Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
04/06/2014 (Nº 48) ... A BIOSFERA É CLASSIFICADA EM SETE BIOMAS MUNDIAIS?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1787 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

 

 

... A BIOSFERA É CLASSIFICADA EM SETE BIOMAS MUNDIAIS?

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

 

 

 

 

Bioma é o conjunto de ecossistemas de uma grande área onde predomina um tipo característico de solo, de clima, de flora e fauna. Basicamente nosso planeta é classificado em sete biomas diferentes, os quais devem ser reconhecidos e protegidos, pois apesar se ocorrerem de forma semelhante em diferentes continentes, abriga espécies endêmicas e exclusivas.

 

 

NOME

LOCALIZAÇÃO

CLIMA

VEGETAÇÃO

FAUNA

Tundra

Localiza-se logo abaixo do Polo Norte, abrangendo partes da América do Norte, Europa e Ásia.

Clima muito frio quase o ano inteiro, de modo que a água presente no solo permanece congelada na maior parte do tempo. É uma região que recebe pouca luz, pouca chuva e muito vento.

Quando o gelo derrete o solo expõe uma vegetação rala, formada por musgos, liquens e algumas gramíneas.

Dentre os animais mais adaptados estão alces, ursos-polares, caribus, lobos árticos, bois-almiscarados, lebres árticas e corujas das neves.

Taiga (ou Floresta de Coníferas)

É comum em grandes altitudes da América do Norte, da Europa e da Ásia, ao sul da Tundra.

O clima é caracterizado por frio intenso, pouca umidade e precipitações em forma de neve. Inverno e Verão bem equilibrados (6 meses cada).

A vegetação predominante é formada por coníferas (pinheiros), além de musgos e liquens.

Possui maior diversidade de animais que a Tundra, sendo comuns nesse bioma linces, ursos-pardos, raposas, alces, falcões e águias.

Floresta Temperada

Localiza-se principalmente em partes da América do Norte, da Europa, da Ásia e da Oceania.

Clima temperado com quatro estações bem definidas (3 meses cada) e temperaturas que podem variar bastante entre as estações.

Sua vegetação predominante é composta de árvores de grande porte, como carvalhos e bordos, com folhas que ficam amareladas ou avermelhadas no outono e caem antes do inverno.

Trata-se de um bioma com maior diversidade que a Tundra e a Taiga e onde são comumente encontrados esquilos, veados, ursos, raposas, roedores, águias e corujas.

Floresta Tropical

Está localizada entre os trópicos, em regiões próximas à linha do equador, principalmente na África, na Ásia, em parte da Austrália e na América do Sul. No Brasil, a Amazônia e a Mata Atlântica são exemplos desse bioma.

Caracteriza-se por temperaturas anuais elevadas e muita chuva e umidade.

Possui grande diversidade de árvores, variando desde as muito altas, como o jequitibá e a sumaúma, até arbustos cipós e gramíneas. Caracteristicamente, sobre os troncos e galhos das árvores se desenvolvem muitas plantas epífitas, como orquídeas e bromélias.

Compõem o bioma com maior diversidade do planeta, abrigando várias espécies de animais de todos os grupos (insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), como macacos, roedores, serpentes, tucanos, araras, beija-flores, onças, antas.

Savana

Bioma seco de regiões tropicais que ocorre predominantemente na África, na Austrália e na América do Sul. No Brasil, o Cerrado é um exemplo desse bioma.

Apresentam clima com temperaturas anuais elevadas e alternância de estações secas e úmidas, com muitas chuvas.

A vegetação predominante é formada por gramíneas, herbáceas e árvores de pequeno porte espalhadas pelo ecossistema.

São animais típicos da savana africana os rinocerontes, girafas, antílopes, órix, búfalos, zebras, leões, guepardos, leopardos, hienas e avestruzes.

Campo (também chamado de Pradarias, na América, ou Estepes, na Europa e na Ásia)

Localizado na América, Europa e Ásia. No Brasil, o Pampa é um exemplo desse bioma.

Clima com verões curtos e secos e invernos longos, frios e úmidos, com chuvas escassas e irregulares.

Vegetação constituída predominantemente por gramíneas, com poucas árvores, geralmente distribuídas às margens de rios.

São animais típicos desse bioma os antílopes, veados, marmotas, lobos, coiotes, cães-da-pradaria e roedores.

Deserto

Presente em partes da África, Oceania, Ásia e Américas.

Clima muito seco em razão da pouca quantidade de chuva na região. Os desertos podem ser frios ou quentes, sendo que nos desertos quentes há grandes variações de temperatura, que são elevadas durante o dia e baixas durante a noite.

Não há muita vegetação, mas as poucas plantas que sobrevivem a esse ambiente extremo são cactos.

Alguns exemplos de animais que habitam os desertos são insetos, escorpiões, serpentes, lagartos, dromedários e camelos.

 

Conhecendo cada bioma da Terra, de cada continente, de cada país, estado e, sobretudo, percebendo os ecossistemas comuns de suas cidades ou localidades, poderemos compreender melhor a teia da vida que une esse mosaico em um planeta tão especial, o qual merece o respeito e cuidado permanente de todos os seus habitantes...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


http://images.fineartamerica.com/images-medium-large/taiga-vegetation-and-beaver-pond-gerry-ellis.jpg interesting facts about the tundra biome
http://images.forwallpaper.com/files/thumbs/preview/86/863422__wallpaper-national-park-rainforest-brazil-atlantic-bocaina-bromeliads-background-wallpapers-travel-images_p.jpg
 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Principais biomas da Terra.

EXPOSIÇÃO PAMPA BRASIL - FOTOS 17Fonte: CAMPBELL, Neil A.; REECE, Jane B.; MITCHELL, Lawrence G. Biology. 5. Ed. Menlo Park: The Benjamin/Cummings, 1999.

Ilustrações: Silvana Santos