Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
04/04/2021 (Nº 47) DIVERSOS EVENTOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, SELECIONADOS PARA VOCÊ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1760 
  

DIVERSOS EVENTOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, SELECIONADOS PARA VOCÊ

Por Bere Adams

 

 

 

X ANPED Sul – Reunião Científica da ANPED de 26 a 29 de outubro de 2014, no campus I da UDESC, em Florianópolis, Santa Catarina

 

A Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, e o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação convidam para a X ANPED Sul – Reunião Científica da ANPED, que será realizada de 26 a 29 de outubro de 2014, no campus I da UDESC, em Florianópolis, Santa Catarina. Tendo por tema A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências o evento, organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação na região sul, marca sua décima edição.

 

Com 42 anos a Pós-Graduação em Educação na região sul conta hoje com 39 programas, o que coloca a ANPED Sul num lugar de referência singular para divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas nos programas dos três estados da região sul do país.

Além de promover um balanço sobre as pesquisas em educação, a X ANPED Sul pretende problematizar concepções, práticas e relações sociais da educação. Busca-se, desta forma, identificar necessidades e possíveis implicações da pesquisa em educação, fazendo interlocuções com contextos locais, regionais, nacionais e internacionais.

 

Os organizadores do evento estão mobilizados para que este continue contribuindo para o avanço da pós-graduação e das pesquisas em educação no país,  congregando seus interlocutores num espaço referenciado de debate e construção de conhecimento.

 

Em termos de infraestrutura as prioridades desta edição são o conforto e acessibilidade dos participantes, bem como a sustentabilidade do ambiente que a recebe.

Desejamos que este seja um espaço de construção de conhecimentos e uma oportunidade para que os pesquisadores participantes conheçam ainda mais Florianópolis e seus encantos.

Esperamos por vocês, sejam todos bem-vindos!

 

Página do evento para maiores informações:

http://xanpedsul.faed.udesc.br/

 

 

Conferência das Cidades Inovadoras 2014 (CICI2014)

De 7 a 9 de maio

Universidade Positivo - Curitiba

 

 

Em 2010 e 2011 as Conferências das Cidades Inovadoras fertilizaram o terreno da reflexão urbana.

Visões diferenciadas e inspiradoras regaram as mentes, sonhos brotaram, cresceram e se multiplicaram. Esperanças floresceram e polinirizaram.

Os primeiros frutos amadureceram. Agora é hora de selecionar as novas sementes e plantar ideias inovadoras. Vamos atualizar os padrões ultrapassados, formatar cidades de um jeito diferente, do jeito que a gente sonha. Cidades Inovadoras são mais inteligentes, criativas, saudáveis, verdejantes, participativas, igualitárias, seguras, conectadas, vibrantes e felizes.

 

Mais informações:

http://cici2014.com/

 

 

 

X ENCOBIO

Encontro de Biologia da UEFS

 

Qui., 20 de Mar. de 2014 até Dom., 23 de Mar. de 2014

 

Local:Feira de Santana - BA

 

10ª edição da ENCOBIO será realizada entre os dias 20 a 23 de março de 2014, em Feira de Santana – BA. O X ENCOBIO vem direcionado na temática “(O) Vivo dentro do sertão”: sociobiodiversidade, sustentabilidade, educação e políticas públicas no Semi-árido na qual será abordada a sociobiodiversidade do sertão semi-árido, com enfoque às experiências sustentáveis, onde o biológo, o social e o político sejam analisados de forma holística e associados entre si.

 

Objetivo: O Evento visa ampliar os conhecimentos sobre práticas sustentáveis no semiárido bem como a sua relação com a sociobiodiversidade, educação e políticas públicas

Inscrições: As inscrições podem ser realizadas através de formulário on line, disponível no website oficial do evento.

 

Contato: Interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a organização do evento através do e-mail: xencobio@gmail.com Ou telefone: (75) 3161-8000

 

 

1º Simpósio MAUI Brasil – Alemanha

Meio Ambiente Urbano e Industrial

 

Ter., 25 de Mar. de 2014 até Qui., 27 de Mar. de 2014

Local: Curitiba - PR

 

O 1º Simpósio MAUI Brasil – Alemanha: Meio Ambiente Urbano e Industrial será realizado durante os dias 25, 26 e 27 de março de 2014 no Auditório Caio Amaral Gruber de Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba – PR. Neste ano, o tema central do evento será “Nutrientes e Micropoluentes em Efluentes”. O Simpósio fará parte das atividades da Comemoração do Ano da Alemanha no Brasil e, portanto, contará com a participação de palestrantes provenientes dos dois países, com reconhecida experiência nos temas a serem abordados durante o evento

Objetivo: O evento tem como objetivo permitir a troca de conhecimentos sobre origem, características, dinâmica e degrabilidade dos nutrientes e micropoluentes no meio aquático, a fim de permitir uma gestão sustentável dos recursos naturais e garantir a manutenção da qualidade em corpos de água

 

Temas:

Riscos à saúde pública e meio ambiente;

Aplicação da legislação e regulação e alternativas;

Detecção, monitoramento e controle;

Tratamento de efluentes para remoção de nutrientes e prevenção da eutrofização;

Recuperação de nutrientes;

Tratamentos de efluentes para remoção de micropoluentes

 

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento da ficha, disponível no websiteoficial do evento

 

 

XVI FIMAI

 

A FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2014, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, representa uma mostra atualizada de opções na área ambiental e possibilita o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.

 

Considerada como a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a FIMAI apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial, sendo um grande atrativo para investidores e empresários nacionais e internacionais que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios e expandir sua rede de relacionamentos comerciais. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes.

 

A cada ano, desde sua 1ª edição em 1999, a Fimai e seus eventos paralelos reafirmam a proposta de perpetuar a "sustentabilidade" no setor industrial.

O excelente nível dos expositores e visitantes reforça o crescimento exponencial do mercado ambiental brasileiro. Demonstra também a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em busca da sustentabilidade nacional e seu reflexo no cenário mundial.

 

Mais informações: http://www.fimai.com.br/

 

 

4º Congresso Internacional De Tecnologia Para O Meio Ambiente

Tema: Energias Alternativas



O evento oportuniza aos participantes, conhecer o cenário mundial e a realidade brasileira, promovendo discussões sobre temas relacionados às energias renováveis. Trata de um assunto polêmico e de grande importância tendo em vista a previsão de crescimento do Brasil.

Data: 23 a 25 de abril de 2014



Horário: 8h30 às 12h e 14h às 17h30



Centro de Convenções


Parque de Eventos . Bento Gonçalves . RS

 

Mais informações: http://www.fiema.com.br/2014/eventos-simultaneos/4

 

 

 

1º Fórum Nacional do Meio Ambiente

 

Evento ocorrerá junto à sétima edição do Fórum de Direito Ambiental.

Tema deste ano é "Cidades do Futuro" e ações serão no Espaço Toledo.  Ocorre em 15 e  16 de maio.

 

 

Já estão abertas as inscrições para 1º Fórum Ambiental de Meio Ambiente, que ocorrerá junto ao 7º Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, em Presidente Prudente. Elas podem ser feitas pela internet. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no Espaço Toledo.

 

O evento foi lançado na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Associação Paulista do Ministério Público. Na ocasião, foi explicado o tema deste ano: “Cidades do Futuro”. “Queremos debater esta questão em diversas áreas do conhecimento, até por isso estendemos a nossa proposta", informa o vice-presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e promotor de Justiça do Meio Ambiente, Nelson Bugalho.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, com uma taxa de R$ 20. A partir dessa data, o cadastro será permitido somente no dia de abertura do evento, com uma hora de antecedência e taxa de R$ 30. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto. Estão disponíveis 800 vagas.

 

“Queremos a participação de todos aqueles interessados pelo tema e não apenas quem trabalha na parte jurídica, mesmo porque isso é uma preocupação geral. A crise no abastecimento, por exemplo, afeta a vida de várias pessoas. As questões climáticas, outro exemplo, estão presentes na vida de todos”, afirma Bugalho.

 

Já foram confirmadas a participação do ex-deputado federal e secretário do Meio Ambiente de São Paulo de 1995 a 1998, o consultor e advogado Fábio Feldmann; da orientadora dos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da USP, professora doutora Patrícia Iglecias; e do professor doutor de Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental do Departamento de Direito Público da Nova Faculdade de Direito da USP (FDRP), Thiago Marrara.

 

Também estão programadas ações com o promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo de São Paulo, José Carlos de Freitas; do especialista em Direito Ambiental, Dr. Werner Grau Neto; e do reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Dr. Claudio Benedito Valladares Pádua.

“Conseguimos perceber um aumento nas discussões ambientais na região desde as primeiras edições, mesmo porque debatemos questões bem latentes. E é este o objetivo: despertar a atenção de todos”, finaliza Bugalho.

 

Serviço - Mais informações sobre o Fórum Ambiental do Meio Ambiente podem ser obtidas pelo telefone (18) 3916-1456.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/03/inscricoes-para-1-forum-nacional-do-meio-ambiente-estao-abertas.html

 

 

 

 

Mais eventos divulgados pela UFSC : http://www.gestaoambiental.ufscar.br/news

 

INTERCORR 2014

O INTERCORR é o maior evento internacional de corrosão realizado no Brasil que reúne a comunidade técnica e científica de universidades, institutos de pesquisas, empresas e profissionais da área de corrosão, proporcionando um maior intercâmbio de conhecimentos e experiências. Nesta edição, teremos também a realização do evento anual da ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE CORROSIÓN Y PROTECCIÓN – AICOP, consolidando, desta forma, o INTERCORR como referência para o desenvolvimento industrial no Brasil e exterior, sendo um excelente cenário para empresas de diversos segmentos apresentarem suas tecnologias, divulgarem sua marca e darem visibilidade aos seus negócios, ampliando relacionamento e conhecimento. Eventos envolvidos – INTERCORR 2014 • 34o Congresso Brasileiro de Corrosão • 5rd International Corrosion Meeting • X Congreso Iberoamericano de Corrosión y Protección • 19o Concurso de Fotografia de Corrosão e Degradação de Materiais • 34a Exposição de Tecnologias para Prevenção e Controle da Corrosão. Site Oficial:http://www.abraco.org.br/intercorr2014/

 

Congresso Internacional de Economia Ecológica - EcoEco Alternativas 2014

A Sociedade de Economia Ecológica realizará seu II Congresso Internacional. Seu principal enfoque será apresentar as variedades da Economia Ecológica "Avançando em direção à alternativas para os povos e ecossistemas da América Latina". O evento ocorrerá na Costa Rica de 4 à 8 de março de 2014. Linhas temáticas: 1) Economias Ecológicas Alternativas de Políticas Públicas: Entre a Economia Verde e a Economia Ecológica; Valoração Econômica Ecológica e Linguagens de Valoração; Rompimento do Esquema Norte-Sul de relações internacionais e ambientais: BRICS, Dívida Ecológica e Altermundismo; Contabilidade Macroeconômica Ecológica: Uma Opção Viável? Economia Ecológica e Gênero na América Latina. 2) Produção e Serviços: Modelos Econômico-Ecológicos Alternativos Alternativas Agropecuárias Sustentáveis e Segurança Alimentar; A riqueza esquecida: Propostas sustentáveis para os recursos marinhos costeiros na América Latina; Indústria e Sustentabilidade no Contexto Atual Latino-americano; Turismo e sustentabilidade em perspectiva; Alternativas tecnológicas e conhecimento local: Resgatando todos os tipos de conhecimentos; 3) Conflitos Socioambientais, Mercados e outras Institucionalidades Conflitos Socioambientais: Ferramentas de Ecologia Política ante a reprimarização das economias Latino Americanas; Livre Comércio frente ao Comércio Justo: Avaliando as experiências; Incentivos ou Direitos: Entre os Pagamentos por Serviços Ambientais e as alternativas de direitos para a gestão ambiental sustentável e a adaptação às mudanças climáticas; Alternativas comunais de conservação: Aplicação à florestas, áreas úmidas e bacias hidrográficas frente às soluções tradicionais estatais e privadas; A Educação para a sustentabilidade e a Reprodução dos Esquemas Institucionais. Site oficial: http://www.ecoecomesoamerica.org/

 

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS - XIX ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS - VIII FENÁGUA – FEIRA NACIONAL DA ÁGUA

Entre os dias 14 e 17 de outubro, de 2014, nos salões do MINASCENTRO, Belo Horizonte, Minas Gerais. Uma ênfase especial está sendo dada à organização dos três eventos simultâneos, de modo a viabilizar múltiplas maneiras de interação entre os participantes do Congresso, representados por engenheiros, geólogos, hidrogeólogos, cientistas, professores, consultores, autoridades ambientais, gestores públicos, estudantes e demais profissionais envolvidos com as questões de águas subterrâneas, e o público representado pelos empresários do setor de perfuração de poços e expositores da Feira e do Encontro. Para isso, além das conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos e científicos, programados para o Congresso, também serão desenvolvidas atividades especificamente voltadas para os perfuradores de poços e para os expositores, com o objetivo de aumentar a visibilidade destes grupos para todos os demais participantes, incrementando as oportunidades de interação profissional, de contatos técnicos, de transferência de informações e de realização de negócios. Site:http://www.abas.org/congresso/index.php

 

6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON FLOOD MANAGEMENT - ICFM6 “Floods in a changing Environment”.

DATE: September 16-18, 2014 - VENUE: São Paulo - Brazil. The 6th International Conference on Flood Management (ICFM6) marks the continued advancement of flood management practices and policies around the world. The name change from "Defence” as used in the previous four events to "Management" is reflective of the more integrative approaches to flood management that nations are increasingly employing. The first International Symposium on Flood Defence, held in Kassel, Germany in 2000, emphasized flood defence measures with each successive event (Beijing 2002, Nijmegen 2005, Toronto 2008 and Tsukuba 2011) evolving towards more integrative approaches, including risk, vulnerability and capacity building. The ICFM6 theme is "Floods in a changing Environment". ICFM is the only recurring international conference wholly focused on flood related issues. It is designed to bring together practitioners and researchers alike, including engineers, planners, health specialists, disaster managers, decision makers, and policy makers engaged in various aspects of flood management. It provides a unique opportunity for these various specialists to come together to exchange ideas and experiences. Site: http://www.icfm6.com/

 

X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gerenciamento da Continuidade dos Negócios, Gestão de Riscos e Crises

Data: 08 e 09 de agosto de 2014. Locais: dia 08 de agosto de 2014: FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ; dia 09 de agosto de 2014: Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ. Nesta edição o CNEG propõe amplo debate e incentiva a produção cientifica predominantemente sobre o tema ” RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: GERENCIAMENTO DA CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS, GESTÃO DE RISCOS E CRISES”. A iniciativa de realização do CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO surge da demanda latente dos ambientes empresariais e acadêmicos, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Organizacional, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Tecnologias Limpas, Gestão de Riscos entre outros . Carência identificada por professores e pesquisadores da UFF das diversas Instituições promotoras do evento. Público alvo: representantes das comunidades nacional, latino americana e de outros continentes: empresarial, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, organizações não governamentais, alunos de graduação e pós-graduação, organizações não governamentais e de assistência social. Site: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/ix-cneg.aspx

 

ISWA 2014 Congresso Mundial dos Resíduos Sólidos.

Entre os dias 08 a 11 de setembro de 2014, no Sheraton São Paulo WTC, localizado em São Paulo – SP. ISWA – Associação Internacional de Resíduos Sólidos – é uma associação global, independente e sem fins lucrativos, que trabalha para o interesse público de cumprir com a sua missão declarada: “Promover e Desenvolver uma Gestão Sustentável e Profissional de Resíduos Sólidos ao redor do Mundo”. A ISWA tem membros ao redor do mundo, sendo a única entidade global dedicada exclusivamente à gestão sustentável de resíduos sólidos. O tema geral será “(Re) Descobrindo um Mundo Novo: Soluções Sustentáveis para um futuro saudável”. Este evento será uma grande oportunidade para a comunidade internacional trocar ideias, integrar soluções e desenvolver uma visão comum para o futuro de um mundo sustentável e saudável. A participação no Congresso ISWA 2014 será possível através de trabalhos científicos, mesas-redondas e fóruns, posters e artigos de opinião. Nossa expectativa é reunir cerca de 1.000 participantes de vários países para estabelecer uma rede global do setor de resíduos, reunindo pesquisadores, autoridades públicas, técnicos e líderes empresariais, dentre outros atores interessados. Além das sessões técnicas programadas, rodadas de negócios e uma agenda social criada especialmente para o evento serão organizadas para atender todas as expectativas e proporcionar resultados positivos. Site Oficial: http://iswa2014.org/

 

International Congress on Biomass.

4-7 May, 2014 Florence Italy. "In a future, low carbon economy and bioenergy can play a significant role and contribute substantially to the global energy supply and to a Society entirely independent of fossil fuels as programmed by 2050. Within this scope many Countries invest resources and set up ambitious strategies towards the achivement of the large share of the 20% renewable energy target by 2020. Site Oficial:http://www.aidic.it/iconbm/ Many experts predict that energy from biomass shall increase in the next years by 66%, meaning that biomass use ( at least for electricity production) will double compared to 2010. However a long list of utmost important and pending challenges is still evident and facing the Research Activity: How processes are effectively designed, how they properly fit into a grid of sustainable power supply that includes wind, geo, hydro and solar. How we should use our agricultural resources in a sustainable and ethical way avoiding a negative impact on another global challenge such as scarcity of food. Can we demonstrate that biomass is a secure an sufficient supply of energy for the future? Are we able to treat urban biowaste so that we may convince the community to a more effcient recycling? Is Biowaste bound to become more important than Biomass in a continuosly increasing developed society ? Is the conversion from biomass to bioenergy, biofuel or bio-product achieving a real reduction of greenhouse gas emissions ? On behalf of The Italian Association of Chemical Engineering, we most warmly welcome the International Congress on Biomass, 4-7 May, 2014 Florence Italy. We are looking forward to open this world-class event and to share with you the presentations of the latest key innovations within sustainable bioenergy technologies and solutions. Site Oficial:http://www.aidic.it/iconbm/

 

3º CONGRESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ECOINFRA

Dias 14 e 15 de abril, Auditório da FIRJAN, Rio de Janeiro-RJ. Nessa terceira edição do ECOINFRA serão abordadas as etapas do licenciamento ambiental (do pré ao pós), os acontecimentos legislativos ambientais de 2013 e o que está por vir, a gestão ambiental e as áreas especialmente protegidas, as alternativas para compensações ambientais e as experiências dos empreendedores com esse processo. TEMAS DESSA EDIÇÃO: Entraves no processo de licenciamento Perícia ambiental Compensações ambientais Unidades de conservação e áreas de preservação permanente Monitoramento e controle dos riscos associados ao licenciamento e outorga Seguros e resseguros para grandes obras Desapropriações e remoções em áreas de intervenção de grandes empreendimentos O fator humano e social como principal desafio para os investidores Gestão ambiental de infraestrutura concedida Experiências dos empreendedores no licenciamento de obras de infraestrutura Inovações tecnológicas na gestão ambiental Site Oficial: http://viex-americas.com/proximos-eventos/eventos-2014-ecoinfra/

 

Conferência Internacional REGSA 2014.

De 6 a 8/5/2014. Sessão Solene de Abertura - Auditório da Assembléia Legislativa. Sessões - Unidade Florianópolis (Trajano e Dib Mussi). O projeto do "Consórcio de Geração Elétrica através de Fontes Renováveis na América Latina" oferece a oportunidade de promover a energia renovável por meio da Conferência Internacional REGSA. A Conferência é um fórum para a apresentação dos avanços tecnológicos e resultados de pesquisas e reunirá pesquisadores em Energia Renovável e Sustentabilidade oriundos de todas as partes do mundo. É possível inscrever-se como ouvinte ou potencial autor. Temas abordados Tema 1: Energias Renováveis, Geração de Energia Elétrica Renovável e Eficiência Energética Tema 2: Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente Tema 3: Arquitetura Bioclimática e Tecnologias Ambientais Site:http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/seminarios-de-pesquisa/conferencia-internacional-regsa

 

Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança - SHEWC'2014

De 20 a 23 de julho de 2014, em Cubatão, Brasil. O tema desta edição é "Estilo de Vida Verde Tornando-se uma Nova Forma de Vida para o Homem" SHEWC'2014 visa fornecer informações atualizadas em segurança, saúde e meio ambiente, contando com a presença de especialistas de todo o mundo. As ideias, opiniões e contribuições profissionais serão apresentadas em palestras, sessões plenárias, apresentações de trabalhos e workshops. Haverá uma sessão de abertura com a participação dos promotores do evento e diversas autoridades. No final, em uma sessão de encerramento serão apresentados os principais resultados do evento. As línguas do congresso são: Inglês, Português e Espanhol. Todos os trabalhos serão revisados por um comitê internacional e avaliados com base na originalidade, técnica e/ou conteúdo da pesquisa/profundidade, a exatidão, a relevância para a conferência, contribuições e legibilidade. O comitê consiste de especialistas e profissionais de instituições de várias partes do mundo, com alto perfil que agrega valor a este congresso internacional. O programa foi concebido para garantir que todos os participantes tenham a oportunidade de desfrutar também o estilo de vida, a história e cultura da região, encontrar os colegas de diferentes países, trocar experiências, renovar velhas amizades e construir. novas, que continuarão por muito tempo após a cerimônia de encerramento. Os tópicos do Congresso incluem, mas não estão limitados aos abaixo: Gestão Ambiental Medicina Preventiva e Social Mudanças Climáticas Planejamento e Produção de Energia Eficiente e Limpa Recursos Hídricos Saneamento Ambiental Saúde e Segurança no Trabalho Saúde Pública e Saúde Ambiental Segurança Alimentar Sustentabilidade Outros (Você pode submeter resumos e propostas em outros tópicos). Submissão de Resumos: 30 de Novembro de 2013 Notificação de Aceite: 10 de Janeiro de 2014 Submissão de Trabalhos Completos e Pagamentos da Taxa de Publicação: 28 de Fevereiro de 2014 Congresso: 20 a 23 de Julho de 2014 O SHEWC'2014 é promovido pelo SHERO – Organização de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança e a instituição anfitriã será a Prefeitura Municipal de Cubatão - PMC. Site Oficial: http://www.copec.org.br/shewc2014/port/

 

12º Congresso da Água - 16º ENASB - XVI SILUBESA

Entre 5 a 8 de março de 2014, Lisboa será o palco do 12.º Congresso da Água, do 16.º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental e do XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Espera-se que a integração de três eventos, todos eles com um longo historial de reflexão e debate, permita potenciar a partilha de experiências e promover um debate mais rico e diversificado entre uma comunidade técnico-científico dos países de expressão portuguesa que, em múltiplos aspectos da gestão da água e dos resíduos, enfrenta desafios difíceis e complexos, muitos deles de índole e contexto comum. O tema geral proposto como força motriz para esta convençãoé “Que futuro queremos?”. Esta escolha procura reflectir, de forma clara, não apenas as competências que a comunidade técnica e científica possui no desenho de soluções mas, sobretudo, o envolvimento que deve ter na prossecução das estratégias mais apropriadas e no desenho das melhores soluções para as atingir. Nesta base, entre os temas escolhidos para debate encontram-se, entre outros, aspectos diversos de planeamento e gestão, protecção da saúde pública e dos ecossistemas, tecnologia e processos, governação, regulação, educação, ciência e tecnologia. Estes temas cruzam matérias diversas associadas a, por exemplo, alterações climáticas, zonas costeiras, gestão integrada de bacias hidrográficas ou aos novos modelos empresariais, públicos e/ou privados, em serviços de água e de gestão e valorização de resíduos. Não restam quaisquer dúvidas sobre o significado e o estímulo que a discussão pode trazer, para encontrar consensos no caminho a trilhar. A exposição técnico-comercial Aqualive-Expo, organizada pela Associação Industrial de Portugal (AIP), realiza-se num edifício anexo e esse facto constituirá, certamente, uma outra mais-valia significativa para todos aqueles que decidam estar presentes nesta nova convenção da água e dos resíduos. Site Oficial: http://www.aprh.pt/aguaeresiduos2014/index.html

 

ASCE-EWRI will host the 2014 International Weather Radar and Hydrology Symposium

April 7th-9th in Washington, DC. The 2014 International Weather Radar and Hydrology symposium will cover a wide variety of topics related to hydrological, hydro-meteorological, hydro-climatological and water management applications of weather radar, its data and its products. The target audience includes hydrologists, meteorologists, academics, water resource engineers and managers, emergency management professionals, government policy makers, natural resource scientists, environmental engineers and managers, researchers, and consultants. An added focus of this symposium will be promoting and expanding hydrologic applications of weather radar in engineering practices and identifying needs for scientific and technological advances for such engineering applications. The theme of WRaH 2014 is, "Bridging Research and Applications". Site: http://content.asce.org/conferences/wrah2014/

 

ACQUA SOLUTIONS II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA

DATA: 24 e 25 de abril de 2014 - LOCAL: Santos - SP. Gerir os conflitos pelo uso da água é um desafio cada vez mais presente no dia a dia de todos aqueles que atuam na administração pública e privada. Constitui uma realidade particularmente observada nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, em função da grande demanda por água de boa qualidade requerida por usuários de todos os setores da vida econômica. Cientes da necessidade de aprofundar o debate sobre as soluções para este relevante tema, as regionais do Estado de São Paulo da ABRH e da ABES uniram-se para apoiar a realização do Simpósio Internacional ACQUA SOLUTIONS. Membros de associações ténicas e científicas, pesquisadores, estudantes, profissionais de todos os setores que manejam a água, representantes dos segmentos sociais mais representativos e líderes empresariais terão ao seu dispor um temário muito oportuno e poderão desfrutar de rica troca de experiências ao discutirem, em formato inédito e moderno, temas tais como: Tipos de conflitos pelo uso da água e sua relevância nas bacias do Sul Sudeste. Outorgas conflituosas. Água, Energia, Meio Ambiente. Metodologias para a gestão de conflitos entre usuários da água. O papel dos usuários, reguladores e dos colegiados gestores na mediação de conflitos. Estudos de caso de conflitos pelo uso da água. Evoluções necessárias nos arcabouços legal e institucional. Site: http://www.acquacon.com.br/acquasolutions/index.php

 

International Conference on Environmental and Economic Impacts on Sustainable Development incorporating Environmental Economics, Toxicology and Brownfields

Data: 14/05/2014 até 16/05/2014. País: ItáliaCidade: Ancona. Endereço: Via Poggio, 166, 60129 Portonovo Ancona, Itália ‎A 2ª edição da International Conference on Environmental and Economic Impacts on Sustainable Development incorporating Environmental Economics, Toxicology and Brownfields ( Conferência Internacional sobre Impactos Econômicos e Ambientais em Desenvolvimento Sustentável, incorporando Economia Ambiental, Toxicologia e Brownfields) tem como objetivo oferecer um fórum interdisciplinar onde os maiores problemas que afetam a sustentabilidade podem ser discutidos. A conferência irá discutir como avaliar o impacto das restrições econômicas sobre o meio ambiente, considerando os aspectos sociais, bem como quaisquer danos ambientais resultantes.

 

Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014.

O Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014 será realizado em São Paulo, Brasil, de 8-11 de setembro de 2014 e apresentará os estudos mais recentes e mais relevantes sobre o setor de resíduos durante os três dias de evento. Com o tema geral (Re)Descobrindo um Novo Mundo – Soluções Sustentáveis para um Futuro Saudável, a ISWA e a ABRELPE, organizadoras do congresso, buscam discutir as perspectivas e tendências para as futuras práticas na gestão de resíduos que serão implementadas numa nova conjuntura mundial que busca um futuro saudável nas cidades, principalmente nos grandes centros globais. Os autores podem submeter quantos trabalhos desejarem por meio da ferramenta online do Congresso. Os resumos devem descrever de maneira clara o conteúdo da apresentação e suas bases (estudo de caso, discussão de experiência, resultados de pesquisa, revisão de literatura, iniciativas de gestão e regulação, etc). Os resumos selecionados serão publicados nos anais do Congresso (classificação ISBN) e aqueles com melhor avaliação e que assim desejarem serão publicados numa edição especial da revista científica Waste Management &Researchjournal. Site: http://iswa2014.org/

 

FIEMA 2014 e 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o meio ambiente.

De 22 a 25 de abril de 2014, Local: Fundaparque, Bento Gonçalves, RS. (Alameda Fenavinho, 481 - Bento Gonçalves/RS. Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente vai reunir mais de 200 expositores focados na área da sustentabilidade. A Fiema Brasil 2014 (Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente) vai reunir mais de 200 expositores em Bento Gonçalves, de 22 a 25 de abril de 2014. Realizada pela Fundação Proamb, a maior vitrine de soluções ambientais da América Latina chega à sexta edição com um crescimento de 28,7% com relação à edição de 2012. Na avaliação do coordenador da Fiema Brasil 2014, Fernando Tecchio, a feira reflete como o Rio Grande do Sul e o Brasil caminham para o desenvolvimento ambiental mais responsável, seja por força de legislação ou pela visão de muitos empresários, que buscam nas soluções para o meio ambiente a otimização de seus processos produtivos. “A Fiema é uma feira de oportunidades – para quem busca soluções, para quem as apresenta, para quem quer investir.” Com participação majoritária de empresas gaúchas (60%), a Fiema Brasil confirma a presença de expositores e palestrantes de países referência na área, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda e Portugal. A Fiema Brasil 2014 acontece às vésperas da data limite para mudar radicalmente o cenário de resíduos no Brasil. As novas regras vêm acompanhadas de grandes desafios para os operadores e gestores municipais com relação a tecnologias e equipamentos no tratamento do lixo e, naturalmente, de grandes oportunidades para todo o setor, que terá uma área específica na Fiema. Na carona outros segmentos estarão representados, como o de tratamento de efluentes, geração e conservação de energias, construção civil, logística, tratamento de emissões atmosféricas, entre outros (veja abaixo quadro completo). Além da mostra, a Fiema Brasil 2014 apresenta uma intensa programação paralela, que debaterá desde a gestão ambiental na agropecuária até a inovação e sustentabilidade como formas de gerarem valor para os negócios. A Feira tem como parceiros estratégicos BRDE, Corsan, Sebrae-RS e CPFL; e, como apoiadores, Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP), Instituto Ideias, Associação Brasileira de Tratamento de Superfícies (ABTS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária RS, Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Bento Gonçalves, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). Mais informações e inscrições pelo site www.fiema.com.br. Segmentos Fiema Brasil 2014 Agronegócios Engenharia Civil (construções sustentáveis) e órgãos públicos Entidades acadêmicas e de pesquisa Geração e conservação de energias Gestão de efluentes líquidos, equipamentos para laboratório, laboratórios de análises e indústrias químicas Gestão de resíduos sólidos urbanos, industriais e reciclagem Logística (transporte e destinação) Segurança e medicina do trabalho Serviços, instituições de apoio e fomento, modelos de gestão ambiental, fundações, comunicações e institucionais Tratamento de emissões atmosféricas Eventos Simultâneos Fiema Brasil 2014 4º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente 4º Seminário de Legislação Ambiental e Gestão Pública 3º Seminário de Segurança do Trabalho 2º Meeting Empresarial – Inovação e Sustentabilidade Gerando Valor 2º Encontro Técnico de Tratamento de Águas e Efluentes.

 

XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

Data: de 21 a 23 de maio de 2014. Local: Poços de Caldas, MG. As inscrições para participação no Congresso serão abertas no dia 10 janeiro e para para submissão dos Trabalhos Científicos a partir de 19 de janeiro de 2014. A temática central ainda está sendo definida, mas um dos assuntos que certamente será abordado no ano que vem é sobre a Agricultura Familiar, pois 2014 será comemorado o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. Os interessados fiquem atentos neste site aos prazos e datas. Site: http://www.meioambientepocos.com.br/portal/

 

VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade O Melhor de Ambos os Mundos

Sesc Bertioga - São Paulo/Brasil. De 12 a 16 de Maio de 2014. O objetivo principal da Conferência é criar oportunidades para compartilhar experiências internacionais e locais em Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e contribuir para o estabelecimento de redes articuladas nessa área. Além disso, a Conferência visa: Compartilhar as práticas e pesquisas em Educação Ambiental e EDS nas áreas de conservação da biodiversidade, ambientalização de escolas e instituições de ensino superior e gestão participativa em comunidades rurais; Fortalecer parcerias entre as diferentes instituições que atuam na área de Educação Ambiental; Discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas em Educação Ambiental nos países em vias de desenvolvimento; Aproveitar o conceito de tempo livre e vivenciar os biomas e suas ricas diversidades; Proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades sócio-educativas-culturais promovidas pelo SESC. Site Oficial: http://www.bestbothworlds2014.sc.usp.br/

 

X Congresso Nacional de Excelência em Gestão

Dias 08 e 09 de agosto de 2014. Locais: 08 de agosto de 2014: FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ; 09 de agosto de 2014: Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ. A iniciativa de realização do CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO surge da demanda latente dos ambientes empresariais e acadêmicos, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Organizacional, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Tecnologias Limpas, Gestão de Riscos entre outros . Carência identificada por professores e pesquisadores da UFF das diversas Instituições promotoras do evento. Áreas Temáticas: Gestão pela Qualidade Gerência de Projetos Gestão pela Qualidade Total Sistema de Informação Controle Estatístico da Qualidade Normalização e Certificação para a Qualidade Organização Metrológica da Qualidade Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos Qualidade em Serviços Gestão Econômica e Financeira Avaliação de Empresas Decisões de Financiamento de Empresas Dificuldades Financeiras e Finanças Internacionais Estrutura de Capital Financiamento a Longo Prazo Fusões e Aquisições Mercado de Opções Mercados Futuros e a Termo Retorno e Risco Plano de Negócios e Gestão Financeira de Organizações Sociais Finanças Sustentáveis Engenharia Econômica Gestão de Custos Gestão Financeira de Projetos Gestão de Investimentos Gestão Ambiental & Sustentabilidade Gestão de Resíduos Economia e Meio Ambiente Educação Ambiental Sistemas de Gestão Ambiental Ecoeficiência e Produção Mais Limpa Energia e Meio Ambiente Tecnologias Limpas: inovação e reposicionamento para a sustentabilidade Mudanças Climáticas e Florestas Ecodesign Gestão de Recursos Naturais Gestão Energética Agronegócios Sustentáveis Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional & Ergonomia Gerência de Riscos Qualidade de Vida no Trabalho Sistemas de Segurança Ergonomia e Organização do Trabalho Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Psicologia do Trabalho Biomecânica Ocupacional Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes Ética e Responsabilidade Social Gestão de Projetos Sociais Indicadores de Sustentabilidade Transparência, Governança e Ética Organizacional Desenvolvimento Local e Empreendedorismo Responsabilidade Social Organizacional Tecnologias Sociais Políticas Públicas e Sustentabilidade Gestão da Produção Gestão de Sistemas de Produção Planejamento e Controle de Produção Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Projeto de Fábrica e de Instalações Indústria Gestão de Manutenção Simulação da Produção Gestão de Processos Produtivos Projeto e Gestão de Operações Gestão de Desempenho em Sistemas Produtivos Gestão do Turismo Gestão de Processos Logística Reversa Engenharia de Sistemas Gestão do Produto Pesquisa de Mercado Planejamento do Produto Metodologia de Projeto do Produto Engenharia de Produto Marketing & Produto Remanufatura Pesquisa Operacional Programação Matemática Decisão Multicriterial Processos Estocásticos Simulação Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos Análise de Demandas por Produtos Gestão Estratégica e Organizacional Avaliação de Mercado Planejamento Estratégico Estratégias de Produção Empreendedorismo Organização Industrial Estratégia de Marketing Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva Gestão Estratégica de Pessoas Estratégia & Competitividade Gestão do Conhecimento Organizacional Gestão da Inovação Gestão da Tecnologia Gestão da Informação de Produção Gestão do Conhecimento Educação em Sistema de Gestão Estudo do Ensino de Engenharia de Produção Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa em Gestão Estudo da Prática Profissional em Engenharia Inovação e Propriedade Intelectual Gestão da Propriedade Intelectual Prospecção Tecnológica Licenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual e Transferència de Tecnologia. Gestão de Serviços de Saúde Economia e Sociologia das Organizações Hospitalares Administração na Área Hospitalar Política, Legislação e Ética em Saúde Organização hospitalar Orientada para o Processo Auditoria em Saúde Sistemas de Informação em Saúde Qualidade na Gestão Hospitalar Gestão de Suprimentos em unidades Hospitalares Estatísticas e Indicadores Hospitalares Planejamento Estratégico, Operacional e Programação em Saúde Gestão de Recursos Humanos em Unidade Hospitalares Administração de Materiais de Saúde Gestão de Riscos e Crises Teoria de Sistemas Riscos, Incerteza e Precaução Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa Vulnerabilidade e Confiabilidade Controle de Riscos Logística Sistemas Logísticos Sistemas de Transporte Mobilidade Urbana Logística Humanitária. Logística de Defesa Engenharia de Sistemas Análise e Estimativa de Custos Gestão de Projetos Complexos Avaliação e Gestão de Riscos em Projetos Confiabilidade de Equipamentos Máquinas e Produtos Concepção e Projeto de Sistemas de Manutenção (Sistemas de Apoio Logístico) Modelos de Estoques de Sobressalentes Metodologia de Projeto de Produto Prospecção Tecnológica Gestão da Inovação Gestão do Conhecimento Gestão da Propriedade Intelectual Licenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Indústria de Defesa e Arcabouço Regulatório para o seu Desenvolvimento e Sustentação Economia de Defesa Organização Industrial Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva Gestão da Aquisição de Sistemas de Defesa Arcabouço Regulatório para a Aquisição de Sistemas de Defesa Teoria e Prática de Contratos Simulação Decisão Multicriterial Sistemas de Informação sobre Material Gestão pela Qualidade Total Controle Estatístico da Qualidade. Site Oficial: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/informacoes-gerais.aspx

 

V Congresso Brasileiro de Energia Solar - V CBENS

Local: CDSH - CHESF, em Recife, no período de 31 de março a 03 de abril de 2014. O V CBENS espera contar com a participação de um elevado número de pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de energias renováveis, com a contribuição de trabalhos tecnológicos e científicos e com o intercâmbio de informações e experiências entre pessoas interessadas no desenvolvimento das energias de baixo impacto ambiental. TEMAS: 1. Dados Meteorológicos 1.1 Radiação Solar 1.2 Potencial Solar 1.3 Potencial Eólico 1.4 Potencial Hídrico 1.5 Sequências de Dados 2. Conversão Térmica da Energia Solar 2.1 Materiais para Conversão Térmica 2.2 Equipamentos e Sistemas de Aquecimento de Água 2.3 Equipamentos e Sistemas de Aquecimento de Ar e de Ambientes 2.4 Coletores de Concentração e Fogões Solares 2.5 Refrigeração Termossolar 2.6 Outras Aplicações Térmicas 3. Conversão Fotovoltaica da Energia Solar 3.1 Materiais para Células e Módulos Fotovoltaicos 3.2 Células Fotovoltaicas 3.3 Módulos Fotovoltaicos 3.4 Sistemas Fotovoltaicos Autônomos e Híbridos 3.5 Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede 4. Instrumentação Aplicada a Energias Renováveis 4.1 Construção e Calibração de Sensores 4.2 Sistemas de Medição e Monitoramento 4.3 Metodologia Experimental 5. Energia Solar e Ambiente Construído 5.1 Arquitetura Sustentável & Energia Solar 5.2 Análise Térmica de Edificações 5.3 Fachadas Solares 5.4 Ambientes Externos 6. Energia Eólica 6.1 Turbinas Eólicas 6.2 Aerogeradores 6.3 Sistemas Eólicos Autônomos e Híbridos 6.4 Sistemas Eólicos Conectados à Rede 7. Pequenas Centrais Hidrelétricas 7.1 Máquinas Hidráulicas 7.2 Aplicações Hidrelétricas 8. Biomassa 8.1 Biomassa Florestal e Sustentabilidade 8.2 Biocombustíveis e Biogás 8.3 Gaseificadores de Biomassa 9. Outros Componentes de Sistemas com Fontes Renováveis 9.1 Sistemas de Armazenamento 9.2 Dispositivos de Condicionamento de Potência 10. Políticas Públicas e Gestão de Sistemas com Fontes Renováveis de Energia 10.1 Políticas Públicas 10.2 Estratégias de Gestão 11. Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Energias Renováveis 11.1 Energização Rural 11.2 Transformações Urbanas 11.3 Impacto da Expansão do Uso de Energias Renováveis. Site oficial: http://www.cbens2014.com.br/index.php

 

III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos - SPARH

Dias 20 e 21 de março de 2014. Local: São Carlos/SP. Encontrar sinergia entre o desenvolvimento econômico e social e a manutenção da qualidade ambiental é visto como um grande desafio a ser cumprido. O III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos se propõe a contribuir com esse desafio, tratando das principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas às produções animais e os recursos hídricos. Público-alvo: pesquisadores; profissionais agropecuários e ambientais; profissionais que atuam em órgãos de extensão rural e agências ambientais municipais, estaduais e federais; técnicos governamentais; estudantes de graduação e pós-graduação. Site Oficial: http://www.cppse.embrapa.br

 

9th SOUTH AMERICAN SYMPOSIUM ON ISOTOPE GEOLOGY – 9th SSAGI.

DATE: April 6 to 9, 2014 - VENUE: São Paulo - SP. The Organizing Committee has the great pleasure to invite you to attend to the 9th South American Symposium on Isotope Geology (9th SSAGI). Starting in 1997 in São Paulo State, Brazil, this international meeting has been held every two years since then in different countries of South America. In 2014 this symposium will be back to its place of origin to celebrate the 50th anniversary of the Geochronological Research Center (CPGeo). The São Paulo meeting will provide an unique opportunity for researchers, scientists and students to share their results and thoughts about the application of isotope geology to problems related to geochronology, crustal and mantle evolution, environmental issues and ore, gas and petroleum exploration. Site: http://www.acquacon.com.br/9ssagi/

 

34th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment

Viña del Mar | Chile. 8-11 April 2014. Can social and economic development be mutually compatible? Social development should be understood not only as a result (income growth and poverty reduction) but also as a process of change that leads to equality, social and environmental justice, cultural recognition, and democratization of politics. For this, increase in public participation in decision-making is a fundamental component of social development. Social and economic progress can lead to a better quality of life, but at what cost? Economic progress often generates environmental effects that, even though they are not immediately evident, may adversely impact biodiversity and natural resources. At IAIA14 we expect to look at the role of the various instruments of impact assessment on the promotion of social and economic development, considering the importance of the assessment process itself as well as its results. At the conference, experiences and ideas will be shared about how IA outcomes may include efficient and innovative ways to promote social and economic development to benefit quality of life, now and for future generations. Site: http://www.iaia.org/conferences/iaia14/

 

VII Congresso Internacional de Geotecnia Ambiental - ICEG 2014

De 10 a 14 de Novembro de 2014 no Centro de Convenções e Exposições de Melbourne, na Austrália. Organizado pela Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE), terá como tópicos principais a gestão de solos contaminados, geotecnologia energética, engenharia de reservatórios e os efeitos das alterações climáticas nas estruturas geotécnicas. O evento reunirá engenheiros geotécnicos, geólogos e outros profissionais ligados à área da geotecnia ambiental de todo o mundo, na discussão dos avanços do setor nos últimos 20 anos. O congresso contará com sessões técnicas e um conjunto de oradores de destaque, incluindo Charles Shackelford da Universidade do Colorado, Kerry Rowe da Universidade Ellis Hall Queen’s, Stephan Jefferis da Environmental Geotechnics Ltd., Paul Brown da Rio Tinto e Craig Benson da Universidade do Wisconsin, entre outros. Site Oficial: http://www.7iceg2014.com/

 

6th INTERNATIONAL CONFERENCE ON FLOOD MANAGEMENT - ICFM6 “Floods in a changing Environment”

The 6th International Conference on Flood Management (ICFM6) marks the continued advancement of flood management practices and policies around the world. The name change from "Defence” as used in the previous four events to "Management" is reflective of the more integrative approaches to flood management that nations are increasingly employing. The first International Symposium on Flood Defence, held in Kassel, Germany in 2000, emphasized flood defence measures with each successive event (Beijing 2002, Nijmegen 2005, Toronto 2008 and Tsukuba 2011) evolving towards more integrative approaches, including risk, vulnerability and capacity building. The ICFM6 theme is "Floods in a changing Environment". ICFM is the only recurring international conference wholly focused on flood related issues. It is designed to bring together practitioners and researchers alike, including engineers, planners, health specialists, disaster managers, decision makers, and policy makers engaged in various aspects of flood management. It provides a unique opportunity for these various specialists to come together to exchange ideas and experiences. ICFM6 will be held in São Paulo (SP), Brazil September 16-18, 2014, and will be organised by the Brazilian Water Resources Association and Acquacon Consultoria. DATE: September 16-18, 2014 - VENUE: São Paulo - Brazil. Site:http://www.icfm6.com/

 

Third International Climate Change Adaptation Conference 2014 (Adaptation Futures 2014)

The Adaptation Futures 2014 conference consists of two back-to-back events, the Third International Climate Change Adaptation Conference 2014 between May 12-15, and the International Workshop on High Level Drought Policies on Arid and Semiarid Lands on May 15. The conference will be held at the facilities of the new (Centro de Eventos do Ceará), in the City of Fortaleza, State of Ceará, Brazil. The conference will focus on climate impacts and adaptation options. It will bring together scientists and decision makers, and practitioners from developed and developing countries to share research approaches, methods and results. It will explore the way forward in a world where impacts are increasingly observable and adaptation actions are increasingly required. Site: http://adaptationfutures2014.ccst.inpe.br/

 

VIII CONFERÊNCIA ANUAL DE ECOTURISMO E TURISMO SUSTENTÁVEL

De 27 a 30 Abril de 2014. Bonito, Brasil. Organizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo e em parceria com o Convention & Visitors Bureau de Bonito; município de Bonito; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; EMBRATUR. Em nome da Sociedade Internacional de Ecoturismo ( TIES ), nós convidamos você a se juntar a nós na próxima Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável ( ESTC ), em Bonito-Brasil, de 27-30 abril de 2014. A Sociedade Internacional de Ecoturismo está trabalhando em colaboração com o Convention & Visitors Bureau de Bonito; com o município de Bonito; com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e com a EMBRATUR. A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, agora em seu oitavo ano, é uma conferência anual única, que traz soluções práticas para fazer avançar as metas de sustentabilidade no setor do turismo. Sendo também um ponto de encontro internacional para os líderes de empresas e destinos turísticos, a ESTC reunirá em 2014 entorno de 600 profissionais do setor e mais de 50 países. Com um forte foco em destacar e promover o ecoturismo, a ESTC14 visa reforçar o compromisso do setor para a recente resolução da ONU: "Promoção do Ecoturismo para a Erradicação da Pobreza e Proteção do Meio Ambiente " , que reconhece o impacto positivo do ecoturismo no desenvolvimento comunitário sustentável. A programação da conferência contará com idéias, oportunidades e soluções para o setor do turismo, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que destaca: a conservação das áreas naturais, a redução da pobreza, o empoderamento das mulheres, a melhora da educação e da saúde o bem-estar das comunidades locais. Participeda ESTC14 - "Idéias. Oportunidades. Soluções ". A ESTC14 oferece uma variedade de idéias, oportunidades e soluções para profissionais do setor de turismo sustentável: • Networking Professionale oportunidades de negócios: O ponto de encontro dos tomadores de decisão e criadores de tendências do setor, que tem por objetivo ajudá-lo a construir e intensificar relações estratégicas. • O melhor evento do setor de Ecoturismo: a programação técnica da ESTC apresenta acima de tudo o que há de mais confiável e moderno no setor de turismo sustentável. Veja quem vai participar da ESTC14 clicando aqui. • Sua chance de fazer parte da solução: Por meio de parcerias globais e redes de contatos locais, a ESTC ajuda a fomentar uma mudança positiva no setor do turismo . • Faça parte da Rede Globalde contatos da TIES: Os participantes da ESTC14 receberão um desconto para se filiar a TIES e acesso gratuito à “TIES Exchange” ( portal on-line do membros da TIES ) . Apresentações, workshops e sessões de campo abordarão os seguintes temas: • A criação de um sentido de lugar -Por meio de Interpretação, Design, Experiências, Marketing e Comunicação. • Conservação e Proteção Local- Compreendendo Conservação, Comunidades e Governança. • Gerenciando Destinos - Incorporando práticas sustentáveis ​​nos elos da cadeia de fornecedores, Financiamentos e Economia, e Ferramentas, como por exemplo a certificação. • Apoiando Locais-Por meio de Gestão de Crises, Monitoramento e Planejamento Ciclo de Vida. Site Oficial: http://www.ecotourismconference.org/

 

25° Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente AESAPBESP

De 30 de julho a 01 de agosto de 2014. Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte, São Paulo, SP. Em caráter simultâneo com a Fenasan, a AESabesp promove e organiza anualmente, desde 1990, o seu Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, evento consolidado e reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes do setor. Os principais objetivos desse evento são: a apresentação de trabalhos técnicos do setor, a troca de informações, a discussão de políticas públicas e a fomentação do desenvolvimento tecnológico do saneamento ambiental e de produtos empregados em sistemas difundidos no Brasil e do Exterior no setor de saneamento. Tema central: 25 anos de tecnologia a serviço do saneamento ambiental. Temário: Desenvolvimento tecnológico e inovação Educação ambiental Eficiência energética Gestão empresarial e empreendimentos Legislação e regulação Manutenção eletromecânica Meio ambiente Mudanças climáticas Produtos, materiais e serviços Recursos hídricos Redução de perdas Resíduos sólidos e reciclagem Saúde pública Sistemas de abastecimento de água/Tratamento de águas superficiais e subterrâneas Sistemas de coleta de esgoto/Tratamento de esgotos e efluentes Softwares e automação Site do evento: http://www.fenasan.com.br/br/congresso

 

World tunnel congress 2014 - 40ª Assembleia Geral da ITA

De 9 a 15 de maio de 2014 - Foz do Iguaçu - PR. WTC 2014 vai reunir gestores, projetistas, construtores, fornecedores de equipamentos, empresas de serviços de Engenharia, professores, profissionais e estudantes. Haverá espaço e oportunidade para troca de informações técnicas, para divulgação de novos produtos e serviços, e para a criação e estreitamento das relações entre os participantes. As obras subterrâneas serão o centro de tudo – e tudo relacionado a essa área. O Brasil e seus vizinhos latinoamericanos atualmente oferecem diversas oportunidades de negócios e trocas técnicas. Há projetos acontecendo na região que são únicos no mundo, em virtude das características e do desafio que eles representando para a comunidade técnica. Um exemplo é o túnel sob os Andes, entre Argentina e Chile. A superfície é uma área nobre que deveria ser usada prioritariamente para benefício do homem. Nas grandes cidades, no entanto, não há espaço suficiente na superfície para construir tudo que a população precisa e deseja. Esta é uma evidência da importância dos túneis em nossas vidas. O espaço subterrâneo pode ser utilizado para transporte ou estocagem, por exemplo, reservando a superfície para usos mais nobres, como parques e o desenvolvimento das cidades. A cultura de túneis já é popular em países europeus, na América do Norte e em alguns países da Ásias, mas não na América Latina. O WTC 2014 chega em um momento importante de desenvolvimento dos países Sul Americanos, onde essa cultura deveria ser disseminada. A comunidade técnica da América do Sul precisam mostrar às autoridades as aplicações que os túneis podem ter e como eles podem melhorar a qualidade de vida da população. Se olharmos pelo do mundo, há muitos exemplos de cidades que se desenvolveram ao redor de uma estação de trem e que acabaram separadas por uma ferrovia. Em sua maioria, o transporte entre os dois lados da cidade inclui a travessia da ferrovia, o que causa muitos acidentes e congestionamento. Para ligar os dois lados, essas cidades podem levar as rodovias para o subterrâneo. Nova Iorque, Estocolmo, Madri e Londres são alguns exemplos de cidades que adotaram essa solução para lidar com a divisão da cidade. Linhas de metrô também são exemplos importantes de como a vida da população pode ser beneficiada pelos túneis. Em cidades onde há boa infraestrutura de metrô, as pessoas economizam tempo usando o transporte público e aproveitam o tempo que perderiam no trânsito para fazer coisas que gostam, como lazer, estudar ou até dormir. Os túneis podem melhorar a vida da população. Neste momento, o Brasil e a América do Sul têm a oportunidade de mostrar que isso é possível. O WTC 2014 está chegando para reunir a comunidade técnica e trocar experiência para espalhar a cultura de túneis pelo mundo. Site Oficial: http://www.wtc2014.com.br/

 

IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.

De 19 a 21 de maio de 2014, Porto Alegre, RS, Brasil. Com o objetivo de promover o confronto de idéias, a partilha de experiências e abordagens e o desenvolvimento de parcerias de forma a estimular a cooperação entre pesquisadores, profissionais, gestores e estudantes que atuam na área de Energia e Ambiente. Incentivar a discussão técnica e acadêmica sobre os enfoques das novas tecnologias e processos bem como sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais, através de palestras, mesas redondas e trabalhos científicos. O evento contará com a participação de profissionais de renome nacional e internacional em suas áreas de especialização. Site Oficial: http://www.abes-rs.org.br/qualidade2014/

 

Ilustrações: Silvana Santos