Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
04/06/2014 (Nº 48) SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1786 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

 

 

ECÓTONOS NAS INTERFACES DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

Raoul Henry (Org.)

Editora RiMa

São Carlos/SP, 2003, 349p.

24X17cm; Preto e Branco

 

Este livro compila vários artigos sobre ecótonos, envolvendo conceitos e estudos aplicados à diferentes fatores bióticos e abióticos que compõem esses ecossistemas peculiares entre a terra e a água. Pulsos de inundação, macrófitas, matas ciliares, macroinvertebrados e peixes são alguns dos temas tratados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATAS CILIARES: CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO

Ricardo Ribeiro Rodrigues & Hermógenes de Freitas Leitão Filho (Ed.)

EdUSP, FAPESP

São Paulo/SP, 2009, 320p.

28x23cm; Colorido

 

 

Esta obra, organizada em 15 capítulos, dedica-se, nos capítulos iniciais à apresentação do conhecimento acumulado nas mais diversas áreas (geomorfologia, solos, hidrologia, vegetação e fauna) e nos capítulos finais, à uma aplicação desses conhecimentos, o que serve de referencial teórico e metodológico para a adequação das ações referentes à conservação e recuperação dessa formação vegetal específica.

 

 

 

 

 

 

 

RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

Sebastião Venâncio Martins

Aprenda Fácil Editora

Viçosa/MG, 2011, 255p.

21,5x14,5cm; Colorido

 

 

Esta obra tem por objetivos disponibilizar, de forma objetiva e com linguagem direta, os principais avanços em termos de técnicas e modelos para recuperação de matas ciliares, incluindo as espécies arbóreas mais indicadas para cada condição ecológica, as técnicas de plantio e manutenção, e os principais modelos atualmente utilizados em projetos de recuperação destas áreas degradadas.

 

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos