Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
04/06/2014 (Nº 48) CAMPO-MINADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1793 
  

CAMPO-MINADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

 

Juliana N. F. Marinho¹, Pedro H. S. Nascimento², Scarlett dos A. Oliveira³, Silvia B.M. Nascimento4, Paola M. L. Sardo5, Marcela F. Paes6.

 

1 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. juliananfm@gmail.com.

 

2 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. pedrotecnicoag@gmail.com.

 

3 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. scarlett.oliveiranjos@yahoo.com.br.

 

4 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. silviabnascimento@gmail.com.

 

5Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural; Professora Atuante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. paola.sardo@ifes.edu.br.

 

6Doutorado em Biotecnologia; Professora Atuante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. paes.marcela@gmail.com.

 

 

 

Resumo

 

No momento atual vivemos uma educação que visa reinventar o processo ensino-aprendizagem, saindo do método tradicional onde o educador é portador de todo o conhecimento e que o aprender somente se realiza em um ambiente formal.Uma estratégia elaborada de intervenção são os jogos educativos onde há a participação ativa dos alunos e assim o ensino se materializa e se fixa com maior facilidade. Um dos conteúdos quando trabalhado nos trazem considerações que possibilita a construção do EU crítico é resíduos sólidos, abordando a Educação Ambiental (EA), observado normalmente no ensino médio.O campo minado foi elaborado como um jogo de perguntas e respostas a partir da temática abordada.Os estudantes em questão estão matriculados no Ensino Médio integrado com o técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo- campus Santa Teresa. Esse trabalho tem por objetivo ser o facilitador do processo de ensino-aprendizado e revisão do conteúdo supracitado.

 

 

Introdução

 

No momento atual estamos vivemos uma educação que visa reinventar o processo ensino-aprendizagem, saindo do método tradicional onde o educador é portador de todo o conhecimento e que o aprender somente se realiza em um ambiente formal.  Peruzzi  & Fofonka (2014) relata que “a busca por um modelo de ensino focado no ensino-aprendizagem significativo transcende a abordagem tradicional, baseada na transferência de informações do educador para o educando de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito crítico e questionador, reconstrutor da realidade”. Uma estratégia elaborada de intervenção são os jogos educativos onde há a participação ativa dos alunos e assim o ensino se materializa e se fixa com maior facilidade.  Podemos definir essas estratégias como “ações que favorecem a participação de nossos estudantes pelo encanto e o conhecer se faz como consequência de algo prazeroso.” Elas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades. Além disso, quando os alunos se deparem com resultados não previstos, desafia sua imaginação e seu raciocínio” (Peruzzi  & Fofonka, 2014).

O ensino de biologia muitas vezes é encarado como dificultoso, pois foge de algo concreto e por ser subjetivo na construção de seus conceitos e “verdades”. Um dos conteúdos quando trabalhado nos trazem considerações que possibilita a construção do EU crítico é resíduos sólidos, abordando a Educação Ambiental (EA), observado normalmente no ensino médio.

Os resíduos sólidos são um conjunto de materiais produzidos pelo homem no dia-a-dia, e que são muitas vezes descartados de maneira equivocada.

Após a revolução industrial em 1760, os resíduos sólidos tem intensificado em termos quantitativos e qualitativos, prejudicando o meio ambiente. Isso se deve a produção exacerbada de bens de consumo e ao consumismo com crescimento acentuado.O aprimoramento e surgimento de novas tecnologias, nos possibilita produzir produtos sofisticados aonde os mesmo ainda não possuem procedimentos adequados ou viáveis financeiramente para reciclá-los. Portanto, diariamente milhares de toneladas de lixo são lançadas indiscriminadamente no ambiente, colocando em risco o equilíbrio natural e a própria qualidade de vida do homem (SCHIO,1993 p.1). Estudos apontam que são gerados cerca de 228.413 de toneladas de resíduos sólidos diariamente no nosso país, tendo como maiores produtores os municípios de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro com taxa de 103.216 (São Paulo e região metropolitana), 8.180 (Distrito Federal e seu entorno) e 21.772 (Rio de Janeiroe região metropolitana) de toneladas/dia (IBGE).

Na tentativa de redução e controle na produção dos resíduos foi pensado em estratégias como logística reversa, definida como sendo oretorno dos produtos após seu uso, independentemente do serviço público de limpeza urbana, podendo ser para reaproveitamento ou para destinação final adequada. Guarda compartilhada onde há divisão da responsabilidade por todos que façam parte do processo desde a produção do produto até ser consumido e sua destinação final. Destinação final se caracteriza por atos específicos com a finalidade de reduzir riscos tanto à saúde como ao ambiente, tendo como exemplo a reciclagem, reutilização e o reaproveitamento (teoria dos 3Rs). Atualmente muitos educadores e pesquisadores estão utilizando a teoria dos 5Rs: Reduzir, Recusar, Repensar, Reaproveitar e Reciclar, pois possibilitar maiores horizontes a ser trabalhado em qualquer lugar que esteja inserido.

Uma possível solução para a questão é o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), que exige a mudança de cultura que reflete no meio. Os desafios da EA se encontram na tentativa de modificar as formas de pensar e agir do homem, sensibilizando-o da importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida (LEFF, 2001).

A tática pensada para trabalhar essa temática foi à adaptação do jogo “campo minado” como forma de dinamizar a aula que na maioria das vezes é representada por momentos somente expositivos e que tem a função de fazer com que haja a memorização do conteúdo.

Os estudantes em questão estão matriculados no Ensino Médio integrado com o técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo- campus Santa Teresa, localizado na rodovia ES 080 km 21, São João de Petrópolis, Santa Teresa. Os mesmos estão conhecendo o assunto citado na matéria Manejo e Tratamento dos Resíduos Sólidos e Efluente e a dinâmica tem por objetivo ser o facilitador do processo de ensino-aprendizado e revisão do conteúdo.Diante disso, esse trabalhofoi desenvolvido com o intuito de criar um método alternativo para o ensino sobre a temática de forma divertida e informativa. 

 

 

Desenvolvimento

 

O jogo

 

O campo minado foi elaborado como um jogo de perguntas e respostas (ANEXO 1), utilizando a temática resíduos sólidos. O jogo foi elaborado utilizando o software de apresentação de slides Microsoft Office PowerPoint 2007 (versão 12.0.4518.1014) desenvolvido pela empresa ©Microsoft Coration (direitos autorais reservados).

Foi montada uma apresentação de slides simples com apenas uma particularidade: utilização de hiperlinks. Um hiperlink é uma conexão de um slide para outro slide na mesma apresentação (como um hiperlink para uma apresentação personalizada) ou para um slide em uma outra apresentação, um endereço de e-mail, uma página da Web, ou um arquivo (Disponível em: http://office.microsoft.com/. Acessado em: 29 de março de 2014)

No jogo foi utilizado o hiperlink para fazer conexões entre os slides, tornando a apresentação mais dinâmica e interativa. Para criar um hiperlink no Microsoft Office PowerPoint 2007 basta selecionar o objeto desejado (palavras, frases, imagens e/ou formas) clicar como botão direito do mouse e clicar em Hiperlink (figura 1).

 

Figura 1. Demonstração de seleção da ferramenta Hiperlink.

 

 


 

 

 

 

Ao clicar na ferramenta o software direcionará o usuário a janela de inserção de hiperlink com diversas opções (figura 2). Essa janela direcionará os hiperlinks. No caso do jogo é preciso que se clique na opção “Colocar neste documento” localizado na coluna “vinculado a”. Ao fazer esse clique, na caixa “Selecione um local neste documento” aparecerão todos os slides que compõem a apresentação. Então seleciona-se o slide que deseja ser linkado e clica-se em OK.

 

Figura 2. Janela de inserção de hiperlinks.

 

 


 

 

Após ter feito toda a apresentação com todos os hiperlinks desejados é preciso que se salve o arquivo. Para realizar essa etapa basta clicar em no “Botão Office” (no canto superior esquerdo da tela) e em “Salvar Como”. Essa ação levara a janela de “Salvar Como” (figura 3). Então é preciso que se escolha o local para o arquivo ser salvo e nome para identificá-lo. O mais importante aqui é escolher o formato do arquivo. Para isso basta clicar em tipo e escolher o formato “Apresentação de Slide do PowerPoint”. Em seguida clique em salvar.

 

Figura 3. Salvando o trabalho

 

 

Description: G:\artigo - Instrumentação\Salvar.png

 

 

Como Jogar

 

1.Dividir a turma em dois ou três grupos com o mesmo número de participantes em cada;

2.Nomear e sortear a ordem dos grupos. Os nomes a serem usados devem representar o tema que está sendo abordado, por exemplo: "coleta seletiva", "reciclagem", "lixo tóxico", etc;

3. Após o sorteio o primeiro grupo dará início ao jogo escolhendo uma letra e um número, selecionando uma casa do campo minado, onde poderá conter uma pergunta ou uma "bomba". Se for uma pergunta, o grupo terá 30 segundos para respondê-la. Caso a casa selecionada contenha uma “bomba”, haverá uma curiosidade para a turma e uma prenda a ser cumprida pelo grupo da vez. A prenda será de acordo com temática escolhida ou a critério do professor.

4. Em relação as perguntas, se o grupo acertar ganha 5 pontos, caso contrário, perderá 2 pontos. Se o grupo não souber responder poderá passar a vez para o grupo seguinte que será obrigado a responder ganhando 3 pontos se acertar ou perdendo 1 ponto se a resposta estiver incorreta. Se algum grupo errar na resposta deve-se abrir para discussão onde os participantes de qualquer grupo, podem contribuir para elaborarem a resposta correta e o professor pode ajudar, porém ninguém ganhará pontos, já que a resposta dada pelo grupo que selecionou a pergunta foi inválida.

As questões foram baseadas nas aulas da disciplina de Manejo e Tratamento de Resíduos Sólidos, com os alunos do 2° ano A do Ensino Médio integrado com o técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo- campus Santa Teresa. As respostas do jogo foram produzidas com palavras chaves baseadas nas aulas elaboradas pela professora, apostilas dos estudantes e pesquisas extras sobre o tema, não tendo uma resposta definida, sendo possível haver variação de termos e compreensão.

Por ser um método lúdico, ou seja, que aborda conteúdos de maneira criativa e com o uso da tecnologia, chama a atenção dos jovens estudantes tornando-os mais participativos e instruídos.

Após a execução do jogo “campo minado”, será aplicado um questionário anônimo que visa analisar a eficiência do método. O questionário consiste em seis perguntas simples, onde os alunos terão a opção de marcar de 1 á 5 (Mais próximo de 1, significa não e de 5, sim) e dessa forma, teremos como quantificar a aceitação.

 

 

Discussões e Resultados

 

A atividade teve a participação efetiva dos alunos. No decorrer do jogo, os alunos se demonstraram competitivos, interessados e preparados para responder as perguntas na sua maioria (figura 4).

Figura 4. Participação da turma no momento do jogo

 

 

Description: G:\artigo - Instrumentação\Jogo - Intrumentação\Imagem 012.jpg

 

 

 

Percebemos que foi uma forma atrativa para revisão do conteúdo, essa análise foi possível através dos questionários respondido voluntariamente. Um total de 28 questionários, foi observado somente as notas 5 de cada questão; ou seja, a nota mais próxima do Sim.

Dos entrevistados, 82,14%consideraram que o objetivo principal do jogo foi atendido, que se refere como uma alternativa de revisão de conteúdo. A partir disso, 85,71% consideravam válido o uso dessa dinâmica como forma de revisão de conteúdo e 67,85% que a atividade facilitou a compreensão de conceitos que não compreendia, ou seja, veio como um método facilitador. Averiguamos que 85,71%dos estudantes avaliaram como interessante a utilização dessa estratégia em outras disciplinas com o mesmo objetivo. O último questionamento foi a atribuição de uma nota para a atividade, 71,42% conferiram a nota máxima.

Tivemos algumas sugestões, dentre elas, elaborar um site de jogos, aumenta o nível de dificuldade das perguntas, adicionar mais curiosidades nas prendas e criar mais critérios de avaliação.

 

 

Considerações Finais

 

De acordo com os resultados obtidos nesta proposta é possível concluir que as atividades de Educação Ambiental realizadas por meio de metodologias que valorizam a participação ativa dos estudantes são capazes de sensibilizar os mesmos para a problemática ambiental. As atividades lúdicas motivam e atraem a atenção do público.

Essa metodologia pode ser atribuída a outras temáticas, para o ensino aprendizagem de forma mais dinâmica. É válido o uso desse jogo, em outros conteúdos, pois facilita o ensino e enriquece o aprendizado.

Pensando nos educadores que não possuem habilidade com a tecnologia, pode ser utilizado um modelo prático em cartolina, seguindo o modelo abordado nesse trabalho.

 

 

Referências Bibliográficas

 

LEFF, H. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 3. ed., 2001.

 

PEREIRA NETO, J.T. Gerenciamento do Lixo Urbano: aspectos técnicos e operacionais. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2007. 129p.

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Disponível em: .Acessado em: 29 de março de 2014.

 

Office. Criar um Hiperlink. Disponível em: . Acessado em: 29 de março de 2014

 

Peruzzi, S. L & Fofonka. L. A Importância da Aula Pratica para a Construção Significativa do Conhecimento: A Visão dos Professores Das Ciências Natureza. V. 47. Disponível em: . Acessado em: 29 de março de 2014.

 

SCHIO, Regiane. Resíduos, Coleta Seletiva, Reciclagem e Educação Ambiental. Educação Ambiental para o Pantanal. Pantanal – MG, mar.,2003. Disponível em: Acesso em 29 de março 2014.

 

 

 

 

 

Anexo 1

 

Perguntas e respostas

 

Perguntas do campo minado

 

1)           Verdadeiro ou falso?

O rejeito é um tipo específico de resíduo sólido. Quando todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já tiverem sido esgotadas e não houver solução final para o item ou parte dele, trata-se de um rejeito, e a únicas destinações plausíveis sãojoga-los em rios.

 

Resposta:

Falso, porque não podemos jogar os resíduos nos rios.

 

2)           Verdadeiro ou falso?

Absorventes, bituca de cigarro, adesivos, papel higiênico, espumas e embalagens de aerossol são exemplos de resíduos (são rejeitos).

 

Resposta:

Falso, porque esses produtos não são resíduos e sim rejeitos.

 

3)           Verdadeiro ou falso?

O resíduo sólido é um material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final exige soluções técnicas ou economicamente viáveis em face da melhor tecnologia disponível.

 

Resposta:

Verdadeiro

 

4)           Verdadeiro ou falso?

O padrão dos brasileiros já é próximo aos dos países da União Europeia, sendo, as seguintes capitais brasileiras que menosproduzem lixo por habitantes: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Resposta:

Falso, porque essas capitais brasileiras que mais produzem lixo.

 

5)           A Logística Reversa consistenoretorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para destinação final ambientalmente adequada. De exemplos de resíduos.

 

Resposta:

a.            Embalagens de agrotóxicos;

b.            Pilhas e baterias;

c.            Pneus;

d.            Óleos lubrificantes:

e.            Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista:

f.             Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

g.            Plástico, metal, vidro, papel.

6)           De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n° 12. 305/2010), quais são os objetivos da Responsabilidade Compartilhada?

a.            Minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados

b.            Reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental.

 

7)           Na educação ambiental trabalhamos os 3Rs, que são ações e práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. O que significa os 3Rs? Descreva-os.

 

Resposta:

Reduzir: o consumo e o desperdício

Reutilizar: objetos e materiais

Reciclar: materiais

 

8)           O que é coleta seletiva?

 

Resposta:

É o recolhimento dos materiais recicláveis (papel/papelão, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados com o lixo comum da sua residência ou local de trabalho.

 

9)           O que é reciclagem?

 

Resposta:

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados novamente.

 

10)         Quais os benefícios de se reciclar os resíduos sólidos?

 

Resposta:

              Redução da extração de recursos naturais (florestas, petróleo, minérios...);

              Economia de água e energia;

              Diminuição da poluição do solo, da água e do ar;

              Geração de trabalho e renda;

              Aumento da vida útil do Aterro Sanitário;

              Melhoria da limpeza e higiene da cidade.

 

11)        Como reaproveitar o lixo orgânico na sua residência?

 

Resposta:

Pode-se reaproveitar os materiais orgânicos como adubo para jardins e hortas por meio da COMPOSTAGEM ou MINHOCÁRIO.

 

12)         A destinação final ambientalmente adequada são operações específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos. Que operações são essas?

 

Resposta:

Destinação de resíduos inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas por órgãos competentes.

 

13)        Dependo da forma como o lixo é armazenado, e dependo de quem o coleta, ele pode ter destinos diferentes. Quais são os possíveis destinos, “ambientalmente correto”, para os resíduos sólidos?

 

Resposta:

Central de Triagem, Central de Triagem e Central de Triagem.

 

14)         Quais as diferenças de um lixão para o aterro sanitário?

 

Resposta:

Lixão

·                    Área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo;

·                    O chorume não possui nenhum sistema de tratamento;

·                    Presença de moscas, pássaros e ratos no local;

·                    Consequências ambientais e sociais negativas. 

 

Aterro Sanitário

·                    Disposição de resíduos sem causar danos ou risco a população e ao meio ambiente;

·                    Cobertura do lixo por uma camada de terra;

·                    Tratamento adequado do chorume;

·                    Drenagem de gases.

 

15)         Os resíduos são classificados de acordo com sua origem e conteúdo. Dê três exemplos de classificações dos resíduos sólidos que produzimos.

 

Resposta:

·                    Serviços de saúde;

·                    Doméstico;

·                    Varrição;

·                    Tóxicos

·                    Industriais;

·                    Comerciais;

·                    Agrícolas;

·                    Radioativo;

·                    Espacial;

·                    Tecnológico;

·                    Construção civil.

 

16)         Verdadeiro ou falso?

Os lixos especiais como o hospitalar pode ser tratado junto com o lixo urbano.

 

Resposta:

Falso, porque o lixo hospitalar deve passar por um tratamento especializado, chamado incineração. Esse tipo de resíduo é considerado perigoso, pois oferece risco a saúde pública e ao meio ambiente.

 

17)         Cite algumas vantagens da compostagem.

 

Resposta:

·                    Diminuir a quantidade de lixo que iriam para o aterro sanitário, aumentando assim, a vida útil do mesmo;

·                    Produção de húmus que poderá ser utilizado na agricultura;

·                    Baixo custo na implementação da técnica.

 

 

 

 

 

Anexo 2

Questionário

 

De um a cinco, responda:

(Lembrando que mais próximo do número um é NÃO e do número cinco é SIM).

 

·                    O objetivo do jogo foi atendido?

( ) 1  ( ) 2  ( ) 3  ( ) 4  ( ) 5

 

·                    Você considerou válido o uso dessa uma dinâmica como forma de revisão do conteúdo?

( ) 1  ( ) 2  ( ) 3  ( ) 4  ( ) 5

 

·                    A atividade facilitou a compreensão de conceitos que você não dominava?

( ) 1  ( ) 2  ( ) 3  ( ) 4  ( ) 5

 

·                    Você considera interessante a utilização do jogo educativo em outras disciplinas para auxiliar na revisão do conteúdo?

( ) 1  ( ) 2  ( ) 3  ( ) 4  ( ) 5

 

·                    Qual nota você atribui para essa atividade?

( ) 1  ( ) 2  ( ) 3  ( ) 4  ( ) 5

Que sugestões você daria para aprimorar a atividade?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Ilustrações: Silvana Santos