Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
16/12/2013 (Nº 46) PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO ISIDORO BORDON PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA ADEQUADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1733 
  

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO ISIDORO BORDON PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA ADEQUADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

BRUNA GONÇALVES MACHADO

JULIANO SCHIAVO SUSSI

 

UFSCar – ARARAS

jssjuliano@yahoo.com.br

1.        Bruna Gonçalves Machado (aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Centro de Ciências Agrárias. Email: brunagm13@hotmail.com)

2.        Juliano Schiavo Sussi (aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Centro de Ciências Agrárias. Email: jssjuliano@yahoo.com.br)

3.        Rodolfo Antônio de Figueiredo (Professor orientador do projeto - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Centro de Ciências Agrárias. Email: raf@cca.ufscar.br)

 

 

Resumo

O Parque Isidoro Bordon, localizado em Nova Odessa – SP, foi inaugurado em 2004. O espaço contava com infraestrutura para receber os visitantes, bem como acomodar os animais. Atualmente, a unidade encontra-se com problemas de infraestrutura – por isso encontra-se fechado para visitação, além de não contar mais com programas de educação ambiental. O presente trabalho versa sobre a primeira etapa executada de um projeto: a elaboração de um material para captação de recursos, tanto na estância pública, quanto privada, para recuperação do Parque.

 

 

Palavras-chave:

 

Parque Ecológico; recuperação; educação ambiental

 

1.        Introdução

        

Localizado na cidade de Nova Odessa - SP, o Parque Ecológico Isidoro Bordon foi inaugurado em 18 de dezembro de 2004, funcionando diariamente das 8 às 17 horas e das 6 as 19 horário de verão. Distante 30 km de Campinas - SP, a unidade tem 30 mil metros quadrados de área verde e está situado a na Rua João Bolzan, s/n, bairro Mathilde Berzin. A unidade conta com 150 animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, jacaré-de-papo-amarelo e tamanduá-bandeira. Devido ao trabalho conservacionista, a unidade já conseguiu reproduzir em cativeiro além desses citados, veado, anta e outros. Por mês, são registradas em torno de cinco mil visitas, com público proveniente das cidades de Nova Odessa, Americana, Sumaré, Hortolândia e região (GUIA DA SEMANA, 2013; FAVARO, 2013).

Atualmente, a unidade encontra-se fechada, por conta de sua infraestrutura, que impede a visitação pública, bem como o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Além disso, os recintos necessitam de reforma para recuperação dos mesmos, uma vez que as instalações encontram-se em estado precário de conservação – fruto de um longo tempo sem investimentos estruturais para manutenção.

Desta forma, com o objetivo de buscar verbas públicas ou privadas para reformar o parque, foi desenvolvido a primeira etapa de um projeto – parte teórica – que traz um retrato da situação do parque, bem como os motivos de se investir em sua recuperação. Esta primeira parte, que contou com levantamento de dados em campo, bem como entrevista com a diretora da unidade, a bióloga Daniela Fávaro, teve objetivo de oferecer subsídios para a elaboração de material de divulgação, como forma de tentar buscar recursos. A segunda etapa do projeto, a ser elaborada, consiste na apresentação deste material a empresas e representantes do Poder Público, como forma de buscar investimentos no Parque.

Entre os objetivos do material de divulgação elaborado, destacam-se: a) Firmar parcerias público-privadas, com o objetivo de recuperar o Parque Isidoro Bordon; b) Buscar apoio político, de forma a pleitear emendas para recuperação do local; c) Recuperar os recintos dos animais, oferecendo espaço adequado para as boas práticas de manejo; d) Revitalizar todo o complexo do Parque Isidoro Bordon, incluindo pistas de caminhada e área para exercícios físicos; e) Readequar a coleta seletiva existente no local; f)           Desenvolver  projeto paisagístico no Parque; g) Reformar o Núcleo de Educação Ambiental para a retomada de trabalhos de educação ambiental; h) Implantar jardim para beija-flores; i) Implantar uma maternidade, com o objetivo de trabalhar educação ambiental; j) Criar acessibilidade em todo o Parque; k) Ampliar o espaço sócio educativo ambiental, ampliando também quem sabe a coleção de animais.

O projeto também destaca o motivo de uma empresa investir na recuperação do Parque Isidoro Bordon: cada recinto reformado receberá uma placa (2x1m) contendo informações do animal que abriga. Cada placa contará com o logotipo e nome da empresa patrocinadora, como forma de divulgação. Sabendo-se que o público é de cinco mil visitantes ao mês, a empresa patrocinadora terá seu nome divulgado entre os visitantes do Parque. Além disso, cada empresa patrocinadora receberá o selo “Empresa Amiga do Parque Isidoro Bordon”, que poderá ser utilizado em publicidades posteriores da empresa, como forma de demonstrar sua preocupação ambiental. Outros benefícios do investimento: desconto em impostos municipais, além de demonstrar preocupação sócio-ambiental. 

 

 

2.    Material e Métodos

 

2.1   Área

 

O levantamento de dados para a elaboração deste projeto foi feito no  Parque Ecológico Isidoro Bordon, localizado a Rua João Bolzan, s/n, bairro Mathilde Berzin - Nova Odessa - SP

 

  

2.2   Procedimentos Metodológicos

 

O trabalho de levantamento de informações consistiu numa visita ao local, para avaliar a realidade do espaço. Além disso, foi feita uma consultoria com a diretora responsável pelo Parque Isidoro Bordon, Daniele Favaro, que ressaltou os principais pontos a serem recuperados.

Com base neste levantamento de dados, foi possível elaborar um material para buscar investimentos público ou privados para recuperação do Parque Isidoro Bordon. Caso obtenha-se sucesso na captação de recursos e seja efetivada a recuperação do espaço, será possível reativar programas de Educação Ambiental. Esta seria a segunda etapa deste projeto.

 

3.        Resultados e Discussão

 

Como resultado, após levantamento de todos os dados, foi possível montar um projeto a ser apresentado a empresas, bem como representantes do Poder Pública (esfera municipal, estadual ou mesmo federal) para se pleitear recursos para recuperação do Parque. Agora a segunda parte do projeto consiste em apresentar este material a empresas e representantes do poder público.

 

4.        Conclusão

Ao recuperar o Parque Ecológico, a empresa ou setor público investe em Educação Ambiental, uma vez que será possível retomar as ações educacionais no local, recebendo escolas e visitantes. A população, por meio da educação ambiental, pode passar a ter uma maior preocupação com o meio ambiente e com isso, ajudar na preservação e conservação ambiental.

 

 

         Referências Bibliográficas

 

GUIA DA SEMANA. Parque Isidoro Bordon. Disponível em: <http://www.guiadasemana.com.br/campinas/turismo/parques/parque-ecologico-isidoro-bordon>. Acesso em 12 de novembro de 2013.

 

FAVARO, Daniele. Trabalho sobre o parque [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 20 de novembro de 2013.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos