondências que a quantidade de refugo é elevada, devido à baixa eletrônica das correspondências o motivo de devolução, não é devolvido fisicamente, a falta de uma empresa especializada para o recolhimento e para dar continuidade no processo de reciclagem.

Para alcançar os objetivos é necessária uma padronização dos meios de coletas em todas as unidades regionais, que seja feito o recolhimentos dos papeis para o destino correto, e formalizando o contrato com empresa de reciclagem e conscientização de todos os colaboradores envolvidos. A organização conta com o apoio de uma Unidade Responsável: Gerência Corporativa de Responsabilidade Social do Departamento de Relacionamento Institucional (GRES/DERIN), na qual aumentam sua colaboração para o desenvolvimento sustentável do planeta ao aprovar o Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC). O intuito é atingir um desempenho ambiental correto, por meio do gerenciamento dos impactos ambientais empresariais significativos e da busca contínua de melhoria de processos, serviços e produtos oferecidos pela ECT. O próximo passo, que envolve toda a empresa, é a construção do Plano de Ações Ambientais Corporativas que prioriza os objetivos e metas ambientais que serão implantados.

 

4.    Análises dos Dados

 

Um futuro de sustentabilidade social e ambiental fortalecido, temos que acreditar que as organizações têm como objetivo principal de consolidar a sua imagem ou sua marca perante a sociedade, que acredita nessa missão de conquistar e preservar os aspectos ambientais, apoiar as organizações a desenvolver estes trabalhos com transparência e fidelidade.

A habilidade de analisar os dados e colocar em prática hipóteses que seja a melhor opção para a organização. Atuando em todas as áreas da organização e padronização e monitorando a reciclagem de papéis e plásticos, encaminhando para o ponto certo, com o um propósito de agregar valores financeiros, conscientização e uma ação com responsabilidade social e sustentabilidade.

 

Esta escolha tem como propósito de atrelar todas as áreas da organização, com o mesmo objetivo de ter sucesso nessa nova etapa. Entretanto a credibilidade perante os funcionários e a sociedade, é preciso ter um plano de ação com data de início e fim de cada etapa, o que realizar, quando e por quem, as avaliações constantes de ações realizadas, verificando os pontos positivos e negativos e criando uma nova estratégica de inovações diferenciada no mercado.

 

 

Cabe salientar que há não escolha da primeira hipótese, é mediante  que os funcionários que devem se adapitar nas normas da organização, e somando os seus conhecimentos em prol do crescimento da  empresa.

O que implica há não escolha da terceira  hipótese, porque a sociedade terá uma visão geral que o foco da organização seria a divulgação de sua marca e produtos, e não a preucupação em criar e praticar soluções sustentaveis. 

Há não aceitação  da quarta hipótese,  devido a dificuldade de parceria diretamente com as fábricas de produtos finais, sendo mais prático a comercialização com empresas que realizam  reciclagem e comercializam com o produtor final. 

 

 

  1. Considerações Finais

 

É possível evoluir e se desenvolver de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e tudo aquilo que nele está inserido,é neste cenário que se inclui, na gestão das empresas, o Tripé da sustentabilidade, com ele, o foco empresarial, para alcance do econômico, e com  objetivo geral de viabilizar os fatos ocorridos, e realizar gestão com determinação de forma a não expor papéis e plásticos juntamente com o lixo orgânico em locais público, para ser recolhido pelas empresas contratadas pela Prefeitura.  É necessário o aprimoramento em novas tendências de renovação com criatividade, sendo de suma importância para manter um projeto dinâmico, prático e viável buscando a conscientização para a importância de todas as ações realizadas, na qual todas de uma forma conjunta irão aperfeiçoar e focar no projeto sustentável.

O objetivo deste artigo é de viabilizar os fatos ocorridos, realizar gestão com determinação, e ao decorrer deste, houve menção da necessidade de uma reestruturação organizacional setorial com um objetivo de valorizar a reciclagem e capacitar pessoas envolvidas nessa missão que contribui para o nosso crescimento espiritual e profissional, buscando o idealismo com o foco em um planeta admirado.

