Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
04/04/2021 (Nº 47) SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1762 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

REFERÊNCIAS

 

CIDADANIA AMBIENTAL – ÁGUA

Henrique Cortez

Editora Baraúna

São Paulo/SP, 2010, 125p.

21X14cm; Preto e Branco

 

 

 

Este livro propõe-se a tratar de dois temas de suma importância ao equilíbrio planetário de forma científica, mas clara, com o rápido objetivo de informar: a Água e o Aquecimento Global. Por meio dele, o autor pretende esclarecer temas relevantes e imensamente complexos, de modo que novos desastres socioambientais sejam ocasionados e os passivos já existentes sejam remediados.

 

 

Cidadania Ambiental - Água

 

 

CORPORAÇÃO 2020: COMO TRANSFORMAR AS EMPRESAS PARA O MUNDO DE AMANHÃ

Pavan Sukhdev

Planeta Sustentável

Curitiba/PR, 2013, 392p.

21x14cm; Preto e Branco

 

 

 

 

Autor do Relatório “Economia Verde” elaborado a pedido do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Relatório “Teeb” (economia dos ecossistemas e da biodiversidade), o autor presidiu o conselho da Agenda Global sobre Biodiversidade e Ecossistemas para o Fórum Econômico Mundial e foi orador em reuniões do Fórum Econômico Mundial de Davos em 2010 e 2011. Hoje integra os conselhos da Conservation International e do Centro de Resiliência de Estocolmo, mostrando nessa obra a história das corporações – contrapondo a Corporação 1920 (em que as empresas trabalham visando apenas o próprio benefício) à 2020 que, de acordo com seus estudos, leva em consideração não apenas os resultados para seus acionistas, mas o alinhamento de metas com os interesses da sociedade, reduzindo o risco de escassez ecológica e do dano ambiental em sua atuação.

 

 

 

AMBIENTE

Luiz Renato D’Agostini & Ana Paula Pereira Cunha

Garamond

Rio de Janeiro/RJ, 2007, 188p.

23x16cm; Preto e Branco

 

 

 

Esta obra de quatro capítulos utiliza de um sofisticado jogo de palavras para que o leitor faça as reflexões necessárias à busca de indicadores socioeconômicos coesos. Inicia com a (Im)Precisão de nossas ações sobre o meio, passando à relatar o nosso (Trans)Formar e (Des)Ordenar os sistemas de suporte à vida no planeta, (Pro)Movendo Polética (Política e Ética) nas relações. No terceiro capítulo, os autores falam de (Des)Empenho, enfocando a necessidade de (Del)Imitar as bacias hidrográficas como unidades espaciais de ambiente, e discutem conceitos que orientam o sistema de relações do qual os indicadores são obtidos em Sín(Tese). A Final(iz)Ação fica por conta da decomposição dos indicadores de desempenho ambiental no uso do meio, denotando ações de humanos empenhados em dispor de mais meios para viver melhores ambientes.

 

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos