Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
04/04/2021 (Nº 47) EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARA ALÉM DOS CONCEITOS, A CONSCIENTIZAÇÃO, A SENSIBILIZAÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1765 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARA ALÉM DOS CONCEITOS, A CONSCIENTIZAÇÃO, A SENSIBILIZAÇÃO

 

Anda, quero te dizer nenhum segredo

Falo desse chão da nossa casa

Vem que tá na hora de arrumar

[Sal da terra- Beto Guedes/Ronaldo Bastos]

 

     Basta colocar o pé fora de casa e já nos deparamos com a degradação ambiental. Ou melhor, antes disso: dentro das próprias casas, pois se você não recicla seu lixo, não está nem aí para o desperdício de água e de energia elétrica, já está contribuindo significativamente para a destruição do planeta terra. O consumo excessivo é tão predatório quanto as demais práticas nocivas ao meio ambiente.

     Exagerada, alarmista, diga o que quiser. O fato é que basta ligar a TV ou ler qualquer jornal que, diariamente, nos deparamos com notícias vergonhosas sobre questões ambientais. Pássaros e outros animais silvestres presos em cubículos, debilitados e expostos em feiras, matas devastadas pela ganância dos donos de madeireiras e serrarias inescrupulosos, ocupações desordenadas, cidades que matam seus rios com esgoto, lixões a céu aberto que expõe nossa vergonha, nossa incapacidade de administrar os resíduos sólidos que nós mesmos produzimos e a ignorância faz com que tratemos nossos recursos hídricos como inesgotáveis.

     Princípios e conceitos como proteção e preservação são tratados como perfumaria, pequenos detalhes, nos currículos escolares. Ocorre que qualquer conhecimento, língua, arte, aritmética, fenômenos naturais, geográficos ou históricos, fisioquímicos e/ou sociopolíticos terá pouca importância se a nossa capacidade de preservar a vida das espécies no planeta terra não se tornar a lição maior que cada um e cada terá de aprender, vivenciar.

     Acredito ser possível que, através da educação, da sensibilização, através de um trabalho pedagógico consistente, as gerações sob nossa responsabilidade de educadores em todos os níveis e etapas de ensino, possam cuidar melhor dos Biomas* em risco, dos sistemas aquíferos* brasileiros, desse planeta, desse universo. E para quem não aprendeu, quem só discute meio ambiente em período de conferência, que as leis se cumpram.

     A execução das macro políticas, os programas de preservação dos recursos naturais, da diversidade biológica, a fiscalização, são iniciativas do poder público porém, não apenas dele.É tarefa de cada um e cada uma cuidar do meio ambiente a partir de sua casa, do lugar onde vive e trabalha. Todas as iniciativas que orientem, eduquem a população e a comunidade escolar nesse sentido devem ser incentivadas, divulgadas, pois as mesmas agregam valor ao exercício da vida cidadã na busca de soluções para os problemas enfrentados por cada comunidade.

     A exemplo da temática DIVERSIDADE, já publicada em tutorial, organizei uma seleção musical, um recorte que ajuda na sensibilização, na organização de qualquer trabalho pedagógico que priorize a temática do meio ambiente. Nosso cancioneiro popular é rico e diverso e na MPB encontram-se exemplos maravilhosos que nos ajudam na reflexão e na compreensão de que o cuidado com o lugar em que vivemos é tarefa coletiva.

 

Temas Ecológicos

 

01 - Planeta Sonho - Flávio Venturini/Márcio Borges

02 - Planeta Água - Guilherme Arantes

03 - Terra - Caetano Veloso

04 - O dia em que o sol declarou o seu amor pela terra - Jorge Ben

05 - O sal da Terra- Beto Guedes/Ronaldo Bastos

06 - Canto da terra- Fábio Paes

07 - Saga da Amazônia- Vital Farias

08 - Acauã - Zé Dantas

09 - Carcará - João do vale/José cândido

10 - Refazenda - Gilberto Gill

11 - Arado - Gilberto Gil

12 - Pau Brasil - Francis Hime

13 - Sete Marias - Sá & Guarabira

14 - Matança - Jatobá - Xangai

15 - Festa da Natureza - Gereba

16 - Eu e água - Caetano Veloso

 

* O termo Bioma designa uma região da Terra com características climáticas específicas que a distinguem das restantes regiões e que possui um sistema biológico e ecológico homogêneo e que se inter-relaciona, com determinadas características que a identificam.

http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/bioma.htm

 

*Entende-se por aquífero uma formação geológica subterrânea com a capacidade de armazenamento de água, permitindo a sua circulação de forma que o Homem a possa extrair sem impactos ambientais negativos e em condições economicamente rentáveis.

http://www.acores.com/?page=art_det&ida=1227

 

EDNA LOPES

Ilustrações: Silvana Santos