Analisou-se que para o fortalecimento do programa, é inevitável fazer análise Swot, Analisando os pontos fracos e fortes e ameaças e oportunidade do projeto), e trilhar um novo horizonte com segurança e consciência, é possível ir além dos nossos objetivos com a nossa criatividade, colhendo frutos de um ótimo trabalho realizado com esperança que seja multiplicado nacionalmente.

Ressaltar e vivenciar um cenário de vitórias abrange muito dos conceitos aqui citados, pois é importante que nós possamos nos conscientizar de que o mundo ideal para a nossa sobrevivência será o fruto que colhermos com nossas competências e a disposição da prática dessa missão no nosso dia a dia. Nesse artigo mostra as dificuldades que uma organização de grande porte, tem para busca o auto desenvolvimento sustentável, a dificuldade de conscientizar e praticar de forma natural, há necessidade de monitoramento qualificado em todos setores, para o sucesso do projeto que infinito.

 

 

Referências

 

 

BITENCOURT, C.C. Gestão de competências e aprendizagem nas organizações. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

 

BOYATZIS, R. The competent manager: a model for effective performance. New York: J. Wiley &

CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2a ed. Tradução de Our common future. 1a ed. 1988. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

 

Correios comemoram dia mundial do meio ambiente com aões de sustentabilidade. Disponível em: SUSTENTABILIDADE. Disponível em: 

http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteAmbiental/default.cfm. Segundo o princípio internacional do Triple Botton Line,  em 1990 pelo britânico John Elkington.

 

ELKINGTON, Jon. Canibais com garfo e faca.Tradução: Patrícia Martins Ramalho.São Paulo: Makron Books,2001.

 

ELOISA BIASOTO MANO – Meio ambiente, Poluição e reciclagem. 1a ed. Editora Edgard Blucher LTDA. 2009. São Paulo SP.

 

ENGENHARIA AMBIENTAL – O desafio do desenvolvimento sustentável. 2a ed. 2005- By Benedito Braga.são Paulo- Pearson Prentice Hall, 2005.

 

G. TYLER.MILLER.JR –Ciência ambiental, revisão Welington Bras Carvalho Dlitti. Traduçao 11a edição. Norte Americana. São Paulo: Thomson Learning ,2007.

 

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/auditoria_ambiental_e_gestao_empresarial.html, Por Anderson A. A. Cantarino Fonte: Revista Eco 21, ano XII, Nº 74, janeiro/2003.

 

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/06/correios-comemoram-dia-mundial-do-meio-ambiente-com-acoes-de-sustentab

 

http://www.craes.org.br/arquivo/artigoTecnico/Artigos_Sustentabilidade_Empresaria_Uma_oportunidade_para_novos_negciosl.pdf. SACHS, I. caminhos para o desenvolvimento sustentável.   3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2008. 

 

KÖRKKO, M; LAITINEM, O; VAHLROOS, S; AMMÄLÄ, A; NIINIMAKI, J. Components removal in flotation deinking. Progress in paper recycling, v. 10, n. 4, 2008. Disponível em: www.tappi.org/s_tappi/sec_publications, acesso em 17/12/2008.

 

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela; revisão de Paulo Freire Vieira. São Paulo: Cortez, 2001. 240 p. Caroline Ferreira de Morais* Marlene Teresinha de Muno Colesanti Sons, 1982.

 

Lenhi, M. Measuring corporate eco-efficiency: a guide for companies to measure their economic and environmental excellence. In: Corporate Environmental Strategy, Denver-CO, 2000.

 

McCLELLAND, D. Testing competence rather than for inteligence. American psycologist.v.28, 1973.

 

MEU MUNDO SUSTENTÁVEL. Disponível em: http://meumundosustentavel.com/noticias/paulo-coelho/

 

MICHAELIS, L. The role of business in sustainable consumption. Journal of Cleaner Production, v.11, 2003.

STEINER, G. A.; STEINER, J. F. Business, government and society: A managerial perspective, text and cases. 11 th ed. Nova York: McGraw-Hill/Irwin, 2006.

 

TANGUY, L. Competências e integração social na empresa. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. Saberes e competências. São Paulo: Papirus, 1997.

 

ZARIFIAN, P. O modelo da competência. São Paulo: Senac, 2003.

Ilustrações: Silvana Santos