ISSN 1678-0701
[Exibindo artigos de todos os números]
Números anteriores 
Início   |   Cadastre-se!   |   Procurar   |  Apresentação   |  Artigos   |  Dicas e Curiosidades   |  Reflexão   |  Textos de sensibilização   |  Dinâmicas   |  Dúvidas   |  Entrevistas   |  Saber do Fazer   |  Culinária   |  Arte e ambiente   |  Divulgação de Eventos   |  O que fazer para melhorar o meio ambiente   |  Sugestões bibliográficas   |  Educação   |  Você sabia que...   |  Plantas medicinais   |  Contribuições de Convidados/as   |  Trabalhos Enviados   |  Normas de Publicação   |  Folclore   |  Breves Comunicações   |  Meio Ambiente e Experiência da Diferença   |  Educação Ambiental e Comunicação   |  Reportagem
Apresentação

No. 6 - 18/09/2003
Educação Ambiental e Sensibilização
Editorial da 6a. edição da revista Educação Ambiental em Ação

Nova pagina 1

Educação Ambiental em Ação - Número 6

Educação Ambiental e Sensibilização

 

Asa Branca

Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira

 

“Quando oiei a terra ardendo,

Qual fogueira de São João,

Eu perguntei a Deus do céu, aí,

Pra que tamanha judiação,

 

Que braseiro, que fornalha,

Nem um pé de plantação,

Por falta d’água perdi meu gado,

Morreu de sede meu alazão,

 

Inté mesmo a asa branca,

Bateu asas do sertão,

Entonce eu disse adeus Rosinha,

Guarda contigo meu coração,

 

Hoje longe muitas léguas,

Numa triste solidão,

Espero a chuva cair de novo,

Prá mim vortá pro meu sertão,

 

Quando o verde dos teus olhos,

Se espaía na prantação,

Eu te asseguro, não chore não,viu,

Eu vortarei, viu, meu coração”

 

O mundo vive uma inversão de valores. Estamos passando por uma crise onde (os) valores como: respeito, fraternidade, humildade, simplicidade, entre outros, são dizimados pela competição, pelo apego, pela falta de sensibilidade. Sensibilizar-se é resgatar estes valores essenciais para a humanização. Sensibilizar-se com o desabrochar de uma flor, com o vôo de um pássaro, com uma chuva gostosa no final da tarde, com o céu estrelado é resgatar a essência da vida. E, com muita emoção, esta edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação tem como “pano de fundo” a sensibilidade.

Estamos acostumados a uma cultura onde bens são descartáveis. Uma cultura que incentiva o consumismo, aumenta as diferenças sociais e degrada o meio que proporciona a vida. Nosso dever consiste em resgatar o respeito à vida, à natureza, aos mestres, aos mais velhos, e trazer de volta o prazer, a paixão, o amor por viver.

Grande parte dos seres humanos não avalia a fragilidade dos ambientes naturais e urbanos frente aos impactos da miséria, da exclusão social, do abandono, da discriminação, do avanço das fronteiras agrícolas, da construção de estradas e outras grandes obras, desconsiderando os aspectos peculiares do ambiente. É preciso resgatar a sensibilidade da sociedade como um todo,sensibilidade esta que há tempos foi perdida, para podermos enxergar que a Natureza vive uma cumplicidade harmônica, uma teia de vida que nós humanos somos parte.

O mundo pode tornar-se um caos. Se tudo continuar como está, é provável que fiquemos sem água potável como conseqüência de agentes poluidores, desmatamento. Poderemos não ter alimento suficiente para a população, por ganância, arrogância, dificuldade em distribuir os grãos, pode ser... Por outro lado, com união, investimentos em tecnologia, boa vontade e sensibilidade, será possível conviver com a Natureza, usufruindo toda sua magnitude, sem degradá-la.

É com este intuito que estamos aqui, agora, apresentando mais essa edição da revista EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO.

A vida é o nosso bem mais precioso. O amor é o sentimento supremo...

Marina Strachman, Berenice Gehlen Adams e Equipe Educação Ambiental em Ação


Editores responsáveis:

Berenice Gehlen Adams - Novo Hamburgo, RS, E-mail: bere@apoema.com.br. Website: http://www.apoema.com.br.

Sandra Maria Martins Barbosa - Pelotas, RS, E-mail: sicecologia@yahoo.com.br.

Solange T. de Lima Guimarães - Rio Claro/SP, Website: http://www.olam.com.br/.

Colaboradores:

Alessandra Fiorentino - São Paulo, SP, Website: http://www.libreria.com.br.

Ana Cristina Villaça - Rio de Janeiro, RJ, E-mail: acvillaca@terra.com.br.

Anamaria Stranz - São Leopoldo, RS, Website: http://www.unisinos.com.br.

Cláudia Mariza Mattos Brandão - Rio Grande, RS, E-mail: attos@vetorialnet.com.br.

Convidado

Daniel José Pegorer de Bem - Santa Cruz do Rio Pardo - SP, Website: http://www.amigosdanatureza.net.

David de Sousa Machado - Santa Cruz do Rio Pardo - SP, Website: http://www.arvore.com.br.

Esther Mónica Shocron - Buenos Aires, Argentina

Guilherme dos Reis Pereira - Bauru, SP, Website: http://www.tiogui.com.br.

Iahel Manon - Rio Claro/SP

Jacqueline Guerreiro - Rio de Janeiro, RJ, E-mail: jacqueline_aguiar@bol.com.br.

Julio Trevisan - Florianópolis, SC, E-mail: juliotrevisan@yahoo.com.

Liliana Hilda Amorin de Halbritter - Santa Tereza, RJ, Website: http://www.arqverde.com.br.

Marina Strachman - Campinas, SP, E-mail: marinastrachman@yahoo.com.br.

Soraya Guedes - Website: http://www.ecomundi.com.br.

Wellington Eduardo Araújo Rocha - Belo Horizonte, MG

Obs: Cada colaborador é responsável pelo material que fornece para a publicação quanto às idéias expostas bem como a veracidade sobre o assunto apresentado.

 
Início   |   Cadastre-se!   |   Procurar   |  Apresentação   |  Artigos   |  Dicas e Curiosidades   |  Reflexão   |  Textos de sensibilização   |  Dinâmicas   |  Dúvidas   |  Entrevistas   |  Saber do Fazer   |  Culinária   |  Arte e ambiente   |  Divulgação de Eventos   |  O que fazer para melhorar o meio ambiente   |  Sugestões bibliográficas   |  Educação   |  Você sabia que...   |  Plantas medicinais   |  Contribuições de Convidados/as   |  Trabalhos Enviados   |  Normas de Publicação   |  Folclore   |  Breves Comunicações   |  Meio Ambiente e Experiência da Diferença   |  Educação Ambiental e Comunicação   |  Reportagem